16967
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 8º ano > Natureza, ambientes e qualidade de vida

Plano de aula - Características da produção agrícola latino americana

Plano de aula de Geografia com atividades para 8º ano do Fundamental sobre relacionar a produção agrícola latino-americana à distribuição de terras no continente.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fábio Luiz Mação Campos

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
GEO8_24UND02

Ferramentas sugeridas
WhatsApp ou E-mail

Valor trabalhado
Desigualdades sociais.

Apresentação do tema da aula
O objetivo dessa aula é relacionar a produção agrícola latino-americana à distribuição de terras no continente. Os alunos devem ser divididos em cinco grupos, cada grupo deve fazer uma pesquisa prévia antes da aula. Divida os tema pelos grupo: 1-Importância da Agricultura Familiar no abastecimento da população brasileira e latino americana; 2-Força e atuação do Agronegócio no Brasil e na América Latina; 3-Distribuição da Terra no Brasil e na América Latina; 4-Exportações dos países latino-americanos; 5-Potencial de produção e geração de emprego da agricultura familiar. Caso a turma ainda não tenha um grupo, crie um no WhatsApp. A aula será organizada pelo aplicativo, mas você pode adaptá-la para o e-mail. Nesta aula o valor desigualdades sociais estará presente. Tempo estimado de 5 minutos.

Contextualização
Apresente as duas imagens para os alunos. Grave um áudio e peça para que eles apontem que diferenças podem observar entre as duas imagens. Se a participação não for muito ampla, faça outras perguntas como: Será que as duas propriedades têm o mesmo tamanho? Será que é o proprietário da terra que realiza a colheita nos dois casos? As duas propriedades usam a tecnologia igualmente? Aproveite este momento para captar o que os alunos sabem sobre a agricultura familiar e a agricultura de larga escala/agronegócio. Tempo estimado 10 minutos.

Problematização
Faça as seguintes perguntas aos estudantes: qual dos modelos de agricultura identificados é mais comum na América Latina? Quais são as vantagens e desvantagens de cada modelo? É possível que eles não saibam responder imediatamente, então convide-os para consultar os materiais complementares fornecidos. Tempo estimado 20 minutos.

Ação propositiva
Grave um áudio e explique que a partir da análise e leitura dos materiais, peça que os alunos construam um mapa mental com o tema central “Agropecuária na América Latina”. Em grupo eles devem usar uma cartolina (ou vários 4 folhas A4) que eles construam o mapa mental num tamanho suficientemente grande para apresentar aos outros colegas de turma. Oriente-os a escreverem com letras grandes e utilizar todo espaço disponível. É interessante também orientá-los a fazer um rascunho numa folha de caderno antes para que possam caprichar na cartolina que será apresentada para a turma. Ao final, os grupos devem compartilhar suas produções pelo WhatsApp. Tempo estimado 50 minutos.

Sistematização
Peça para cada grupo apresentar as conexões que eles fizeram ao tema central usado no mapa mental. Faça uma síntese das ideias e finalize demonstrando a importância da agricultura familiar e do agronegócio para o desenvolvimento regional na América Latina, assim como as vantagens e desvantagens de cada um dos modelos. Tempo estimado de 20 minutos.

Convite às famílias
Convide os pais a assistirem o vídeo sobre a agricultura familiar.. Assim podem ajudar seus filhos na discussão sobre o tema.

Sugestão Enviada Por: LEANDRO CAMPELO


Código: GEO8_24UND02

(EF08GE24) Analisar as principais características produtivas dos países latino-americanos (como exploração mineral na Venezuela; agricultura de alta especialização e exploração mineira no Chile; circuito da carne nos pampas argentinos e no Brasil; circuito da cana-de-açúcar em Cuba; polígono industrial do sudeste brasileiro e plantações de soja no centro-oeste; maquiladoras mexicanas, entre outros).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Natureza, ambientes e qualidade de vida do 8º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas