16997
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 1º ano > Mundo pessoal: eu, meu grupo social e meu tempo

Plano de aula - A arte retrata as famílias

Plano de aula de História com atividades para 1º ano do EF sobre A arte retrata as famílias

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Kelly Marina Kowalski

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: arquivos em PDF, print de tela, Whatsapp.
- Optativas: Google Meet, Hangout, Zoom, Google Classroom, YouTube, Padlet.

Contexto
Neste plano, o objetivo é observar diferentes estruturas familiares a partir de obras de arte. Considerando que as crianças estão em processo de alfabetização, você pode optar por compartilhar um arquivo de áudio. Se elas já estiverem alfabetizadas, envie o texto com as perguntas a seguir, escritas todas em maiúsculo. Envie, preferencialmente, via Whatsapp, pois é uma ferramenta mais funcional para que os estudantes manuseiem sozinhos. Se dispuser de momento síncrono, você pode organizar um momento no Google Classroom (como criar, postar atividades, disponível aqui) ou no Google Meet (como criar uma reunião online, disponível aqui).
Envie para os estudantes as obras de arte que o plano sugere. Via audio, peça que fiquem atentos ao ano de cada obra. Compartilhe o arquivo de problematização e peça para que o preencham, construindo uma linha do tempo. Você pode fazer essa linha do tempo também no Padlet (veja aqui como fazer uma).

Problematização
Peça para os estudantes se reúnirem em duplas em chats privados. Eles devem escolher uma das imagens que você compartilhou e conversar sobre as seguintes questões, que você deve passar via áudio de Whatsapp:
- O que é possível observar na imagem? Podemos dizer que é uma família?
- Quem seriam os membros desta família? Onde esta família está?
- Será que esta família tem condições dignas de sobrevivência? Por quê?
- O que esta família está fazendo? Por quais razões as famílias fazem isto?
- Isso acontece ou já conteceu na sua família?
Dê um tempo para que os estudantes possam refletir. Na sequência, solicite que um dos membros da dupla grave um áudio de, no máximo, 1 minuto, comentando as respostas a que chegaram.

Sistematização
Nesta etapa, os alunos realizaram uma releitura das imagens analisadas, tendo como personagens os familiares. Por áudio, peça para eles, individualmente, escolherem uma das imagens e refazerem ela via desenho, da maneira que compreenderam, porém, os personagens serão pessoas da família deles. Os alunos devem compartilhar fotos das produções no grupo da turma ou postar em um mural do Padlet (veja como fazer um aqui), que você pode organizar.

Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes lendo ou assistindo vídeos sobre temáticas referentes aos planos. Sobre as famílias, os pais podem ver, junto com as crianças, os vídeos “A história de uma família”, o audiobook “A família do Marcelo” e “As famílias do mundinho”. É possível, também, conhecer “Livro da Família”, o “Uma família é uma família é uma família”, “Drufs”, dentre outros.

Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF01HI04, EF01HI05, EF03HI12, EF04HI03.

Sugestão Enviada Por: Danielle Ferreira


Código: HIS1_07UND05

(EF01HI07) Identificar mudanças e permanências nas formas de organização familiar.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Mundo pessoal: eu, meu grupo social e meu tempo do 1º ano:

MAIS AULAS DE História do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas