16996
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 1º ano > Mundo pessoal: eu, meu grupo social e meu tempo

Plano de aula - Famílias de ontem e hoje...

Plano de aula de História com atividades para 1º ano do EF sobre Famílias de ontem e hoje...

Plano 04 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Kelly Marina Kowalski

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01HI07 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor, quadro e giz ou cartolina e canetas hidrocor; material impresso para os grupos.

Material complementar:

Imagem para o contexto: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xjVRUMyWaW246RE4zWk2ezSsfkGKRvrbyAnyqmQ238cDRWhNd2hrG9cTATXE/his1-07und04-imagem-para-o-contexto.pdf

Imagens para a problematização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VfWTEeXxzv7ycd7nkVAAfhqXkfm9YKJfUcSHCVdXTPNehBGPRU5jUhj8R8kw/his1-07und04-familias.pdf

Imagens para a escrita de legendas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vsfHcnbEEUBtwSVqnMMHJpBhYy9J7FPDWyHAb2kUPetd9XEUkSw32CbYjT8t/his1-07und04-fotos-para-legendar.pdf

Para você saber mais:

Sobre o patriarcado:

https://www.msn.com/pt-br/estilo-de-vida/cabelo/entenda-o-patriarcado-e-como-ele-afeta-homens-e-mulheres/ar-BBHrxSs (Acesso em 4 de março de 2019)

Sobre a estrutura patriarcal das famílias e da sociedade e a influência na violência de gênero:

https://jus.com.br/artigos/48718/a-evolucao-da-sociedade-patriarcal-e-sua-influencia-sobre-a-identidade-feminina-e-a-violencia-de-genero (Acesso em 4 de março de 2019)

Sobre o conceito de família e das suas transformações ao longo do tempo, tanto por ocorrência de fatores históricos, sociais e culturais, como também por fatores particulares de cada família, como o falecimento de membros, nova uniões e nascimentos, etc.

ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. Trad. Dora Flaksman. 2.ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 1986.

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Apresente o objetivo aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva. Para facilitar a compreensão das crianças, peça que imaginem quanto tempo se passou desde que eram bebezinhos e reflitam sobre as mudanças sobre as quais passaram como começar a andar, falar, ingerir alimentos sólidos, ingressaram na escola, aumentaram de tamanho, mudaram hábitos e preferências, etc.

Assim como eles, as famílias também passam por mudanças com a passagem do tempo e a mudança dos contextos sociais.

Para você saber mais:

Sobre o conceito de família e das suas transformações ao longo do tempo, tanto por ocorrência de fatores históricos, sociais e culturais, como também por fatores particulares de cada família, como o falecimento de membros, nova uniões e nascimentos, etc.

ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. Trad. Dora Flaksman. 2.ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 1986.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Apresente a fotografia aos alunos com o projetor ou impressa: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xjVRUMyWaW246RE4zWk2ezSsfkGKRvrbyAnyqmQ238cDRWhNd2hrG9cTATXE/his1-07und04-imagem-para-o-contexto.pdf

Peça que observem com atenção os detalhes da imagem e proponha alguns questionamentos como:

  • Esta fotografia foi tirada há pouco tempo?
  • Que elementos indicam que foi tirada há bastante tempo?
  • Como está constituída a família retratada? Quem são seus membros?
  • Quantos são adultos? E crianças?
  • Alguém nesta fotografia demonstra ocupar um lugar de destaque? Quem? Por que?
  • Isso acontece também nas nossas famílias?
  • Nas nossas famílias quem toma as decisões? Quem trabalha para o sustento da família? Que tarefas são desempenhadas pelos integrantes das nossas famílias?
  • As mulheres e homens das nossas famílias são tratados com igualdade?

Leia a legenda da imagem para os alunos e explique caso haja elementos que não compreendam.

Espera-se que percebam que trata-se de uma fotografia antiga, ainda que não a relacionem com o período imperial. A ideia é que os alunos percebam com estes questionamentos que trata-se de uma família numerosa, sejam capazes de supor quais membros da família são as pessoas retratadas e identifiquem que há um homem que ocupa o papel central na imagem, revelando uma estrutura de família patriarcal numa sociedade marcada pelo machismo.

Fonte da imagem: https://atlas.fgv.br/ Copyright © Fundação Getulio Vargas (Acesso em 4 de março de 2019)

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações: Apresente uma a uma as imagens a seguir com auxílio de um projetor ou impressas - disponíveis aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VfWTEeXxzv7ycd7nkVAAfhqXkfm9YKJfUcSHCVdXTPNehBGPRU5jUhj8R8kw/his1-07und04-familias.pdf e problematize com as crianças de modo que estabeleçam semelhanças e diferenças com a fotografia utilizada no contexto e com a família a que pertencem, identificando-se ou não com as estruturas apresentadas. Possivelmente não serão todos os alunos que se sentirão representados, então, você deverá mediar a discussão para que observem a diversidade existente no grupo.

Questões para a problematização ampliando os questionamentos anteriores:

  • Esta fotografia foi tirada há pouco tempo?
  • Como podemos perceber?
  • Esta imagem pode representar uma família? Por quê?
  • Descreva a família retratada? Quem são seus membros?
  • Quantos são adultos? E crianças?
  • Alguém nesta fotografia demonstra ocupar um lugar de destaque? Se sim, quem? Por quê?
  • Isso acontece também nas nossas famílias?
  • Em nossas famílias quem toma as decisões?
  • Quem trabalha para o sustento da família?
  • Esta família se parece com a sua? Por quê?

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações: Apresente uma a uma as imagens a seguir com auxílio de um projetor ou impressas - disponíveis aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VfWTEeXxzv7ycd7nkVAAfhqXkfm9YKJfUcSHCVdXTPNehBGPRU5jUhj8R8kw/his1-07und04-familias.pdf e problematize com as crianças de modo que estabeleçam semelhanças e diferenças com a fotografia utilizada no contexto e com a família a que pertencem, identificando-se ou não com as estruturas apresentadas. Possivelmente não serão todos os alunos que se sentirão representados, então, você deverá mediar a discussão para que observem a diversidade existente no grupo.

Questões para a problematização ampliando os questionamentos anteriores:

  • Esta fotografia foi tirada há pouco tempo?
  • Como podemos perceber?
  • Esta imagem pode representar uma família? Por quê?
  • Descreva a família retratada? Quem são seus membros?
  • Quantos são adultos? E crianças?
  • Alguém nesta fotografia demonstra ocupar um lugar de destaque? Se sim, quem? Por quê?
  • Isso acontece também nas nossas famílias?
  • Em nossas famílias quem toma as decisões?
  • Quem trabalha para o sustento da família?
  • Esta família se parece com a sua? Por quê?

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações: Apresente uma a uma as imagens a seguir com auxílio de um projetor ou impressas - disponíveis aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VfWTEeXxzv7ycd7nkVAAfhqXkfm9YKJfUcSHCVdXTPNehBGPRU5jUhj8R8kw/his1-07und04-familias.pdf e problematize com as crianças de modo que estabeleçam semelhanças e diferenças com a fotografia utilizada no contexto e com a família a que pertencem, identificando-se ou não com as estruturas apresentadas. Possivelmente não serão todos os alunos que se sentirão representados, então, você deverá mediar a discussão para que observem a diversidade existente no grupo.

Questões para a problematização ampliando os questionamentos anteriores:

  • Esta fotografia foi tirada há pouco tempo?
  • Como podemos perceber?
  • Esta imagem pode representar uma família? Por quê?
  • Descreva a família retratada? Quem são seus membros?
  • Quantos são adultos? E crianças?
  • Alguém nesta fotografia demonstra ocupar um lugar de destaque? Se sim, quem? Por quê?
  • Isso acontece também nas nossas famílias?
  • Em nossas famílias quem toma as decisões?
  • Quem trabalha para o sustento da família?
  • Esta família se parece com a sua? Por quê?

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações: Apresente uma a uma as imagens a seguir com auxílio de um projetor ou impressas - disponíveis aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VfWTEeXxzv7ycd7nkVAAfhqXkfm9YKJfUcSHCVdXTPNehBGPRU5jUhj8R8kw/his1-07und04-familias.pdf e problematize com as crianças de modo que estabeleçam semelhanças e diferenças com a fotografia utilizada no contexto e com a família a que pertencem, identificando-se ou não com as estruturas apresentadas. Possivelmente não serão todos os alunos que se sentirão representados, então, você deverá mediar a discussão para que observem a diversidade existente no grupo.

Questões para a problematização ampliando os questionamentos anteriores:

  • Esta fotografia foi tirada há pouco tempo?
  • Como podemos perceber?
  • Esta imagem pode representar uma família? Por quê?
  • Descreva a família retratada? Quem são seus membros?
  • Quantos são adultos? E crianças?
  • Alguém nesta fotografia demonstra ocupar um lugar de destaque? Se sim, quem? Por quê?
  • Isso acontece também nas nossas famílias?
  • Em nossas famílias quem toma as decisões?
  • Quem trabalha para o sustento da família?
  • Esta família se parece com a sua? Por quê?

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações: Apresente uma a uma as imagens a seguir com auxílio de um projetor ou impressas - disponíveis aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VfWTEeXxzv7ycd7nkVAAfhqXkfm9YKJfUcSHCVdXTPNehBGPRU5jUhj8R8kw/his1-07und04-familias.pdf e problematize com as crianças de modo que estabeleçam semelhanças e diferenças com a fotografia utilizada no contexto e com a família a que pertencem, identificando-se ou não com as estruturas apresentadas. Possivelmente não serão todos os alunos que se sentirão representados, então, você deverá mediar a discussão para que observem a diversidade existente no grupo.

Questões para a problematização ampliando os questionamentos anteriores:

  • Esta fotografia foi tirada há pouco tempo?
  • Como podemos perceber?
  • Esta imagem pode representar uma família? Por quê?
  • Descreva a família retratada? Quem são seus membros?
  • Quantos são adultos? E crianças?
  • Alguém nesta fotografia demonstra ocupar um lugar de destaque? Se sim, quem? Por quê?
  • Isso acontece também nas nossas famílias?
  • Em nossas famílias quem toma as decisões?
  • Quem trabalha para o sustento da família?
  • Esta família se parece com a sua? Por quê?

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações: Apresente uma a uma as imagens a seguir com auxílio de um projetor ou impressas - disponíveis aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VfWTEeXxzv7ycd7nkVAAfhqXkfm9YKJfUcSHCVdXTPNehBGPRU5jUhj8R8kw/his1-07und04-familias.pdf e problematize com as crianças de modo que estabeleçam semelhanças e diferenças com a fotografia utilizada no contexto e com a família a que pertencem, identificando-se ou não com as estruturas apresentadas. Possivelmente não serão todos os alunos que se sentirão representados, então, você deverá mediar a discussão para que observem a diversidade existente no grupo.

Questões para a problematização ampliando os questionamentos anteriores:

  • Esta fotografia foi tirada há pouco tempo?
  • Como podemos perceber?
  • Esta imagem pode representar uma família? Por quê?
  • Descreva a família retratada? Quem são seus membros?
  • Quantos são adultos? E crianças?
  • Alguém nesta fotografia demonstra ocupar um lugar de destaque? Se sim, quem? Por quê?
  • Isso acontece também nas nossas famílias?
  • Em nossas famílias quem toma as decisões?
  • Quem trabalha para o sustento da família?
  • Esta família se parece com a sua? Por quê?

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações: Apresente uma a uma as imagens a seguir com auxílio de um projetor ou impressas - disponíveis aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VfWTEeXxzv7ycd7nkVAAfhqXkfm9YKJfUcSHCVdXTPNehBGPRU5jUhj8R8kw/his1-07und04-familias.pdf e problematize com as crianças de modo que estabeleçam semelhanças e diferenças com a fotografia utilizada no contexto e com a família a que pertencem, identificando-se ou não com as estruturas apresentadas. Possivelmente não serão todos os alunos que se sentirão representados, então, você deverá mediar a discussão para que observem a diversidade existente no grupo.

Questões para a problematização ampliando os questionamentos anteriores:

  • Esta fotografia foi tirada há pouco tempo?
  • Como podemos perceber?
  • Esta imagem pode representar uma família? Por quê?
  • Descreva a família retratada? Quem são seus membros?
  • Quantos são adultos? E crianças?
  • Alguém nesta fotografia demonstra ocupar um lugar de destaque? Se sim, quem? Por quê?
  • Isso acontece também nas nossas famílias?
  • Em nossas famílias quem toma as decisões?
  • Quem trabalha para o sustento da família?
  • Esta família se parece com a sua? Por quê?

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações: Apresente uma a uma as imagens a seguir com auxílio de um projetor ou impressas - disponíveis aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VfWTEeXxzv7ycd7nkVAAfhqXkfm9YKJfUcSHCVdXTPNehBGPRU5jUhj8R8kw/his1-07und04-familias.pdf e problematize com as crianças de modo que estabeleçam semelhanças e diferenças com a fotografia utilizada no contexto e com a família a que pertencem, identificando-se ou não com as estruturas apresentadas. Possivelmente não serão todos os alunos que se sentirão representados, então, você deverá mediar a discussão para que observem a diversidade existente no grupo.

Questões para a problematização ampliando os questionamentos anteriores:

  • Esta fotografia foi tirada há pouco tempo?
  • Como podemos perceber?
  • Esta imagem pode representar uma família? Por quê?
  • Descreva a família retratada? Quem são seus membros?
  • Quantos são adultos? E crianças?
  • Alguém nesta fotografia demonstra ocupar um lugar de destaque? Se sim, quem? Por quê?
  • Isso acontece também nas nossas famílias?
  • Em nossas famílias quem toma as decisões?
  • Quem trabalha para o sustento da família?
  • Esta família se parece com a sua? Por quê?

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações: Apresente uma a uma as imagens a seguir com auxílio de um projetor ou impressas - disponíveis aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VfWTEeXxzv7ycd7nkVAAfhqXkfm9YKJfUcSHCVdXTPNehBGPRU5jUhj8R8kw/his1-07und04-familias.pdf e problematize com as crianças de modo que estabeleçam semelhanças e diferenças com a fotografia utilizada no contexto e com a família a que pertencem, identificando-se ou não com as estruturas apresentadas. Possivelmente não serão todos os alunos que se sentirão representados, então, você deverá mediar a discussão para que observem a diversidade existente no grupo.

Questões para a problematização ampliando os questionamentos anteriores:

  • Esta fotografia foi tirada há pouco tempo?
  • Como podemos perceber?
  • Esta imagem pode representar uma família? Por quê?
  • Descreva a família retratada? Quem são seus membros?
  • Quantos são adultos? E crianças?
  • Alguém nesta fotografia demonstra ocupar um lugar de destaque? Se sim, quem? Por quê?
  • Isso acontece também nas nossas famílias?
  • Em nossas famílias quem toma as decisões?
  • Quem trabalha para o sustento da família?
  • Esta família se parece com a sua? Por quê?

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações: Apresente uma a uma as imagens a seguir com auxílio de um projetor ou impressas - disponíveis aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VfWTEeXxzv7ycd7nkVAAfhqXkfm9YKJfUcSHCVdXTPNehBGPRU5jUhj8R8kw/his1-07und04-familias.pdf e problematize com as crianças de modo que estabeleçam semelhanças e diferenças com a fotografia utilizada no contexto e com a família a que pertencem, identificando-se ou não com as estruturas apresentadas. Possivelmente não serão todos os alunos que se sentirão representados, então, você deverá mediar a discussão para que observem a diversidade existente no grupo.

Questões para a problematização ampliando os questionamentos anteriores:

  • Esta fotografia foi tirada há pouco tempo?
  • Como podemos perceber?
  • Esta imagem pode representar uma família? Por quê?
  • Descreva a família retratada? Quem são seus membros?
  • Quantos são adultos? E crianças?
  • Alguém nesta fotografia demonstra ocupar um lugar de destaque? Se sim, quem? Por quê?
  • Isso acontece também nas nossas famílias?
  • Em nossas famílias quem toma as decisões?
  • Quem trabalha para o sustento da família?
  • Esta família se parece com a sua? Por quê?

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações: Apresente uma a uma as imagens a seguir com auxílio de um projetor ou impressas - disponíveis aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VfWTEeXxzv7ycd7nkVAAfhqXkfm9YKJfUcSHCVdXTPNehBGPRU5jUhj8R8kw/his1-07und04-familias.pdf e problematize com as crianças de modo que estabeleçam semelhanças e diferenças com a fotografia utilizada no contexto e com a família a que pertencem, identificando-se ou não com as estruturas apresentadas. Possivelmente não serão todos os alunos que se sentirão representados, então, você deverá mediar a discussão para que observem a diversidade existente no grupo.

Questões para a problematização ampliando os questionamentos anteriores:

  • Esta fotografia foi tirada há pouco tempo?
  • Como podemos perceber?
  • Esta imagem pode representar uma família? Por quê?
  • Descreva a família retratada? Quem são seus membros?
  • Quantos são adultos? E crianças?
  • Alguém nesta fotografia demonstra ocupar um lugar de destaque? Se sim, quem? Por quê?
  • Isso acontece também nas nossas famílias?
  • Em nossas famílias quem toma as decisões?
  • Quem trabalha para o sustento da família?
  • Esta família se parece com a sua? Por quê?

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações: Apresente uma a uma as imagens a seguir com auxílio de um projetor ou impressas - disponíveis aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VfWTEeXxzv7ycd7nkVAAfhqXkfm9YKJfUcSHCVdXTPNehBGPRU5jUhj8R8kw/his1-07und04-familias.pdf e problematize com as crianças de modo que estabeleçam semelhanças e diferenças com a fotografia utilizada no contexto e com a família a que pertencem, identificando-se ou não com as estruturas apresentadas. Possivelmente não serão todos os alunos que se sentirão representados, então, você deverá mediar a discussão para que observem a diversidade existente no grupo.

Questões para a problematização ampliando os questionamentos anteriores:

  • Esta fotografia foi tirada há pouco tempo?
  • Como podemos perceber?
  • Esta imagem pode representar uma família? Por quê?
  • Descreva a família retratada? Quem são seus membros?
  • Quantos são adultos? E crianças?
  • Alguém nesta fotografia demonstra ocupar um lugar de destaque? Se sim, quem? Por quê?
  • Isso acontece também nas nossas famílias?
  • Em nossas famílias quem toma as decisões?
  • Quem trabalha para o sustento da família?
  • Esta família se parece com a sua? Por quê?

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações: Apresente uma a uma as imagens a seguir com auxílio de um projetor ou impressas - disponíveis aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VfWTEeXxzv7ycd7nkVAAfhqXkfm9YKJfUcSHCVdXTPNehBGPRU5jUhj8R8kw/his1-07und04-familias.pdf e problematize com as crianças de modo que estabeleçam semelhanças e diferenças com a fotografia utilizada no contexto e com a família a que pertencem, identificando-se ou não com as estruturas apresentadas. Possivelmente não serão todos os alunos que se sentirão representados, então, você deverá mediar a discussão para que observem a diversidade existente no grupo.

Questões para a problematização ampliando os questionamentos anteriores:

  • Esta fotografia foi tirada há pouco tempo?
  • Como podemos perceber?
  • Esta imagem pode representar uma família? Por quê?
  • Descreva a família retratada? Quem são seus membros?
  • Quantos são adultos? E crianças?
  • Alguém nesta fotografia demonstra ocupar um lugar de destaque? Se sim, quem? Por quê?
  • Isso acontece também nas nossas famílias?
  • Em nossas famílias quem toma as decisões?
  • Quem trabalha para o sustento da família?
  • Esta família se parece com a sua? Por quê?

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações: Organize a turma em grupos de quatro crianças e disponibilize diferentes imagens de pessoas/grupos de pessoas - duas imagens por grupo. Retome a imagem utilizada no contexto e sua legenda para exemplificar com a turma.É possível também criar de forma coletiva a legenda de uma das imagens para facilitar a compreensão das crianças.

No grupo, as crianças deverão escrever uma legenda explicando como se constitui a família de cada imagem, o local onde se encontram e o que estão fazendo de acordo com as hipóteses do grupo após as discussões realizadas. Como as crianças encontram-se em processo de alfabetização, ao formar os grupos é importante pensar em agrupamentos produtivos que levem os alunos a refletir e compartilhar seus saberes. Caso o grupo não tenha condições de realizar a escrita neste momento, faça estas anotações.

Você encontra o modelo do impresso para esta atividade disponível neste link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vsfHcnbEEUBtwSVqnMMHJpBhYy9J7FPDWyHAb2kUPetd9XEUkSw32CbYjT8t/his1-07und04-fotos-para-legendar.pdf

Conforme os grupos forem concluindo a tarefa, faça com eles a composição de um painel para a apreciação da turma.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01HI07 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor, quadro e giz ou cartolina e canetas hidrocor; material impresso para os grupos.

Material complementar:

Imagem para o contexto: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xjVRUMyWaW246RE4zWk2ezSsfkGKRvrbyAnyqmQ238cDRWhNd2hrG9cTATXE/his1-07und04-imagem-para-o-contexto.pdf

Imagens para a problematização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VfWTEeXxzv7ycd7nkVAAfhqXkfm9YKJfUcSHCVdXTPNehBGPRU5jUhj8R8kw/his1-07und04-familias.pdf

Imagens para a escrita de legendas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vsfHcnbEEUBtwSVqnMMHJpBhYy9J7FPDWyHAb2kUPetd9XEUkSw32CbYjT8t/his1-07und04-fotos-para-legendar.pdf

Para você saber mais:

Sobre o patriarcado:

https://www.msn.com/pt-br/estilo-de-vida/cabelo/entenda-o-patriarcado-e-como-ele-afeta-homens-e-mulheres/ar-BBHrxSs (Acesso em 4 de março de 2019)

Sobre a estrutura patriarcal das famílias e da sociedade e a influência na violência de gênero:

https://jus.com.br/artigos/48718/a-evolucao-da-sociedade-patriarcal-e-sua-influencia-sobre-a-identidade-feminina-e-a-violencia-de-genero (Acesso em 4 de março de 2019)

Sobre o conceito de família e das suas transformações ao longo do tempo, tanto por ocorrência de fatores históricos, sociais e culturais, como também por fatores particulares de cada família, como o falecimento de membros, nova uniões e nascimentos, etc.

ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. Trad. Dora Flaksman. 2.ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 1986.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Apresente o objetivo aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva. Para facilitar a compreensão das crianças, peça que imaginem quanto tempo se passou desde que eram bebezinhos e reflitam sobre as mudanças sobre as quais passaram como começar a andar, falar, ingerir alimentos sólidos, ingressaram na escola, aumentaram de tamanho, mudaram hábitos e preferências, etc.

Assim como eles, as famílias também passam por mudanças com a passagem do tempo e a mudança dos contextos sociais.

Para você saber mais:

Sobre o conceito de família e das suas transformações ao longo do tempo, tanto por ocorrência de fatores históricos, sociais e culturais, como também por fatores particulares de cada família, como o falecimento de membros, nova uniões e nascimentos, etc.

ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. Trad. Dora Flaksman. 2.ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 1986.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Apresente a fotografia aos alunos com o projetor ou impressa: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xjVRUMyWaW246RE4zWk2ezSsfkGKRvrbyAnyqmQ238cDRWhNd2hrG9cTATXE/his1-07und04-imagem-para-o-contexto.pdf

Peça que observem com atenção os detalhes da imagem e proponha alguns questionamentos como:

  • Esta fotografia foi tirada há pouco tempo?
  • Que elementos indicam que foi tirada há bastante tempo?
  • Como está constituída a família retratada? Quem são seus membros?
  • Quantos são adultos? E crianças?
  • Alguém nesta fotografia demonstra ocupar um lugar de destaque? Quem? Por que?
  • Isso acontece também nas nossas famílias?
  • Nas nossas famílias quem toma as decisões? Quem trabalha para o sustento da família? Que tarefas são desempenhadas pelos integrantes das nossas famílias?
  • As mulheres e homens das nossas famílias são tratados com igualdade?

Leia a legenda da imagem para os alunos e explique caso haja elementos que não compreendam.

Espera-se que percebam que trata-se de uma fotografia antiga, ainda que não a relacionem com o período imperial. A ideia é que os alunos percebam com estes questionamentos que trata-se de uma família numerosa, sejam capazes de supor quais membros da família são as pessoas retratadas e identifiquem que há um homem que ocupa o papel central na imagem, revelando uma estrutura de família patriarcal numa sociedade marcada pelo machismo.

Fonte da imagem: https://atlas.fgv.br/ Copyright © Fundação Getulio Vargas (Acesso em 4 de março de 2019)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações: Apresente uma a uma as imagens a seguir com auxílio de um projetor ou impressas - disponíveis aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VfWTEeXxzv7ycd7nkVAAfhqXkfm9YKJfUcSHCVdXTPNehBGPRU5jUhj8R8kw/his1-07und04-familias.pdf e problematize com as crianças de modo que estabeleçam semelhanças e diferenças com a fotografia utilizada no contexto e com a família a que pertencem, identificando-se ou não com as estruturas apresentadas. Possivelmente não serão todos os alunos que se sentirão representados, então, você deverá mediar a discussão para que observem a diversidade existente no grupo.

Questões para a problematização ampliando os questionamentos anteriores:

  • Esta fotografia foi tirada há pouco tempo?
  • Como podemos perceber?
  • Esta imagem pode representar uma família? Por quê?
  • Descreva a família retratada? Quem são seus membros?
  • Quantos são adultos? E crianças?
  • Alguém nesta fotografia demonstra ocupar um lugar de destaque? Se sim, quem? Por quê?
  • Isso acontece também nas nossas famílias?
  • Em nossas famílias quem toma as decisões?
  • Quem trabalha para o sustento da família?
  • Esta família se parece com a sua? Por quê?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações: Apresente uma a uma as imagens a seguir com auxílio de um projetor ou impressas - disponíveis aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VfWTEeXxzv7ycd7nkVAAfhqXkfm9YKJfUcSHCVdXTPNehBGPRU5jUhj8R8kw/his1-07und04-familias.pdf e problematize com as crianças de modo que estabeleçam semelhanças e diferenças com a fotografia utilizada no contexto e com a família a que pertencem, identificando-se ou não com as estruturas apresentadas. Possivelmente não serão todos os alunos que se sentirão representados, então, você deverá mediar a discussão para que observem a diversidade existente no grupo.

Questões para a problematização ampliando os questionamentos anteriores:

  • Esta fotografia foi tirada há pouco tempo?
  • Como podemos perceber?
  • Esta imagem pode representar uma família? Por quê?
  • Descreva a família retratada? Quem são seus membros?
  • Quantos são adultos? E crianças?
  • Alguém nesta fotografia demonstra ocupar um lugar de destaque? Se sim, quem? Por quê?
  • Isso acontece também nas nossas famílias?
  • Em nossas famílias quem toma as decisões?
  • Quem trabalha para o sustento da família?
  • Esta família se parece com a sua? Por quê?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações: Apresente uma a uma as imagens a seguir com auxílio de um projetor ou impressas - disponíveis aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VfWTEeXxzv7ycd7nkVAAfhqXkfm9YKJfUcSHCVdXTPNehBGPRU5jUhj8R8kw/his1-07und04-familias.pdf e problematize com as crianças de modo que estabeleçam semelhanças e diferenças com a fotografia utilizada no contexto e com a família a que pertencem, identificando-se ou não com as estruturas apresentadas. Possivelmente não serão todos os alunos que se sentirão representados, então, você deverá mediar a discussão para que observem a diversidade existente no grupo.

Questões para a problematização ampliando os questionamentos anteriores:

  • Esta fotografia foi tirada há pouco tempo?
  • Como podemos perceber?
  • Esta imagem pode representar uma família? Por quê?
  • Descreva a família retratada? Quem são seus membros?
  • Quantos são adultos? E crianças?
  • Alguém nesta fotografia demonstra ocupar um lugar de destaque? Se sim, quem? Por quê?
  • Isso acontece também nas nossas famílias?
  • Em nossas famílias quem toma as decisões?
  • Quem trabalha para o sustento da família?
  • Esta família se parece com a sua? Por quê?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações: Apresente uma a uma as imagens a seguir com auxílio de um projetor ou impressas - disponíveis aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VfWTEeXxzv7ycd7nkVAAfhqXkfm9YKJfUcSHCVdXTPNehBGPRU5jUhj8R8kw/his1-07und04-familias.pdf e problematize com as crianças de modo que estabeleçam semelhanças e diferenças com a fotografia utilizada no contexto e com a família a que pertencem, identificando-se ou não com as estruturas apresentadas. Possivelmente não serão todos os alunos que se sentirão representados, então, você deverá mediar a discussão para que observem a diversidade existente no grupo.

Questões para a problematização ampliando os questionamentos anteriores:

  • Esta fotografia foi tirada há pouco tempo?
  • Como podemos perceber?
  • Esta imagem pode representar uma família? Por quê?
  • Descreva a família retratada? Quem são seus membros?
  • Quantos são adultos? E crianças?
  • Alguém nesta fotografia demonstra ocupar um lugar de destaque? Se sim, quem? Por quê?
  • Isso acontece também nas nossas famílias?
  • Em nossas famílias quem toma as decisões?
  • Quem trabalha para o sustento da família?
  • Esta família se parece com a sua? Por quê?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações: Apresente uma a uma as imagens a seguir com auxílio de um projetor ou impressas - disponíveis aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VfWTEeXxzv7ycd7nkVAAfhqXkfm9YKJfUcSHCVdXTPNehBGPRU5jUhj8R8kw/his1-07und04-familias.pdf e problematize com as crianças de modo que estabeleçam semelhanças e diferenças com a fotografia utilizada no contexto e com a família a que pertencem, identificando-se ou não com as estruturas apresentadas. Possivelmente não serão todos os alunos que se sentirão representados, então, você deverá mediar a discussão para que observem a diversidade existente no grupo.

Questões para a problematização ampliando os questionamentos anteriores:

  • Esta fotografia foi tirada há pouco tempo?
  • Como podemos perceber?
  • Esta imagem pode representar uma família? Por quê?
  • Descreva a família retratada? Quem são seus membros?
  • Quantos são adultos? E crianças?
  • Alguém nesta fotografia demonstra ocupar um lugar de destaque? Se sim, quem? Por quê?
  • Isso acontece também nas nossas famílias?
  • Em nossas famílias quem toma as decisões?
  • Quem trabalha para o sustento da família?
  • Esta família se parece com a sua? Por quê?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações: Apresente uma a uma as imagens a seguir com auxílio de um projetor ou impressas - disponíveis aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VfWTEeXxzv7ycd7nkVAAfhqXkfm9YKJfUcSHCVdXTPNehBGPRU5jUhj8R8kw/his1-07und04-familias.pdf e problematize com as crianças de modo que estabeleçam semelhanças e diferenças com a fotografia utilizada no contexto e com a família a que pertencem, identificando-se ou não com as estruturas apresentadas. Possivelmente não serão todos os alunos que se sentirão representados, então, você deverá mediar a discussão para que observem a diversidade existente no grupo.

Questões para a problematização ampliando os questionamentos anteriores:

  • Esta fotografia foi tirada há pouco tempo?
  • Como podemos perceber?
  • Esta imagem pode representar uma família? Por quê?
  • Descreva a família retratada? Quem são seus membros?
  • Quantos são adultos? E crianças?
  • Alguém nesta fotografia demonstra ocupar um lugar de destaque? Se sim, quem? Por quê?
  • Isso acontece também nas nossas famílias?
  • Em nossas famílias quem toma as decisões?
  • Quem trabalha para o sustento da família?
  • Esta família se parece com a sua? Por quê?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações: Apresente uma a uma as imagens a seguir com auxílio de um projetor ou impressas - disponíveis aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VfWTEeXxzv7ycd7nkVAAfhqXkfm9YKJfUcSHCVdXTPNehBGPRU5jUhj8R8kw/his1-07und04-familias.pdf e problematize com as crianças de modo que estabeleçam semelhanças e diferenças com a fotografia utilizada no contexto e com a família a que pertencem, identificando-se ou não com as estruturas apresentadas. Possivelmente não serão todos os alunos que se sentirão representados, então, você deverá mediar a discussão para que observem a diversidade existente no grupo.

Questões para a problematização ampliando os questionamentos anteriores:

  • Esta fotografia foi tirada há pouco tempo?
  • Como podemos perceber?
  • Esta imagem pode representar uma família? Por quê?
  • Descreva a família retratada? Quem são seus membros?
  • Quantos são adultos? E crianças?
  • Alguém nesta fotografia demonstra ocupar um lugar de destaque? Se sim, quem? Por quê?
  • Isso acontece também nas nossas famílias?
  • Em nossas famílias quem toma as decisões?
  • Quem trabalha para o sustento da família?
  • Esta família se parece com a sua? Por quê?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações: Apresente uma a uma as imagens a seguir com auxílio de um projetor ou impressas - disponíveis aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VfWTEeXxzv7ycd7nkVAAfhqXkfm9YKJfUcSHCVdXTPNehBGPRU5jUhj8R8kw/his1-07und04-familias.pdf e problematize com as crianças de modo que estabeleçam semelhanças e diferenças com a fotografia utilizada no contexto e com a família a que pertencem, identificando-se ou não com as estruturas apresentadas. Possivelmente não serão todos os alunos que se sentirão representados, então, você deverá mediar a discussão para que observem a diversidade existente no grupo.

Questões para a problematização ampliando os questionamentos anteriores:

  • Esta fotografia foi tirada há pouco tempo?
  • Como podemos perceber?
  • Esta imagem pode representar uma família? Por quê?
  • Descreva a família retratada? Quem são seus membros?
  • Quantos são adultos? E crianças?
  • Alguém nesta fotografia demonstra ocupar um lugar de destaque? Se sim, quem? Por quê?
  • Isso acontece também nas nossas famílias?
  • Em nossas famílias quem toma as decisões?
  • Quem trabalha para o sustento da família?
  • Esta família se parece com a sua? Por quê?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações: Apresente uma a uma as imagens a seguir com auxílio de um projetor ou impressas - disponíveis aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VfWTEeXxzv7ycd7nkVAAfhqXkfm9YKJfUcSHCVdXTPNehBGPRU5jUhj8R8kw/his1-07und04-familias.pdf e problematize com as crianças de modo que estabeleçam semelhanças e diferenças com a fotografia utilizada no contexto e com a família a que pertencem, identificando-se ou não com as estruturas apresentadas. Possivelmente não serão todos os alunos que se sentirão representados, então, você deverá mediar a discussão para que observem a diversidade existente no grupo.

Questões para a problematização ampliando os questionamentos anteriores:

  • Esta fotografia foi tirada há pouco tempo?
  • Como podemos perceber?
  • Esta imagem pode representar uma família? Por quê?
  • Descreva a família retratada? Quem são seus membros?
  • Quantos são adultos? E crianças?
  • Alguém nesta fotografia demonstra ocupar um lugar de destaque? Se sim, quem? Por quê?
  • Isso acontece também nas nossas famílias?
  • Em nossas famílias quem toma as decisões?
  • Quem trabalha para o sustento da família?
  • Esta família se parece com a sua? Por quê?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações: Apresente uma a uma as imagens a seguir com auxílio de um projetor ou impressas - disponíveis aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VfWTEeXxzv7ycd7nkVAAfhqXkfm9YKJfUcSHCVdXTPNehBGPRU5jUhj8R8kw/his1-07und04-familias.pdf e problematize com as crianças de modo que estabeleçam semelhanças e diferenças com a fotografia utilizada no contexto e com a família a que pertencem, identificando-se ou não com as estruturas apresentadas. Possivelmente não serão todos os alunos que se sentirão representados, então, você deverá mediar a discussão para que observem a diversidade existente no grupo.

Questões para a problematização ampliando os questionamentos anteriores:

  • Esta fotografia foi tirada há pouco tempo?
  • Como podemos perceber?
  • Esta imagem pode representar uma família? Por quê?
  • Descreva a família retratada? Quem são seus membros?
  • Quantos são adultos? E crianças?
  • Alguém nesta fotografia demonstra ocupar um lugar de destaque? Se sim, quem? Por quê?
  • Isso acontece também nas nossas famílias?
  • Em nossas famílias quem toma as decisões?
  • Quem trabalha para o sustento da família?
  • Esta família se parece com a sua? Por quê?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações: Apresente uma a uma as imagens a seguir com auxílio de um projetor ou impressas - disponíveis aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VfWTEeXxzv7ycd7nkVAAfhqXkfm9YKJfUcSHCVdXTPNehBGPRU5jUhj8R8kw/his1-07und04-familias.pdf e problematize com as crianças de modo que estabeleçam semelhanças e diferenças com a fotografia utilizada no contexto e com a família a que pertencem, identificando-se ou não com as estruturas apresentadas. Possivelmente não serão todos os alunos que se sentirão representados, então, você deverá mediar a discussão para que observem a diversidade existente no grupo.

Questões para a problematização ampliando os questionamentos anteriores:

  • Esta fotografia foi tirada há pouco tempo?
  • Como podemos perceber?
  • Esta imagem pode representar uma família? Por quê?
  • Descreva a família retratada? Quem são seus membros?
  • Quantos são adultos? E crianças?
  • Alguém nesta fotografia demonstra ocupar um lugar de destaque? Se sim, quem? Por quê?
  • Isso acontece também nas nossas famílias?
  • Em nossas famílias quem toma as decisões?
  • Quem trabalha para o sustento da família?
  • Esta família se parece com a sua? Por quê?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações: Apresente uma a uma as imagens a seguir com auxílio de um projetor ou impressas - disponíveis aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VfWTEeXxzv7ycd7nkVAAfhqXkfm9YKJfUcSHCVdXTPNehBGPRU5jUhj8R8kw/his1-07und04-familias.pdf e problematize com as crianças de modo que estabeleçam semelhanças e diferenças com a fotografia utilizada no contexto e com a família a que pertencem, identificando-se ou não com as estruturas apresentadas. Possivelmente não serão todos os alunos que se sentirão representados, então, você deverá mediar a discussão para que observem a diversidade existente no grupo.

Questões para a problematização ampliando os questionamentos anteriores:

  • Esta fotografia foi tirada há pouco tempo?
  • Como podemos perceber?
  • Esta imagem pode representar uma família? Por quê?
  • Descreva a família retratada? Quem são seus membros?
  • Quantos são adultos? E crianças?
  • Alguém nesta fotografia demonstra ocupar um lugar de destaque? Se sim, quem? Por quê?
  • Isso acontece também nas nossas famílias?
  • Em nossas famílias quem toma as decisões?
  • Quem trabalha para o sustento da família?
  • Esta família se parece com a sua? Por quê?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações: Apresente uma a uma as imagens a seguir com auxílio de um projetor ou impressas - disponíveis aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VfWTEeXxzv7ycd7nkVAAfhqXkfm9YKJfUcSHCVdXTPNehBGPRU5jUhj8R8kw/his1-07und04-familias.pdf e problematize com as crianças de modo que estabeleçam semelhanças e diferenças com a fotografia utilizada no contexto e com a família a que pertencem, identificando-se ou não com as estruturas apresentadas. Possivelmente não serão todos os alunos que se sentirão representados, então, você deverá mediar a discussão para que observem a diversidade existente no grupo.

Questões para a problematização ampliando os questionamentos anteriores:

  • Esta fotografia foi tirada há pouco tempo?
  • Como podemos perceber?
  • Esta imagem pode representar uma família? Por quê?
  • Descreva a família retratada? Quem são seus membros?
  • Quantos são adultos? E crianças?
  • Alguém nesta fotografia demonstra ocupar um lugar de destaque? Se sim, quem? Por quê?
  • Isso acontece também nas nossas famílias?
  • Em nossas famílias quem toma as decisões?
  • Quem trabalha para o sustento da família?
  • Esta família se parece com a sua? Por quê?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações: Organize a turma em grupos de quatro crianças e disponibilize diferentes imagens de pessoas/grupos de pessoas - duas imagens por grupo. Retome a imagem utilizada no contexto e sua legenda para exemplificar com a turma.É possível também criar de forma coletiva a legenda de uma das imagens para facilitar a compreensão das crianças.

No grupo, as crianças deverão escrever uma legenda explicando como se constitui a família de cada imagem, o local onde se encontram e o que estão fazendo de acordo com as hipóteses do grupo após as discussões realizadas. Como as crianças encontram-se em processo de alfabetização, ao formar os grupos é importante pensar em agrupamentos produtivos que levem os alunos a refletir e compartilhar seus saberes. Caso o grupo não tenha condições de realizar a escrita neste momento, faça estas anotações.

Você encontra o modelo do impresso para esta atividade disponível neste link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vsfHcnbEEUBtwSVqnMMHJpBhYy9J7FPDWyHAb2kUPetd9XEUkSw32CbYjT8t/his1-07und04-fotos-para-legendar.pdf

Conforme os grupos forem concluindo a tarefa, faça com eles a composição de um painel para a apreciação da turma.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Mundo pessoal: eu, meu grupo social e meu tempo do 1º ano :

MAIS AULAS DE História do 1º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF01HI07 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano