16986
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 9º ano > A história recente

Plano de aula - A crise dos mísseis em Cuba e a Guerra Fria

Plano de aula de História com atividades para 9º ano do EF sobre A crise dos mísseis em Cuba e a Guerra Fria

Plano 02 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Isis Fernanda Ferrari

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos (troque 50 por 100 se esse plano for de 1º ou 2º anos). Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09HI28, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Cópias impressas do texto e da imagem e/ou projetor (se tiver disponível).

Contexto:

Link da Questão 19 do ENEM 2016:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pAAJHNPvPMB6JEmTRrwZ44w9xNDKJ74ZDACsrgvbzYKptK8W8ByBZdyNjbAp/questao-19-do-enem-2016.pdf

Problematização:

Link do texto: Os mísseis de outubro

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/XCWcwST6rrQ45nKBeHbY5Udu2Ua9D75aNsUnRUnJ6Zxtduw3FXGzaW36E8zx/os-misseis-de-outubro.pdf

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações para o professor: Escreva no quadro ou projete o objetivo da aula e leia em voz alta para os alunos. Esta ação é importante para apresentar o tema ou conteúdo da aula aos alunos.

Para você saber mais:

SOUSA, Rainer Gonçalves. Guerra Fria. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiageral/guerra-fria.htm Acesso em: 25 de fevereiro de 2019.

DOMINGOS. Charles Sidarta Machado: 50 anos da crise dos mísseis: horror nuclear em tempos presentes. História, Rio Grande, v. 4, n. 2: 79-90, 2013. Disponível em: http://repositorio.furg.br/bitstream/handle/1/6892/3666-11624-2-PB.pdf?sequence=1 Acesso em: 21 de fevereiro de 2019.

Crise dos mísseis: o mundo à beira da guerra nuclear. TV Estadão. Publicado em 29 de set de 2012. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=f7KXD-XCRdI Acesso em: 25 de fevereiro de 2019.

ENEM: Questão 19/Prova Azul/2º dia de aplicação/2016. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/provas/2016/CAD_ENEM_2016_DIA_1_01_AZUL_2.pdf Acesso em: 21 de fevereiro de 2019.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientações: Este primeiro momento da aula tem a função de preparar os alunos para o tema. Para isso inicie a atividade apresentando a questão 19 da Prova azul do Enem de 2016. A questão pode ser impressa ou, se possível, projetada. Peça aos alunos que observem a imagem com base neste roteiro:
Em que os homens estão sentados? O que está escrito nos mísseis que os homens estão sentados? Os homens disputam um jogo chamado “Braço de Ferro”. Qual
a intenção desta disputa?
Pode-se completar as informações da imagem citando a disputa entre EUA e URSS (capitalismo e socialismo) como uma disputa hegemônica. Ao término da observação da imagem, leia a questão para os alunos e peça que respondam. Mesmo que alguns alunos da classe não cheguem à resposta correta, é importante estimulá-los a responder a questão por meio do contexto e da observação da charge. Em seguida pergunte para a sala qual resposta eles selecionaram, faça uma contagem para verificar quantos alunos conseguiram marcar a resposta correta. Este momento pode ser aproveitado para verificar quantos alunos conseguiram responder a questão por meio da análise da charge presente na questão.

Link da Questão 19 do ENEM 2016:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pAAJHNPvPMB6JEmTRrwZ44w9xNDKJ74ZDACsrgvbzYKptK8W8ByBZdyNjbAp/questao-19-do-enem-2016.pdf

Para você saber mais:

Este trecho do texto “Guerra Fria”, publicado no site Mundo Educação, apresenta de forma sintética e didática a Guerra Fria e pode ser indicado em uma atividade de pesquisa com os alunos.

(...) “Mais do que duas nações, Estados Unidos e União Soviética representaram o antagonismo entre dois modos de organização da sociedade, da economia e das relações políticas. Sendo assim, a chamada “Guerra Fria” simbolizou o enfrentamento destas duas ideologias fomentadas pelo suporte ideológico dos valores de ordem socialista e capitalista.” (SOUSA, Rainer Gonçalves. Guerra Fria. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiageral/guerra-fria.htm Acesso em: 25 de fevereiro de 2019.

ENEM: Questão 19/Prova Azul/2º dia de aplicação/2016. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/provas/2016/CAD_ENEM_2016_DIA_1_01_AZUL_2.pdf Acesso em: 21 de fevereiro de 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Divida os alunos em grupos de quatro integrantes cada. Separe a sala em dois blocos distintos (se possível cada bloco terá a mesma quantidade de grupos). O primeiro bloco ficará responsável por analisar a reação do presidente dos EUA, John Kennedy. O segundo bloco ficará responsável por analisar a reação do presidente da URSS, Kruschev. Distribua os textos impressos de acordo com os blocos. Esta dinâmica de divisão em dois blocos distintos com base nas reações dos presidentes Kennedy e Kruschev proporciona versões diferentes ao mesmo contexto histórico. Projete ou escreva no quadro as orientações da atividade e leia para a classe. O objetivo desta etapa da aula é construir o contexto histórico da crise dos mísseis e a tensão entre EUA e URSS. Para isto peça aos alunos que construam uma narrativa contendo as informações descritas no slide. Esta narrativa será apresentada como uma notícia de telejornal. Em seguida sorteie um grupo de cada bloco para apresentar, no fim da atividade, sua narrativa a sala. Peça
que escolham um dos integrantes para ser o apresentador do telejornal. Informe aos grupos que farão parte da etapa de socialização e que terão 3 minutos para a apresentação do telejornal. Os outros grupos irão construir a narrativa no mesmo formato, porém sua produção será escrita. Recolha as narrativas para verificar se a classe apresentou, de forma adequada, o contexto histórico da crise dos mísseis e a tensão entre EUA e URSS. Enquanto os alunos desenvolvem a atividade circule entre os grupos. Pode ser que haja dúvidas principalmente sobre o texto que servirá de base para a construção das narrativas. Controle o tempo.

Link do texto: Os mísseis de outubro

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/XCWcwST6rrQ45nKBeHbY5Udu2Ua9D75aNsUnRUnJ6Zxtduw3FXGzaW36E8zx/os-misseis-de-outubro.pdf

Observação: se houver tempo superior a 50 minutos de aula (tempo previsto para este plano de aula), apresente para os alunos o vídeo Crise dos mísseis: o mundo à beira da guerra nuclear, canal do YouTube: TV Estadão. Este vídeo é interessante pois mostra o discurso do presidente Kennedy, imagens históricas e comentários de especialistas sobre a crise dos mísseis em Cuba. Esta apresentação pode ser feita antes da atividade em grupo.

Crise dos mísseis: o mundo à beira da guerra nuclear. TV Estadão. Publicado em 29 de set de 2012. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=f7KXD-XCRdI Acesso em: 25 de fevereiro de 2019.

Para você saber mais:

DOMINGOS. Charles Sidarta Machado: 50 anos da crise dos mísseis: horror nuclear em tempos presentes. História, Rio Grande, v. 4, n. 2: 79-90, 2013. Disponível em: http://repositorio.furg.br/bitstream/handle/1/6892/3666-11624-2-PB.pdf?sequence=1 Acesso em: 21 de fevereiro de 2019.

Crise dos mísseis: o mundo à beira da guerra nuclear. TV Estadão. Publicado em 29 de set de 2012. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=f7KXD-XCRdI Acesso em: 25 de fevereiro de 2019.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Nesta etapa da aula o objetivo é sistematizar o conhecimento construído pelos alunos. O grupo sorteado irá apresentar sua narrativa simulando uma notícia de telejornal. Este momento é interessante para verificar se a narrativa contém os itens sobre o contexto da crise dos mísseis em Cuba e como os alunos de cada bloco apresentam as reações dos presidentes Kennedy e Kruschev (Descoberta dos mísseis em Cuba; Reação do presidente John Kennedy - 1ª bloco; Reação do presidente Kruschev - 2º bloco; Por que este evento foi chamado de crise dos mísseis). Cada grupo terá 3 minutos para apresentar seu telejornal. Retome e explique a crise dos mísseis de forma objetiva para que os alunos corrijam possíveis equívocos. Pode ser utilizado um esquema no quadro para esta explicação. Como sugerido anteriormente, recolha as narrativas para verificar se os alunos apresentaram de forma adequada o contexto histórico da crise dos mísseis e a tensão entre EUA e URSS.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos (troque 50 por 100 se esse plano for de 1º ou 2º anos). Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09HI28, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Cópias impressas do texto e da imagem e/ou projetor (se tiver disponível).

Contexto:

Link da Questão 19 do ENEM 2016:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pAAJHNPvPMB6JEmTRrwZ44w9xNDKJ74ZDACsrgvbzYKptK8W8ByBZdyNjbAp/questao-19-do-enem-2016.pdf

Problematização:

Link do texto: Os mísseis de outubro

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/XCWcwST6rrQ45nKBeHbY5Udu2Ua9D75aNsUnRUnJ6Zxtduw3FXGzaW36E8zx/os-misseis-de-outubro.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações para o professor: Escreva no quadro ou projete o objetivo da aula e leia em voz alta para os alunos. Esta ação é importante para apresentar o tema ou conteúdo da aula aos alunos.

Para você saber mais:

SOUSA, Rainer Gonçalves. Guerra Fria. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiageral/guerra-fria.htm Acesso em: 25 de fevereiro de 2019.

DOMINGOS. Charles Sidarta Machado: 50 anos da crise dos mísseis: horror nuclear em tempos presentes. História, Rio Grande, v. 4, n. 2: 79-90, 2013. Disponível em: http://repositorio.furg.br/bitstream/handle/1/6892/3666-11624-2-PB.pdf?sequence=1 Acesso em: 21 de fevereiro de 2019.

Crise dos mísseis: o mundo à beira da guerra nuclear. TV Estadão. Publicado em 29 de set de 2012. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=f7KXD-XCRdI Acesso em: 25 de fevereiro de 2019.

ENEM: Questão 19/Prova Azul/2º dia de aplicação/2016. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/provas/2016/CAD_ENEM_2016_DIA_1_01_AZUL_2.pdf Acesso em: 21 de fevereiro de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientações: Este primeiro momento da aula tem a função de preparar os alunos para o tema. Para isso inicie a atividade apresentando a questão 19 da Prova azul do Enem de 2016. A questão pode ser impressa ou, se possível, projetada. Peça aos alunos que observem a imagem com base neste roteiro:
Em que os homens estão sentados? O que está escrito nos mísseis que os homens estão sentados? Os homens disputam um jogo chamado “Braço de Ferro”. Qual
a intenção desta disputa?
Pode-se completar as informações da imagem citando a disputa entre EUA e URSS (capitalismo e socialismo) como uma disputa hegemônica. Ao término da observação da imagem, leia a questão para os alunos e peça que respondam. Mesmo que alguns alunos da classe não cheguem à resposta correta, é importante estimulá-los a responder a questão por meio do contexto e da observação da charge. Em seguida pergunte para a sala qual resposta eles selecionaram, faça uma contagem para verificar quantos alunos conseguiram marcar a resposta correta. Este momento pode ser aproveitado para verificar quantos alunos conseguiram responder a questão por meio da análise da charge presente na questão.

Link da Questão 19 do ENEM 2016:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pAAJHNPvPMB6JEmTRrwZ44w9xNDKJ74ZDACsrgvbzYKptK8W8ByBZdyNjbAp/questao-19-do-enem-2016.pdf

Para você saber mais:

Este trecho do texto “Guerra Fria”, publicado no site Mundo Educação, apresenta de forma sintética e didática a Guerra Fria e pode ser indicado em uma atividade de pesquisa com os alunos.

(...) “Mais do que duas nações, Estados Unidos e União Soviética representaram o antagonismo entre dois modos de organização da sociedade, da economia e das relações políticas. Sendo assim, a chamada “Guerra Fria” simbolizou o enfrentamento destas duas ideologias fomentadas pelo suporte ideológico dos valores de ordem socialista e capitalista.” (SOUSA, Rainer Gonçalves. Guerra Fria. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiageral/guerra-fria.htm Acesso em: 25 de fevereiro de 2019.

ENEM: Questão 19/Prova Azul/2º dia de aplicação/2016. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/provas/2016/CAD_ENEM_2016_DIA_1_01_AZUL_2.pdf Acesso em: 21 de fevereiro de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Divida os alunos em grupos de quatro integrantes cada. Separe a sala em dois blocos distintos (se possível cada bloco terá a mesma quantidade de grupos). O primeiro bloco ficará responsável por analisar a reação do presidente dos EUA, John Kennedy. O segundo bloco ficará responsável por analisar a reação do presidente da URSS, Kruschev. Distribua os textos impressos de acordo com os blocos. Esta dinâmica de divisão em dois blocos distintos com base nas reações dos presidentes Kennedy e Kruschev proporciona versões diferentes ao mesmo contexto histórico. Projete ou escreva no quadro as orientações da atividade e leia para a classe. O objetivo desta etapa da aula é construir o contexto histórico da crise dos mísseis e a tensão entre EUA e URSS. Para isto peça aos alunos que construam uma narrativa contendo as informações descritas no slide. Esta narrativa será apresentada como uma notícia de telejornal. Em seguida sorteie um grupo de cada bloco para apresentar, no fim da atividade, sua narrativa a sala. Peça
que escolham um dos integrantes para ser o apresentador do telejornal. Informe aos grupos que farão parte da etapa de socialização e que terão 3 minutos para a apresentação do telejornal. Os outros grupos irão construir a narrativa no mesmo formato, porém sua produção será escrita. Recolha as narrativas para verificar se a classe apresentou, de forma adequada, o contexto histórico da crise dos mísseis e a tensão entre EUA e URSS. Enquanto os alunos desenvolvem a atividade circule entre os grupos. Pode ser que haja dúvidas principalmente sobre o texto que servirá de base para a construção das narrativas. Controle o tempo.

Link do texto: Os mísseis de outubro

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/XCWcwST6rrQ45nKBeHbY5Udu2Ua9D75aNsUnRUnJ6Zxtduw3FXGzaW36E8zx/os-misseis-de-outubro.pdf

Observação: se houver tempo superior a 50 minutos de aula (tempo previsto para este plano de aula), apresente para os alunos o vídeo Crise dos mísseis: o mundo à beira da guerra nuclear, canal do YouTube: TV Estadão. Este vídeo é interessante pois mostra o discurso do presidente Kennedy, imagens históricas e comentários de especialistas sobre a crise dos mísseis em Cuba. Esta apresentação pode ser feita antes da atividade em grupo.

Crise dos mísseis: o mundo à beira da guerra nuclear. TV Estadão. Publicado em 29 de set de 2012. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=f7KXD-XCRdI Acesso em: 25 de fevereiro de 2019.

Para você saber mais:

DOMINGOS. Charles Sidarta Machado: 50 anos da crise dos mísseis: horror nuclear em tempos presentes. História, Rio Grande, v. 4, n. 2: 79-90, 2013. Disponível em: http://repositorio.furg.br/bitstream/handle/1/6892/3666-11624-2-PB.pdf?sequence=1 Acesso em: 21 de fevereiro de 2019.

Crise dos mísseis: o mundo à beira da guerra nuclear. TV Estadão. Publicado em 29 de set de 2012. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=f7KXD-XCRdI Acesso em: 25 de fevereiro de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Nesta etapa da aula o objetivo é sistematizar o conhecimento construído pelos alunos. O grupo sorteado irá apresentar sua narrativa simulando uma notícia de telejornal. Este momento é interessante para verificar se a narrativa contém os itens sobre o contexto da crise dos mísseis em Cuba e como os alunos de cada bloco apresentam as reações dos presidentes Kennedy e Kruschev (Descoberta dos mísseis em Cuba; Reação do presidente John Kennedy - 1ª bloco; Reação do presidente Kruschev - 2º bloco; Por que este evento foi chamado de crise dos mísseis). Cada grupo terá 3 minutos para apresentar seu telejornal. Retome e explique a crise dos mísseis de forma objetiva para que os alunos corrijam possíveis equívocos. Pode ser utilizado um esquema no quadro para esta explicação. Como sugerido anteriormente, recolha as narrativas para verificar se os alunos apresentaram de forma adequada o contexto histórico da crise dos mísseis e a tensão entre EUA e URSS.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE A história recente do 9º ano :

MAIS AULAS DE História do 9º ano:

9º ano / História / Modernização, ditadura civil-militar e redemocratização: o Brasil após 1946

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09HI28 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano