GEO8_22UND02 - Problematização - Mapa Exportações de petróleo no mundo
Plano de Aula
Plano de aula: O papel do petróleo na economia da América Latina
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Estratégias regionais de inserções globais
Por: Fabiana Machado Leal
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE22 de Geografia, que consta na BNCC. Esta habilidade diz respeito à identificação dos principais recursos naturais dos países da América Latina, analisando seu uso para a produção de matéria-prima e energia e sua relevância para a cooperação entre os países do Mercosul. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários:
- Cópia do mapa Exportações de petróleo no mundo para cada aluno;
- Cópia das Atividades da Ação Propositiva para cada grupo;
- Para a Estação 1: Cópia da tabela Reservas provadas de petróleo (2017); Cópia da tabela Produção de petróleo bruto (2016-2017);
- Para a Estação 2: Cópia do artigo Países do Mercosul querem ampliar uso de energia renovável;
- Para a Estação 3: Cópia do gráfico Exportações brasileiras para o Mercosul (Jan/2019); Cópia do gráfico Valor exportado (US$) de óleos brutos de petróleo brasileiro para o Mercosul (Jan/2018 e Jan/2019);
- Borracha, lápis preto e caneta;
- Folhas de sulfite;
- Atlas Geográfico Escolar;
- Equipamento multimídia para reprodução dos slides;
Material complementar:
- Atividades da Ação Propositiva, disponível no arquivo:
- Tabela Reservas provadas de petróleo (2017), disponível no arquivo Estação 1 - Reservas:
- Tabela Produção de petróleo bruto (2016-2017), disponível no arquivo Estação 1 - Produção:
- Artigo Países do Mercosul querem ampliar uso de energia renovável, disponível no arquivo Estação 2:
- Gráfico Exportações brasileiras para o Mercosul (Jan/2019), disponível no arquivo Estação 3 - Exportações brasileiras Mercosul:
- Gráfico Valor exportado (US$) de óleos brutos de petróleo brasileiro para o Mercosul (Jan/2018 e Jan/2019), disponível no arquivo Estação 3 - Valor exportado de petróleo brasileiro Mercosul:
Link para os mapas:
- Mapa Exportações de petróleo no mundo, disponível em Mapa - Exportações de petróleo no mundo: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/uqVws2Pn8zMXMxfz8yyeMkbcUWke7B9f9MAkdkqD74MPWcTMGE6Cf5AFS4H8/geo8-22und02-problematizacao-mapa-exportacoes-de-petroleo-no-mundo.pdf
- Planisfério Político elaborado pelo IBGE, disponível em https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_mundo/mundo_planisferio_politico_a3.pdf, acesso em 5 de fevereiro de 2019. (Para consulta ou impressão, caso não haja Atlas Geográfico na escola).
Para você saber mais:
- Conheça o site oficial do Mercosul em http://www.mercosul.gov.br/, acesso em 5 de fevereiro de 2019.
- Leia o artigo Petróleo e derivados constituem a base da economia produtiva mundial, publicado pelo governo brasileiro, por meio do Ministério de Minas e Energia, disponível em http://www.brasil.gov.br/noticias/infraestrutura/2011/11/petroleo-e-derivados-constituem-base-da-economia-mundial, acesso em 5 de fevereiro de 2019.
- Confira o artigo Países do Mercosul querem ampliar uso de energia renovável, publicado pela Agência EBC, disponível em http://www.ebc.com.br/2012/12/paises-do-mercosul-querem-ampliar-uso-de-energia-renovavel, acesso em 9 de fevereiro de 2019.
- Para saber mais sobre o modelo de Rotação por Estações, apresentado na Ação Propositiva desta aula, leia o artigo Para uma aula diferente, aposte na Rotação por Estações de Aprendizagem, disponível em https://novaescola.org.br/conteudo/3352/blog-aula-diferente-rotacao-estacoes-de-aprendizagem, acesso em 5 de fevereiro de 2019.
Contextos prévios: combustíveis fósseis, Mercosul
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Comente com os alunos que nesta aula eles irão verificar a importância do petróleo, para a economia dos países da América Latina, com ênfase para aqueles que integram o Mercosul.
Para você saber mais:
- O Mercosul é um bloco econômico formado em 1991, com a assinatura do Tratado de Assunção. Na época, pretendia-se a constituição de uma política comum que integrasse as economias dos quatro Estados signatários: Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. O Mercosul é considerado uma união aduaneira, isto é, o bloco permite a livre circulação de pessoas, serviços e mercados entre os Estados-membros. Nessa constituição de bloco, os países também estabelecem tarifas alfandegárias comuns, a fim de unificar os impostos das mercadorias provenientes de países que não pertencem ao bloco. Em 2012, o bloco sofreu sua primeira alteração com a adesão oficial da Venezuela e a suspensão temporária do Paraguai. Atualmente, a Bolívia está em processo de adesão, enquanto a Venezuela encontra-se suspensa todos os direitos e obrigações enquanto Estado-membro do bloco, desde 2016.
Contextualização
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações: Inicie a etapa da Contextualização apresentando o slide com as palavras: cosméticos, solventes, borracha sintética, corantes, plásticos, lubrificantes, remédios, asfalto, combustíveis, tecidos sintéticos e fertilizantes. Após lê-las, pergunte à turma o que esses produtos têm comum? Verifique as respostas dos alunos e, se necessário, anote-as no quadro.
Nesse momento, espera-se que os alunos respondam que todos são produtos que tem o petróleo como matéria-prima. Na sequência, apresente o próximo slide que mostra um afloramento natural de petróleo na Califórnia, nos Estados Unidos.
A imagem está disponível em https://commons.wikimedia.org/wiki/File:McKittrick_Tar_Seep_North_of_Highway_58.jpg, acesso em 5 fevereiro de 2019.
Comente com os alunos que o petróleo é um combustível fóssil proveniente da decomposição da matéria orgânica em bacias sedimentares, submetida a altas condições de temperatura e pressão. Explique para os alunos que apesar de não poder ser utilizado em sua forma natural, o petróleo gera diversos derivados ou subprodutos a partir do seu refino. Dentre eles pode-se citar a gasolina, o óleo diesel, o gás liquefeito de petróleo (popularmente conhecido como gás de cozinha) o nafta, o querosene e o asfalto. Explique que esses produtos servem de matéria-prima para diversos ramos industriais na produção de inúmeras mercadorias como plásticos, cosméticos, gomas de mascar, medicamentos, tecidos sintéticos (náilon e poliéster), agrotóxicos, fertilizantes etc.
Além dos inúmeros derivados, o petróleo tem a vantagem de ser facilmente transportado, a partir dos oleodutos, o que reduz os custos do produto final. A principal desvantagem desse recurso é o fato dele ser altamente poluente e não renovável.
Para você saber mais:
- Os combustíveis fósseis (petróleo, gás natural e carvão mineral) são formados em condições especiais de temperatura e pressão, a partir de longos processos de decomposição da matéria orgânica, como restos de animais e vegetais soterrados. Os combustíveis fósseis têm uma grande quantidade de carbono em sua composição, o que lhes garante um alto poder de combustão; em razão disso, há algumas décadas, eles são amplamente utilizados como fontes de energia pelas indústrias e como combustível veicular.
O petróleo é o combustível fóssil mais utilizado mundo, constituindo-se como uma mistura complexa de matéria orgânica, carbono e hidrogênio formada em bacias sedimentares. Mesmo tendo sido explorado intensamente nos últimos dois séculos, o petróleo ainda pode ser considerado um produto de fácil extração do subsolo, o que dinamiza seu uso. O petróleo, tal como os demais combustíveis fósseis, é considerado altamente poluente uma vez que libera grandes quantidades de gases poluentes, como monóxido de carbono, óxidos de nitrogênio e dióxido de enxofre, durante sua queima.
Contextualização
Orientações: Inicie a etapa da Contextualização apresentando o slide com as palavras: cosméticos, solventes, borracha sintética, corantes, plásticos, lubrificantes, remédios, asfalto, combustíveis, tecidos sintéticos e fertilizantes. Após lê-las, pergunte à turma o que esses produtos têm comum? Verifique as respostas dos alunos e, se necessário, anote-as no quadro.
Nesse momento, espera-se que os alunos respondam que todos são produtos que tem o petróleo como matéria-prima. Na sequência, apresente o próximo slide que mostra um afloramento natural de petróleo na Califórnia, nos Estados Unidos.
A imagem está disponível em https://commons.wikimedia.org/wiki/File:McKittrick_Tar_Seep_North_of_Highway_58.jpg, acesso em 5 fevereiro de 2019.
Comente com os alunos que o petróleo é um combustível fóssil proveniente da decomposição da matéria orgânica em bacias sedimentares, submetida a altas condições de temperatura e pressão. Explique para os alunos que apesar de não poder ser utilizado em sua forma natural, o petróleo gera diversos derivados ou subprodutos a partir do seu refino. Dentre eles pode-se citar a gasolina, o óleo diesel, o gás liquefeito de petróleo (popularmente conhecido como gás de cozinha) o nafta, o querosene e o asfalto. Explique que esses produtos servem de matéria-prima para diversos ramos industriais na produção de inúmeras mercadorias como plásticos, cosméticos, gomas de mascar, medicamentos, tecidos sintéticos (náilon e poliéster), agrotóxicos, fertilizantes etc.
Além dos inúmeros derivados, o petróleo tem a vantagem de ser facilmente transportado, a partir dos oleodutos, o que reduz os custos do produto final. A principal desvantagem desse recurso é o fato dele ser altamente poluente e não renovável.
Para você saber mais:
- Os combustíveis fósseis (petróleo, gás natural e carvão mineral) são formados em condições especiais de temperatura e pressão, a partir de longos processos de decomposição da matéria orgânica, como restos de animais e vegetais soterrados. Os combustíveis fósseis têm uma grande quantidade de carbono em sua composição, o que lhes garante um alto poder de combustão; em razão disso, há algumas décadas, eles são amplamente utilizados como fontes de energia pelas indústrias e como combustível veicular.
O petróleo é o combustível fóssil mais utilizado mundo, constituindo-se como uma mistura complexa de matéria orgânica, carbono e hidrogênio formada em bacias sedimentares. Mesmo tendo sido explorado intensamente nos últimos dois séculos, o petróleo ainda pode ser considerado um produto de fácil extração do subsolo, o que dinamiza seu uso. O petróleo, tal como os demais combustíveis fósseis, é considerado altamente poluente uma vez que libera grandes quantidades de gases poluentes, como monóxido de carbono, óxidos de nitrogênio e dióxido de enxofre, durante sua queima.
Problematização
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações: Inicie a etapa da Problematização apresentando a imagem de uma plataforma de petróleo offshore, que extrai o produto diretamente da plataforma continental no Atlântico, perto do município de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. Após mostrar a imagem, pergunte aos alunos sobre qual a importância do petróleo para a economia de um país.
Nesse momento, espera-se que eles respondam que o petróleo há algumas décadas é a principal fonte de energia do mundo. Reflita com a turma que a versatilidade do recurso o torna fundamental para o setor industrial, bem como para o abastecimento diversos meios de transportes, como veículos leves e aviões. Além disso, o petróleo também pode ser usado em usinas termelétricas, tal como o gás natural.
Desta forma, os alunos devem considerar que essa importância e versatilidade tornam o recurso fundamental para a economia dos países que detêm reservas, uma vez que se trata de uma commodity altamente lucrativa no contexto do comércio internacional, além de ser fundamental para o setor produtivo interno. Nesse momento, é importante retomar com a turma que o Oriente Médio detém as maiores reservas petrolíferas do mundo (cerca de 60% do total).
Na sequência, apresente o slide com o mapa Exportações de petróleo no mundo e pergunte aos alunos quais são os países que mais exportam petróleo no mundo. Aproveite esse momento para refletir com a turma sobre o papel dos países da América Latina, em especial os países que compõem o bloco do Mercosul, nesse contexto de exportações.
A partir da análise do mapa, os alunos devem identificar que entre os maiores exportadores de petróleo do mundo se destacam países como Arábia Saudita, Rússia, Estado Unidos, México, Venezuela, Argélia, Nigéria, Angola, além de outros países do norte da África e da região do Oriente Médio. No contexto da América Latina, destacam-se Brasil, Colômbia, Equador, além dos já mencionados México e Venezuela. No contexto do Mercosul, a Argentina encontra-se em uma posição intermediária, atrás dos principais exportadores, enquanto Bolívia (país em processo de adesão), Paraguai e Uruguai não aparecem em destaque (Paraguai e Uruguai não possuem reservas desse recurso).
Assim, reflita com os alunos que dois grandes exportadores de petróleo do mundo fazem parte do Mercosul (ainda que a Venezuela encontra-se suspensa), o que pode evidenciar a importância estratégica do recurso para o bloco.
É importante comentar também que, apesar de não ser o maior exportador do mundo, estudos recentes mostram que a Venezuela detém as maiores reservas de petróleo do planeta. Brasil, México e Equador também despontam entre os 20 países com as maiores reservas desse recurso.
Por fim, comente com os alunos que, a despeito de não despontar entre os principais exportadores de petróleo, a Bolívia detém uma das maiores reservas de gás natural do continente americano e do mundo.
Caso desejar, você pode reproduzir cópia do mapa Exportações de petróleo no mundo, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/uqVws2Pn8zMXMxfz8yyeMkbcUWke7B9f9MAkdkqD74MPWcTMGE6Cf5AFS4H8/geo8-22und02-problematizacao-mapa-exportacoes-de-petroleo-no-mundo.pdf. Além disso, ele também pode ser encontrado em https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Lista_de_pa%C3%ADses_por_exporta%C3%A7%C3%A3o_de_petr%C3%B3leo.svg, acesso em 8 de fevereiro de 2019.
Imagem disponível em https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Oil_platform_P-51_(Brazil).jpg, acesso em 8 fevereiro de 2019.
Para você saber mais:
- Denomina-se petróleo offshore aquele que é extraído diretamente do oceano, na plataforma continental. Já o petróleo onshore é aquele extraído a partir da perfuração do subsolo do continente. Petrobras é uma das principais empresas mundiais ramo de prospecção de petróleo em águas profundas.
- Commodities (ou mercadorias em inglês) são gêneros primários, como os produtos agropecuários e recursos minerais (soja, café, carne bovina, minério de ferro, petróleo etc.) com alto valor exportação. Em razão disso, as commodities possuem bolsas de valores especializadas para sua comercialização. As commodities possuem grande importância para a economia mundial, uma vez que são consideradas matérias-primas para os diversos setores produtivos da indústria e construção civil.
- O Mercosul é um bloco econômico formado em 1991, com a assinatura do Tratado de Assunção. Na época, pretendia-se a constituição de uma política comum que integrasse as economias dos quatro Estados signatários: Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. O Mercosul é considerado uma união aduaneira, isto é, o bloco permite a livre circulação de pessoas, serviços e mercados entre os Estados-membros. Nessa constituição de bloco, os países também estabelecem tarifas alfandegárias comuns, a fim de unificar os impostos das mercadorias provenientes de países que não pertencem ao bloco. Em 2012, o bloco sofreu sua primeira alteração com a adesão oficial da Venezuela e a suspensão temporária do Paraguai. Atualmente, a Bolívia está em processo de adesão, enquanto a Venezuela encontra-se suspensa todos os direitos e obrigações enquanto Estado-membro do bloco, desde 2016.
Problematização
Orientações: Inicie a etapa da Problematização apresentando a imagem de uma plataforma de petróleo offshore, que extrai o produto diretamente da plataforma continental no Atlântico, perto do município de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. Após mostrar a imagem, pergunte aos alunos sobre qual a importância do petróleo para a economia de um país.
Nesse momento, espera-se que eles respondam que o petróleo há algumas décadas é a principal fonte de energia do mundo. Reflita com a turma que a versatilidade do recurso o torna fundamental para o setor industrial, bem como para o abastecimento diversos meios de transportes, como veículos leves e aviões. Além disso, o petróleo também pode ser usado em usinas termelétricas, tal como o gás natural.
Desta forma, os alunos devem considerar que essa importância e versatilidade tornam o recurso fundamental para a economia dos países que detêm reservas, uma vez que se trata de uma commodity altamente lucrativa no contexto do comércio internacional, além de ser fundamental para o setor produtivo interno. Nesse momento, é importante retomar com a turma que o Oriente Médio detém as maiores reservas petrolíferas do mundo (cerca de 60% do total).
Na sequência, apresente o slide com o mapa Exportações de petróleo no mundo e pergunte aos alunos quais são os países que mais exportam petróleo no mundo. Aproveite esse momento para refletir com a turma sobre o papel dos países da América Latina, em especial os países que compõem o bloco do Mercosul, nesse contexto de exportações.
A partir da análise do mapa, os alunos devem identificar que entre os maiores exportadores de petróleo do mundo se destacam países como Arábia Saudita, Rússia, Estado Unidos, México, Venezuela, Argélia, Nigéria, Angola, além de outros países do norte da África e da região do Oriente Médio. No contexto da América Latina, destacam-se Brasil, Colômbia, Equador, além dos já mencionados México e Venezuela. No contexto do Mercosul, a Argentina encontra-se em uma posição intermediária, atrás dos principais exportadores, enquanto Bolívia (país em processo de adesão), Paraguai e Uruguai não aparecem em destaque (Paraguai e Uruguai não possuem reservas desse recurso).
Assim, reflita com os alunos que dois grandes exportadores de petróleo do mundo fazem parte do Mercosul (ainda que a Venezuela encontra-se suspensa), o que pode evidenciar a importância estratégica do recurso para o bloco.
É importante comentar também que, apesar de não ser o maior exportador do mundo, estudos recentes mostram que a Venezuela detém as maiores reservas de petróleo do planeta. Brasil, México e Equador também despontam entre os 20 países com as maiores reservas desse recurso.
Por fim, comente com os alunos que, a despeito de não despontar entre os principais exportadores de petróleo, a Bolívia detém uma das maiores reservas de gás natural do continente americano e do mundo.
Caso desejar, você pode reproduzir cópia do mapa Exportações de petróleo no mundo, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/uqVws2Pn8zMXMxfz8yyeMkbcUWke7B9f9MAkdkqD74MPWcTMGE6Cf5AFS4H8/geo8-22und02-problematizacao-mapa-exportacoes-de-petroleo-no-mundo.pdf. Além disso, ele também pode ser encontrado em https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Lista_de_pa%C3%ADses_por_exporta%C3%A7%C3%A3o_de_petr%C3%B3leo.svg, acesso em 8 de fevereiro de 2019.
Imagem disponível em https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Oil_platform_P-51_(Brazil).jpg, acesso em 8 fevereiro de 2019.
Para você saber mais:
- Denomina-se petróleo offshore aquele que é extraído diretamente do oceano, na plataforma continental. Já o petróleo onshore é aquele extraído a partir da perfuração do subsolo do continente. Petrobras é uma das principais empresas mundiais ramo de prospecção de petróleo em águas profundas.
- Commodities (ou mercadorias em inglês) são gêneros primários, como os produtos agropecuários e recursos minerais (soja, café, carne bovina, minério de ferro, petróleo etc.) com alto valor exportação. Em razão disso, as commodities possuem bolsas de valores especializadas para sua comercialização. As commodities possuem grande importância para a economia mundial, uma vez que são consideradas matérias-primas para os diversos setores produtivos da indústria e construção civil.
- O Mercosul é um bloco econômico formado em 1991, com a assinatura do Tratado de Assunção. Na época, pretendia-se a constituição de uma política comum que integrasse as economias dos quatro Estados signatários: Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. O Mercosul é considerado uma união aduaneira, isto é, o bloco permite a livre circulação de pessoas, serviços e mercados entre os Estados-membros. Nessa constituição de bloco, os países também estabelecem tarifas alfandegárias comuns, a fim de unificar os impostos das mercadorias provenientes de países que não pertencem ao bloco. Em 2012, o bloco sofreu sua primeira alteração com a adesão oficial da Venezuela e a suspensão temporária do Paraguai. Atualmente, a Bolívia está em processo de adesão, enquanto a Venezuela encontra-se suspensa todos os direitos e obrigações enquanto Estado-membro do bloco, desde 2016.
Ação Propositiva
Tempo Sugerido: 30 minutos
Orientações: Destine 8 minutos para cada estação, 6 minutos para a reflexão. Organize a turma em grupos de 4 alunos e explique que nessa etapa eles irão verificar a importância do petróleo para as economias da América Latina, especialmente do Mercosul, por meio de atividades organizadas na metodologia conhecida por “Rotação por Estações”.
É importante destacar que, nessa aula, propomos que os alunos realizem 3 estações de 8 minutos cada. Sendo assim, caso haja mais de 3 grupos na sala, você deve preparar duas ou mais estações com as mesmas atividades, de modo que todos os grupos trabalhem simultaneamente e não haja um grupo sem atividade.
Explique a dinâmica desse modelo para a turma, enfatizando que os grupos participam de um circuito de atividades independentes, cada um realizando uma tarefa distinta em um tempo recomendado por você, de acordo com os objetivos propostos em cada estação.
Também é importante comentar que as atividades propostas não são sequenciais; por isso, cada grupo iniciará com uma atividade diferente, de modo que, ao término dos 24 minutos sugeridos, todos os grupos tenham passado pelas 3 estações.
Comente com os alunos que os 6 minutos finais da etapa da Ação Propositiva serão usadas para que os grupos produzam uma pequena reflexão sobre os assuntos trabalhados nas estações. A atividade proposta para cada estação será detalhada a seguir.
Antes, é importante lembrar que as orientações aos alunos estão disponíveis no arquivo Atividades da Ação Propositiva https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Mztk3xSMd7Y2zNX99rnYHkMnJhfHcauHBrFvdhBhvxPwN45pGEUUsAtqCn6K/geo8-22und02-acao-propositiva-atividades.pdf. Você pode apresentá-las no slide, escrevê-las no quadro ou imprimi-las.
Reforce com os alunos que, apesar das estações estarem numeradas de 1 a 3, elas não são sequenciais. Isto é, um grupo pode iniciar pela Estação 2, depois se deslocar para a Estação 3 e finalizar a Ação Propositiva na Estação 1.
Durante a realização das atividades, se possível, deixe um Atlas Escolar à disposição dos grupos, para que eles possam consultar a localização dos países. Se preferir, você pode imprimir, ou reproduzir o Planisfério Político elaborado pelo IBGE, disponível em https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_mundo/mundo_planisferio_politico_a3.pdf, acesso em 5 de fevereiro de 2019.
Estação 1:
Na Estação 1, os alunos devem observar e comparar as tabelas Reservas provadas de petróleo (2017) e Produção de petróleo bruto (2016-2017), a fim de verificar a situação de alguns países da América Latina. As duas tabelas apresentam os 10 países com as maiores reservas e com as maiores produção de petróleo, além do ranking de alguns países da América Latina.
A intenção é que eles percebam que apenas a Venezuela encontra-se entre as 10 maiores reservas do mundo, ocupando justamente o primeiro lugar. Brasil, Equador e México aparecem em posições de destaque, entre as 20 maiores reservas do mundo.
Já em relação à produção de petróleo bruto, os alunos devem perceber que, apesar de deter a maior reserva, a Venezuela não se encontra entre os 10 maiores produtores. Nesse caso, apenas o Brasil aparece entre esses países. México e a própria Venezuela aparecem na sequência. Entre os 30 maiores produtores ainda estão Colômbia, Equador e Argentina.
O arquivo para impressão da tabela Reservas provadas de petróleo (2017) está disponível em Estação 1 - Reservas https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/XVJJjEeBmQNc2mQpmnuJ2vVAeWXzHVeMwWY37SR9VKyV569pnUNMYEaNfAUB/geo8-22und02-acao-propositiva-estacao-1-reservas.pdf
O arquivo para impressão da tabela Produção de petróleo bruto (2016-2017) está disponível em Estação 1 - Produção https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/39kUcRS6C6fn2bwM5a68wjq4kGcDuB9H39z5sBZMt3mJvrqAUJwgdGjtp9zd/geo8-22und02-acao-propositiva-estacao-1-producao.pdf
Durante a atividade, oriente que os alunos anotem as reflexões do grupo no caderno, pois elas serão utilizadas ao final das Estações. A atividade da Estação 1 deve durar cerca de 8 minutos.
Estação 2:
Na Estação 2, os alunos devem ler os trechos selecionados do artigo Países do Mercosul querem ampliar uso de energia renovável e comentar sobre a importância do ingresso da Venezuela no bloco econômico do Mercosul, uma vez que se trata do país com as maiores reservas de petróleo do mundo. Como o bloco prevê reduções de impostos para as circulações de mercadorias entre os países membros, o produto poderia chegar aos demais países com mais facilidade.
O arquivo para impressão do artigo Países do Mercosul querem ampliar uso de energia renovável está disponível em Estação 2: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UnPDNUnKvs7ewVbY2Kwgk4Qgy5nh6s6AJqqKPVzqkFFcFSrFZgtCEHrwaNDe/geo8-22und02-acao-propositiva-estacao-2.pdf
Durante a atividade, oriente que os alunos anotem as reflexões do grupo no caderno, pois elas serão utilizadas ao final das Estações. A atividade da Estação 2 deve durar cerca de 8 minutos.
Estação 3:
Na Estação 3, os alunos devem observar os gráficos e identificar os principais produtos brasileiros exportados para o Mercosul em janeiro de 2019. Com a análise das representações, eles devem perceber que o petróleo bruto representa a maior fatia no conjunto das exportações. Além disso, devem notar que as exportações de óleo de petróleo bruto para os países do Mercosul aumentaram em janeiro de 2019 em relação ao mesmo período do ano anterior.
O arquivo para impressão do gráfico Exportações brasileiras para o Mercosul (Jan/2019) está disponível em Estação 3 - Exportações brasileiras Mercosul https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/cYEvQStVDJsQ8eVbtDaC6NREqgG8nGsU36Jes4XU689T6WwbZFa2HWSWhT8u/geo8-22und02-acao-propositiva-estacao-3-exportacoes-brasileiras-mercosul.pdf
O arquivo para impressão do gráfico Valor exportado (US$) de óleos brutos de petróleo brasileiro para o Mercosul (Jan/2018 e Jan/2019) está disponível em Estação 3 - Valor exportado de petróleo brasileiro Mercosul https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NmfvfQzswJ4FnFWjcDteZ9DMYEuttv3Tna884VxDdqzAwAnw9qvMEjdG3bya/geo8-22und02-acao-propositiva-estacao-3-valor-exportado-de-petroleo-brasileiro-mercosul.pdf
Vale destacar que os gráficos também estão reproduzidos nos próximos slides.
Durante a atividade, oriente que os alunos anotem as reflexões do grupo no caderno, pois elas serão utilizadas ao final das Estações. A atividade da Estação 3 deve durar cerca de 8 minutos.
Sistematização:
Terminadas as três Estações, distribua folhas de sulfite para os grupos e peça para que eles sistematizem as ideias trabalhadas nas atividades.
Para tanto, eles devem produzir um pequeno parágrafo sobre as temáticas discutidas nas estações. Ao final dos 6 minutos, peça para que os grupos troquem as produções.
Ao longo da realização das atividades, circule pelas estações e observe se os grupos estão trabalhando de forma colaborativa. Tire dúvidas e retome as reflexões feitas nas etapas anteriores, caso os grupos tenham dúvidas sobre a interpretação das tabelas, dos gráfico, do texto ou algum conceito discutido até o momento.
Utilize o momento da Sistematização para que os grupos compartilhem as produções realizadas ao longo da Ação Propositiva, tirem dúvidas e reflitam sobre as atividades.
Ação Propositiva
Orientações: Destine 8 minutos para cada estação, 6 minutos para a reflexão. Organize a turma em grupos de 4 alunos e explique que nessa etapa eles irão verificar a importância do petróleo para as economias da América Latina, especialmente do Mercosul, por meio de atividades organizadas na metodologia conhecida por “Rotação por Estações”.
É importante destacar que, nessa aula, propomos que os alunos realizem 3 estações de 8 minutos cada. Sendo assim, caso haja mais de 3 grupos na sala, você deve preparar duas ou mais estações com as mesmas atividades, de modo que todos os grupos trabalhem simultaneamente e não haja um grupo sem atividade.
Explique a dinâmica desse modelo para a turma, enfatizando que os grupos participam de um circuito de atividades independentes, cada um realizando uma tarefa distinta em um tempo recomendado por você, de acordo com os objetivos propostos em cada estação.
Também é importante comentar que as atividades propostas não são sequenciais; por isso, cada grupo iniciará com uma atividade diferente, de modo que, ao término dos 24 minutos sugeridos, todos os grupos tenham passado pelas 3 estações.
Comente com os alunos que os 6 minutos finais da etapa da Ação Propositiva serão usadas para que os grupos produzam uma pequena reflexão sobre os assuntos trabalhados nas estações. A atividade proposta para cada estação será detalhada a seguir.
Antes, é importante lembrar que as orientações aos alunos estão disponíveis no arquivo Atividades da Ação Propositiva https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Mztk3xSMd7Y2zNX99rnYHkMnJhfHcauHBrFvdhBhvxPwN45pGEUUsAtqCn6K/geo8-22und02-acao-propositiva-atividades.pdf. Você pode apresentá-las no slide, escrevê-las no quadro ou imprimi-las.
Reforce com os alunos que, apesar das estações estarem numeradas de 1 a 3, elas não são sequenciais. Isto é, um grupo pode iniciar pela Estação 2, depois se deslocar para a Estação 3 e finalizar a Ação Propositiva na Estação 1.
Durante a realização das atividades, se possível, deixe um Atlas Escolar à disposição dos grupos, para que eles possam consultar a localização dos países. Se preferir, você pode imprimir, ou reproduzir o Planisfério Político elaborado pelo IBGE, disponível em https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_mundo/mundo_planisferio_politico_a3.pdf, acesso em 5 de fevereiro de 2019.
Estação 1:
Na Estação 1, os alunos devem observar e comparar as tabelas Reservas provadas de petróleo (2017) e Produção de petróleo bruto (2016-2017), a fim de verificar a situação de alguns países da América Latina. As duas tabelas apresentam os 10 países com as maiores reservas e com as maiores produção de petróleo, além do ranking de alguns países da América Latina.
A intenção é que eles percebam que apenas a Venezuela encontra-se entre as 10 maiores reservas do mundo, ocupando justamente o primeiro lugar. Brasil, Equador e México aparecem em posições de destaque, entre as 20 maiores reservas do mundo.
Já em relação à produção de petróleo bruto, os alunos devem perceber que, apesar de deter a maior reserva, a Venezuela não se encontra entre os 10 maiores produtores. Nesse caso, apenas o Brasil aparece entre esses países. México e a própria Venezuela aparecem na sequência. Entre os 30 maiores produtores ainda estão Colômbia, Equador e Argentina.
O arquivo para impressão da tabela Reservas provadas de petróleo (2017) está disponível em Estação 1 - Reservas https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/XVJJjEeBmQNc2mQpmnuJ2vVAeWXzHVeMwWY37SR9VKyV569pnUNMYEaNfAUB/geo8-22und02-acao-propositiva-estacao-1-reservas.pdf
O arquivo para impressão da tabela Produção de petróleo bruto (2016-2017) está disponível em Estação 1 - Produção https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/39kUcRS6C6fn2bwM5a68wjq4kGcDuB9H39z5sBZMt3mJvrqAUJwgdGjtp9zd/geo8-22und02-acao-propositiva-estacao-1-producao.pdf
Durante a atividade, oriente que os alunos anotem as reflexões do grupo no caderno, pois elas serão utilizadas ao final das Estações. A atividade da Estação 1 deve durar cerca de 8 minutos.
Estação 2:
Na Estação 2, os alunos devem ler os trechos selecionados do artigo Países do Mercosul querem ampliar uso de energia renovável e comentar sobre a importância do ingresso da Venezuela no bloco econômico do Mercosul, uma vez que se trata do país com as maiores reservas de petróleo do mundo. Como o bloco prevê reduções de impostos para as circulações de mercadorias entre os países membros, o produto poderia chegar aos demais países com mais facilidade.
O arquivo para impressão do artigo Países do Mercosul querem ampliar uso de energia renovável está disponível em Estação 2: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UnPDNUnKvs7ewVbY2Kwgk4Qgy5nh6s6AJqqKPVzqkFFcFSrFZgtCEHrwaNDe/geo8-22und02-acao-propositiva-estacao-2.pdf
Durante a atividade, oriente que os alunos anotem as reflexões do grupo no caderno, pois elas serão utilizadas ao final das Estações. A atividade da Estação 2 deve durar cerca de 8 minutos.
Estação 3:
Na Estação 3, os alunos devem observar os gráficos e identificar os principais produtos brasileiros exportados para o Mercosul em janeiro de 2019. Com a análise das representações, eles devem perceber que o petróleo bruto representa a maior fatia no conjunto das exportações. Além disso, devem notar que as exportações de óleo de petróleo bruto para os países do Mercosul aumentaram em janeiro de 2019 em relação ao mesmo período do ano anterior.
O arquivo para impressão do gráfico Exportações brasileiras para o Mercosul (Jan/2019) está disponível em Estação 3 - Exportações brasileiras Mercosul https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/cYEvQStVDJsQ8eVbtDaC6NREqgG8nGsU36Jes4XU689T6WwbZFa2HWSWhT8u/geo8-22und02-acao-propositiva-estacao-3-exportacoes-brasileiras-mercosul.pdf
O arquivo para impressão do gráfico Valor exportado (US$) de óleos brutos de petróleo brasileiro para o Mercosul (Jan/2018 e Jan/2019) está disponível em Estação 3 - Valor exportado de petróleo brasileiro Mercosul https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NmfvfQzswJ4FnFWjcDteZ9DMYEuttv3Tna884VxDdqzAwAnw9qvMEjdG3bya/geo8-22und02-acao-propositiva-estacao-3-valor-exportado-de-petroleo-brasileiro-mercosul.pdf
Vale destacar que os gráficos também estão reproduzidos nos próximos slides.
Durante a atividade, oriente que os alunos anotem as reflexões do grupo no caderno, pois elas serão utilizadas ao final das Estações. A atividade da Estação 3 deve durar cerca de 8 minutos.
Sistematização:
Terminadas as três Estações, distribua folhas de sulfite para os grupos e peça para que eles sistematizem as ideias trabalhadas nas atividades.
Para tanto, eles devem produzir um pequeno parágrafo sobre as temáticas discutidas nas estações. Ao final dos 6 minutos, peça para que os grupos troquem as produções.
Ao longo da realização das atividades, circule pelas estações e observe se os grupos estão trabalhando de forma colaborativa. Tire dúvidas e retome as reflexões feitas nas etapas anteriores, caso os grupos tenham dúvidas sobre a interpretação das tabelas, dos gráfico, do texto ou algum conceito discutido até o momento.
Utilize o momento da Sistematização para que os grupos compartilhem as produções realizadas ao longo da Ação Propositiva, tirem dúvidas e reflitam sobre as atividades.
Ação Propositiva
Orientações: Destine 8 minutos para cada estação, 6 minutos para a reflexão. Organize a turma em grupos de 4 alunos e explique que nessa etapa eles irão verificar a importância do petróleo para as economias da América Latina, especialmente do Mercosul, por meio de atividades organizadas na metodologia conhecida por “Rotação por Estações”.
É importante destacar que, nessa aula, propomos que os alunos realizem 3 estações de 8 minutos cada. Sendo assim, caso haja mais de 3 grupos na sala, você deve preparar duas ou mais estações com as mesmas atividades, de modo que todos os grupos trabalhem simultaneamente e não haja um grupo sem atividade.
Explique a dinâmica desse modelo para a turma, enfatizando que os grupos participam de um circuito de atividades independentes, cada um realizando uma tarefa distinta em um tempo recomendado por você, de acordo com os objetivos propostos em cada estação.
Também é importante comentar que as atividades propostas não são sequenciais; por isso, cada grupo iniciará com uma atividade diferente, de modo que, ao término dos 24 minutos sugeridos, todos os grupos tenham passado pelas 3 estações.
Comente com os alunos que os 6 minutos finais da etapa da Ação Propositiva serão usadas para que os grupos produzam uma pequena reflexão sobre os assuntos trabalhados nas estações. A atividade proposta para cada estação será detalhada a seguir.
Antes, é importante lembrar que as orientações aos alunos estão disponíveis no arquivo Atividades da Ação Propositiva https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Mztk3xSMd7Y2zNX99rnYHkMnJhfHcauHBrFvdhBhvxPwN45pGEUUsAtqCn6K/geo8-22und02-acao-propositiva-atividades.pdf. Você pode apresentá-las no slide, escrevê-las no quadro ou imprimi-las.
Reforce com os alunos que, apesar das estações estarem numeradas de 1 a 3, elas não são sequenciais. Isto é, um grupo pode iniciar pela Estação 2, depois se deslocar para a Estação 3 e finalizar a Ação Propositiva na Estação 1.
Durante a realização das atividades, se possível, deixe um Atlas Escolar à disposição dos grupos, para que eles possam consultar a localização dos países. Se preferir, você pode imprimir, ou reproduzir o Planisfério Político elaborado pelo IBGE, disponível em https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_mundo/mundo_planisferio_politico_a3.pdf, acesso em 5 de fevereiro de 2019.
Estação 1:
Na Estação 1, os alunos devem observar e comparar as tabelas Reservas provadas de petróleo (2017) e Produção de petróleo bruto (2016-2017), a fim de verificar a situação de alguns países da América Latina. As duas tabelas apresentam os 10 países com as maiores reservas e com as maiores produção de petróleo, além do ranking de alguns países da América Latina.
A intenção é que eles percebam que apenas a Venezuela encontra-se entre as 10 maiores reservas do mundo, ocupando justamente o primeiro lugar. Brasil, Equador e México aparecem em posições de destaque, entre as 20 maiores reservas do mundo.
Já em relação à produção de petróleo bruto, os alunos devem perceber que, apesar de deter a maior reserva, a Venezuela não se encontra entre os 10 maiores produtores. Nesse caso, apenas o Brasil aparece entre esses países. México e a própria Venezuela aparecem na sequência. Entre os 30 maiores produtores ainda estão Colômbia, Equador e Argentina.
O arquivo para impressão da tabela Reservas provadas de petróleo (2017) está disponível em Estação 1 - Reservas https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/XVJJjEeBmQNc2mQpmnuJ2vVAeWXzHVeMwWY37SR9VKyV569pnUNMYEaNfAUB/geo8-22und02-acao-propositiva-estacao-1-reservas.pdf
O arquivo para impressão da tabela Produção de petróleo bruto (2016-2017) está disponível em Estação 1 - Produção https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/39kUcRS6C6fn2bwM5a68wjq4kGcDuB9H39z5sBZMt3mJvrqAUJwgdGjtp9zd/geo8-22und02-acao-propositiva-estacao-1-producao.pdf
Durante a atividade, oriente que os alunos anotem as reflexões do grupo no caderno, pois elas serão utilizadas ao final das Estações. A atividade da Estação 1 deve durar cerca de 8 minutos.
Estação 2:
Na Estação 2, os alunos devem ler os trechos selecionados do artigo Países do Mercosul querem ampliar uso de energia renovável e comentar sobre a importância do ingresso da Venezuela no bloco econômico do Mercosul, uma vez que se trata do país com as maiores reservas de petróleo do mundo. Como o bloco prevê reduções de impostos para as circulações de mercadorias entre os países membros, o produto poderia chegar aos demais países com mais facilidade.
O arquivo para impressão do artigo Países do Mercosul querem ampliar uso de energia renovável está disponível em Estação 2: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UnPDNUnKvs7ewVbY2Kwgk4Qgy5nh6s6AJqqKPVzqkFFcFSrFZgtCEHrwaNDe/geo8-22und02-acao-propositiva-estacao-2.pdf
Durante a atividade, oriente que os alunos anotem as reflexões do grupo no caderno, pois elas serão utilizadas ao final das Estações. A atividade da Estação 2 deve durar cerca de 8 minutos.
Estação 3:
Na Estação 3, os alunos devem observar os gráficos e identificar os principais produtos brasileiros exportados para o Mercosul em janeiro de 2019. Com a análise das representações, eles devem perceber que o petróleo bruto representa a maior fatia no conjunto das exportações. Além disso, devem notar que as exportações de óleo de petróleo bruto para os países do Mercosul aumentaram em janeiro de 2019 em relação ao mesmo período do ano anterior.
O arquivo para impressão do gráfico Exportações brasileiras para o Mercosul (Jan/2019) está disponível em Estação 3 - Exportações brasileiras Mercosul https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/cYEvQStVDJsQ8eVbtDaC6NREqgG8nGsU36Jes4XU689T6WwbZFa2HWSWhT8u/geo8-22und02-acao-propositiva-estacao-3-exportacoes-brasileiras-mercosul.pdf
O arquivo para impressão do gráfico Valor exportado (US$) de óleos brutos de petróleo brasileiro para o Mercosul (Jan/2018 e Jan/2019) está disponível em Estação 3 - Valor exportado de petróleo brasileiro Mercosul https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NmfvfQzswJ4FnFWjcDteZ9DMYEuttv3Tna884VxDdqzAwAnw9qvMEjdG3bya/geo8-22und02-acao-propositiva-estacao-3-valor-exportado-de-petroleo-brasileiro-mercosul.pdf
Vale destacar que os gráficos também estão reproduzidos nos próximos slides.
Durante a atividade, oriente que os alunos anotem as reflexões do grupo no caderno, pois elas serão utilizadas ao final das Estações. A atividade da Estação 3 deve durar cerca de 8 minutos.
Sistematização:
Terminadas as três Estações, distribua folhas de sulfite para os grupos e peça para que eles sistematizem as ideias trabalhadas nas atividades.
Para tanto, eles devem produzir um pequeno parágrafo sobre as temáticas discutidas nas estações. Ao final dos 6 minutos, peça para que os grupos troquem as produções.
Ao longo da realização das atividades, circule pelas estações e observe se os grupos estão trabalhando de forma colaborativa. Tire dúvidas e retome as reflexões feitas nas etapas anteriores, caso os grupos tenham dúvidas sobre a interpretação das tabelas, dos gráfico, do texto ou algum conceito discutido até o momento.
Utilize o momento da Sistematização para que os grupos compartilhem as produções realizadas ao longo da Ação Propositiva, tirem dúvidas e reflitam sobre as atividades.
Sistematização
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações: Após a realização da atividade da Ação Propositiva, utilize o momento da Sistematização para refletir com a turma sobre a importância do petróleo para as economias da América Latina, em especial aquelas que compõem o bloco do Mercosul.
Para tanto, peça para que os grupos leiam as reflexões elaboradas pelos outros grupos e comentem sobre as impressões dos colegas. Se desejar, você pode pedir para os grupos deixarem comentários para os colegas na própria folha de sulfite. Caso haja tempo, você pode circular as produções dos alunos por mais de um grupo, de modo que eles tenham opiniões e comentários variados acerca de suas produções.
Por fim, finalize a aula retomando a importância do petróleo para a economia, relembrando que, apesar dos países, cada vez mais, buscarem fontes alternativas limpas e renováveis, que possam substituir o petróleo, ele ainda é considerado extremamente estratégico para o desenvolvimento econômico das economias mundiais, não sendo diferente para os países da América Latina. Caso julgue necessário, você pode finalizar a aula relembrando que a busca por fontes alternativas ocorre em meio às discussões mundiais sobre as elevadas emissões de gases do efeito estufa na atmosfera, o aquecimento global e demais impactos ambientais que os combustíveis fósseis provocam no meio.
Recolha as produções com os comentários dos grupos e explique que elas serão devolvidas nas próximas aulas como os seus comentários. Com isso, você pode dar sequência e aprofundar esse plano, pesquisando sobre outros dados, informações, representações gráficas e cartográficas que apresentam informações sobre o petróleo e demais combustíveis fósseis no contexto da economia da América Latina. Vale lembrar que as produções dos grupos, bem como os comentários deixados pelos outros alunos, podem servir de motivação para suas próximas aulas, ajudando a turma a desenvolver a temática e os objetivos de aprendizagem.
Materiais complementares
GEO8_22UND02 - Ação Propositiva - Atividades
GEO8_22UND02 - Ação Propositiva - Estação 1 - Produção
GEO8_22UND02 - Ação Propositiva - Estação 1 - Reservas
GEO8_22UND02 - Ação Propositiva - Estação 2
GEO8_22UND02 - Ação Propositiva - Estação 3 - Exportações brasileiras Mercosul
GEO8_22UND02 - Ação Propositiva - Estação 3- Valor exportado de petróleo brasileiro Mercosul
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
WhatsApp ou e-mail
Valor trabalhado
Respeito ao ambiente e à própria coletividade
Apresentação do tema da aula
O objetivo desta aula é reconhecer a importância do petróleo para o dinamismo econômico dos países da América Latina. Para obter mais informações, consulte o Plano de Aula (disponível aqui). Caso a turma ainda não tenha um grupo, crie um no WhatsApp. A aula será organizada pelo aplicativo, mas você pode adaptá-la para o e-mail. Nesta aula, o respeito ao ambiente e à própria coletividade estará presente. Tempo estimado de 5 minutos.
Contextualização
Para iniciar essa etapa, grave um áudio e apresente aos alunos as palavras: cosméticos, solventes, borracha sintética, corantes, plásticos, lubrificantes, remédios, asfalto, combustíveis, tecidos sintéticos e fertilizantes. Após lê-las, pergunte à turma o que esses produtos têm comum? Verifique as respostas. Comente com os alunos que o petróleo é um combustível fóssil proveniente da decomposição da matéria orgânica em bacias sedimentares, submetida a determinadas condições de temperatura e pressão. Explique que, apesar de não poder ser utilizado em sua forma natural, o petróleo gera diversos derivados ou subprodutos a partir do seu refino. Dentre eles, pode-se citar a gasolina, o óleo diesel, o gás liquefeito de petróleo (popularmente conhecido como gás de cozinha), o nafta, o querosene e o asfalto. Tempo estimado: 5 minutos.
Problematização
Professor, envie aos alunos a imagem de uma plataforma de petróleo, disponível aqui, e o mapa de exportações de petróleo no mundo, disponível aqui. Grave um áudio e inicie a etapa da Problematização apresentando a imagem 1, da plataforma de petróleo offshore, que extrai o produto diretamente da plataforma continental no Atlântico, perto do município de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. Após mostrar a imagem, pergunte aos alunos qual a importância do petróleo para a economia de um país. Na sequência, apresente o slide com o mapa de exportações de petróleo no mundo e pergunte aos alunos quais são os países que mais exportam. Aproveite esse momento para refletir com a turma sobre o papel dos países da América Latina, em especial os que compõem o bloco do Mercosul, nesse contexto de exportações. Tempo estimado: 10 minutos.
Ação propositiva
Para iniciar a Ação propositiva, grave um áudio e organize a turma em grupos de 4 ou 5 alunos. Explique que nesta etapa eles irão verificar a importância do petróleo para as economias da América Latina, especialmente do Mercosul. Aqui, faremos uma adaptação da rotação por estações. Envie todos os arquivos desta etapa aos alunos: atividade disponível aqui; "Produção de petróleo bruto", disponível aqui; "Reservas de petróleo", disponível aqui; texto sobre energia renovável, disponível aqui, e "Exportações do Mercosul", disponível aqui. É importante comentar que as atividades propostas não são sequenciais. Em grupos, eles devem resolver todas as estações. Ao final, devem compartilhar suas produções com a turma pelo WhatsApp. Tempo estimado: 50 minutos.
Sistematização
Após a realização da atividade da Ação propositiva, utilize o momento da Sistematização para refletir com a turma sobre a importância do petróleo para as economias da América Latina, em especial aquelas que compõem o bloco do Mercosul. Para tanto, peça que os grupos leiam as reflexões elaboradas pelos outros grupos e comentem sobre as impressões dos colegas. Se desejar, você pode pedir para os grupos deixarem comentários para os colegas pelo WhatsApp.
Por fim, finalize a aula retomando a importância do petróleo para a economia, relembrando que, apesar de os países, cada vez mais, buscarem fontes alternativas de energias limpas e renováveis, que possam substituir o petróleo, ele ainda é considerado extremamente estratégico para o desenvolvimento das economias mundiais, não sendo diferente para os países da América Latina. Caso julgue necessário, você pode finalizar a aula relembrando que a busca por fontes alternativas ocorre em meio às discussões mundiais sobre as elevadas emissões de gases do efeito estufa na atmosfera, o aquecimento global e os demais impactos ambientais que os combustíveis fósseis provocam. Tempo estimado de 20 minutos.
Convite às famílias
Convide os pais a assistirem ao documentário sobre o pré-sal, disponível aqui. Assim, podem ajudar seus filhos na discussão sobre o tema.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Fabiana Leal
Mentor: Peter Trento
Especialista: Leandro Campelo
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 8°ano
Unidade temática: Natureza, ambientes e qualidade de vida
Objeto(s) de aprendizagem: Reconhecer a importância do petróleo para o dinamismo econômico dos países da América Latina.
Habilidade (s) da Base: (EF08GE22) Identificar os principais recursos naturais dos países da América Latina, analisando seu uso para a produção de matéria-prima e energia e sua relevância para a cooperação entre os países do Mercosul.
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