16996
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 1º ano > Mundo pessoal: eu, meu grupo social e meu tempo

Plano de aula - Famílias de ontem e hoje...

Plano de aula de História com atividades para 1º ano do EF sobre Famílias de ontem e hoje...

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Kelly Marina Kowalski

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: arquivos em PDF, print de tela, Whatsapp.
- Optativas: Google Meet, Hangout, Zoom, Google Classroom, YouTube, Padlet.

Contexto
Neste plano o objetivo é perceber que ocorrem mudanças na constituição dos grupos familiares e no papel de seus membros ao longo do tempo. Considerando que as crianças estão em processo de alfabetização, você pode optar por compartilhar um arquivo de áudio. Se elas já estiverem alfabetizadas, envie o texto com as perguntas a seguir, escritas todas em maiúsculo. Envie, preferencialmente, via Whatsapp, pois é uma ferramenta mais funcional para que os estudantes manuseiem sozinhos. Se dispuser de momento síncrono, você pode organizar um momento no Google Classroom (como criar, postar atividades, disponível aqui) ou no Google Meet (como criar uma reunião online, disponível aqui).
Envie para os estudantes o arquivo de contextualização ou encaminhe prints de tela. Mande um áudio, pedindo para responderem a seguinte questão, após verem as imagens:
- Esta fotografia foi tirada há pouco tempo? Como podemos saber?
- Alguém nesta fotografia demonstra ocupar um lugar de destaque? Quem? Por quê?
- Nas nossas famílias quem toma as decisões? Quem trabalha para o sustento da família? Que tarefas são desempenhadas pelos integrantes das nossas famílias?
- As mulheres e homens das nossas famílias são tratados com igualdade?
Solicite que os estudantes gravem áudios de, no máximo, 1m30s, para responderem às questões propostas.

Problematização
Compartilhe com os estudantes o arquivo de problematização, ou mande prints das imagens. Na sequência, peça, por áudio, que respondam as mesmas questões do item anterior. As respostas devem ser enviadas por áudio de, no máximo, 1 minuto por estudante.

Sistematização
Solicite aos estudantes que escolham uma fotografia entre as que foram compartilhadas na etapa anterior. Por áudio, peça que criem uma legenda de acordo com o que mostra a fotografia. Oriente para que eles entendam a função de uma legenda na fotografia. Após isso, peça para produzirem e compartilharem vídeos de, no máximo, 1 minuto, explicando a escolha e a legenda. Outra opção é criar um mural no Padlet (veja como fazer um aqui) e compartilhar com os estudantes.

Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes lendo ou assistindo vídeos sobre temáticas referentes aos planos. Sobre as famílias, os pais podem ver, junto com as crianças, os vídeos “A história de uma família”, o audiobook “A família do Marcelo”, “As famílias do mundinho”. É possível, também, conhecer “Livro da Família”, o “Uma família é uma família é uma família”, “Drufs”, dentre outros.

Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF01HI04, EF01HI05, EF03HI12, EF04HI03.

 

Sugestão Enviada Por: Danielle Ferreira


Código: HIS1_07UND04

(EF01HI07) Identificar mudanças e permanências nas formas de organização familiar.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Mundo pessoal: eu, meu grupo social e meu tempo do 1º ano:

MAIS AULAS DE História do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas