16982
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 9º ano > Modernização, ditadura civil-militar e redemocratização: o Brasil após 1946

Plano de aula - Luta armada e ditadura civil-militar

Plano de aula de História com atividades para 9º ano do EF sobre Luta armada e ditadura civil-militar

Plano 02 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Pablo Jeovane Santos Farias

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09HI20, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Cópias impressas dos textos.

Material complementar:

Luta armada no Brasil

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7UgGAasA5Q5Vmm6kPXXnGCHjHf32N6gsttjBXtjvxyXmJtFTGzX3JD55gYc9/his9-20und02-luta-armada-no-brasil.pdf

“Ao povo brasileiro”

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/JJ9ZMqTQBmnErGjYY3xMEhUAvP9JTg3xpJBKHTMFRzGEmqWprZDbSHC46HaF/his9-20und02-ao-povo-brasileiro.pdf

Inimigo n° 1

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pMBNU4TFmRUVSJ8xsfSJXK6CgBBwjJfTqrX75mf924HBkuhBMbRgMSe6XYnT/his9-20und02-inimigo-n-1.pdf

Quem foi Marighella?

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ycfwtM3sQwJdBzHH7sFE6Yw4knDMrD3pEw8YFZSkWgJmcS8J5MqprddY4d3U/his9-20und02-quem-foi-mariguella.pdf

Para você saber mais:

Trailer Soldados do Araguaia - https://www.youtube.com/watch?time_continue=6&v=IrXcONiKJ_Q Acesso em: 11/11/2018.

Manual do guerrilheiro urbano. Disponível: https://www.documentosrevelados.com.br/wp-content/uploads/2015/08/carlos-marighella-manual-do-guerrilheiro-urbano.pdf Acesso em: 20/2/2019.

Grupos da luta armada. http://memoriasdaditadura.org.br/grupos-da-luta-armada/index.html Acesso em: 21/2/2019.

Um combate desigual. http://memorialdademocracia.com.br/card/luta-armada Acesso em: 21/2/2019.

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. É muito importante começar com a apresentação do objetivo para que os estudantes entendam o que farão e compreendam onde se quer chegar ao fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas desde o começo. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria.

Para o professor:

Neste link você encontrará informações sobre grupos de luta armada, táticas e estratégias, repressão e violação dos direitos humanos; importante para aprofundar o conhecimento ou até mesmo trazer conteúdo para uma outra aula:

Disponível: http://memoriasdaditadura.org.br/grupos-da-luta-armada/index.html Acesso em: 21/2/2019.

Para você saber mais: Se necessário, insira aqui links ou explicações sobre conceitos que o professor deverá utilizar nesta etapa do plano. É o mesmo conteúdo que você colocou no primeiro slide. Fique especialmente atento a esse item - e recorra ao especialista, se necessário - se o seu plano é voltado aos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientações: Para garantir o protagonismo dos alunos, é necessário que você não vá diretamente para a razão que motivou a formulação desta atividade (Discutir a luta armada durante a ditadura civil-militar.) Por isso, professor, faça as intervenções passo a passo, conforme descrito abaixo.

Organize a sala em trios. Diga para a turma que você vai propor uma divisão. O seu critério deve ser deixar no mesmo grupo alunos que possam se apoiar mutuamente para a realização da atividade. Projete ou imprima o documento abaixo.

Luta armada no Brasil

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7UgGAasA5Q5Vmm6kPXXnGCHjHf32N6gsttjBXtjvxyXmJtFTGzX3JD55gYc9/his9-20und02-luta-armada-no-brasil.pdf

Direcione as perguntas abaixo aos alunos. Peça que anotem suas respostas no caderno. Caminhe pela sala enquanto respondem, e, após, peça que os trios apresentem suas anotações. Utilizar as questões propostas para contextualizar a aula.

Resposta esperada:

-O que pode ter levado tantos jovens a se tornar guerrilheiros?

“Foi a forma que encontraram de resistir contra o regime ditatorial e autoritário, que não havia liberdade de expressão.”

Para você saber mais: Se necessário, insira aqui links ou explicações sobre conceitos que o professor deverá utilizar nesta etapa do plano. É o mesmo conteúdo que você colocou no primeiro slide. Fique especialmente atento a esse item - e recorra ao especialista, se necessário - se o seu plano é voltado
aos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

A etapa da Problematização será dividida em dois momentos, sendo o tempo acima destinado as duas partes.

Orientações: Projete ou imprima o documento abaixo.Sem desfazer os trios, peça para a classe analisar os documentos a seguir:

Quem foi Carlos Marighella? https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ycfwtM3sQwJdBzHH7sFE6Yw4knDMrD3pEw8YFZSkWgJmcS8J5MqprddY4d3U/his9-20und02-quem-foi-mariguella.pdf

Inimigo n° 1

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pMBNU4TFmRUVSJ8xsfSJXK6CgBBwjJfTqrX75mf924HBkuhBMbRgMSe6XYnT/his9-20und02-inimigo-n-1.pdf

Direcione as perguntas abaixo. Solicite aos estudantes que registrem as respostas em seus cadernos. Peça que alguns alunos leiam suas respostas para a turma. A expectativa é que o aluno selecionado responda para a classe:

-Por que Marighella é o inimigo n°1? Inimigo de quem?

“Porque lutava na resistência armada contra a ditadura civil-militar.”

“Inimigo dos agentes que administravam o país em nome da ditadura, inimigo da repressão, da falta de liberdade de expressão.”

Para o professor:

Quem foi Carlos Marighella?

Disponível: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ycfwtM3sQwJdBzHH7sFE6Yw4knDMrD3pEw8YFZSkWgJmcS8J5MqprddY4d3U/his9-20und02-quem-foi-mariguella.pdf

Para você saber mais:

Afinal, quem foi Carlos Marighella? https://guiadoestudante.abril.com.br/atualidades/afinal-quem-foi-carlos-marighella/ Acesso: 21/02/2019.

Marighella é abatido em emboscada em SP - http://memorialdademocracia.com.br/card/marighella-e-abatido-em-emboscada-em-sp#card-100
Acesso em: 9/3/2019.

Filme Marighella - https://www.youtube.com/watch?time_continue=8&v=7Mw386dVhcY Acesso em: 9/3/2019.

Mil faces de um homem leal - Racionais - https://www.youtube.com/watch?v=5Os1zJQALz8 Acesso em: 9/3/2019.

MAGALHÃES, Mário. O guerrilheiro que incendiou o mundo. 1° edição. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

A etapa da Problematização será dividida em dois momentos, sendo o tempo acima destinado às duas partes.

Orientações: Projete ou imprima o documento abaixo. Sem desfazer os trios, peça para a classe analisar o documento a seguir:

“Ao povo brasileiro”

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/JJ9ZMqTQBmnErGjYY3xMEhUAvP9JTg3xpJBKHTMFRzGEmqWprZDbSHC46HaF/his9-20und02-ao-povo-brasileiro.pdf

Professor, a íntegra do texto utilizado nesta parte da aula está disponível no link abaixo:

https://www.documentosrevelados.com.br/geral/gravacoes-em-fita-da-radio-libertadora-carlos-marighella-que-operou-na-clandestinidade/

Direcione as perguntas abaixo. Leia as perguntas, escreva no quadro ou imprima para os alunos. Solicite aos estudantes que registrem as respostas em seus cadernos. Peça que alguns alunos leiam suas respostas para a turma. O pronunciamento seu deu durante ocupação da estação de transmissão da Rádio Nacional Paulista. O texto foi escrito por Marighella, mas lido por outro membro da Aliança Libertadora Nacional - ALN.

A expectativa é que o aluno selecionado responda para a classe:

-Contra o que os guerrilheiros diziam que lutavam?

“Contra a atual ditadura militar brasileira e o imperialismo norte-americano.”

-Por que Carlos Marighella se dirigiu ao povo brasileiro?

“Certamente numa tentativa de defesa, pois as ações da luta armada eram acusados de terroristas e assaltantes. E buscando o apoio da população em resistir à ditadura civil-militar.”

-A mensagem seria transmitida ao povo, mesmo que para isso utilizassem a mão armada. Por quê?

“A certeza de que a mensagem chegaria ao povo brasileiro. Que não seria impedida pelas autoridades responsáveis pela repressão e opressão.”

-De que forma Marighella comemora a atuação da guerrilha no período de um ano?

“Desde o início de sua atuação até agora, os grupos armados expropriaram os banqueiros nacionais e estrangeiros e as firmas seguradoras do capital (…);
a heroica operação guerrilheira que libertou o sargento Antônio Prestes e os demais companheiros presos na penitenciária Lemos de Brito, em pleno Rio de Janeiro; o justiçamento do capitão norte-americano Charles Chandler, que veio da guerra do Vietnã para fazer espionagem da CIA no Brasil, é outra prova de que os grupos revolucionários armados estão atentos na defesa da nossa soberania e na preservação dos interesses nacionais.”

Ao professor: Carlos Marighella tornou-se conhecido ao se opor a ditadura do Estado Novo. Sendo antes preso por criticar o interventor da Bahia, em 1934. Já no Estado Novo foi preso duas vezes, inclusive sendo torturado. Também sendo opositor da ditadura civil-militar, foi preso pelos órgãos de repressão. Abandonando a resistência pacífica, entrou para a luta armada. Marighella ainda foi líder de uma das mais conhecidas formas de resistência armada durante a ditadura: a Aliança Libertadora Nacional - ALN. Foi morto em 1969 por agentes da ditadura civil-militar.

Como adequar à sua realidade:

Caso haja condições, coloque o áudio do pronunciamento para os alunos ouvirem, acompanhando a leitura do texto.

Para você saber mais:

Áudio do pronunciamento de Carlos Marighella - http://memorialdademocracia.com.br/card/guerrilha-solta-voz-na-radio-nacional Acesso em: 7/3/2019.

Documentário reconta histórias de ex-combatentes da guerrilha - https://www.brasildefato.com.br/2017/02/13/documentario-reconta-historias-de-ex-combatentes-da-guerrilha-do-araguaia/ Acesso em: 11/3/2019.

Filme traz revelações de ex-soldados sobre a guerrilha do Araguaia - https://oglobo.globo.com/cultura/filmes/filme-traz-revelacoes-de-ex-soldados-sobre-guerrilha-do-araguaia-22514052 Acesso em: 11/3/2019.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Nos mesmos grupos das etapas anteriores, solicitar que os alunos criem mensagens defendendo a democracia e a liberdade de expressão, justificando suas respostas. É esperado que os alunos demonstrem que aprenderam o objetivo da aula. A intenção é escrever textos com base nas informações analisadas nos documentos. Peça aos alunos que simulem uma estação de rádio, realizando o pronunciamento produzido por eles.

E caso a Escola disponha de rádio escolar, realize o pronunciamento na mesma.

Como adequar à sua realidade:

Caso a escola disponha de rádio escolar, realize o pronunciamento na mesma.

Para você saber mais:

Guerrilha do Araguaia - http://www.vermelho.org.br/noticia/311264-1 Acesso em: 11/3/2019.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09HI20, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Cópias impressas dos textos.

Material complementar:

Luta armada no Brasil

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7UgGAasA5Q5Vmm6kPXXnGCHjHf32N6gsttjBXtjvxyXmJtFTGzX3JD55gYc9/his9-20und02-luta-armada-no-brasil.pdf

“Ao povo brasileiro”

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/JJ9ZMqTQBmnErGjYY3xMEhUAvP9JTg3xpJBKHTMFRzGEmqWprZDbSHC46HaF/his9-20und02-ao-povo-brasileiro.pdf

Inimigo n° 1

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pMBNU4TFmRUVSJ8xsfSJXK6CgBBwjJfTqrX75mf924HBkuhBMbRgMSe6XYnT/his9-20und02-inimigo-n-1.pdf

Quem foi Marighella?

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ycfwtM3sQwJdBzHH7sFE6Yw4knDMrD3pEw8YFZSkWgJmcS8J5MqprddY4d3U/his9-20und02-quem-foi-mariguella.pdf

Para você saber mais:

Trailer Soldados do Araguaia - https://www.youtube.com/watch?time_continue=6&v=IrXcONiKJ_Q Acesso em: 11/11/2018.

Manual do guerrilheiro urbano. Disponível: https://www.documentosrevelados.com.br/wp-content/uploads/2015/08/carlos-marighella-manual-do-guerrilheiro-urbano.pdf Acesso em: 20/2/2019.

Grupos da luta armada. http://memoriasdaditadura.org.br/grupos-da-luta-armada/index.html Acesso em: 21/2/2019.

Um combate desigual. http://memorialdademocracia.com.br/card/luta-armada Acesso em: 21/2/2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. É muito importante começar com a apresentação do objetivo para que os estudantes entendam o que farão e compreendam onde se quer chegar ao fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas desde o começo. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria.

Para o professor:

Neste link você encontrará informações sobre grupos de luta armada, táticas e estratégias, repressão e violação dos direitos humanos; importante para aprofundar o conhecimento ou até mesmo trazer conteúdo para uma outra aula:

Disponível: http://memoriasdaditadura.org.br/grupos-da-luta-armada/index.html Acesso em: 21/2/2019.

Para você saber mais: Se necessário, insira aqui links ou explicações sobre conceitos que o professor deverá utilizar nesta etapa do plano. É o mesmo conteúdo que você colocou no primeiro slide. Fique especialmente atento a esse item - e recorra ao especialista, se necessário - se o seu plano é voltado aos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientações: Para garantir o protagonismo dos alunos, é necessário que você não vá diretamente para a razão que motivou a formulação desta atividade (Discutir a luta armada durante a ditadura civil-militar.) Por isso, professor, faça as intervenções passo a passo, conforme descrito abaixo.

Organize a sala em trios. Diga para a turma que você vai propor uma divisão. O seu critério deve ser deixar no mesmo grupo alunos que possam se apoiar mutuamente para a realização da atividade. Projete ou imprima o documento abaixo.

Luta armada no Brasil

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7UgGAasA5Q5Vmm6kPXXnGCHjHf32N6gsttjBXtjvxyXmJtFTGzX3JD55gYc9/his9-20und02-luta-armada-no-brasil.pdf

Direcione as perguntas abaixo aos alunos. Peça que anotem suas respostas no caderno. Caminhe pela sala enquanto respondem, e, após, peça que os trios apresentem suas anotações. Utilizar as questões propostas para contextualizar a aula.

Resposta esperada:

-O que pode ter levado tantos jovens a se tornar guerrilheiros?

“Foi a forma que encontraram de resistir contra o regime ditatorial e autoritário, que não havia liberdade de expressão.”

Para você saber mais: Se necessário, insira aqui links ou explicações sobre conceitos que o professor deverá utilizar nesta etapa do plano. É o mesmo conteúdo que você colocou no primeiro slide. Fique especialmente atento a esse item - e recorra ao especialista, se necessário - se o seu plano é voltado
aos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

A etapa da Problematização será dividida em dois momentos, sendo o tempo acima destinado as duas partes.

Orientações: Projete ou imprima o documento abaixo.Sem desfazer os trios, peça para a classe analisar os documentos a seguir:

Quem foi Carlos Marighella? https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ycfwtM3sQwJdBzHH7sFE6Yw4knDMrD3pEw8YFZSkWgJmcS8J5MqprddY4d3U/his9-20und02-quem-foi-mariguella.pdf

Inimigo n° 1

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pMBNU4TFmRUVSJ8xsfSJXK6CgBBwjJfTqrX75mf924HBkuhBMbRgMSe6XYnT/his9-20und02-inimigo-n-1.pdf

Direcione as perguntas abaixo. Solicite aos estudantes que registrem as respostas em seus cadernos. Peça que alguns alunos leiam suas respostas para a turma. A expectativa é que o aluno selecionado responda para a classe:

-Por que Marighella é o inimigo n°1? Inimigo de quem?

“Porque lutava na resistência armada contra a ditadura civil-militar.”

“Inimigo dos agentes que administravam o país em nome da ditadura, inimigo da repressão, da falta de liberdade de expressão.”

Para o professor:

Quem foi Carlos Marighella?

Disponível: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ycfwtM3sQwJdBzHH7sFE6Yw4knDMrD3pEw8YFZSkWgJmcS8J5MqprddY4d3U/his9-20und02-quem-foi-mariguella.pdf

Para você saber mais:

Afinal, quem foi Carlos Marighella? https://guiadoestudante.abril.com.br/atualidades/afinal-quem-foi-carlos-marighella/ Acesso: 21/02/2019.

Marighella é abatido em emboscada em SP - http://memorialdademocracia.com.br/card/marighella-e-abatido-em-emboscada-em-sp#card-100
Acesso em: 9/3/2019.

Filme Marighella - https://www.youtube.com/watch?time_continue=8&v=7Mw386dVhcY Acesso em: 9/3/2019.

Mil faces de um homem leal - Racionais - https://www.youtube.com/watch?v=5Os1zJQALz8 Acesso em: 9/3/2019.

MAGALHÃES, Mário. O guerrilheiro que incendiou o mundo. 1° edição. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

A etapa da Problematização será dividida em dois momentos, sendo o tempo acima destinado às duas partes.

Orientações: Projete ou imprima o documento abaixo. Sem desfazer os trios, peça para a classe analisar o documento a seguir:

“Ao povo brasileiro”

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/JJ9ZMqTQBmnErGjYY3xMEhUAvP9JTg3xpJBKHTMFRzGEmqWprZDbSHC46HaF/his9-20und02-ao-povo-brasileiro.pdf

Professor, a íntegra do texto utilizado nesta parte da aula está disponível no link abaixo:

https://www.documentosrevelados.com.br/geral/gravacoes-em-fita-da-radio-libertadora-carlos-marighella-que-operou-na-clandestinidade/

Direcione as perguntas abaixo. Leia as perguntas, escreva no quadro ou imprima para os alunos. Solicite aos estudantes que registrem as respostas em seus cadernos. Peça que alguns alunos leiam suas respostas para a turma. O pronunciamento seu deu durante ocupação da estação de transmissão da Rádio Nacional Paulista. O texto foi escrito por Marighella, mas lido por outro membro da Aliança Libertadora Nacional - ALN.

A expectativa é que o aluno selecionado responda para a classe:

-Contra o que os guerrilheiros diziam que lutavam?

“Contra a atual ditadura militar brasileira e o imperialismo norte-americano.”

-Por que Carlos Marighella se dirigiu ao povo brasileiro?

“Certamente numa tentativa de defesa, pois as ações da luta armada eram acusados de terroristas e assaltantes. E buscando o apoio da população em resistir à ditadura civil-militar.”

-A mensagem seria transmitida ao povo, mesmo que para isso utilizassem a mão armada. Por quê?

“A certeza de que a mensagem chegaria ao povo brasileiro. Que não seria impedida pelas autoridades responsáveis pela repressão e opressão.”

-De que forma Marighella comemora a atuação da guerrilha no período de um ano?

“Desde o início de sua atuação até agora, os grupos armados expropriaram os banqueiros nacionais e estrangeiros e as firmas seguradoras do capital (…);
a heroica operação guerrilheira que libertou o sargento Antônio Prestes e os demais companheiros presos na penitenciária Lemos de Brito, em pleno Rio de Janeiro; o justiçamento do capitão norte-americano Charles Chandler, que veio da guerra do Vietnã para fazer espionagem da CIA no Brasil, é outra prova de que os grupos revolucionários armados estão atentos na defesa da nossa soberania e na preservação dos interesses nacionais.”

Ao professor: Carlos Marighella tornou-se conhecido ao se opor a ditadura do Estado Novo. Sendo antes preso por criticar o interventor da Bahia, em 1934. Já no Estado Novo foi preso duas vezes, inclusive sendo torturado. Também sendo opositor da ditadura civil-militar, foi preso pelos órgãos de repressão. Abandonando a resistência pacífica, entrou para a luta armada. Marighella ainda foi líder de uma das mais conhecidas formas de resistência armada durante a ditadura: a Aliança Libertadora Nacional - ALN. Foi morto em 1969 por agentes da ditadura civil-militar.

Como adequar à sua realidade:

Caso haja condições, coloque o áudio do pronunciamento para os alunos ouvirem, acompanhando a leitura do texto.

Para você saber mais:

Áudio do pronunciamento de Carlos Marighella - http://memorialdademocracia.com.br/card/guerrilha-solta-voz-na-radio-nacional Acesso em: 7/3/2019.

Documentário reconta histórias de ex-combatentes da guerrilha - https://www.brasildefato.com.br/2017/02/13/documentario-reconta-historias-de-ex-combatentes-da-guerrilha-do-araguaia/ Acesso em: 11/3/2019.

Filme traz revelações de ex-soldados sobre a guerrilha do Araguaia - https://oglobo.globo.com/cultura/filmes/filme-traz-revelacoes-de-ex-soldados-sobre-guerrilha-do-araguaia-22514052 Acesso em: 11/3/2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Nos mesmos grupos das etapas anteriores, solicitar que os alunos criem mensagens defendendo a democracia e a liberdade de expressão, justificando suas respostas. É esperado que os alunos demonstrem que aprenderam o objetivo da aula. A intenção é escrever textos com base nas informações analisadas nos documentos. Peça aos alunos que simulem uma estação de rádio, realizando o pronunciamento produzido por eles.

E caso a Escola disponha de rádio escolar, realize o pronunciamento na mesma.

Como adequar à sua realidade:

Caso a escola disponha de rádio escolar, realize o pronunciamento na mesma.

Para você saber mais:

Guerrilha do Araguaia - http://www.vermelho.org.br/noticia/311264-1 Acesso em: 11/3/2019.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Modernização, ditadura civil-militar e redemocratização: o Brasil após 1946 do 9º ano :

9º ano / História / Modernização, ditadura civil-militar e redemocratização: o Brasil após 1946

9º ano / História / Modernização, ditadura civil-militar e redemocratização: o Brasil após 1946

MAIS AULAS DE História do 9º ano:

9º ano / História / Modernização, ditadura civil-militar e redemocratização: o Brasil após 1946

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09HI20 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano