Sobre este plano
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01HI07 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Projetor, quadro e giz ou cartolina e canetas hidrocor; material impresso para os grupos.
Material complementar:
Imagem para o contexto: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xjVRUMyWaW246RE4zWk2ezSsfkGKRvrbyAnyqmQ238cDRWhNd2hrG9cTATXE/his1-07und04-imagem-para-o-contexto.pdf
Imagens para a problematização:
Imagens para a escrita de legendas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vsfHcnbEEUBtwSVqnMMHJpBhYy9J7FPDWyHAb2kUPetd9XEUkSw32CbYjT8t/his1-07und04-fotos-para-legendar.pdf
Para você saber mais:
Sobre o patriarcado:
https://www.msn.com/pt-br/estilo-de-vida/cabelo/entenda-o-patriarcado-e-como-ele-afeta-homens-e-mulheres/ar-BBHrxSs (Acesso em 4 de março de 2019)
Sobre a estrutura patriarcal das famílias e da sociedade e a influência na violência de gênero:
https://jus.com.br/artigos/48718/a-evolucao-da-sociedade-patriarcal-e-sua-influencia-sobre-a-identidade-feminina-e-a-violencia-de-genero (Acesso em 4 de março de 2019)
Sobre o conceito de família e das suas transformações ao longo do tempo, tanto por ocorrência de fatores históricos, sociais e culturais, como também por fatores particulares de cada família, como o falecimento de membros, nova uniões e nascimentos, etc.
ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. Trad. Dora Flaksman. 2.ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 1986.
Objetivo
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Apresente o objetivo aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva. Para facilitar a compreensão das crianças, peça que imaginem quanto tempo se passou desde que eram bebezinhos e reflitam sobre as mudanças sobre as quais passaram como começar a andar, falar, ingerir alimentos sólidos, ingressaram na escola, aumentaram de tamanho, mudaram hábitos e preferências, etc.
Assim como eles, as famílias também passam por mudanças com a passagem do tempo e a mudança dos contextos sociais.
Para você saber mais:
Sobre o conceito de família e das suas transformações ao longo do tempo, tanto por ocorrência de fatores históricos, sociais e culturais, como também por fatores particulares de cada família, como o falecimento de membros, nova uniões e nascimentos, etc.
ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. Trad. Dora Flaksman. 2.ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 1986.
Contexto
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Apresente a fotografia aos alunos com o projetor ou impressa: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xjVRUMyWaW246RE4zWk2ezSsfkGKRvrbyAnyqmQ238cDRWhNd2hrG9cTATXE/his1-07und04-imagem-para-o-contexto.pdf
Peça que observem com atenção os detalhes da imagem e proponha alguns questionamentos como:
- Esta fotografia foi tirada há pouco tempo?
- Que elementos indicam que foi tirada há bastante tempo?
- Como está constituída a família retratada? Quem são seus membros?
- Quantos são adultos? E crianças?
- Alguém nesta fotografia demonstra ocupar um lugar de destaque? Quem? Por que?
- Isso acontece também nas nossas famílias?
- Nas nossas famílias quem toma as decisões? Quem trabalha para o sustento da família? Que tarefas são desempenhadas pelos integrantes das nossas famílias?
- As mulheres e homens das nossas famílias são tratados com igualdade?
Leia a legenda da imagem para os alunos e explique caso haja elementos que não compreendam.
Espera-se que percebam que trata-se de uma fotografia antiga, ainda que não a relacionem com o período imperial. A ideia é que os alunos percebam com estes questionamentos que trata-se de uma família numerosa, sejam capazes de supor quais membros da família são as pessoas retratadas e identifiquem que há um homem que ocupa o papel central na imagem, revelando uma estrutura de família patriarcal numa sociedade marcada pelo machismo.
Fonte da imagem: https://atlas.fgv.br/ Copyright © Fundação Getulio Vargas (Acesso em 4 de março de 2019)
Problematização
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações: Apresente uma a uma as imagens a seguir com auxílio de um projetor ou impressas - disponíveis aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VfWTEeXxzv7ycd7nkVAAfhqXkfm9YKJfUcSHCVdXTPNehBGPRU5jUhj8R8kw/his1-07und04-familias.pdf e problematize com as crianças de modo que estabeleçam semelhanças e diferenças com a fotografia utilizada no contexto e com a família a que pertencem, identificando-se ou não com as estruturas apresentadas. Possivelmente não serão todos os alunos que se sentirão representados, então, você deverá mediar a discussão para que observem a diversidade existente no grupo.
Questões para a problematização ampliando os questionamentos anteriores:
- Esta fotografia foi tirada há pouco tempo?
- Como podemos perceber?
- Esta imagem pode representar uma família? Por quê?
- Descreva a família retratada? Quem são seus membros?
- Quantos são adultos? E crianças?
- Alguém nesta fotografia demonstra ocupar um lugar de destaque? Se sim, quem? Por quê?
- Isso acontece também nas nossas famílias?
- Em nossas famílias quem toma as decisões?
- Quem trabalha para o sustento da família?
- Esta família se parece com a sua? Por quê?
Problematização
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações: Apresente uma a uma as imagens a seguir com auxílio de um projetor ou impressas - disponíveis aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VfWTEeXxzv7ycd7nkVAAfhqXkfm9YKJfUcSHCVdXTPNehBGPRU5jUhj8R8kw/his1-07und04-familias.pdf e problematize com as crianças de modo que estabeleçam semelhanças e diferenças com a fotografia utilizada no contexto e com a família a que pertencem, identificando-se ou não com as estruturas apresentadas. Possivelmente não serão todos os alunos que se sentirão representados, então, você deverá mediar a discussão para que observem a diversidade existente no grupo.
Questões para a problematização ampliando os questionamentos anteriores:
- Esta fotografia foi tirada há pouco tempo?
- Como podemos perceber?
- Esta imagem pode representar uma família? Por quê?
- Descreva a família retratada? Quem são seus membros?
- Quantos são adultos? E crianças?
- Alguém nesta fotografia demonstra ocupar um lugar de destaque? Se sim, quem? Por quê?
- Isso acontece também nas nossas famílias?
- Em nossas famílias quem toma as decisões?
- Quem trabalha para o sustento da família?
- Esta família se parece com a sua? Por quê?
Problematização
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações: Apresente uma a uma as imagens a seguir com auxílio de um projetor ou impressas - disponíveis aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VfWTEeXxzv7ycd7nkVAAfhqXkfm9YKJfUcSHCVdXTPNehBGPRU5jUhj8R8kw/his1-07und04-familias.pdf e problematize com as crianças de modo que estabeleçam semelhanças e diferenças com a fotografia utilizada no contexto e com a família a que pertencem, identificando-se ou não com as estruturas apresentadas. Possivelmente não serão todos os alunos que se sentirão representados, então, você deverá mediar a discussão para que observem a diversidade existente no grupo.
Questões para a problematização ampliando os questionamentos anteriores:
- Esta fotografia foi tirada há pouco tempo?
- Como podemos perceber?
- Esta imagem pode representar uma família? Por quê?
- Descreva a família retratada? Quem são seus membros?
- Quantos são adultos? E crianças?
- Alguém nesta fotografia demonstra ocupar um lugar de destaque? Se sim, quem? Por quê?
- Isso acontece também nas nossas famílias?
- Em nossas famílias quem toma as decisões?
- Quem trabalha para o sustento da família?
- Esta família se parece com a sua? Por quê?
Problematização
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações: Apresente uma a uma as imagens a seguir com auxílio de um projetor ou impressas - disponíveis aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VfWTEeXxzv7ycd7nkVAAfhqXkfm9YKJfUcSHCVdXTPNehBGPRU5jUhj8R8kw/his1-07und04-familias.pdf e problematize com as crianças de modo que estabeleçam semelhanças e diferenças com a fotografia utilizada no contexto e com a família a que pertencem, identificando-se ou não com as estruturas apresentadas. Possivelmente não serão todos os alunos que se sentirão representados, então, você deverá mediar a discussão para que observem a diversidade existente no grupo.
Questões para a problematização ampliando os questionamentos anteriores:
- Esta fotografia foi tirada há pouco tempo?
- Como podemos perceber?
- Esta imagem pode representar uma família? Por quê?
- Descreva a família retratada? Quem são seus membros?
- Quantos são adultos? E crianças?
- Alguém nesta fotografia demonstra ocupar um lugar de destaque? Se sim, quem? Por quê?
- Isso acontece também nas nossas famílias?
- Em nossas famílias quem toma as decisões?
- Quem trabalha para o sustento da família?
- Esta família se parece com a sua? Por quê?
Problematização
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações: Apresente uma a uma as imagens a seguir com auxílio de um projetor ou impressas - disponíveis aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VfWTEeXxzv7ycd7nkVAAfhqXkfm9YKJfUcSHCVdXTPNehBGPRU5jUhj8R8kw/his1-07und04-familias.pdf e problematize com as crianças de modo que estabeleçam semelhanças e diferenças com a fotografia utilizada no contexto e com a família a que pertencem, identificando-se ou não com as estruturas apresentadas. Possivelmente não serão todos os alunos que se sentirão representados, então, você deverá mediar a discussão para que observem a diversidade existente no grupo.
Questões para a problematização ampliando os questionamentos anteriores:
- Esta fotografia foi tirada há pouco tempo?
- Como podemos perceber?
- Esta imagem pode representar uma família? Por quê?
- Descreva a família retratada? Quem são seus membros?
- Quantos são adultos? E crianças?
- Alguém nesta fotografia demonstra ocupar um lugar de destaque? Se sim, quem? Por quê?
- Isso acontece também nas nossas famílias?
- Em nossas famílias quem toma as decisões?
- Quem trabalha para o sustento da família?
- Esta família se parece com a sua? Por quê?
Problematização
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações: Apresente uma a uma as imagens a seguir com auxílio de um projetor ou impressas - disponíveis aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VfWTEeXxzv7ycd7nkVAAfhqXkfm9YKJfUcSHCVdXTPNehBGPRU5jUhj8R8kw/his1-07und04-familias.pdf e problematize com as crianças de modo que estabeleçam semelhanças e diferenças com a fotografia utilizada no contexto e com a família a que pertencem, identificando-se ou não com as estruturas apresentadas. Possivelmente não serão todos os alunos que se sentirão representados, então, você deverá mediar a discussão para que observem a diversidade existente no grupo.
Questões para a problematização ampliando os questionamentos anteriores:
- Esta fotografia foi tirada há pouco tempo?
- Como podemos perceber?
- Esta imagem pode representar uma família? Por quê?
- Descreva a família retratada? Quem são seus membros?
- Quantos são adultos? E crianças?
- Alguém nesta fotografia demonstra ocupar um lugar de destaque? Se sim, quem? Por quê?
- Isso acontece também nas nossas famílias?
- Em nossas famílias quem toma as decisões?
- Quem trabalha para o sustento da família?
- Esta família se parece com a sua? Por quê?
Problematização
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações: Apresente uma a uma as imagens a seguir com auxílio de um projetor ou impressas - disponíveis aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VfWTEeXxzv7ycd7nkVAAfhqXkfm9YKJfUcSHCVdXTPNehBGPRU5jUhj8R8kw/his1-07und04-familias.pdf e problematize com as crianças de modo que estabeleçam semelhanças e diferenças com a fotografia utilizada no contexto e com a família a que pertencem, identificando-se ou não com as estruturas apresentadas. Possivelmente não serão todos os alunos que se sentirão representados, então, você deverá mediar a discussão para que observem a diversidade existente no grupo.
Questões para a problematização ampliando os questionamentos anteriores:
- Esta fotografia foi tirada há pouco tempo?
- Como podemos perceber?
- Esta imagem pode representar uma família? Por quê?
- Descreva a família retratada? Quem são seus membros?
- Quantos são adultos? E crianças?
- Alguém nesta fotografia demonstra ocupar um lugar de destaque? Se sim, quem? Por quê?
- Isso acontece também nas nossas famílias?
- Em nossas famílias quem toma as decisões?
- Quem trabalha para o sustento da família?
- Esta família se parece com a sua? Por quê?
Problematização
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações: Apresente uma a uma as imagens a seguir com auxílio de um projetor ou impressas - disponíveis aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VfWTEeXxzv7ycd7nkVAAfhqXkfm9YKJfUcSHCVdXTPNehBGPRU5jUhj8R8kw/his1-07und04-familias.pdf e problematize com as crianças de modo que estabeleçam semelhanças e diferenças com a fotografia utilizada no contexto e com a família a que pertencem, identificando-se ou não com as estruturas apresentadas. Possivelmente não serão todos os alunos que se sentirão representados, então, você deverá mediar a discussão para que observem a diversidade existente no grupo.
Questões para a problematização ampliando os questionamentos anteriores:
- Esta fotografia foi tirada há pouco tempo?
- Como podemos perceber?
- Esta imagem pode representar uma família? Por quê?
- Descreva a família retratada? Quem são seus membros?
- Quantos são adultos? E crianças?
- Alguém nesta fotografia demonstra ocupar um lugar de destaque? Se sim, quem? Por quê?
- Isso acontece também nas nossas famílias?
- Em nossas famílias quem toma as decisões?
- Quem trabalha para o sustento da família?
- Esta família se parece com a sua? Por quê?
Problematização
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações: Apresente uma a uma as imagens a seguir com auxílio de um projetor ou impressas - disponíveis aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VfWTEeXxzv7ycd7nkVAAfhqXkfm9YKJfUcSHCVdXTPNehBGPRU5jUhj8R8kw/his1-07und04-familias.pdf e problematize com as crianças de modo que estabeleçam semelhanças e diferenças com a fotografia utilizada no contexto e com a família a que pertencem, identificando-se ou não com as estruturas apresentadas. Possivelmente não serão todos os alunos que se sentirão representados, então, você deverá mediar a discussão para que observem a diversidade existente no grupo.
Questões para a problematização ampliando os questionamentos anteriores:
- Esta fotografia foi tirada há pouco tempo?
- Como podemos perceber?
- Esta imagem pode representar uma família? Por quê?
- Descreva a família retratada? Quem são seus membros?
- Quantos são adultos? E crianças?
- Alguém nesta fotografia demonstra ocupar um lugar de destaque? Se sim, quem? Por quê?
- Isso acontece também nas nossas famílias?
- Em nossas famílias quem toma as decisões?
- Quem trabalha para o sustento da família?
- Esta família se parece com a sua? Por quê?
Problematização
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações: Apresente uma a uma as imagens a seguir com auxílio de um projetor ou impressas - disponíveis aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VfWTEeXxzv7ycd7nkVAAfhqXkfm9YKJfUcSHCVdXTPNehBGPRU5jUhj8R8kw/his1-07und04-familias.pdf e problematize com as crianças de modo que estabeleçam semelhanças e diferenças com a fotografia utilizada no contexto e com a família a que pertencem, identificando-se ou não com as estruturas apresentadas. Possivelmente não serão todos os alunos que se sentirão representados, então, você deverá mediar a discussão para que observem a diversidade existente no grupo.
Questões para a problematização ampliando os questionamentos anteriores:
- Esta fotografia foi tirada há pouco tempo?
- Como podemos perceber?
- Esta imagem pode representar uma família? Por quê?
- Descreva a família retratada? Quem são seus membros?
- Quantos são adultos? E crianças?
- Alguém nesta fotografia demonstra ocupar um lugar de destaque? Se sim, quem? Por quê?
- Isso acontece também nas nossas famílias?
- Em nossas famílias quem toma as decisões?
- Quem trabalha para o sustento da família?
- Esta família se parece com a sua? Por quê?
Problematização
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações: Apresente uma a uma as imagens a seguir com auxílio de um projetor ou impressas - disponíveis aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VfWTEeXxzv7ycd7nkVAAfhqXkfm9YKJfUcSHCVdXTPNehBGPRU5jUhj8R8kw/his1-07und04-familias.pdf e problematize com as crianças de modo que estabeleçam semelhanças e diferenças com a fotografia utilizada no contexto e com a família a que pertencem, identificando-se ou não com as estruturas apresentadas. Possivelmente não serão todos os alunos que se sentirão representados, então, você deverá mediar a discussão para que observem a diversidade existente no grupo.
Questões para a problematização ampliando os questionamentos anteriores:
- Esta fotografia foi tirada há pouco tempo?
- Como podemos perceber?
- Esta imagem pode representar uma família? Por quê?
- Descreva a família retratada? Quem são seus membros?
- Quantos são adultos? E crianças?
- Alguém nesta fotografia demonstra ocupar um lugar de destaque? Se sim, quem? Por quê?
- Isso acontece também nas nossas famílias?
- Em nossas famílias quem toma as decisões?
- Quem trabalha para o sustento da família?
- Esta família se parece com a sua? Por quê?
Problematização
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações: Apresente uma a uma as imagens a seguir com auxílio de um projetor ou impressas - disponíveis aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VfWTEeXxzv7ycd7nkVAAfhqXkfm9YKJfUcSHCVdXTPNehBGPRU5jUhj8R8kw/his1-07und04-familias.pdf e problematize com as crianças de modo que estabeleçam semelhanças e diferenças com a fotografia utilizada no contexto e com a família a que pertencem, identificando-se ou não com as estruturas apresentadas. Possivelmente não serão todos os alunos que se sentirão representados, então, você deverá mediar a discussão para que observem a diversidade existente no grupo.
Questões para a problematização ampliando os questionamentos anteriores:
- Esta fotografia foi tirada há pouco tempo?
- Como podemos perceber?
- Esta imagem pode representar uma família? Por quê?
- Descreva a família retratada? Quem são seus membros?
- Quantos são adultos? E crianças?
- Alguém nesta fotografia demonstra ocupar um lugar de destaque? Se sim, quem? Por quê?
- Isso acontece também nas nossas famílias?
- Em nossas famílias quem toma as decisões?
- Quem trabalha para o sustento da família?
- Esta família se parece com a sua? Por quê?
Problematização
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações: Apresente uma a uma as imagens a seguir com auxílio de um projetor ou impressas - disponíveis aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VfWTEeXxzv7ycd7nkVAAfhqXkfm9YKJfUcSHCVdXTPNehBGPRU5jUhj8R8kw/his1-07und04-familias.pdf e problematize com as crianças de modo que estabeleçam semelhanças e diferenças com a fotografia utilizada no contexto e com a família a que pertencem, identificando-se ou não com as estruturas apresentadas. Possivelmente não serão todos os alunos que se sentirão representados, então, você deverá mediar a discussão para que observem a diversidade existente no grupo.
Questões para a problematização ampliando os questionamentos anteriores:
- Esta fotografia foi tirada há pouco tempo?
- Como podemos perceber?
- Esta imagem pode representar uma família? Por quê?
- Descreva a família retratada? Quem são seus membros?
- Quantos são adultos? E crianças?
- Alguém nesta fotografia demonstra ocupar um lugar de destaque? Se sim, quem? Por quê?
- Isso acontece também nas nossas famílias?
- Em nossas famílias quem toma as decisões?
- Quem trabalha para o sustento da família?
- Esta família se parece com a sua? Por quê?
Sistematização
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações: Organize a turma em grupos de quatro crianças e disponibilize diferentes imagens de pessoas/grupos de pessoas - duas imagens por grupo. Retome a imagem utilizada no contexto e sua legenda para exemplificar com a turma.É possível também criar de forma coletiva a legenda de uma das imagens para facilitar a compreensão das crianças.
No grupo, as crianças deverão escrever uma legenda explicando como se constitui a família de cada imagem, o local onde se encontram e o que estão fazendo de acordo com as hipóteses do grupo após as discussões realizadas. Como as crianças encontram-se em processo de alfabetização, ao formar os grupos é importante pensar em agrupamentos produtivos que levem os alunos a refletir e compartilhar seus saberes. Caso o grupo não tenha condições de realizar a escrita neste momento, faça estas anotações.
Você encontra o modelo do impresso para esta atividade disponível neste link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vsfHcnbEEUBtwSVqnMMHJpBhYy9J7FPDWyHAb2kUPetd9XEUkSw32CbYjT8t/his1-07und04-fotos-para-legendar.pdf
Conforme os grupos forem concluindo a tarefa, faça com eles a composição de um painel para a apreciação da turma.