16969
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 9º ano > Mundo do trabalho

Plano de aula - Recursos hídricos da Índia: poluição e suas consequências para a sociedade e o meio ambiente

Plano de aula de Geografia com atividades para 9º ano do Fundamental sobre analisar criticamente problemas decorrentes da poluição hídrica na Índia para a sociedade e meio ambiente, propondo ideias e soluções

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Cibele Oliveira

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
WhatsApp ou e-mail

Valor trabalhado
Cidadania

Apresentação do tema da aula
O objetivo desta aula é analisar criticamente problemas decorrentes da poluição hídrica na Índia para a sociedade e o meio ambiente, propondo ideias e soluções. Fale para a turma que nesta aula eles trabalharão em grupos. A sugestão é que sejam 3 ou 6 (para poder trocar o material), dependendo do número de alunos. A temática é sobre os recursos hídricos na Índia, tendo como foco a poluição e as consequências para a sociedade e para o meio ambiente. Caso a turma ainda não tenha um grupo, crie um no WhatsApp. A aula será organizada pelo aplicativo, mas você pode adaptá-la para o e-mail. Nesta aula, o valor cidadania estará presente. Tempo estimado: 5 minutos.

Contextualização
Envie aos alunos o arquivo disponível aqui. Grave um áudio e peça para eles analisarem a foto e lerem o parágrafo acima dela. Pergunte se eles sabem da importância mística e religiosa dos rios na Índia, país onde os rios são considerados extensões dos deuses. Tempo estimado: 5 minutos.

Problematização
Envie aos alunos o arquivo disponível aqui. Grave um áudio e peça para eles analisarem a foto e lerem as problematizações. Esta etapa tem como objetivo levar o aluno a tecer considerações sobre o uso inadequado dos recursos hídricos, portanto, deixe claro que não é para responderem aos questionamentos, mas refletirem sobre eles, tendo como parâmetro seus conhecimentos prévios acerca do uso adequado das águas. Professor, incentive-os a enviar mensagens e áudios para debater esta etapa. Tempo estimado: 10 minutos.

Ação propositiva
Grave um áudio e explique passo a passo esta etapa. Envie aos alunos o arquivo disponível aqui, que detalha a atividade a ser feita. Como eles não estão em sala, podemos adaptar a rotação por estações. Forme 3 ou 6 grupos na sala. Como são 3 estações, a ideia é que a cada momento um grupo passe por uma estação; no caso de 6 grupos, 2 grupos irão fazer sempre a mesma estação. Solicite que os grupos se organizem pelo WhatsApp e comecem a elaborar as atividades. Por ser realizada em casa, não é necessário estipular um tempo. Comente que eles devem discutir e escrever sugestões e medidas que acreditam que possam ser tomadas tanto pela sociedade quanto pelas empresas. Tempo estimado: 50 minutos.

Sistematização
Solicite que os alunos compartilhem suas produções pelo WhatsApp da classe. Esta etapa é dedicada à socialização das sugestões e ao apontamento de possíveis soluções para os problemas hídricos analisados, que, apesar de serem sobre três situações distintas, requerem medidas análogas para a melhoria da qualidade da água. É esperado que eles falem sobre a atuação necessária da sociedade, que deve cobrar a existência de uma legislação eficaz e a implementação de políticas públicas, bem como consciência de uso desse recurso hídrico. É importante que eles compreendam que os problemas são graves e que, mesmo com medidas efetivas, eles não serão solucionados de forma imediata. Outro ponto é saber que a sociedade deve ter um papel atuante, cobrando as autoridades para a implementação de políticas públicas. Tempo estimado de 25 minutos.

Convite às famílias
Convide os pais para assistirem à reportagem sobre o rio Ganges, disponível aqui. Assim, podem ajudar seus filhos na discussão sobre o tema.

Sugestão Enviada Por: Leandro Campelo


Código: GEO9_10UND02

(EF09GE10) Analisar os impactos do processo de industrialização na produção e circulação de produtos e culturas na Europa, na Ásia e na Oceania.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Mundo do trabalho do 9º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas