Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Luana Pires Barbosa
Mentor: Paulo César da Silva Rocha
Revisora Pedagógica: Eliane Zanin
Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim
Habilidade da BNCC
(EF03MA11) Compreender a ideia de igualdade para escrever diferentes sentenças de adições ou de subtrações de dois números naturais que resultem na mesma soma ou diferença.
Objetivos específicos
Ampliar a percepção a respeito do sinal de igual.
Conceito-chave
Igualdade em uma operação numérica.
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
- Datashow (opcional).
Retomada
- O que significa esse sinal? (Aponte para o sinal de igual)
- Dê exemplos onde ele é usado.
- Quando ele está entre duas sentenças o que ele representa? Por exemplo: 3 + 2= 4+1
Atividade Principal
- De que maneira podemos tornar essa sentença verdadeira?
Materiais complementares:
Resolução da Atividade Principal
Leitura recomendada:
Leia aqui o texto de Beserra e Santos (2007) sobre as compreensões do sinal de igualdade.
Atividade Principal
Discuta com a turma:
- De que maneira podemos tornar essa sentença verdadeira?
Atividade Principal
Propósito: Após a realização do primeiro problema, o professor deve colocar a situação acima para ser pensada em trios também como complemento da situação anterior. Com este problema, o aluno poderá entender a ideia do sinal de igual como equivalente.
Discuta com a turma:
- Quanto deverá ser a massa do bolo grande e quantos bolos pequenos serão necessários para equilibrar os dois lados desta sentença?
- Vocês sabem a diferença entre massa e peso?
Discussão da Solução
- Qual foi a sua estratégia de resolução?
- Como você pensou para chegar a esse resultado?
- Você conferiu sua resposta? (Essa pergunta é importante de ser feita em um problema como esse, pois leva o aluno a verificar se sua sentença é verdadeira. Por isso, ao solicitar que ele confira a resposta, ele irá refazer a soma - por cálculo mental, ou não - e ter certeza de que chegou ao resultado correto.
Material Complementar:
Discussão da Solução
Discuta com a turma:
- Alguém chegou a uma resolução diferentes destas apresentadas?
- O que foi importante observar para resolver esse problema?
- A massa dos bolos poderia ser 4 + 4 + 2? Por que não poderia?
Discussão da Solução
Discuta com a turma:
- Qual foi a estratégia de resolução de vocês?
- Como vocês pensaram para chegar a esse resultado?
- O problema anterior ajudou vocês a pensarem neste problema? De que maneira?
Discussão da Solução
Propósito: Compartilhar estratégias, mostrar que há mais de uma resposta e que há mais de um jeito de resolver determinada situação, fazendo também com que os alunos ampliem o repertório através das resoluções dos colegas. Neste momento é importante que os alunos percebam que as possibilidades para tornar essa sentença verdadeira são infinitas, uma vez que podem ser necessários seis bolos pequenos para equilibrarem o pão grande. Tudo depende de qual massa a criança atribuirá ao bolo grande.
Discuta com a turma:
- Alguém chegou a uma resolução diferentes destas apresentadas?
- Existem outras soluções possíveis?
- Poderíamos colocar todas as resoluções possíveis no quadro? Por quê?
- Se eu disser a vocês que o bolo grande tem 100 kg, quantos bolos pequenos serão necessários para equilibrar?
- Qual deverá ser a massa deles?
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Levante junto com os alunos os conceitos aprendidos nesta aula através de questionamentos que os ajudem a concluir o que foi feito.
Propósito: A ideia é que os alunos apresentem uma ampliação da percepção do sinal de igual dentro de uma sentença.
Discuta com a turma:
- Que função o sinal de igual possui?
- O que vocês entenderam por equivalência?
Raio X
Propósito: A ideia é que os alunos consigam identificar o número faltante na sentença (incógnita) para trabalhar com a equivalência.
Materiais complementares: