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Plano de aula - Transitividade da igualdade 1

Plano de aula de matemática com atividades para 3º do Fundamental sobre Ampliar a percepção a respeito do sinal de igual.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Luana Pires Barbosa

 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Luana Pires Barbosa
Mentor: Paulo César da Silva Rocha

Revisora Pedagógica: Eliane Zanin

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim

Habilidade da BNCC

(EF03MA11) Compreender a ideia de igualdade para escrever diferentes sentenças de adições ou de subtrações de dois números naturais que resultem na mesma soma ou diferença.

Objetivos específicos

Ampliar a percepção a respeito do sinal de igual.

Conceito-chave

Igualdade em uma operação numérica.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • Datashow (opcional).

Retomada select-down

Slide Plano Aula
  • O que significa esse sinal? (Aponte para o sinal de igual)
  • Dê exemplos onde ele é usado.
  • Quando ele está entre duas sentenças o que ele representa? Por exemplo: 3 + 2= 4+1

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula
  • De que maneira podemos tornar essa sentença verdadeira?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Leitura recomendada:

Leia aqui o texto de Beserra e Santos (2007) sobre as compreensões do sinal de igualdade.

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Discuta com a turma:

  • De que maneira podemos tornar essa sentença verdadeira?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Propósito: Após a realização do primeiro problema, o professor deve colocar a situação acima para ser pensada em trios também como complemento da situação anterior. Com este problema, o aluno poderá entender a ideia do sinal de igual como equivalente.

Discuta com a turma:

  • Quanto deverá ser a massa do bolo grande e quantos bolos pequenos serão necessários para equilibrar os dois lados desta sentença?
  • Vocês sabem a diferença entre massa e peso?

Discussão da Solução select-down

Slide Plano Aula
  • Qual foi a sua estratégia de resolução?
  • Como você pensou para chegar a esse resultado?
  • Você conferiu sua resposta? (Essa pergunta é importante de ser feita em um problema como esse, pois leva o aluno a verificar se sua sentença é verdadeira. Por isso, ao solicitar que ele confira a resposta, ele irá refazer a soma - por cálculo mental, ou não - e ter certeza de que chegou ao resultado correto.

Material Complementar:

Resolução da Atividade Principal

Discussão da Solução select-down

Slide Plano Aula

Discuta com a turma:

  • Alguém chegou a uma resolução diferentes destas apresentadas?
  • O que foi importante observar para resolver esse problema?
  • A massa dos bolos poderia ser 4 + 4 + 2? Por que não poderia?

Discussão da Solução select-down

Slide Plano Aula

Discuta com a turma:

  • Qual foi a estratégia de resolução de vocês?
  • Como vocês pensaram para chegar a esse resultado?
  • O problema anterior ajudou vocês a pensarem neste problema? De que maneira?

Discussão da Solução select-down

Slide Plano Aula

Propósito: Compartilhar estratégias, mostrar que há mais de uma resposta e que há mais de um jeito de resolver determinada situação, fazendo também com que os alunos ampliem o repertório através das resoluções dos colegas. Neste momento é importante que os alunos percebam que as possibilidades para tornar essa sentença verdadeira são infinitas, uma vez que podem ser necessários seis bolos pequenos para equilibrarem o pão grande. Tudo depende de qual massa a criança atribuirá ao bolo grande.

Discuta com a turma:

  • Alguém chegou a uma resolução diferentes destas apresentadas?
  • Existem outras soluções possíveis?
  • Poderíamos colocar todas as resoluções possíveis no quadro? Por quê?
  • Se eu disser a vocês que o bolo grande tem 100 kg, quantos bolos pequenos serão necessários para equilibrar?
  • Qual deverá ser a massa deles?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações:
Levante junto com os alunos os conceitos aprendidos nesta aula através de questionamentos que os ajudem a concluir o que foi feito.
Propósito:
A ideia é que os alunos apresentem uma ampliação da percepção do sinal de igual dentro de uma sentença.
Discuta com a turma:

  • Que função o sinal de igual possui?
  • O que vocês entenderam por equivalência?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Propósito: A ideia é que os alunos consigam identificar o número faltante na sentença (incógnita) para trabalhar com a equivalência.

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

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Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Luana Pires Barbosa
Mentor: Paulo César da Silva Rocha

Revisora Pedagógica: Eliane Zanin

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim

Habilidade da BNCC

(EF03MA11) Compreender a ideia de igualdade para escrever diferentes sentenças de adições ou de subtrações de dois números naturais que resultem na mesma soma ou diferença.

Objetivos específicos

Ampliar a percepção a respeito do sinal de igual.

Conceito-chave

Igualdade em uma operação numérica.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • Datashow (opcional).
Slide Plano Aula
  • O que significa esse sinal? (Aponte para o sinal de igual)
  • Dê exemplos onde ele é usado.
  • Quando ele está entre duas sentenças o que ele representa? Por exemplo: 3 + 2= 4+1

Slide Plano Aula
  • De que maneira podemos tornar essa sentença verdadeira?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Leitura recomendada:

Leia aqui o texto de Beserra e Santos (2007) sobre as compreensões do sinal de igualdade.

Slide Plano Aula

Discuta com a turma:

  • De que maneira podemos tornar essa sentença verdadeira?
Slide Plano Aula

Propósito: Após a realização do primeiro problema, o professor deve colocar a situação acima para ser pensada em trios também como complemento da situação anterior. Com este problema, o aluno poderá entender a ideia do sinal de igual como equivalente.

Discuta com a turma:

  • Quanto deverá ser a massa do bolo grande e quantos bolos pequenos serão necessários para equilibrar os dois lados desta sentença?
  • Vocês sabem a diferença entre massa e peso?

Slide Plano Aula
  • Qual foi a sua estratégia de resolução?
  • Como você pensou para chegar a esse resultado?
  • Você conferiu sua resposta? (Essa pergunta é importante de ser feita em um problema como esse, pois leva o aluno a verificar se sua sentença é verdadeira. Por isso, ao solicitar que ele confira a resposta, ele irá refazer a soma - por cálculo mental, ou não - e ter certeza de que chegou ao resultado correto.

Material Complementar:

Resolução da Atividade Principal

Slide Plano Aula

Discuta com a turma:

  • Alguém chegou a uma resolução diferentes destas apresentadas?
  • O que foi importante observar para resolver esse problema?
  • A massa dos bolos poderia ser 4 + 4 + 2? Por que não poderia?
Slide Plano Aula

Discuta com a turma:

  • Qual foi a estratégia de resolução de vocês?
  • Como vocês pensaram para chegar a esse resultado?
  • O problema anterior ajudou vocês a pensarem neste problema? De que maneira?
Slide Plano Aula

Propósito: Compartilhar estratégias, mostrar que há mais de uma resposta e que há mais de um jeito de resolver determinada situação, fazendo também com que os alunos ampliem o repertório através das resoluções dos colegas. Neste momento é importante que os alunos percebam que as possibilidades para tornar essa sentença verdadeira são infinitas, uma vez que podem ser necessários seis bolos pequenos para equilibrarem o pão grande. Tudo depende de qual massa a criança atribuirá ao bolo grande.

Discuta com a turma:

  • Alguém chegou a uma resolução diferentes destas apresentadas?
  • Existem outras soluções possíveis?
  • Poderíamos colocar todas as resoluções possíveis no quadro? Por quê?
  • Se eu disser a vocês que o bolo grande tem 100 kg, quantos bolos pequenos serão necessários para equilibrar?
  • Qual deverá ser a massa deles?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações:
Levante junto com os alunos os conceitos aprendidos nesta aula através de questionamentos que os ajudem a concluir o que foi feito.
Propósito:
A ideia é que os alunos apresentem uma ampliação da percepção do sinal de igual dentro de uma sentença.
Discuta com a turma:

  • Que função o sinal de igual possui?
  • O que vocês entenderam por equivalência?
Slide Plano Aula

Propósito: A ideia é que os alunos consigam identificar o número faltante na sentença (incógnita) para trabalhar com a equivalência.

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

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