16997
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 1º ano > Mundo pessoal: eu, meu grupo social e meu tempo

Plano de aula - A arte retrata as famílias

Plano de aula de História com atividades para 1º ano do EF sobre A arte retrata as famílias

Plano 05 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Kelly Marina Kowalski

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01HI07 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor, quadro e giz ou cartolina e canetas hidrocor, imagens impressas, materiais diversos para produção artística como: papéis variados, lápis de cor, canetas hidrocor, giz de cera, tinta, pincéis, tesoura, cola, retalhos de papel e de tecidos, botões, fita adesiva, etc.

Material complementar:

Exemplo de organização da Linha do tempo

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nCQCpb3PaU8yy48rmxTeFdfPNvxnkcbCRed6UEaAjJtfv7FjJeAdte7QSTvT/exemplo-de-organizacao-da-linha-do-tempo.pdf

Sequência cronológica das obras para organização da linha do tempo: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PVZMmgpQ5C84pc9gYBysNGJRqN43sXbVgk7CjXG559nvw9AvqAZWqYTH8weX/his1-07und05-cronologia-das-obras-sugeridas.pdf

Para você saber mais:

Sobre o estudo da história através da arte:

https://brasilescola.uol.com.br/historiag/arte-historia.htm (Acesso em 14 de março de 2019)

Sobre obras de arte que retratam famílias:

https://deniseludwig.blogspot.com/2013/05/arte-em-pinturas-de-familias.html (Acesso em 14 de março de 2019)

Sobre o patriarcado:

https://www.msn.com/pt-br/estilo-de-vida/cabelo/entenda-o-patriarcado-e-como-ele-afeta-homens-e-mulheres/ar-BBHrxSs (Acesso em 14 de março de 2019)

Sobre a estrutura patriarcal das famílias e da sociedade e a influência na violência de gênero:

https://jus.com.br/artigos/48718/a-evolucao-da-sociedade-patriarcal-e-sua-influencia-sobre-a-identidade-feminina-e-a-violencia-de-genero (Acesso em 14 de março de 2019)

Sobre o conceito de família e suas transformações ao longo do tempo, tanto por ocorrência de fatores históricos, sociais e culturais, como também por fatores particulares de cada família, como o falecimento de membros, nova uniões e nascimentos, etc.

ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. Trad. Dora Flaksman. 2.ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 1986.

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Apresente o objetivo aos alunos projetando-o, escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Pergunte às crianças o que são obras de arte, quem as realiza e comente que podem expressar a realidade literal ou a visão do artista sobre o que está representado, sempre considerando que o artista a produziu num determinado momento ou contexto.

Para facilitar a compreensão das crianças, peça que pensem na forma como escreviam quando ingressaram na escola e como o fazem atualmente, por exemplo, de modo que percebam que suas habilidades e percepções mudam com o tempo. Assim como eles, as famílias também passam por mudanças com a passagem do tempo e a mudança dos contextos sociais e as obras de arte acompanham estas transformações permitindo a observação de elementos necessários ao entendimento das sociedades e de grupos humanos, como as famílias do passado.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Organize um círculo com as crianças na sala de aula ou em outro espaço da escola que permita um momento de apreciação de obras de arte que retratam contextos familiares. Abaixo segue uma sugestão de obras que podem ser utilizadas neste momento e o link para acesso às mesmas:

Procure apresentar sucintamente o artista que fez a obra e em que ano. Organize uma linha do tempo destas obras junto com as crianças de acordo com o ano de sua produção e então inicie a etapa da problematização.

Você pode utilizar como referência a seguinte organização para a linha do tempo:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nCQCpb3PaU8yy48rmxTeFdfPNvxnkcbCRed6UEaAjJtfv7FjJeAdte7QSTvT/exemplo-de-organizacao-da-linha-do-tempo.pdf

Faça isto no quadro ou num cartaz que permita a visualização e participação de todos. Enquanto organiza as obras cronologicamente com as crianças, pergunte se eles sabem o que é uma linha do tempo, explique que na linha do tempo conseguimos visualizar uma sequência de fatos, imagens, criações… em ordem cronológica, mostre que estamos fazendo nossa linha do tempo de acordo com intervalos de dez anos, que chamamos de décadas. Proponha desafios para que descubram a idade de algumas das obras.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Retome as obras uma a uma e peça que as crianças apreciem atentamente e manifestem sua opinião quanto à estética e sentimentos trazidos pelas imagens. Questione as crianças sobre suas interpretações das obras, detalhes e membros de cada família retratada. Procure identificar junto às crianças os membros das famílias que estão nas imagens, o que estão fazendo, quem participa destas atividades… Peça que as crianças comparem com seus contextos dizendo se realizam estas atividades com suas famílias ou que outras atividades costumam fazer juntos.

Questões que podem nortear esta conversa:

  • O que é possível observar na imagem?
  • Podemos dizer que é uma família?
  • Quem seriam os membros desta família?
  • Onde esta família está?
  • Será que esta família tem condições dignas de sobrevivência? Por quê?
  • O que esta família está fazendo? Por quais razões as famílias fazem isto? Isso acontece ou já conteceu na sua família?
  • As pessoas retratadas parecem felizes?
  • De qual das imagens você gostou mais? Por quê?
  • Alguma das famílias retratadas se parece com a sua?

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações: Disponibilize materiais diversos que podem ser utilizados na produção e expressão artística das crianças e diga que agora eles serão os artistas. Para isto deverão pensar uma atividade que realizam no contexto familiar e representá-la, destacando o que está sendo feito, quem participa desta tarefa, etc.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01HI07 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor, quadro e giz ou cartolina e canetas hidrocor, imagens impressas, materiais diversos para produção artística como: papéis variados, lápis de cor, canetas hidrocor, giz de cera, tinta, pincéis, tesoura, cola, retalhos de papel e de tecidos, botões, fita adesiva, etc.

Material complementar:

Exemplo de organização da Linha do tempo

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nCQCpb3PaU8yy48rmxTeFdfPNvxnkcbCRed6UEaAjJtfv7FjJeAdte7QSTvT/exemplo-de-organizacao-da-linha-do-tempo.pdf

Sequência cronológica das obras para organização da linha do tempo: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PVZMmgpQ5C84pc9gYBysNGJRqN43sXbVgk7CjXG559nvw9AvqAZWqYTH8weX/his1-07und05-cronologia-das-obras-sugeridas.pdf

Para você saber mais:

Sobre o estudo da história através da arte:

https://brasilescola.uol.com.br/historiag/arte-historia.htm (Acesso em 14 de março de 2019)

Sobre obras de arte que retratam famílias:

https://deniseludwig.blogspot.com/2013/05/arte-em-pinturas-de-familias.html (Acesso em 14 de março de 2019)

Sobre o patriarcado:

https://www.msn.com/pt-br/estilo-de-vida/cabelo/entenda-o-patriarcado-e-como-ele-afeta-homens-e-mulheres/ar-BBHrxSs (Acesso em 14 de março de 2019)

Sobre a estrutura patriarcal das famílias e da sociedade e a influência na violência de gênero:

https://jus.com.br/artigos/48718/a-evolucao-da-sociedade-patriarcal-e-sua-influencia-sobre-a-identidade-feminina-e-a-violencia-de-genero (Acesso em 14 de março de 2019)

Sobre o conceito de família e suas transformações ao longo do tempo, tanto por ocorrência de fatores históricos, sociais e culturais, como também por fatores particulares de cada família, como o falecimento de membros, nova uniões e nascimentos, etc.

ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. Trad. Dora Flaksman. 2.ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 1986.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Apresente o objetivo aos alunos projetando-o, escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Pergunte às crianças o que são obras de arte, quem as realiza e comente que podem expressar a realidade literal ou a visão do artista sobre o que está representado, sempre considerando que o artista a produziu num determinado momento ou contexto.

Para facilitar a compreensão das crianças, peça que pensem na forma como escreviam quando ingressaram na escola e como o fazem atualmente, por exemplo, de modo que percebam que suas habilidades e percepções mudam com o tempo. Assim como eles, as famílias também passam por mudanças com a passagem do tempo e a mudança dos contextos sociais e as obras de arte acompanham estas transformações permitindo a observação de elementos necessários ao entendimento das sociedades e de grupos humanos, como as famílias do passado.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Organize um círculo com as crianças na sala de aula ou em outro espaço da escola que permita um momento de apreciação de obras de arte que retratam contextos familiares. Abaixo segue uma sugestão de obras que podem ser utilizadas neste momento e o link para acesso às mesmas:

Procure apresentar sucintamente o artista que fez a obra e em que ano. Organize uma linha do tempo destas obras junto com as crianças de acordo com o ano de sua produção e então inicie a etapa da problematização.

Você pode utilizar como referência a seguinte organização para a linha do tempo:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nCQCpb3PaU8yy48rmxTeFdfPNvxnkcbCRed6UEaAjJtfv7FjJeAdte7QSTvT/exemplo-de-organizacao-da-linha-do-tempo.pdf

Faça isto no quadro ou num cartaz que permita a visualização e participação de todos. Enquanto organiza as obras cronologicamente com as crianças, pergunte se eles sabem o que é uma linha do tempo, explique que na linha do tempo conseguimos visualizar uma sequência de fatos, imagens, criações… em ordem cronológica, mostre que estamos fazendo nossa linha do tempo de acordo com intervalos de dez anos, que chamamos de décadas. Proponha desafios para que descubram a idade de algumas das obras.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Retome as obras uma a uma e peça que as crianças apreciem atentamente e manifestem sua opinião quanto à estética e sentimentos trazidos pelas imagens. Questione as crianças sobre suas interpretações das obras, detalhes e membros de cada família retratada. Procure identificar junto às crianças os membros das famílias que estão nas imagens, o que estão fazendo, quem participa destas atividades… Peça que as crianças comparem com seus contextos dizendo se realizam estas atividades com suas famílias ou que outras atividades costumam fazer juntos.

Questões que podem nortear esta conversa:

  • O que é possível observar na imagem?
  • Podemos dizer que é uma família?
  • Quem seriam os membros desta família?
  • Onde esta família está?
  • Será que esta família tem condições dignas de sobrevivência? Por quê?
  • O que esta família está fazendo? Por quais razões as famílias fazem isto? Isso acontece ou já conteceu na sua família?
  • As pessoas retratadas parecem felizes?
  • De qual das imagens você gostou mais? Por quê?
  • Alguma das famílias retratadas se parece com a sua?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações: Disponibilize materiais diversos que podem ser utilizados na produção e expressão artística das crianças e diga que agora eles serão os artistas. Para isto deverão pensar uma atividade que realizam no contexto familiar e representá-la, destacando o que está sendo feito, quem participa desta tarefa, etc.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Mundo pessoal: eu, meu grupo social e meu tempo do 1º ano :

MAIS AULAS DE História do 1º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF01HI07 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano