Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE04 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta habilidade está associada a relacionar as diferentes paisagens aos modos de vida de diferentes povos, valorizando identidades e interculturalidades regionais, no recorte estabelecido da BNCC, que compreende a Europa, Ásia e Oceania. Esse plano trabalhará com as paisagens da China, mostrando o mosaico de paisagens resultantes da grande diversidade cultural, ambiental e econômica, possibilitando que os alunos identifiquem os elementos representativos de mudanças e permanências em uma dada paisagem, reconhecendo as diferentes formas de manifestações culturais, naturais e sociais presentes no espaço geográfico. Nessa aula deve haver uma retomada das habilidades EF06GE01 e EF06GE02 presentes no 6º ano do Ensino Fundamental, no sentido da compreensão da dinâmica da paisagem nos lugares é resultado da relações historicamente construídas pela sociedade para se apropriar da natureza, utilizando a percepção do espaço pelo viés da denominada "acumulação desigual de tempos” e “Rugosidades” de Milton Santos.Essa aula possibilita ainda o desenvolvimento parcial da habilidade EF09GE08 que se refere a análise das transformações territoriais considerando o movimento de fronteiras, tensões, conflitos e múltiplas regionalidades na Europa, na Ásia e na Oceania, que nessa aula trabalhará a China. Nessa aula poderá ainda trabalhar com aspectos previstos na habilidade EF09GE17, que estabelece a relação entre as modificações das paisagens de acordo com a ação humana.
Materiais necessários: Computador, projetor de imagens, caneta, lápis, borracha, Mapa com localização da China ou Mapa-Múndi para realizar a Contextualização, Notebook e caixa de som.
Material complementar:
Imagens Ação Propositiva:
Material para Rotação de Estações:
Link para os mapas:
Mapas utilizados na Contextualização
Para você saber mais:
China. Para entender um pouco mais do país, acesse o link disponível em: https://www.coladaweb.com/geografia/paises/china. Acesso em: 08 de fevereiro de 2019.
Rotação por estações de aprendizagem. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/3352/blog-aula-diferente-rotacao-estacoes-de-aprendizagem. Acesso em: 22 de novembro de 2018.
Megacidades Chinesas. Disponível em: http://portuguese.people.com.cn/n3/2018/0321/c309806-9440149.html. Acesso em 09 de fevereiro de 2019.
Rugosidades. conceito elaborado pelo geógrafo e professor Milton Santos “rugosidades do espaço geográfico” que refere-se às ações humanas e as sociedades que vão imprimindo suas construções ao espaço geográfico, registrando suas atividades, seus costumes, suas tecnologias, suas culturas. Para saber mais, acesse o link disponível em: https://rugosidades.wordpress.com/. Acesso em 28 de janeiro de 2018.
Contextos prévios: Para o desenvolvimento dessa aula é necessário que os alunos já tenham conhecimento dos conceitos de paisagem, paisagem natural, paisagem cultural, população e sociedade.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Para a execução desta aula é necessário uma preparação prévia, como a disposição da sala de aula em Estações de Aprendizagem e o agrupamento dos alunos em 5 grupos. Leia o tema da aula, projete ou escreva no quadro. Comente com os alunos que nesta aula eles irão conhecer a China num mosaico de paisagens, dividindo o país em 5 grandes regiões: Xinjiang, Mongólia Interior, Tibete, Manchúria e China oriental.
Como adequar à sua realidade: Para adequar a sua realidade você pode sugerir uma análise das paisagens de sua região, com os suas particularidades e distinções na paisagem, mostrando o mosaico de paisagens resultantes da grande diversidade cultural, ambiental e econômica, possibilitando que os alunos identifiquem os elementos representativos de mudanças e permanências em uma dada paisagem, reconhecendo as diferentes formas de manifestações culturais, naturais e sociais presentes no espaço geográfico.
Contextualização
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações: Mostre a localização da República Popular da China em relação ao planisfério, em seguida apresente o mapa da China. Nesse momento, apresente a localização geográfica da China, situada a leste do continente asiático e a oeste do Oceano Pacífico. Trata-se do terceiro maior país do mundo em superfície (com aproximadamente 9,6 milhões de Km²) , ficando atrás da Rússia e Canadá e conta com a maior população nacional (mais de 1,3 bilhão de habitantes), composta por 56 grupos étnicos, dos quais o grupo han é majoritário, representando 92% da população nacional. A distribuição populacional é bastante desigual, com áreas a leste densamente povoadas. Caso não seja possível a projeção dos mapas sugeridos utilize um Mapa Múndi Político e um Mapa Múndi Físico, mostrando a localização da China e os seus aspectos físicos, sobretudo o relevo. Para essa contextualização pode ser utilizado também o Atlas escolar.
Material complementar
Para impressão dos mapas, acesso o link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/weSdgps76UcexFmPhMRDXtKfymXkerJAS3sxJuKGeAMAerJbSJW4kKJcUaHW/geo09-04und02-contextualizacao-mapas.pdf
Para saber mais:
China. Para entender um pouco mais do país, acesse o link disponível em: https://www.coladaweb.com/geografia/paises/china. Acesso em: 08 de fevereiro de 2019.
Contextualização
Orientações: Mostre a localização da República Popular da China em relação ao planisfério, em seguida apresente o mapa da China. Nesse momento, apresente a localização geográfica da China, situada a leste do continente asiático e a oeste do Oceano Pacífico. Trata-se do terceiro maior país do mundo em superfície (com aproximadamente 9,6 milhões de Km²) , ficando atrás da Rússia e Canadá e conta com a maior população nacional (mais de 1,3 bilhão de habitantes), composta por 56 grupos étnicos, dos quais o grupo han é majoritário, representando 92% da população nacional. A distribuição populacional é bastante desigual, com áreas a leste densamente povoadas. Caso não seja possível a projeção dos mapas sugeridos utilize um Mapa Múndi Político e um Mapa Múndi Físico, mostrando a localização da China e os seus aspectos físicos, sobretudo o relevo. Para essa contextualização pode ser utilizado também o Atlas escolar.
Contextualização
Orientações: Apresente aos alunos que a China apresenta grande contraste fisiográfico entre as porções oeste e leste. Em relação ao relevo, no lado oeste há predomínio de planaltos, com destaque para o Planalto do Tibete, na porção sudoeste, fronteira com Índia, Nepal e Butão, países da Ásia Meridional, destaca-se a Cordilheira do Himalaia. No Himalaia, encontra-se o Monte Everest, ponto culminante do planeta com 8848 metros de altitude, localizado na fronteira entre China (território anexado do Tibete) e o Nepal. Na porção leste, localizam-se extensas planícies aluviais com solos férteis, onde há grande concentração populacional, com intenso desenvolvimento agrícola.
Ainda em relação a grande extensão territorial, questione os alunos sobre as possíveis causas dessas diversidade, que são motivadas sobretudo pela grande diversidade climática. Na porção norte, onde o país é limítrofe na maior parte com a Mongólia, há a predominância de climas secos ocasionados, entre outros fatores, pela elevada continentalidade da região, está localizado o deserto de Gobi, que se estende até o sul da Mongólia. Já na porção centro-oeste predominam as elevadas altitudes em decorrência da cordilheira do Himalaia. No sul da China, há uma forte atuação do clima tropical de Monções, no qual as chuvas são abundantes no período do verão, permitindo o desenvolvimento de uma vegetação mais diversificada, com florestas temperadas, com a presença de um relevo dominado por colinas suavemente onduladas e cordilheiras de baixa altitude. Já o leste chinês tem um relevo com a predominância de planícies aluviais, onde se localizam os rios Huang-Ho (rio Amarelo) e Yang-Tsé (rio Azul) que contribuem para fertilizar os solos daquela região, tornando-os altamente interessantes para a prática agrícola, com clima dominante o temperado continental, que proporciona quatro estações bem definidas e chuvas relativamente bem distribuídas ao longo do ano.
Para saber mais:
China: variação de climas e paisagens. Para saber mais, acesse o link disponível em: http://www.universiaenem.com.br/sistema/faces/pagina/publica/conteudo/texto-html.xhtml?redirect=17101638229471416405983626649. Acesso em: 29 de março de 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Logo após contextualizar os alunos quanto à localização da China e suas características gerais realize com eles uma discussão pautadas nas três questões apresentadas no slides. Caso não seja possível projetar os slides, escreva no quadro ou realize os questionamentos oralmente. O importante é fazer com que os alunos percebam que a China é um país com grandes porções continentais e que há nele uma grande diversidade cultural, ambiental e econômica, refletida na observação das paisagens naturais e sobretudo nas paisagens construídas pelos chineses, no presente e no passado. Nesse momento, é importante destacar que a diversidade das paisagens são observadas principalmente no eixo Leste-Oeste do país, pelo própria geografia do país, diferentemente do nosso, que os contrastes se dão de Norte a Sul.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 33 minutos
Orientações: Nesta etapa, inicie a conversa propondo um aprendizado conjunto, no qual os alunos serão os protagonistas e construtores dos saberes a partir de sua mediação. Para isso, mostre paisagens chinesas: Vista da cidade de Xangai; Monte Everest; Campo alagados - produção de arroz na China e o Deserto de Gobi, com objetivo de apresentar o país a eles. Neste momento, não se atenha a explicar detalhes das imagens e lugares presentes, pois isso será apresentado aos alunos durante as Estações de Aprendizagem. É importante que haja uma conversa prévia com os alunos de como a atividade será desenvolvida e realizar alguns combinados para seu sucesso, como, por exemplo, a divisão da sala em Estações e os critérios de agrupamento. Caso não seja possível projetar as imagens realize a impressão das imagens.
Material complementar
Para impressão das imagens utilizados nessa etapa acesse o link:
Para você saber mais:
Rotação por estações de aprendizagem. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/3352/blog-aula-diferente-rotacao-estacoes-de-aprendizagem. Acesso em: 22 de novembro de 2018.
Ação Propositiva
Orientações: Nessa etapa, os alunos deverão estar agrupados em 3 grupos para percorrer as Estações de Aprendizagem, previamente montadas na sala de aula. Caso sua sala seja numerosa, você poderá dividi-los em mais grupos, assegurando que todos consigam passar por todas as estações. Caso prefira, você pode formar os grupos e realizar as rotações dos materiais ao invés de realizar a rotação dos alunos.
Para realização das Estações de Aprendizagem, disponibilize os materiais a serem utilizados em cada estação e o Roteiro de Análise das Estações de Aprendizagem, disponíveis no link:
Material complementar
Material para Rotação de Estações:
Para saber mais:
Megacidades Chinesas. Disponível em: http://portuguese.people.com.cn/n3/2018/0321/c309806-9440149.html. Acesso em 09 de fevereiro de 2019.
Ação Propositiva
Orientações: Em cada Estação de Aprendizagem os alunos irão observar a China em distintas paisagens.
Na estação 1 - Os alunos conhecerão as paisagens da China numa visão geral, proporcionada pela coletânea de imagens exibidas no vídeo a ser apresentados a eles. A intenção é que eles consigam perceber e identificar a diversidade de paisagens presentes em um único país.
Na estação 2 - Essa estação irá apresentar imagens das megacidades chinesas, objetivando mostrar as transformações realizadas pelo homem no espaço geográfico.
Na estação 3 - Os alunos irão presenciar uma paisagem de montanhas e uma paisagem agrícola, cultivo de arroz, marca das planícies alagadas chinesas.
Seria de suma importância que ao menos uma das paradas utilizasse a tecnologia digital, mas, caso não seja possível, substitua o vídeo por um imagens que contenham a mesma abordagem do vídeo (mosaico de paisagens).
Ação Propositiva
Orientações: Proponha um roteiro de questões para a análise e desenvolvimento das Estações de Aprendizagem, para que os alunos sejam capazes de identificar os elementos representativos de cada paisagem, reconhecendo as diferentes formas de manifestações culturais, naturais e sociais presentes no espaço geográfico. Espera-se ainda, que os alunos sejam capazes de inferir o modo de vida do povo chinês, de acordo com as paisagens observadas.
Sistematização
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Para finalizar e sistematizar as informações aprendidas nas Estações de Aprendizagem, retome o questionamento: A China é igual de leste a oeste? Espera-se que nesse momento, após a passagem dos alunos por todas as estações de aprendizagens, eles sejam capazes de identificar que a China é um mosaico de paisagens resultantes da grande diversidade cultural , ambiental, econômica e étnica.