16981
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 9º ano > Modernização, ditadura civil-militar e redemocratização: o Brasil após 1946

Plano de aula - Resistência da imprensa alternativa durante a ditadura civil-militar

Plano de aula de História com atividades para 9º ano do EF sobre Resistência da imprensa alternativa durante a ditadura civil-militar

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Pablo Jeovane Santos Farias

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF ou documentos de texto, imagem, áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Padlet, Google Drive, Google Apresentações.

Contexto
Encaminhe o objetivo da aula, o documento e os questionamentos. Utilize a ferramente que achar mais adequada, por escrito, via e-mail, Whatsapp, Facebook, Google Sala de Aula etc. 

Para facilitar a interpretação das fontes pelos estudantes de forma autônoma, algumas questões propostas no plano original foram alteradas ou excluídas, bem como novas questões podem ter sido incluídas neste material. Faça uso dos questionamentos da maneira que considerar mais eficiente para a turma.

- Qual a importância da imprensa alternativa como resistência à ditadura civil-militar? De que maneira ela atuou?

Dê um tempo para que a turma envie as respostas às perguntas, por escrito, através de áudios ou vídeos, que podem ser encaminhados no grupo da sala.

Problematização
Nesta etapa da aula, você pode propor que os alunos trabalhem individualmente ou agrupados. Para trabalhar em grupo, os alunos podem conversar por Whatsapp, e-mail, Facebook ou em um documento compartilhado pelo grupo no Google Drive, onde podem deixar comentários para os outros integrantes. O importante é que troquem informações e se auxiliem na análise do texto. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode separá-los em duplas, trios ou grupos, de acordo com seu conhecimento sobre a turma.

Junto com as fontes propostas na etapa, encaminhe alguns questionamentos para orientar a análise, e um pequeno roteiro informando a melhor ordem para que os alunos analisem as fontes:

1º - Editorial “O São Paulo”
- Quais podem ser os motivos para a censura (trechos cortados) ao semanário O São Paulo?
- Com os trechos que restaram é possível entender o texto?
- Por que será que, mesmo assim, o jornal realizou a publicação?

2º - Jornal “O Pasquim”
- Por que “O Pasquim” diz ser o “jornal com algo menos”?
- Quem seria o lobo na capa do jornal? E a ovelha?
- Por que o jornal seria “inteiramente automático”?

Dê um tempo para que os alunos possam refletir e enviar as respostas. Elas podem ser escritas ou eles podem gravar áudio ou vídeo e mandá-las no grupo da sala.
De qualquer forma, incentive os estudantes a compartilharem as respostas sobre as questões e as impressões sobre as fontes com os colegas.

Você pode encaminhar pequenos vídeos ou áudios para esclarecer dúvidas, complementar o conteúdo e chamar a atenção para informações das fontes que podem ter passado despercebidas pelos estudantes.
Se houver a possibilidade, você pode marcar um momento síncrono, para que os alunos possam dividir as análises e para que você faça correções e pontue informações.

Sistematização
Para a produção da atividade de sistematização, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente.
Eles podem fazer a reescrita dos documentos à mão, em folha de caderno, desenhando para ilustrar a capa do de “O Pasquim”, e enviando fotografias das produções para você.
Eles também podem editar as imagens digitalmente, através do Google Apresentações, por exemplo.
Incentive os alunos a compartilharem as produções com os colegas, postando-as no mural da turma no Google Sala de Aula ou Padlet.

Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as criações com os familiares.
O site Era Virtual disponibiliza visitas virtuais a vários museus brasileiros, o que pode enriquecer muito o aprendizado da História de nosso país (disponível aqui).
Caso haja interesse, as famílias podem assistir aos episódios do documentário História do Brasil por Bóris Fausto, disponíveis no site da Tv Escola, que apresentam de maneira bastante didática, os principais aspectos de todos os períodos da História do Brasil (disponível aqui).

Links para tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades).
Google Sala de Aula (como criar uma turma). 
Google Drive (como organizar pastas).
Google Meet (como criar uma reunião online).
Padlet (como usar). 
Google Apresentações.

Sugestão Enviada Por: Chayene Medeiros


Código: HIS9_20UND01

(EF09HI20) Discutir os processos de resistência e as propostas de reorganização da sociedade brasileira durante a ditadura civil-militar.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Modernização, ditadura civil-militar e redemocratização: o Brasil após 1946 do 9º ano:

9º ano / História / Modernização, ditadura civil-militar e redemocratização: o Brasil após 1946

9º ano / História / Modernização, ditadura civil-militar e redemocratização: o Brasil após 1946

MAIS AULAS DE História do 9º ano:

9º ano / História / Modernização, ditadura civil-militar e redemocratização: o Brasil após 1946

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas