GEO8_11UND02 - Contextualização - Imagem
Plano de Aula
Plano de aula: Tensões e conflitos entre as fronteiras do Estados Unidos e México.
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Geopolítica latino-americana
Sobre o plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE11 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Esta habilidade propõe expandir o olhar para a relação do sujeito com contextos mais amplos, considerando temas políticos, econômicos e culturais do Brasil e do cenário internacional. Permitir que o estudante se entenda como produto de uma sociedade localizada em determinado tempo e espaço, mas também produtor dessa mesma sociedade.
Nesta aula, será proposto analisar as tensões e conflitos na fronteira entre México e EUA buscando compreender os impactos da ampliação do muro nas relações diplomáticas, bem como nas atividades comerciais do USMCA (Acordo Estados Unidos-México-Canadá) que substituiu o NAFTA.
A turma se organizará em times com a seguinte proposta: ler e interpretar imagens, mapas e pistas (em formato de game) com a finalidade de responder o enigma - A ampliação do muro separando as fronteiras entre EUA e México resolverá o problema da entrada de imigrantes ilegais ou ampliará as tensões e conflitos entre os dois países?
Após descobrirem as pistas, os times farão individualmente uma avaliação (em formato de rubrica) e por meio da soma dos resultados, a turma descobrirá o vencedor.
Materiais necessários: Uma folha sulfite por time (deverá ser entregue pelo professor), lápis preto, régua, borracha. Cópias dos slides ou equipamento para apresentação dos slides.
Material complementar:
Contextualização. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/M8DkB8nGU2CrfveEWVXYCqqpqVBqU2hPakg6Yb9ukNyET4yqJYbtPGQ96CZu/geo8-11und02-contextualizacao-imagem.pdf
Problematização. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/9wxcbvaKFBCNvYSVt2bVyturEPkYeEWFbeBQxCNq3E6fmAnkjdUPU4MThfYH/geo8-11und02-problematizacao-infografico.pdf
Ação Propositiva. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bzcbKk3V5v7ReHMaez3XZfvX6Ne7h6VwqX6WRRNZjDDvDvd6y8m53pmdGpGV/geo8-11und02-acao-propositiva-pistas.pdf
Enigmas. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/etqhgUb8J83sNt47R8P3NPSpyJEhRu27e2Djr99VyzggzcxwTxmmKMT3Q2Bd/geo8-11und02-acao-propositiva-enigmas.pdf
Sistematização. Disponível em:
Para você saber mais:
Gamificação. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/10843/como-incentivar-a-leitura-atraves-da-gamificacao Acesso 05/02/2019.
Muro do México. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/muro-mexico.htm Acesso 05/02/2019.
Vídeo: Um Mundo de Muros: México e Estados Unidos
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=s6-UB4SiB8I&vl=pt Acesso 05/02/2019.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Projete ou escreva no quadro o tema para a turma. Peça que observem o mapa com a seta indicando a fronteira entre EUA e o México. Pergunte aos alunos o que sabem sobre as tensões e conflitos na fronteira entre os EUA e o México.
Aproveite para lembrá-los que a fronteira que separa o México dos Estados Unidos é conhecida pela grande presença de grupos migratórios ilegais – a maioria formada por mexicanos –, que se deslocam em direção ao norte em busca de melhores condições de vida. Por esse motivo, os EUA resolveram construir, a partir de 1994, um muro entre os dois países e dificultar o processo de entrada de imigrantes oriundos do sul no país. Essa construção é popularmente conhecida como Muro do México.
Uma das promessas de Donald Trump em 2016 era construir um muro ao longo da fronteira com o México, uma tentativa de impedir a entrada de imigrantes ilegais nos Estados Unidos. É interessante ressaltar que a construção e ampliação do muro deverá gerar dificuldade de acesso para manter as relações comerciais entre os dos países.
Explique que a sala de aula será dividida em times, com a finalidade de analisar imagens, mapas e infográfico sobre a ampliação do muro separando as fronteiras entre EUA e México. Por meio de um jogo, os times serão desafiados analisar, por meio de um caça pistas, se a construção do muro resolverá o problema da entrada de imigrantes ilegais ou ampliará as tensões e conflitos entre os dois países.
Contextualização
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações: Peça a turma que formem times de 4 a 5 alunos. Projete o slide ou imprima a imagem.
Peça que observem a paisagem dos dois lados do muro.
Qual seria o lado dos Estados Unidos e do México? Peça que os times analise a imagem e apresentem as diferenças dos elementos da paisagem dos dois países.
É esperado que os alunos identifiquem a cidade densamente povoada Tijuana, no México, à direita na imagem. San Diego, nos Estados Unidos, fica no lado esquerdo da imagem. É importante ressaltar que está em curso a construção de uma vedação secundária que se estenderá da colina até ao Oceano Pacífico.
Material complementar
Imagem disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/M8DkB8nGU2CrfveEWVXYCqqpqVBqU2hPakg6Yb9ukNyET4yqJYbtPGQ96CZu/geo8-11und02-contextualizacao-imagem.pdf
Problematização
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações: Projete o slide ou imprima o infográfico e entregue aos times.
Solicite que observem com atenção os quatro pontos marcados no mapa onde já existe o muro que separa os EUA do México.
Pergunte aos alunos sobre os problemas enfrentados pelos dois países com a criação do muro? Quais são os impactos na economia das duas cidades por estarem próximas. A construção de muro impedirá a entrada de imigrantes ilegais nos Estados Unidos?
Material complementar
Infográfico disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/9wxcbvaKFBCNvYSVt2bVyturEPkYeEWFbeBQxCNq3E6fmAnkjdUPU4MThfYH/geo8-11und02-problematizacao-infografico.pdf
Ação propositiva
Tempo Sugerido: 20 minutos
Orientações: Projete o slide ou escreva no quadro. Entregue aos times a primeira pista do enigma, a partir dela, os times irão descobrir as outras 2 pistas que poderão estar escondidas em sala de aula.
Lembre-se, será necessário que as pistas estejam devidamente prontas e escondidas antes de começar a aula.
Explique aos times que terão tempo de 18 minutos para solucionar as pistas e desvendar o enigma e voltar com a chave que dará o acesso a próxima etapa que consistirá em uma auto-avaliação do desafio apresentado na aula.
Professor, oriente os times que é importante trabalharem em equipe, pois a ajuda de todos será de grande importância para conseguir executar o desafio dentro do prazo determinado.
Reserve 2 minutos finais para receber dos times a resposta do enigma. Aproveite para expor as resposta no mural.
Material complementar
Pistas. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bzcbKk3V5v7ReHMaez3XZfvX6Ne7h6VwqX6WRRNZjDDvDvd6y8m53pmdGpGV/geo8-11und02-acao-propositiva-pistas.pdf
Enigma. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/etqhgUb8J83sNt47R8P3NPSpyJEhRu27e2Djr99VyzggzcxwTxmmKMT3Q2Bd/geo8-11und02-acao-propositiva-enigmas.pdf
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Nesta etapa, projete ou entregue a chave de acesso para a próxima etapa.
Chame atenção dos alunos para a rubrica. Explique que farão uma auto-avaliação do desafio apresentado na aula.
Para cada critério, o aluno deverá escolher a opção que melhor representa seu desempenho ou conhecimento.
Explique as nomenclaturas escolhidas: “especialista”, “mestre” e “aprendiz” apresentam um número. Oriente os aluno a avaliar e contar os pontos e depois apresentá-lo ao time, que somarão o resultado de todos e apresentará para o professor.
Reserve 2 minutos finais para divulgar os resultados dos times. Pode ser apresentado em formato de tabela no quadro.
Material complementar
Tabela disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/dqnaYmZfgAzJbceAgtW2DgFVS3jQvvXUH8VURarT5qYdmD7Q6DwbjXfZYAKG/geo8-11und02-sistematizacao-tabela.pdf
No momento da adaptação, priorize práticas reflexivas e criativas, que auxiliem no desenvolvimento das competências e habilidades BNCC. Utilize os planos de aula para planejar sequências didáticas, levando o aluno a desvendar e compreender as dinâmicas relacionadas a diversidade socioespacial e seus processos. As tecnologias digitais estão cada vez mais presentes na educação e são fundamentais para operacionalizar suas aulas a distância, mas devem ser utilizadas com sua orientação para garantir uma aprendizagem com rigor científico através de fontes confiáveis. Para associar as etapas dos planos ao uso de ferramentas digitais, lembre-se de que as mesmas não devem ser utilizadas como fim em si mesmas, mas sim como instrumentos que possibilitam a investigação em ambientes virtuais que oportunizam experiências que os alunos não teriam acesso fisicamente. Para isso, você pode se valer de uma infinidade de recursos entre plataformas abertas, sites institucionais, Ongs, fundações, organismos multilaterais, jogos e quizzes, mapas interativos, simuladores e aplicativos de celular.
As propostas devem ser ajustadas a faixa etária dos alunos em atividades com distintos graus de complexidade, seguindo a progressão de conteúdo, projetando as experiências em dimensões maiores, partindo do local até o global. Preparamos para você uma lista de sugestões para incrementar os planos de aula e explorar o que a tecnologia digital traz para ensino de Geografia. Mas atenção, nesse período longe do espaço da escola, é importante aliar o uso de dispositivos a atividades físicas seguras, que promovam nos alunos momentos distantes das telas, estimulando os sentidos, desenvolvendo a criatividade e o movimento. Você pode alternar o uso de dispositivos com propostas mão na massa que propiciem a alfabetização cartográfica, o pensamento espacial e o raciocínio geográfico.
Partindo da realidade do aluno, estimule a exploração de seu lugar de vivência, o controle do tempo, a observação sob diferentes pontos de vista, a representação de elementos do cotidiano e reconhecimento das regras de convivência. A seguir, apresentamos propostas de atividades que podem substituir etapas dos planos, sem prejuízo ao desenvolvimento das habilidades relacionadas a eles: São elas, a construção de maquetes com sucatas; elaboração de mapas mentais, croquis e; plantas; registros fotográficos de objetos e paisagens do lugar de vivência; desenhos de observação em diferentes pontos de vista; colagens e representações bidimensionais e tridimensionais; entrevistas com familiares; representação de esquetes e cenas teatrais; jogos corporais; audição de músicas; assistir filmes, documentários e animações; jogos de tabuleiro; cultivar uma horta; fazer uma composteira caseira; ler e comentar notícias de telejornal ou impresso; produção de textos entre outras que você pode inventar. Além das atividades individuais, garanta também a realização de propostas em duplas ou em grupos através de aplicativos de comunicação, para garantir a socialização de opiniões, troca de experiências, produções coletivas e colaborativas. As etapas e resultados podem ser registrados na forma de fotografias, vídeos, podcast, blogs, cadernos digitais ou digitalizados para serem compartilhados com você e os colegas. Não se esqueça de sempre partir dos conhecimentos prévios e estimular o levantamento e testagem de hipóteses garantindo, mesmo que de forma remota, o protagonismo do aluno! Esperamos que a adaptação dos planos de aula de Geografia apara seu uso a distância, facilite o seu trabalho, com a mesma qualidade dos planos presenciais. PLATAFORMAS E SITES: Google Earth Google Maps Earth 3D Relief Map Science Changing The world Estação Espacial Internacional Earth nullschool MeteoEarth Minecraft Education Edition Education.com Recursos geográficos NATIONAL GEOGRAPHIC NA SALA DE AULA Digital Compass WORLD METERS APOLLO 11 ACESSO A MUSEUS VIRTUAIS E VISITAS GUIADAS: COLEÇÃO DE MUSEUS de CARTOGRAFIA MUSEUS VIRTUAIS PELO MUNDO INSTITUIÇÕES E ORGANISMOS MULTILATERAIS IBGE EMBRAPA MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE INCRA GREENPEACE ONU AGÊNCIA NACIONAL DE AGUAS RIOS VOADORES PNUD CENTRAL INTELLIGENCE AGENCY APLICATIVOS PARA CELULAR: World Atlas NASA APP Países e capitais do mundo Geografia Mundial Mapa politico Mapa físico Bússola StarTalk APP DE JOGOS DE GEOGRAFIA PARA CELULAR Jogo da Geografia ONDE É ISSO QUIZ GEOGRAFIA Planeta terra Jogos de geografia Geo Jogo JOGOS e QUIZZES ONLINE WORLD GEOGRAPHY GAMES CRIANÇA CIDADÃ DO MUNDO JOGOS GEOGRAFICOS QUIZ GEOGRAFIA CNECNOAS
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Juliana Maria
Mentor: Leandro Campelo
Especialista: Leandro Campelo
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 8°ano
Unidade temática: Conexões e escalas
Objeto(s) de aprendizagem: Analisar as tensões e conflitos na fronteira entre México e EUA buscando compreender os impactos da ampliação do muro nas relações diplomáticas, bem como nas atividades comerciais do USMCA (Acordo Estados Unidos-México-Canadá ) substituiu o NAFTA.
Habilidade (s) da Base: (EF08GE11) Analisar áreas de conflito e tensões nas regiões de fronteira do continente latino-americano e o papel de organismos internacionais e regionais de cooperação nesses cenários.
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