16963
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 8º ano > Natureza, ambientes e qualidade de vida

Plano de aula - O papel do petróleo na economia da América Latina

Plano de aula de Geografia com atividades para 8º ano do Fundamental sobre reconhecer a importância do petróleo para o dinamismo econômico dos países da América Latina.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fabiana Machado Leal

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
WhatsApp ou e-mail

Valor trabalhado
Respeito ao ambiente e à própria coletividade

Apresentação do tema da aula
O objetivo desta aula é reconhecer a importância do petróleo para o dinamismo econômico dos países da América Latina. Para obter mais informações, consulte o Plano de Aula (disponível aqui). Caso a turma ainda não tenha um grupo, crie um no WhatsApp. A aula será organizada pelo aplicativo, mas você pode adaptá-la para o e-mail. Nesta aula, o respeito ao ambiente e à própria coletividade estará presente. Tempo estimado de 5 minutos.

Contextualização
Para iniciar essa etapa, grave um áudio e apresente aos alunos as palavras: cosméticos, solventes, borracha sintética, corantes, plásticos, lubrificantes, remédios, asfalto, combustíveis, tecidos sintéticos e fertilizantes. Após lê-las, pergunte à turma o que esses produtos têm comum? Verifique as respostas. Comente com os alunos que o petróleo é um combustível fóssil proveniente da decomposição da matéria orgânica em bacias sedimentares, submetida a determinadas condições de temperatura e pressão. Explique que, apesar de não poder ser utilizado em sua forma natural, o petróleo gera diversos derivados ou subprodutos a partir do seu refino. Dentre eles, pode-se citar a gasolina, o óleo diesel, o gás liquefeito de petróleo (popularmente conhecido como gás de cozinha), o nafta, o querosene e o asfalto. Tempo estimado: 5 minutos.

Problematização
Professor, envie aos alunos a imagem de uma plataforma de petróleo, disponível aqui, e o mapa de exportações de petróleo no mundo, disponível aqui. Grave um áudio e inicie a etapa da Problematização apresentando a imagem 1, da plataforma de petróleo offshore, que extrai o produto diretamente da plataforma continental no Atlântico, perto do município de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. Após mostrar a imagem, pergunte aos alunos qual a importância do petróleo para a economia de um país. Na sequência, apresente o slide com o mapa de exportações de petróleo no mundo e pergunte aos alunos quais são os países que mais exportam. Aproveite esse momento para refletir com a turma sobre o papel dos países da América Latina, em especial os que compõem o bloco do Mercosul, nesse contexto de exportações. Tempo estimado: 10 minutos.

Ação propositiva
Para iniciar a Ação propositiva, grave um áudio e organize a turma em grupos de 4 ou 5 alunos. Explique que nesta etapa eles irão verificar a importância do petróleo para as economias da América Latina, especialmente do Mercosul. Aqui, faremos uma adaptação da rotação por estações. Envie todos os arquivos desta etapa aos alunos: atividade disponível aqui; "Produção de petróleo bruto", disponível aqui; "Reservas de petróleo", disponível aqui; texto sobre energia renovável, disponível aqui, e "Exportações do Mercosul", disponível aqui. É importante comentar que as atividades propostas não são sequenciais. Em grupos, eles devem resolver todas as estações. Ao final, devem compartilhar suas produções com a turma pelo WhatsApp. Tempo estimado: 50 minutos.

Sistematização
Após a realização da atividade da Ação propositiva, utilize o momento da Sistematização para refletir com a turma sobre a importância do petróleo para as economias da América Latina, em especial aquelas que compõem o bloco do Mercosul. Para tanto, peça que os grupos leiam as reflexões elaboradas pelos outros grupos e comentem sobre as impressões dos colegas. Se desejar, você pode pedir para os grupos deixarem comentários para os colegas pelo WhatsApp.
Por fim, finalize a aula retomando a importância do petróleo para a economia, relembrando que, apesar de os países, cada vez mais, buscarem fontes alternativas de energias limpas e renováveis, que possam substituir o petróleo, ele ainda é considerado extremamente estratégico para o desenvolvimento das economias mundiais, não sendo diferente para os países da América Latina. Caso julgue necessário, você pode finalizar a aula relembrando que a busca por fontes alternativas ocorre em meio às discussões mundiais sobre as elevadas emissões de gases do efeito estufa na atmosfera, o aquecimento global e os demais impactos ambientais que os combustíveis fósseis provocam. Tempo estimado de 20 minutos.

Convite às famílias
Convide os pais a assistirem ao documentário sobre o pré-sal, disponível aqui. Assim, podem ajudar seus filhos na discussão sobre o tema.

Sugestão Enviada Por: Leandro Campelo


Código: GEO8_22UND02

(EF08GE22) Identificar os principais recursos naturais dos países da América Latina, analisando seu uso para a produção de matéria-prima e energia e sua relevância para a cooperação entre os países do Mercosul.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Natureza, ambientes e qualidade de vida do 8º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas