Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT3_13ALG01
Recursos
- Necessários: estojo, papel ou caderno do aluno para que faça as anotações pertinentes.
Algum meio de comunicação com alunos: Zoom, Meet, WhatsApp, e-mail ou impressão.
Atividade principal
- Opcionais:
Jogo: Equações de 1o grau
Jogo: Equações simbólicas com animais
Artigo: Álgebra nos anos iniciais
Celular, computador ou tablet
Para este plano, foque na etapa da Atividade principal
Atividade principal
O foco desta atividade principal é a percepção a respeito do sinal de igual. Os alunos precisam ter acesso aos slides com as situações problema, principalmente as ilustrações dos slides 4 e 5 que podem ser acessadas através da atividade para impressão. Os alunos precisam observar a sentença matemática formada pelos bolos. Se você estiver em uma aula síncrona (Zoom, Meet…), pode apresentar o slide para os alunos e deixar que eles leiam a situação problema e a copiem no caderno, inclusive a sentença matemática. Caso não tenha Internet, você pode fotografar ou tirar um print da tela dos slides ou da atividade para imprimir e compartilhar com os alunos via WhatsApp ou e-mail. Eles também devem copiar a situação no caderno, principalmente a sentença formada pelos bolos. Compartilhe ao vivo, por texto ou por áudio o questionamento com a turma:
- De que maneira podemos tornar as sentenças verdadeiras?
Os alunos devem completar a sentença primeiramente sozinhos e depois em grupos. Você pode formar esses grupos no WhatsApp ou no Zoom. Para otimizar o tempo, esses grupos podem ser fixos e estabelecidos previamente, dessa forma eles já saberão em que grupo entrar quando forem discutir as soluções. Você deve fazer parte de todos eles para monitorar se as discussões estão sendo produtivas. Caso não consiga fazer os grupos, trabalhe as discussões com o grande grupo. Os alunos poderão disponibilizar suas conclusões via texto, fotografia ou áudio. Os colegas podem ir complementando, concordando, discordando ou apresentando novas soluções para o que foi colocado.
Discussão das soluções
A discussão das soluções desta atividade pode ser compartilhada, mas o importante é que os alunos confrontem as suas respostas e conclusões com as mostradas nos slides.
Encerramento
Levante com os alunos os conceitos aprendidos nesta aula através de questionamentos que os ajudem a concluir o que foi feito. Conclua a aula com o slide ou com o que está escrito no encerramento para que os alunos copiem no caderno como forma de anotação para consultas posteriores. Pergunte se os alunos gostariam de complementar o registro com alguma outra informação.
Raio X
A atividade do Raio X pode ser usada como tarefa de casa ou como avaliação da aula. Envie e faça a discussão da mesma forma que fez com a atividade principal. Lembre-se também que há atividades complementares que podem ser enviadas para os alunos como atividades de fixação ou sistematização, escolha as que melhor se encaixam a sua turma.
Convite às famílias
O envolvimento das famílias nas atividades escolares com os alunos é o ideal nesses momentos principalmente na organização deles, mas devemos considerar que algumas vezes essas pessoas estão trabalhando ou não apresentam condições de ajudá-los. Portanto, o que colocamos são apenas sugestões.
Uma forma de envolvimento da família com os alunos nesta atividade é que discutam a solução da situação problema e que comparem diferentes conclusões. A família também pode incentivar que os alunos joguem os jogos indicados.