16968
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 9º ano > O sujeito e seu lugar no mundo

Plano de aula - Paisagens da China

Plano de aula de Geografia com atividades para 9º ano do Fundamental sobre relacionar as diferentes paisagens aos modo de viver de um povo

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Beatriz Michele Moço Dias

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramenta sugerida
WhatsApp

Valor trabalhado
Participação

Apresentação do tema da aula
O objetivo desta aula é relacionar diferentes paisagens aos modo de viver de um povo, identificando as principais diferenças na paisagem de um país, de acordo com as características culturais, ambientais e econômicas de uma região. Acesse o Plano de Aula, onde você encontrará mais referências e conteúdos para organizar esta aula. Caso a turma ainda não tenha um grupo, crie um no WhatsApp. A aula será organizada pelo aplicativo, mas você pode adaptá-la para o e-mail. Divida a sala em 5 grupos. Comente com os alunos que nesta aula eles irão conhecer a China num mosaico de paisagens, dividindo o país em 5 grandes regiões: Xinjiang, Mongólia Interior, Tibete, Manchúria e China Oriental. Nesta aula, o valor participação estará presente. Tempo estimado: 5 minutos.

Contextualização
Envie aos alunos os mapas disponíveis aqui. Grave um áudio e mostre a localização geográfica da China. Fale também sobre o tamanho do país, seus vizinhos, seus grupos étnicos etc., abordagem possível com os dois primeiros mapas. No terceiro, explique o grande contraste fisiográfico entre as porções oeste e leste. Em relação ao relevo: no lado oeste há predomínio de planaltos, com destaque para o Planalto do Tibete. Na porção sudoeste, fronteira com Índia, Nepal e Butão, países da Ásia Meridional, destaca-se a Cordilheira do Himalaia. Tempo estimado: 10 minutos.

Problematização
Logo após contextualizar os alunos a respeito da localização da China e suas características gerais, realize com eles uma discussão pautada nas três questões apresentadas no slides:

- Será que a China é grande também nas suas diversidades?
- Que diversidades são essas?
- Quais os fatores naturais e sociais que motivam essas diversidades?

Solicite que os alunos enviem áudios e participem da discussão. O importante é fazer com que eles percebam que a China é um país com grandes porções continentais, e que há nele uma grande diversidade cultural, ambiental e econômica, refletida na observação das paisagens naturais e, sobretudo, nas paisagens construídas pelos chineses, no presente e no passado. Tempo estimado: 10 minutos.

Ação propositiva
Nesta etapa, inicie a conversa propondo um aprendizado conjunto, no qual os alunos serão os protagonistas e construtores dos saberes a partir de sua mediação. Para isso, mostre as paisagens chinesas disponíveis aqui: vista da cidade de Xangai; Monte Everest; campos alagados - produção de arroz na China - e o Deserto de Gobi, com objetivo de apresentar o país a eles. Grave um áudio e explique para os alunos como a atividade será desenvolvida. Separe a turma em cinco grupos e envie os roteiros de cada etapa, disponíveis aqui. Explique que eles devem realizar uma de cada vez. Solicite que os alunos enviem suas produções pelo WhatsApp, compartilhando também com a turma. Tempo estimado: 50 minutos.

Sistematização
Para finalizar e sistematizar as informações aprendidas nas estações de aprendizagem, retome o questionamento: "A China é igual de leste a oeste?". Espera-se que nesse momento, após a passagem dos alunos por todas as estações de aprendizagens, eles sejam capazes de identificar que a China é um mosaico de paisagens resultantes da grande diversidade cultural, ambiental, econômica e étnica. Tempo estimado: 10 minutos.

Convite às famílias
Convide os pais a assistirem ao vídeo sobre China disponível aqui. Assim, podem ajudar seus filhos na discussão sobre o tema.

Sugestão Enviada Por: Leandro Campelo


Código: GEO9_04UND02

(EF09GE04) Relacionar diferenças de paisagens aos modos de viver de diferentes povos na Europa, Ásia e Oceania, valorizando identidades e interculturalidades regionais.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE O sujeito e seu lugar no mundo do 9º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas