GEO09_16UNID02 - Mapas
Plano de Aula
Plano de aula: A altitude na influência do clima na Europa e Ásia.
Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Caracterização de domínios morfoclimáticos na Europa, Ásia e Oceania.
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE16 de Geografia, que consta na BNCC. Esta habilidade diz respeito identificação e comparação de diferentes domínios morfoclimáticos da Europa, da Ásia e da Oceania. Assim, o uso de materiais didáticos visuais como mapas, podem ser úteis para interpretações e comparações entre as localidades. Como esta habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Como esse plano prevê o uso de mapas e esquemas você pode desenvolver outras habilidades como a EF09GE15 que busca comparar e classificar diferentes regiões do mundo com base em informações populacionais, econômicas e socioambientais representadas em mapas temáticos e com diferentes projeções cartográficas ou a habilidade EF09GE14 que prevê, entre outras coisas, interpretar mapas temáticos e esquemáticos para analisar, sintetizar e apresentar dados esquemas e informações sobre diversidade, diferenças e desigualdades sociopolíticas e geopolíticas mundiais. A longo prazo poderá relacionar o clima e vegetação das áreas estudadas contemplando a habilidade EF09GE17 que busca explicar as características físico-naturais e a forma de ocupação e usos da terra em diferentes regiões da Europa, da Ásia e da Oceania.
Materiais necessários: Folha sulfite, lápis ou caneta e Mapas (Todos acessados em 06/02/2019):
- Zonas térmicas da Terra (Fonte: Maulucioni, sob licença CC-BY 4.0. Disponível em: https://es.wikipedia.org/wiki/Zonas_t%C3%A9rmicas#/media/File:Zonas_t%C3%A9rmicas_de_la_Tierra.png.)
- Planisfério Físico (Fonte: IBGE - https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_mundo/mundo_planisferio_fisico.pdf);
- Recorte do Planisfério Físico focando nos continentes de estudo desse tema (Fonte: IBGE - https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_mundo/mundo_planisferio_fisico.pdf);
- Esquema da variação da temperatura associado à variação de altitude (Fonte: https://slideplayer.com.br/slide/1236387/3/images/6/FACTORES+RESPONS%C3%81VEIS+PELA+VARIA%C3%87%C3%83O+DA+TEMPERATURA.jpg).
Material complementar:
Nesse material todos os mapas e figuras sugeridos no plano e em materiais complementares estão disponíveis para impressão e uso do professor: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TehufpFAJp7gZSARfYPfVcqU2XxCBhnwjqjkVRmpQJUYcsUbfzZH5TcwXvJb/geo09-16unid02-mapas.pdf
Link para os mapas:
Zonas térmicas da Terra (Fonte: Maulucioni, sob licença CC-BY 4.0. Disponível em: https://es.wikipedia.org/wiki/Zonas_t%C3%A9rmicas#/media/File:Zonas_t%C3%A9rmicas_de_la_Tierra.png.)
Planisfério Físico (Fonte: IBGE - https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_mundo/mundo_planisferio_fisico.pdf);
Recorte do Planisfério Físico focando nos continentes de estudo desse tema (Fonte: IBGE - https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_mundo/mundo_planisferio_fisico.pdf);
Para você saber mais: Para compreender a influência da altitude você pode consultar esquemas proposto neste plano disponível em: https://slideplayer.com.br/slide/1236387/3/images/6/FACTORES+RESPONS%C3%81VEIS+PELA+VARIA%C3%87%C3%83O+DA+TEMPERATURA.jpg, ou esquemas que demonstram a variação das paisagens com a altitude disponíveis em: https://www.coladaweb.com/biologia/ecologia/biomas-terrestres ou emhttp://www.geografiaparatodos.com.br/index.php?pag=capitulo_8_climas_e_formacoes_vegetais_no_mundo e também disponível em: http://clik3c.blogspot.com/2010/10/grupo-arivania-carine-ramos-ellen.html. Acessados em 06/02/2019.
A reportagem “O que é clima” define o tema abordando acerca dos fatores do clima, disponível em : http://altamontanha.com/o-que-e-o-clima/.
O artigo: “A relação entre altitude e clima”, disponível em: https://escolakids.uol.com.br/geografia/a-relacao-entre-altitude-e-clima.htm; e os vídeos: “A altitude e temperatura” disponível em : https://www.youtube.com/watch?v=fxAZJBbDvdA. e “Interrelação clima e relevo” produzido pelo INPE (Instituto de Pesquisas Espaciais), disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=hJ54uEwJLK0 explicam o conceito de clima e a relação entre a altitude e o clima, abordando as variações na temperatura, pressão e umidade.
O artigo: “A inovação budista para se adaptar à mudança climática” aborda a região do Himalaia e descreve seu clima e vegetação nas áreas altas relacionando coma dificuldade de viver nesses ambientes, disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2018/05/07/ciencia/1525692736_917003.html.
O mapa de clima está disponível para consulta em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Clima#/media/File:ClimateMapWorld.png e pode ser utilizado como material de apoio, caso haja necessidade. Todos acessados em 07/02/2019.
Contextos prévios: Para o desenvolvimento desse plano os alunos devem ter conhecimento dos conceitos de relevo, clima e vegetação e noções de localização, principalmente dos continentes desse tema (Europa, Ásia e Oceania).
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Esse plano de aula traz para os alunos a reflexão sobre a influência da altitude no clima. A ideia é que identifiquem na Europa e Ásia as áreas de relevo mais alto que apresentam significativa queda de temperatura e influência em outros atributos do clima como pluviosidade e pressão. Eles vão analisar e interpretar mapas de temperatura e do relevo do continentes desse tema para construir um esquema conceitual por meio do levantamento de hipóteses e propor um desenho que reflita as mudanças climáticas de acordo com o aumento da altitude. Para desenvolvimento dessa aula, divida a sala em grupos de 3 a 4 alunos. Se disponível, solicite aos alunos que tragam um atlas geográfico para analisar em sala de aula.
Como adequar à sua realidade: Esse tema também pode ser trabalhado no contexto do relevo, clima e vegetação do Brasil, usando como exemplo as áreas mais altas do Planalto do leste e sudeste do país próximo a faixa litorânea (Serra Geral, Serra a Mantiqueira e Serra do Espinhaço) e do Planalto Residual Norte Amazônico no extremo norte do país (Montes Roraima). Os alunos podem relacionar essas áreas a queda de temperatura e mudanças na vegetação, que se torna menos exuberantes que os complexos domínios em que se localizam (Mata Atlântica e Floresta Amazônica).
Para você saber mais:
A reportagem “O que é clima” define o tema abordando acerca dos fatores do clima, disponível em : http://altamontanha.com/o-que-e-o-clima/.
O artigo: “A relação entre altitude e clima”, disponível em: https://escolakids.uol.com.br/geografia/a-relacao-entre-altitude-e-clima.htm; e os vídeos: “A altitude e temperatura” disponível em : https://www.youtube.com/watch?v=fxAZJBbDvdA. e “Interrelação clima e relevo” produzido pelo INPE (Instituto de Pesquisas Espaciais), disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=hJ54uEwJLK0 explicam o conceito de clima e a relação entre a altitude e o clima, abordando as variações na temperatura, pressão e umidade.
Contextos prévios: Para o desenvolvimento desse plano os alunos devem ter conhecimento dos conceitos de relevo, clima e noções de localização, principalmente dos continentes desse tema (Europa, Ásia e Oceania).
Contextualização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Leia o slide em voz alta e passe para o próximo e deixe que os alunos observem atentando-se aos continentes específicos desse tema: Europa, Ásia e Oceania.
Contextualização
Orientações: No mapa os alunos devem reconhecer os continentes desse tema e notar que as cores quentes representam as áreas de climas mais mais quentes e temperaturas mais altas, e a cores frias as áreas de clima mais frios e temperaturas menores. Atente-os a interpretação da legenda que, além de trazer as médias de temperatura nas áreas demarcadas, nomeias as regiões de acordo com a latitude (regiões latitudinais) e altitude (piso altitudinal). Chame atenção para Europa, Ásia e Oceania.
Para você saber mais: o mapa apresentado original está disponível em: https://es.wikipedia.org/wiki/Zonas_t%C3%A9rmicas#/media/File:Zonas_t%C3%A9rmicas_de_la_Tierra.png.
Problematização
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações: Volte ao mapa apresentado no slide anterior, caso não tenha salientado a área na faixa latitudinal quente morno (representada em amarelo) e frio temperado (representada em verde), onde aparece ambiente de clima frio (boreal e subpolar ou subalpino e alpino ), peça aos alunos que identifique a região solicitada, ou seja, lugares representados em azul na faixa temperada e quente morno, onde teríamos o trópico de Câncer. Essas áreas estão no sul da Europa, norte do Oriente Médio e centro-sul da Ásia (norte da Índia e leste chinês). Se o livro didático utilizado em sala de aula tiver o mapa climático dos continentes desse tema ou do mundo, também poderá ser usado como apoio para identificação da área solicitada. Assim como o uso do atlas geográfico dos alunos ou de empréstimo da biblioteca.
Para você saber mais:
O mapa de clima está disponível para consulta em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Clima#/media/File:ClimateMapWorld.png e pode ser utilizado como material de apoio, caso haja necessidade. Acesso em 07/02/2019.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações: Nesse momento os alunos devem levantar hipóteses que relacionem o ambiente frio na área identificada. Na observação dos mapas posteriores eles devem perceber que os ambientes de maiores altitudes, ou seja, que apresentam cadeias montanhosas, são exatamente as áreas de climas mais frios. É provável que alguns alunos já relacionem as quedas de temperatura ao aumento de altitude. Isso deve-se pelo fato da atmosfera aquecer-se por irradiação, ou seja, de baixo para cima e portanto quanto maior a altitude, menor a temperatura. Também o ar rarefeito das áreas mais altas retém menos calor, também colaborando para as quedas de temperatura.
Devem supor que numa área montanhosa haveria uma grande variação climática associada a queda de temperatura, umidade e pressão. Nas áreas mais altas possivelmente encontrariam apenas gelo e neve em decorrência das baixíssimas temperaturas. A medida que diminui a altitude, descendo as montanhas haveria aumento de temperatura. A umidade também é inversamente proporcional à altitude, afinal quanto mais alto, mais longe do mar de onde vem grande parte da umidade do ar, a partir da evaporação das águas dos oceanos.
O objetivo final é que desenhem um esquema em uma folha sulfite, no formato de um esquema conceitual levantando hipóteses sobre a questão altitude/clima, relacionando as temperaturas e variações climáticas à altitude. Explore a criatividade dos alunos, eles podem desenhar paisagens variando com a altitude, ou mesmo fazer uma relação mais direta da altitude com a temperatura e umidade. Há um exemplo no último slide desse plano para facilitar. Se necessário, pode relacionar o mapa de clima disponível no livro didático em sala de aula ou em atlas geográfico para estabelecer a relação solicitada e auxiliar na composição do desenho. Também pode voltar ao mapa anterior que demonstra as zonas térmicas para melhor comparação com o planisfério físico e identificação das áreas mais altas da Europa e Ásia.
Para você saber mais:
O artigo: “A relação entre altitude e clima”, disponível em: https://escolakids.uol.com.br/geografia/a-relacao-entre-altitude-e-clima.htm; e os vídeos: “A altitude e temperatura” disponível em : https://www.youtube.com/watch?v=fxAZJBbDvdA. e “Interrelação clima e relevo” produzido pelo INPE (Instituto de Pesquisas Espaciais), disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=hJ54uEwJLK0 explicam o conceito de clima e a relação entre a altitude e o clima, abordando as variações na temperatura, pressão e umidade
Ação Propositiva
Orientações: Você pode passar rapidamente por esse mapa, demonstrando quais são as áreas de maior e menor altitude. Mais uma vez dê relevância à legenda, eles devem compreender que os tons mais quentes (de laranja a marrom) são as áreas mais altas e os tons mais frios (do amarelo aos verde escuro) estão relacionadas às áreas mais baixas.
Ação Propositiva
Orientações: Nesse recorte temos maior detalhamento da área a ser estudada. Eles devem identificar algumas cadeias montanhosas: Alpes, Balcãs e Cárpatos na Europa; o Cáucaso na divisa da Europa e Ásia a Cordilheira do Himalaia na região centro-sul da Ásia. Se achar possível, pode levantar os países que irão ter essa influência da temperatura na formação de suas paisagens naturais tais como Suíça, Áustria, Romênia,Sérvia, Eslovênia, Bulgária, Turquia, China, Nepal, Tibet, Butão, entre outros. Se quiser pode usar um atlas geográfico para melhor detalhamento, você solicitar aos alunos que consultem um para comparar as áreas montanhosas levantadas com o planisfério político identificando os países dessas formações mais altas.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Peça aos alunos que apresenta seu esquema aos colegas. Esse é um exemplo de estratificação que os alunos podem ter desenhado. Há outros exemplos ou eles podem desenhar de outra forma. Finalize a aula explicando para os alunos que é importante eles levarem em consideração que com aumento da altitude há queda na temperatura e, consequentemente, mudanças nas paisagens. Eles podem inclusive utilizar a legenda do mapa de zonas térmicas que apresenta os termos de acordo com a variação da altitude: nival, alpino, subalpino, montano, montano baixo, pré-montano e basal.
Para você saber mais: Para compreender a influência da altitude você pode consultar esquema proposto neste plano disponível em: https://slideplayer.com.br/slide/1236387/3/images/6/FACTORES+RESPONS%C3%81VEIS+PELA+VARIA%C3%87%C3%83O+DA+TEMPERATURA.jpg ou de esquemas que associam a variação das paisagens em relação a altitude disponíveis em: https://www.coladaweb.com/biologia/ecologia/biomas-terrestres ou emhttp://www.geografiaparatodos.com.br/index.php?pag=capitulo_8_climas_e_formacoes_vegetais_no_mundo e também disponível em: http://clik3c.blogspot.com/2010/10/grupo-arivania-carine-ramos-ellen.html. Acessados em 06/02/2019.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
GEO9_16UND02
Ferramentas sugeridas
WhatsApp ou E-mail
Valor trabalhado
Respeito ao ambiente e à própria coletividade
Apresentação do tema da aula
O objetivo desta aula é entender a relação entre as áreas montanhosas e sua influência no clima dos continentes desse tema. Caso a turma ainda não tenha um grupo, crie um no WhatsApp. A aula será organizada pelo aplicativo, mas você pode adaptá-la para o e-mail. Nesta aula o valor respeito ao ambiente e à própria coletividade estará presente. Tempo estimado de 5 minutos.
Contextualização
Envie o arquivo com os mapas que serão trabalhados. Solicite que os alunos analisem o mapa de zonas térmicas. Grave um áudio e explique eles devem reconhecer os continentes desse tema e notar que as cores quentes representam as áreas de climas mais quentes e temperaturas mais altas, e a cores frias as áreas de clima mais frios e temperaturas menores. Atente-os a interpretação da legenda que, além de trazer as médias de temperatura nas áreas demarcadas, nomeias as regiões de acordo com a latitude (regiões latitudinais) e altitude (piso altitudinal). Chame atenção para Europa, Ásia e Oceania. Tempo estimado 15 minutos.
Problematização
Ainda sobre o mapa anterior, grave um áudio e faça o questionamento, na faixa de temperaturas amenas (representadas em amarelo ou verde) na Europa e na Ásia, observa-se algo diferente? O que seria? Procure identificar essas regiões no mapa? Incentive-os a discutir e fazer anotações em seus cadernos. Tempo estimado 15 minutos.
Ação propositiva
Agora, com a ajuda dos outros mapas, eles devem levantar hipóteses acerca da questão com o uso dos mapas físicos. Identifique essas regiões e busque explicações que correlacionam os mapas. As temperaturas encontradas nessas áreas seriam a mesma do entorno? Procure explicar essa relação montando um desenho esquemático, relacionando a variação climática à altitude. Você pode desenhar paisagens observadas ao longo da montanha para ilustrar. Tire as dúvidas que aparecerem pelo WhatsApp. Professor, qualquer dúvidas consultar o Plano de Aula. Tempo estimado 45 minutos.
Sistematização
Peça aos alunos que apresenta seu esquema aos colegas. Esse é um exemplo de estratificação que os alunos podem ter desenhado. Há outros exemplos ou eles podem desenhar de outra forma. Finalize a aula explicando para os alunos que é importante eles levarem em consideração que com aumento da altitude há queda na temperatura e, consequentemente, mudanças nas paisagens. Eles podem inclusive utilizar a legenda do mapa de zonas térmicas que apresenta os termos de acordo com a variação da altitude: nival, alpino, subalpino, montano, montano baixo, pré-montano e basal. Tempo estimado de 15 minutos.
Convite às famílias
Convide os pais a lerem a reportagem sobre o aquecimento global. Assim podem ajudar seus filhos na discussão sobre o tema.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Mariana Domingues
Mentor: Regina Tunes
Especialista: Leandro Campelo
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 9°ano
Unidade temática: Natureza, ambientes e qualidade de vida
Objeto(s) de aprendizagem: Entender a relação entre as áreas montanhosas e sua influência no clima dos continentes desse tema.
Habilidade (s) da Base: (EF09GE16) Identificar e comparar diferentes domínios morfoclimáticos da Europa, da Ásia e da Oceania.
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