16966
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 8º ano > Natureza, ambientes e qualidade de vida

Plano de aula - América Latina: uma mistura de povos

Plano de aula de Geografia com atividades para 8º ano do Fundamental sobre refletir acerca da miscigenação de povos na América Latina, reconhecendo aspectos naturais de países latinoamericanos.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Érika Cardoso Da Silva Baptista

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramenta sugerida
WhatsApp

Valor trabalhado
Solidariedade

Apresentação do tema da aula
O objetivo desta aula é refletir acerca da miscigenação de povos na América Latina, reconhecendo aspectos naturais de países latino-americanos. Caso a turma ainda não tenha um grupo, crie um no WhatsApp. A aula será organizada no aplicativo, mas você pode adaptá-la para o e-mail. Nesta aula, a solidariedade estará presente. Tempo estimado de 5 minutos.

Contextualização
Envie os arquivos de contextualização, disponíveis aqui e aqui. Comente com os alunos que a América Latina é marcada pela miscigenação de povos desde o período de colonização do continente, com a chegada de europeus, africanos e asiáticos. Solicite que analisem as imagens. Comente que essas são imagens de tribos ameríndias e, posteriormente, faça questionamentos como: “Vocês já tiveram contato com alguma tribo indígena?”; “O que acham de seus costumes?”; “Se você pertencesse a uma das tribos representadas, de qual delas gostaria de fazer parte?”. Posteriormente, ressalte que muitas palavras utilizadas em nosso dia a dia têm origem indígena, como, por exemplo, “carioca”, “muamba”, “abacaxi”, “capim”, “paçoca”, dentre outros. Tempo estimado de 10 minutos.

Problematização
"Para comemorar a conclusão do ensino médio, as turmas do 3º ano da Escola Nova estão se organizando para viajar para um país com características peculiares. Caso a viagem fosse de vocês, para onde gostariam de ir?" Ajude-os a definir os lugares que poderiam ser visitados. Apresente a situação hipotética que iniciará a atividade proposta a seguir. Nesse momento, faça questionamentos como: “Vocês conseguem perceber, no dia a dia, os traços físicos das pessoas que os circundam? Acreditam que têm influência de quais países?”; “Você sabe de qual povo sua família é descendente? Conte-nos!”. Incentive-os a enviar áudios pelo WhatsApp. Tempo estimado de 10 minutos.

Ação propositiva
Conforme as orientações, prepare o arquivo disponível aqui e envie aos alunos. Divida a turma em grupos de, no máximo, 5 pessoas. Em seguida, apresente a atividade que será realizada por eles. Entregue a cada um dos grupos os fragmentos de reportagens dos países, que deverão ser previamente separados (recortados) e misturados por você, professor. Explique que os grupos devem relacionar os países e suas peculiaridades. Eles terão que organizar as atividades. A seguir, solicite que os alunos apresentem suas resoluções para os demais grupos e, por fim, exponha para a turma quais as peculiaridades de cada país trabalhado. Incentive-os a tirar fotos e enviar ao grupo. Tempo estimado: 25 minutos.

Sistematização
Com base no que foi apresentado e produzido, pergunte aos alunos: "Quais dessas peculiaridades vocês já conheciam? Vivenciaram algumas delas? Quais gostariam de conhecer?". Estimule os alunos a pesquisar sobre os diferentes costumes e tradições, a fim de compreender a miscigenação dos povos que ocorrera desde o período de colonização na América Latina. Em seguida, sugira que, sempre que possível, experimentem novas culinárias e costumes existentes no Brasil. Tempo estimado de 10 minutos.

Convite às famílias
Convide os pais a assistirem ao documentário sobre diversidade e etnias, disponível aqui. A seguir, podem enriquecer o conteúdo da aula numa discussão com seus filhos.

Sugestão Enviada Por: Leandro Campelo


Código: GEO8_23UND03

(EF08GE23) Identificar paisagens da América Latina e associá-las, por meio da cartografia, aos diferentes povos da região, com base em aspectos da geomorfologia, da biogeografia e da climatologia.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Natureza, ambientes e qualidade de vida do 8º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas