16998
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 7º ano > A organização do poder e as dinâmicas do mundo colonial americano

Plano de aula - As chinampas e como os astecas tinham uma agricultura desenvolvida

Plano de aula de História com atividades para 7º ano do EF sobre As chinampas e como os astecas tinham uma agricultura desenvolvida

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Felipe Asbahr Pedoneze

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: fontes históricas (em PDF, imagem ou link), Whatsapp, e-mail ou Google sala de aula.
- Optativas: Hangouts, Formulários do Google.

Contexto
O objetivo desta aula é compreender a eficiência e complexidade da tecnologia agrícola em terrenos alagados da sociedade asteca.
Para desenvolvê-la com seus alunos, você poderá trabalhar de forma:
- Assíncrona, disponibilizando por meio do Whatsapp, e-mail ou Google sala de aula (veja como usá-lo aqui) os materiais e orientações necessários. Os retornos dos alunos podem ocorrer da mesma forma, ou com agendamento de um momento síncrono.
- Síncrona, apresentando os materiais (projetando-os na tela) e orientações enquanto realiza uma videoconferência por meio do Hangouts (veja aqui como criar uma reunião online).

Estimule a curiosidade dos alunos para o tema. Disponibilize o texto sobre o cultivo de plantas na China e faça algumas perguntas mais diretas para que apenas reflitam:
- É possível cultivar alimentos em “terrenos acidentados” (não planos)?
- O que você avalia sobre a tecnologia utilizada para cultivar alimentos na lua? O quanto isso pode ser impactante para a população?
- Povos antepassados já conseguiram fazer algo semelhante na Terra?

Incentive-os, se possível, a compartilharem as percepções com os colegas por meio de mensagens curtas ou participação em videoconferência.

Problematização
Disponibilize o Mapa do Vale do México (1519) e o recorte do mural de Diego Rivera. Estipule um tempo e oriente-os a fazerem uma leitura atenta, buscando observar algumas questões:
- A qual local em comum os documentos se referem?
- Segundo o texto, o que são as chinampas? Para que serviam? Do que eram feitas?
- Localize as chinampas no mapa e na pintura.

Os alunos devem responder as questões no caderno ou em arquivos digitais que já fazem uso. Caso pretenda manter a atividade em grupos, peça que os alunos criem grupos de trabalho no Whatsapp, para interação. Outra opção é realizá-la coletivamente em videoconferência, dividindo os alunos, que devem interagir na leitura e análise de cada documento: enquanto parte deles participa se expressando oralmente, os demais grupos interagem avaliando as respostas com mensagens no chat.

Sistematização
Uma opção ao modelo proposto é a de que os alunos elaborem “relatórios técnicos” por escrito a respeito de locais em que o uso de chinampas seria relevante. Oriente-os a organizarem uma checklist de fatores, como: locais, tipo de terreno, clima, comunidade do entorno a ser beneficiada, entre outros. Poderão entrevistar familiares ou colegas para aprofundar o estudo (para isso, podem utilizar um modelo de Formulário do Google, veja como usá-lo).

Convite às famílias
Convide as famílias a assistirem a um curto vídeo educativo a respeito da complexidade da sociedade asteca em torno da cidade de Tenochtitlan. Dentre outros aspectos, aborda sobre a importância das chinampas.
“Tenochtitlán: Expressão da riqueza asteca”. Um pouco sobre quase tudo, 17/09/2018. Disponível aqui
É interessante que discutam a respeito das possibilidades de agricultura nos atuais espaços urbanos em que vivemos. Sugira que se informem a respeito das hortas urbanas na atualidade.

Sugestão Enviada Por: Bianca Carolina Pereira da Silva


Código: HIS7_08UND05

(EF07HI08) Descrever as formas de organização das sociedades americanas no tempo da conquista com vistas à compreensão dos mecanismos de alianças, confrontos e resistências.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE A organização do poder e as dinâmicas do mundo colonial americano do 7º ano:

MAIS AULAS DE História do 7º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas