16985
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 9º ano > Modernização, ditadura civil-militar e redemocratização: o Brasil após 1946

Plano de aula - O Brasil e o FMI

Plano de aula de História com atividades para 9º ano do EF sobre O Brasil e o FMI

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Isis Fernanda Ferrari

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagens, áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Drive, Google Meet.

Contexto
Encaminhe o objetivo da aula e peça para que os alunos pesquisem em dicionários o significado da palavra monetário, e que procurem criar hipóteses para o que é o Fundo Monetário Internacional (FMI).

Dê um tempo para que possam refletir e debater as hipóteses. Eles podem fazer este debate no próprio grupo da sala.

Problematização
Nesta etapa, você pode propor que os alunos trabalhem individualmente ou agrupados. Para trabalharem em grupos, podem conversar por Whatsapp, e-mail, Facebook ou em um documento compartilhado pelo grupo no Google Drive, onde podem deixar comentários para os outros integrantes. O importante é que troquem informações e se auxiliem na análise das fontes. Você pode deixar que eles se agrupem livremente ou pode separá-los em duplas, trios ou grupos, de acordo com seu conhecimento sobre a turma.

Encaminhe o texto sobre o FMI e peça para que os estudantes construam um esquema, texto ou mapa mental, explicando o contexto, objetivo e importância do FMI, com base no texto.

Você pode encaminhar pequenos vídeos ou áudios para esclarecer dúvidas, complementar informações e chamar a atenção para informações das fontes que podem ter passado despercebidas pelos estudantes.

Eles podem fazer esta atividade digitalmente, no computador ou smartphone, ou à mão, no caderno, e enviar fotografias das atividades para a turma.

Sistematização
Neste momento, você pode propor que os alunos enviem as produções para que o restante da turma possa ver e comentar.

As criações dos alunos podem ser enviadas para o grupa da sala no Whatsapp ou Google Sala de Aula. Depois que tiverem oportunidade de ver as atividades feitas pelos outros grupos, proponha que eles façam correções nas atividades, com base nas dos colegas.

Convite às famílias
Incentive os alunos a compartilharem as produções com os familiares.

As famílias podem saber mais sobre o FMI no site do Itamaraty (disponível aqui) e da ONU (disponível aqui). 

Tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades): disponível aqui.
Google Sala de Aula (como criar uma turma):disponível aqui.
Google Drive (como organizar pastas):disponível aqui.
Google Meet (como criar uma reunião online): disponível aqui.

Sugestão Enviada Por: Chayene Medeiros


Código: HIS9_27UND02

(EF09HI27) Relacionar aspectos das mudanças econômicas, culturais e sociais ocorridas no Brasil a partir da década de 1990 ao papel do País no cenário internacional na era da globalização.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Modernização, ditadura civil-militar e redemocratização: o Brasil após 1946 do 9º ano:

9º ano / História / Modernização, ditadura civil-militar e redemocratização: o Brasil após 1946

9º ano / História / Modernização, ditadura civil-militar e redemocratização: o Brasil após 1946

MAIS AULAS DE História do 9º ano:

9º ano / História / Modernização, ditadura civil-militar e redemocratização: o Brasil após 1946

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas