16969
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 9º ano > Mundo do trabalho

Plano de aula - Recursos hídricos da Índia: poluição e suas consequências para a sociedade e o meio ambiente

Plano de aula de Geografia com atividades para 9º ano do Fundamental sobre analisar criticamente problemas decorrentes da poluição hídrica na Índia para a sociedade e meio ambiente, propondo ideias e soluções

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Cibele Oliveira

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano:

Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE10 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta habilidade visa analisar os impactos do processo de industrialização na produção e circulação de produtos e culturas na Europa, na Ásia e na Oceania. Em relação a esta aula o objetivo é abordar as consequências sociais e ambientais em rios da Índia decorrentes da poluição hídrica nas últimas décadas. Ela pode ser associada a outras habilidades, como a EF09GE02 que analisa as consequências da atuação de corporações e empresas multinacionais nos diferentes países "periféricos" e a EF09GE11 que trata das principais características das Revoluções Industriais.

Materiais necessários:

Esta aula foi preparada para ser projetada, caso sua unidade escolar não possua equipamento você deve providenciar cópia do material. Será necessário também lápis, borracha e caderno.

Relógio para cronometrar o tempo em cada estação (etapa da ação propositiva).

Material complementar:

Contextualização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CwewGzFt6kaGu9fEamaJ7dzSSp5EK7FF82Jx6GWKFwvZUvmecf6wMwwfgxWh/geo9-und1002-contextualizacao-rio-ganges.pdf

Problematização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jEumrNYbV26f2F6pXTzG4MWG6jZ3UzraGdnDDSZqZvjGMf759NuxaePdyFv8/geo9-und1002-problematizacao-perguntas.pdf

Ação Propositiva

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bdAe59z2pvEsWrtrzE2zxpCyx9bmxTCH6YNnv4xbw3Y58kcjw3JGADGbhjDq/geo09-und1002-acao-propositiva-atividade.pdf

Sistematização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4upQNnV9H4S52GudkUCD5eatTnqHeGJ98b3EKjcapqTF2hcbw3Y4TrXJN5sX/geo9-und1002-sistematizacao-atividade.pdf

Para você saber mais:

A seguir estão elencados alguns links abordando a temática da aula para que você se inteire sobre a importância mística e religiosa da água na Índia, bem como do uso do recurso de forma inadequada, incluindo o setor industrial (um dos maiores poluidores). Inserimos também um texto sobre a metodologia ativa denominada “rotação por estações”.

“A crise da água na Índia” de José Eustáquio Diniz Alves. Disponível em: https://www.ecodebate.com.br/2014/04/04/a-crise-de-agua-na-india-artigo-de-jose-eustaquio-diniz-alves/. Acesso em: 03 fev. 2019.

“Industrialização” do site Toda Matéria. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/industrializacao/. Acesso em 28 jan. 2019.

“Para uma aula diferente, aposte na Rotação por Estações de Aprendizagem” de Claudio Sassaki. Disponível em:

https://novaescola.org.br/conteudo/3352/blog-aula-diferente-rotacao-estacoes-de-aprendizagem. Acesso em: 02

“Poluição hídrica” de Rodolfo F. Alves Pena. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/poluicao-das-aguas.htm. Acesso em 28 jan. 2019.

“Na Índia, 80% do esgoto é despejado nos rios do país sem tratamento” do site UOl - Caderno de Meio Ambiente. Disponível em: https://noticias.uol.com.br/meio-ambiente/ultimas-noticias/redacao/2013/03/05/na-india-80-do-esgoto-e-despejado-nos-rios-do-pais-sem-tratamento.htm. Acesso em: 02 fev. 2019.

Contextos prévios:

Compreensão básica do contexto da industrialização além das consequências sociais e ambientais decorrentes da poluição hídrica.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Fale para a turma que nesta aula eles trabalharão em grupos. A sugestão é que seja 3 ou 6 (para poder trocar o material), dependendo do número de alunos. A temática é sobre os recursos hídricos na Índia tendo como foco a poluição e as consequências para a sociedade e para o meio ambiente.

Como atividade os alunos deverão desenvolver o pensamento crítico e propor soluções ao analisar três situações que abordam a poluição/contaminação de rios e lago na Índia. Para tanto a ação propositiva será baseada na metodologia ativa de rotação de estações.

A cada estação, que possui um tempo pré determinado para ser realizada, o aluno deverá analisar o material e tecer considerações conforme as orientações propostas. Ao final irão fazer a exposição do que analisaram e proferir sobre possíveis melhoras para o uso dos recursos hídricos.

Interpretar e analisar fatos e propor soluções é uma habilidade que está contemplada na competência de número 2 da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a competência do pensamento. Esta habilidade tem como objetivo levar o aluno, no papel de protagonista, a usar a criticidade, a criatividade, a dedução e a intuição para explorar e propor ideias e soluções para os problemas.

A escolha pela Índia e o uso que faz dos recursos hídricos tem como premissa avaliar como um país que se utiliza da água em rituais sagradas, a considerando uma importante fonte de purificação, não faz o tratamento de esgoto e despeja, em grande quantidade, resíduos diretamente nos rios e lagos, contaminando o solo e mananciais.

Grande parte da poluição acontece pelo setor industrial. A legislação falha, a fiscalização quase inexistente, o aumento considerável da população e na economia (que requer o uso de mais recursos naturais) aliada à falta de consciência, leva ao esgotamento do uso dos recursos hídricos no país.

Como adequar à sua realidade:

Questione como está o uso dos recursos hídricos no município onde se localiza a escola. Avalie conjuntamente se estão poluídos ou degradados. Pergunte também se há um setor da economia que mais polui, e se os moradores têm consciência sobre o uso adequado da água.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete ou mostre uma cópia deste slide (providenciadas por você). Caso não seja possível nem projetar, nem mostrar cópia, leia o texto para os alunos. Pergunte se eles sabem da importância mística e religiosa dos rios na Índia, país na qual os rios são considerados extensões dos deuses.

Material Complementar:

Rio Ganges: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CwewGzFt6kaGu9fEamaJ7dzSSp5EK7FF82Jx6GWKFwvZUvmecf6wMwwfgxWh/geo9-und1002-contextualizacao-rio-ganges.pdf

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Projete ou mostre uma cópia deste slide. Peça para os alunos observarem os detalhes e as construções que foram construídas às margens dos rios.

Explique que para facilitar o acesso às águas dos rios e lagos (uso para diversas finalidades), foram construídos os ghats, que são enormes escadas, e os stepwells, escadas que dão acesso aos poços. Essas construções visam principalmente auxiliar a realização dos festivais e celebrações religiosas.

Fonte da imagem: Wikimidia Commons. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Haridawar.jpg. Acesso em: 01 fev. 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete ou mostre uma cópia deste slide. Esta etapa tem como objetivo levar o aluno a tecer considerações sobre o uso inadequado dos recursos hídricos, portanto, deixe claro que não é para responder aos questionamentos, mas sim refletir sobre eles tendo como parâmetro os conhecimentos prévios acerca do uso adequado das águas.

Fonte da imagem:

DW Brasil. Disponível em: https://www.dw.com/pt-br/ganges-a-morte-de-um-rio-sagrado/g-39649057. Acesso em: 02 fev. 2019.

Material Complementar:

Questões: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jEumrNYbV26f2F6pXTzG4MWG6jZ3UzraGdnDDSZqZvjGMf759NuxaePdyFv8/geo9-und1002-problematizacao-perguntas.pdf

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações: Projete ou mostre uma cópia deste slide. Caso não seja possível, leia o texto para os alunos.

Diga que irão trabalhar em grupos, 3 ou 6 dependendo da quantidade de alunos da sala. Caso sua opção seja por 6 grupos, você deverá providenciar duas cópias do material complementar desta etapa (ação propositiva).

A aula é baseada na metodologia denominada “rotação de estações”, na qual se cria na sala um espécie de circuito. É previsto por essa metodologia que se use ao menos uma tecnologia digital, no caso pode ser o vídeo projetado no notebook, tablet ou até mesmo celular (para grupos menos numerosos). Caso sua unidade escolar não disponibilize, você pode realizar a atividade usando a cópia do material, que contém informação e uma imagem sobre o problema. Cada grupo vai trabalhar uma atividade (estação) diferente, após o período de 6 minutos o material circula, de modo que ao final dos 18 minutos todos terão analisado os três recursos hídricos.

Estações:

1ª estação - vídeo - Cães ficam com pelagem azul - Mumbai - Rio Kadasi.

Link para acessar o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=Fj5HZmNQJ2w

Caso não seja possível passar o vídeo, utilize a cópia do material complementar.

2ª estação - texto - Lago pega fogo - Bangalore - Lago Bellandur.

3ª estação - manchete - Ganges poluído

O tempo restante desta etapa, 17 minutos, será dedicado a exposição das análises.

Material Complementar:

Materiais para as estações: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bdAe59z2pvEsWrtrzE2zxpCyx9bmxTCH6YNnv4xbw3Y58kcjw3JGADGbhjDq/geo09-und1002-acao-propositiva-atividade.pdf

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Projete ou mostre uma cópia deste slide. Caso não seja possível, escreva o texto no quadro.

Peça para que os alunos sigam a 1ª etapa, deixando claro que haverá uma rotação de estação a cada 6 minutos. Após a análise do material eles deverão escrever no caderno o principal problema relatado e elencar também as principais consequências para a sociedade e para o meio ambiente.

Todas as questões relatadas são sobre a poluição de um recurso hídrico. É esperado que os alunos respondam:

1ª estação: cães ficaram da cor azul após entrar no rio;

2ª estação: lago pega fogo após jogarem lixo e substâncias inflamáveis;

3ª estação: sujeira e poluição no Rio Ganges.

Quanto às consequências para a sociedade e para o meio ambiente, é previsto que os alunos apontem que a poluição e sujeira lançada em rios e lagos, principalmente pela indústria, tem causado sérios danos, contaminando as águas e consequentemente provocando uma série de doenças e impactações ambientais, como a mortalidade de espécies animais, desmatamento (evidenciado pela urbanização) culminando com a escassez dos recursos hídricos. A alta contaminação por bactérias tóxicas tem sido também um grave problema para a realização dos rituais de purificação, principalmente no Rio Ganges.

Na segunda etapa os alunos deverão, ainda em grupo, discutir e escrever sugestões e medidas que eles acreditam que possam ser tomadas, tanto pela sociedade quanto pelas empresas.

Durante toda esta etapa ande pela sala e retire as dúvidas necessárias.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações: Projete ou mostre uma cópia deste slide, caso não seja possível, copie o texto no quadro ou leia para os alunos. Esta etapa é dedicada à socialização das sugestões e apontamento de possíveis soluções para os problemas hídricos analisados, que apesar de ser sobre três situações distintas, requerem medidas análogas para melhora da qualidade da água.

É esperado que eles falem sobre a atuação necessária da sociedade, que deve cobrar a existência de uma legislação eficaz, implementação de políticas públicas bem como consciência de uso deste recurso hídrico.

Algumas medidas sugeridas que eles podem pontuar são:

  • implementação de estações para tratamento da água;
  • implementação de saneamento básico;
  • destinação correta do lixo;
  • diminuição de consumo;
  • aplicação de leis e medidas;
  • controle e fiscalização das indústrias;
  • proteção de mananciais;
  • programas de conscientização;

Cabe nesta etapa a sugestão de novas ideias, incluindo, propor soluções criativas.

É importante que eles compreendam que os problemas são graves e que mesmo com medidas efetivas, eles não serão solucionados de forma imediata. Outro ponto é saber que a sociedade deve ter um papel atuante, cobrando as autoridades para a implementação de políticas públicas

Material Complementar:

Atividade: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4upQNnV9H4S52GudkUCD5eatTnqHeGJ98b3EKjcapqTF2hcbw3Y4TrXJN5sX/geo9-und1002-sistematizacao-atividade.pdf

Como adequar à sua realidade:

Caso no município da unidade escolar tenha acontecido uma situação de melhora/recuperação de algum rio ou lago, peça para que os alunos relatem e detalhem que medidas foram tomadas.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano:

Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE10 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta habilidade visa analisar os impactos do processo de industrialização na produção e circulação de produtos e culturas na Europa, na Ásia e na Oceania. Em relação a esta aula o objetivo é abordar as consequências sociais e ambientais em rios da Índia decorrentes da poluição hídrica nas últimas décadas. Ela pode ser associada a outras habilidades, como a EF09GE02 que analisa as consequências da atuação de corporações e empresas multinacionais nos diferentes países "periféricos" e a EF09GE11 que trata das principais características das Revoluções Industriais.

Materiais necessários:

Esta aula foi preparada para ser projetada, caso sua unidade escolar não possua equipamento você deve providenciar cópia do material. Será necessário também lápis, borracha e caderno.

Relógio para cronometrar o tempo em cada estação (etapa da ação propositiva).

Material complementar:

Contextualização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CwewGzFt6kaGu9fEamaJ7dzSSp5EK7FF82Jx6GWKFwvZUvmecf6wMwwfgxWh/geo9-und1002-contextualizacao-rio-ganges.pdf

Problematização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jEumrNYbV26f2F6pXTzG4MWG6jZ3UzraGdnDDSZqZvjGMf759NuxaePdyFv8/geo9-und1002-problematizacao-perguntas.pdf

Ação Propositiva

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bdAe59z2pvEsWrtrzE2zxpCyx9bmxTCH6YNnv4xbw3Y58kcjw3JGADGbhjDq/geo09-und1002-acao-propositiva-atividade.pdf

Sistematização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4upQNnV9H4S52GudkUCD5eatTnqHeGJ98b3EKjcapqTF2hcbw3Y4TrXJN5sX/geo9-und1002-sistematizacao-atividade.pdf

Para você saber mais:

A seguir estão elencados alguns links abordando a temática da aula para que você se inteire sobre a importância mística e religiosa da água na Índia, bem como do uso do recurso de forma inadequada, incluindo o setor industrial (um dos maiores poluidores). Inserimos também um texto sobre a metodologia ativa denominada “rotação por estações”.

“A crise da água na Índia” de José Eustáquio Diniz Alves. Disponível em: https://www.ecodebate.com.br/2014/04/04/a-crise-de-agua-na-india-artigo-de-jose-eustaquio-diniz-alves/. Acesso em: 03 fev. 2019.

“Industrialização” do site Toda Matéria. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/industrializacao/. Acesso em 28 jan. 2019.

“Para uma aula diferente, aposte na Rotação por Estações de Aprendizagem” de Claudio Sassaki. Disponível em:

https://novaescola.org.br/conteudo/3352/blog-aula-diferente-rotacao-estacoes-de-aprendizagem. Acesso em: 02

“Poluição hídrica” de Rodolfo F. Alves Pena. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/poluicao-das-aguas.htm. Acesso em 28 jan. 2019.

“Na Índia, 80% do esgoto é despejado nos rios do país sem tratamento” do site UOl - Caderno de Meio Ambiente. Disponível em: https://noticias.uol.com.br/meio-ambiente/ultimas-noticias/redacao/2013/03/05/na-india-80-do-esgoto-e-despejado-nos-rios-do-pais-sem-tratamento.htm. Acesso em: 02 fev. 2019.

Contextos prévios:

Compreensão básica do contexto da industrialização além das consequências sociais e ambientais decorrentes da poluição hídrica.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Fale para a turma que nesta aula eles trabalharão em grupos. A sugestão é que seja 3 ou 6 (para poder trocar o material), dependendo do número de alunos. A temática é sobre os recursos hídricos na Índia tendo como foco a poluição e as consequências para a sociedade e para o meio ambiente.

Como atividade os alunos deverão desenvolver o pensamento crítico e propor soluções ao analisar três situações que abordam a poluição/contaminação de rios e lago na Índia. Para tanto a ação propositiva será baseada na metodologia ativa de rotação de estações.

A cada estação, que possui um tempo pré determinado para ser realizada, o aluno deverá analisar o material e tecer considerações conforme as orientações propostas. Ao final irão fazer a exposição do que analisaram e proferir sobre possíveis melhoras para o uso dos recursos hídricos.

Interpretar e analisar fatos e propor soluções é uma habilidade que está contemplada na competência de número 2 da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a competência do pensamento. Esta habilidade tem como objetivo levar o aluno, no papel de protagonista, a usar a criticidade, a criatividade, a dedução e a intuição para explorar e propor ideias e soluções para os problemas.

A escolha pela Índia e o uso que faz dos recursos hídricos tem como premissa avaliar como um país que se utiliza da água em rituais sagradas, a considerando uma importante fonte de purificação, não faz o tratamento de esgoto e despeja, em grande quantidade, resíduos diretamente nos rios e lagos, contaminando o solo e mananciais.

Grande parte da poluição acontece pelo setor industrial. A legislação falha, a fiscalização quase inexistente, o aumento considerável da população e na economia (que requer o uso de mais recursos naturais) aliada à falta de consciência, leva ao esgotamento do uso dos recursos hídricos no país.

Como adequar à sua realidade:

Questione como está o uso dos recursos hídricos no município onde se localiza a escola. Avalie conjuntamente se estão poluídos ou degradados. Pergunte também se há um setor da economia que mais polui, e se os moradores têm consciência sobre o uso adequado da água.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete ou mostre uma cópia deste slide (providenciadas por você). Caso não seja possível nem projetar, nem mostrar cópia, leia o texto para os alunos. Pergunte se eles sabem da importância mística e religiosa dos rios na Índia, país na qual os rios são considerados extensões dos deuses.

Material Complementar:

Rio Ganges: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CwewGzFt6kaGu9fEamaJ7dzSSp5EK7FF82Jx6GWKFwvZUvmecf6wMwwfgxWh/geo9-und1002-contextualizacao-rio-ganges.pdf

Slide Plano Aula

Orientações: Projete ou mostre uma cópia deste slide. Peça para os alunos observarem os detalhes e as construções que foram construídas às margens dos rios.

Explique que para facilitar o acesso às águas dos rios e lagos (uso para diversas finalidades), foram construídos os ghats, que são enormes escadas, e os stepwells, escadas que dão acesso aos poços. Essas construções visam principalmente auxiliar a realização dos festivais e celebrações religiosas.

Fonte da imagem: Wikimidia Commons. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Haridawar.jpg. Acesso em: 01 fev. 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete ou mostre uma cópia deste slide. Esta etapa tem como objetivo levar o aluno a tecer considerações sobre o uso inadequado dos recursos hídricos, portanto, deixe claro que não é para responder aos questionamentos, mas sim refletir sobre eles tendo como parâmetro os conhecimentos prévios acerca do uso adequado das águas.

Fonte da imagem:

DW Brasil. Disponível em: https://www.dw.com/pt-br/ganges-a-morte-de-um-rio-sagrado/g-39649057. Acesso em: 02 fev. 2019.

Material Complementar:

Questões: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jEumrNYbV26f2F6pXTzG4MWG6jZ3UzraGdnDDSZqZvjGMf759NuxaePdyFv8/geo9-und1002-problematizacao-perguntas.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações: Projete ou mostre uma cópia deste slide. Caso não seja possível, leia o texto para os alunos.

Diga que irão trabalhar em grupos, 3 ou 6 dependendo da quantidade de alunos da sala. Caso sua opção seja por 6 grupos, você deverá providenciar duas cópias do material complementar desta etapa (ação propositiva).

A aula é baseada na metodologia denominada “rotação de estações”, na qual se cria na sala um espécie de circuito. É previsto por essa metodologia que se use ao menos uma tecnologia digital, no caso pode ser o vídeo projetado no notebook, tablet ou até mesmo celular (para grupos menos numerosos). Caso sua unidade escolar não disponibilize, você pode realizar a atividade usando a cópia do material, que contém informação e uma imagem sobre o problema. Cada grupo vai trabalhar uma atividade (estação) diferente, após o período de 6 minutos o material circula, de modo que ao final dos 18 minutos todos terão analisado os três recursos hídricos.

Estações:

1ª estação - vídeo - Cães ficam com pelagem azul - Mumbai - Rio Kadasi.

Link para acessar o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=Fj5HZmNQJ2w

Caso não seja possível passar o vídeo, utilize a cópia do material complementar.

2ª estação - texto - Lago pega fogo - Bangalore - Lago Bellandur.

3ª estação - manchete - Ganges poluído

O tempo restante desta etapa, 17 minutos, será dedicado a exposição das análises.

Material Complementar:

Materiais para as estações: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bdAe59z2pvEsWrtrzE2zxpCyx9bmxTCH6YNnv4xbw3Y58kcjw3JGADGbhjDq/geo09-und1002-acao-propositiva-atividade.pdf

Slide Plano Aula

Orientações: Projete ou mostre uma cópia deste slide. Caso não seja possível, escreva o texto no quadro.

Peça para que os alunos sigam a 1ª etapa, deixando claro que haverá uma rotação de estação a cada 6 minutos. Após a análise do material eles deverão escrever no caderno o principal problema relatado e elencar também as principais consequências para a sociedade e para o meio ambiente.

Todas as questões relatadas são sobre a poluição de um recurso hídrico. É esperado que os alunos respondam:

1ª estação: cães ficaram da cor azul após entrar no rio;

2ª estação: lago pega fogo após jogarem lixo e substâncias inflamáveis;

3ª estação: sujeira e poluição no Rio Ganges.

Quanto às consequências para a sociedade e para o meio ambiente, é previsto que os alunos apontem que a poluição e sujeira lançada em rios e lagos, principalmente pela indústria, tem causado sérios danos, contaminando as águas e consequentemente provocando uma série de doenças e impactações ambientais, como a mortalidade de espécies animais, desmatamento (evidenciado pela urbanização) culminando com a escassez dos recursos hídricos. A alta contaminação por bactérias tóxicas tem sido também um grave problema para a realização dos rituais de purificação, principalmente no Rio Ganges.

Na segunda etapa os alunos deverão, ainda em grupo, discutir e escrever sugestões e medidas que eles acreditam que possam ser tomadas, tanto pela sociedade quanto pelas empresas.

Durante toda esta etapa ande pela sala e retire as dúvidas necessárias.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações: Projete ou mostre uma cópia deste slide, caso não seja possível, copie o texto no quadro ou leia para os alunos. Esta etapa é dedicada à socialização das sugestões e apontamento de possíveis soluções para os problemas hídricos analisados, que apesar de ser sobre três situações distintas, requerem medidas análogas para melhora da qualidade da água.

É esperado que eles falem sobre a atuação necessária da sociedade, que deve cobrar a existência de uma legislação eficaz, implementação de políticas públicas bem como consciência de uso deste recurso hídrico.

Algumas medidas sugeridas que eles podem pontuar são:

  • implementação de estações para tratamento da água;
  • implementação de saneamento básico;
  • destinação correta do lixo;
  • diminuição de consumo;
  • aplicação de leis e medidas;
  • controle e fiscalização das indústrias;
  • proteção de mananciais;
  • programas de conscientização;

Cabe nesta etapa a sugestão de novas ideias, incluindo, propor soluções criativas.

É importante que eles compreendam que os problemas são graves e que mesmo com medidas efetivas, eles não serão solucionados de forma imediata. Outro ponto é saber que a sociedade deve ter um papel atuante, cobrando as autoridades para a implementação de políticas públicas

Material Complementar:

Atividade: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4upQNnV9H4S52GudkUCD5eatTnqHeGJ98b3EKjcapqTF2hcbw3Y4TrXJN5sX/geo9-und1002-sistematizacao-atividade.pdf

Como adequar à sua realidade:

Caso no município da unidade escolar tenha acontecido uma situação de melhora/recuperação de algum rio ou lago, peça para que os alunos relatem e detalhem que medidas foram tomadas.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Mundo do trabalho do 9º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09GE10 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano