16962
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 8º ano > Unidade

Plano de aula - Tensões e conflitos entre as fronteiras do Estados Unidos e México.

Plano de aula de Geografia com atividades para 8º ano do Fundamental sobre analisar as tensões e conflitos na fronteira entre México e EUA buscando compreender os impactos da ampliação do muro nas relações diplomáticas

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Juliana Maria Costa Fecher Winter

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre o plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE11 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Esta habilidade propõe expandir o olhar para a relação do sujeito com contextos mais amplos, considerando temas políticos, econômicos e culturais do Brasil e do cenário internacional. Permitir que o estudante se entenda como produto de uma sociedade localizada em determinado tempo e espaço, mas também produtor dessa mesma sociedade.

Nesta aula, será proposto analisar as tensões e conflitos na fronteira entre México e EUA buscando compreender os impactos da ampliação do muro nas relações diplomáticas, bem como nas atividades comerciais do USMCA (Acordo Estados Unidos-México-Canadá) que substituiu o NAFTA.

A turma se organizará em times com a seguinte proposta: ler e interpretar imagens, mapas e pistas (em formato de game) com a finalidade de responder o enigma - A ampliação do muro separando as fronteiras entre EUA e México resolverá o problema da entrada de imigrantes ilegais ou ampliará as tensões e conflitos entre os dois países?

Após descobrirem as pistas, os times farão individualmente uma avaliação (em formato de rubrica) e por meio da soma dos resultados, a turma descobrirá o vencedor.

Materiais necessários: Uma folha sulfite por time (deverá ser entregue pelo professor), lápis preto, régua, borracha. Cópias dos slides ou equipamento para apresentação dos slides.

Material complementar:

Contextualização. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/M8DkB8nGU2CrfveEWVXYCqqpqVBqU2hPakg6Yb9ukNyET4yqJYbtPGQ96CZu/geo8-11und02-contextualizacao-imagem.pdf

Problematização. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/9wxcbvaKFBCNvYSVt2bVyturEPkYeEWFbeBQxCNq3E6fmAnkjdUPU4MThfYH/geo8-11und02-problematizacao-infografico.pdf

Ação Propositiva. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bzcbKk3V5v7ReHMaez3XZfvX6Ne7h6VwqX6WRRNZjDDvDvd6y8m53pmdGpGV/geo8-11und02-acao-propositiva-pistas.pdf

Enigmas. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/etqhgUb8J83sNt47R8P3NPSpyJEhRu27e2Djr99VyzggzcxwTxmmKMT3Q2Bd/geo8-11und02-acao-propositiva-enigmas.pdf

Sistematização. Disponível em:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/dqnaYmZfgAzJbceAgtW2DgFVS3jQvvXUH8VURarT5qYdmD7Q6DwbjXfZYAKG/geo8-11und02-sistematizacao-tabela.pdf

Para você saber mais:

Gamificação. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/10843/como-incentivar-a-leitura-atraves-da-gamificacao Acesso 05/02/2019.

Muro do México. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/muro-mexico.htm Acesso 05/02/2019.

Vídeo: Um Mundo de Muros: México e Estados Unidos

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=s6-UB4SiB8I&vl=pt Acesso 05/02/2019.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete ou escreva no quadro o tema para a turma. Peça que observem o mapa com a seta indicando a fronteira entre EUA e o México. Pergunte aos alunos o que sabem sobre as tensões e conflitos na fronteira entre os EUA e o México.

Aproveite para lembrá-los que a fronteira que separa o México dos Estados Unidos é conhecida pela grande presença de grupos migratórios ilegais – a maioria formada por mexicanos –, que se deslocam em direção ao norte em busca de melhores condições de vida. Por esse motivo, os EUA resolveram construir, a partir de 1994, um muro entre os dois países e dificultar o processo de entrada de imigrantes oriundos do sul no país. Essa construção é popularmente conhecida como Muro do México.

Uma das promessas de Donald Trump em 2016 era construir um muro ao longo da fronteira com o México, uma tentativa de impedir a entrada de imigrantes ilegais nos Estados Unidos. É interessante ressaltar que a construção e ampliação do muro deverá gerar dificuldade de acesso para manter as relações comerciais entre os dos países.

Explique que a sala de aula será dividida em times, com a finalidade de analisar imagens, mapas e infográfico sobre a ampliação do muro separando as fronteiras entre EUA e México. Por meio de um jogo, os times serão desafiados analisar, por meio de um caça pistas, se a construção do muro resolverá o problema da entrada de imigrantes ilegais ou ampliará as tensões e conflitos entre os dois países.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Peça a turma que formem times de 4 a 5 alunos. Projete o slide ou imprima a imagem.

Peça que observem a paisagem dos dois lados do muro.

Qual seria o lado dos Estados Unidos e do México? Peça que os times analise a imagem e apresentem as diferenças dos elementos da paisagem dos dois países.

É esperado que os alunos identifiquem a cidade densamente povoada Tijuana, no México, à direita na imagem. San Diego, nos Estados Unidos, fica no lado esquerdo da imagem. É importante ressaltar que está em curso a construção de uma vedação secundária que se estenderá da colina até ao Oceano Pacífico.

Material complementar

Imagem disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/M8DkB8nGU2CrfveEWVXYCqqpqVBqU2hPakg6Yb9ukNyET4yqJYbtPGQ96CZu/geo8-11und02-contextualizacao-imagem.pdf

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Projete o slide ou imprima o infográfico e entregue aos times.

Solicite que observem com atenção os quatro pontos marcados no mapa onde já existe o muro que separa os EUA do México.

Pergunte aos alunos sobre os problemas enfrentados pelos dois países com a criação do muro? Quais são os impactos na economia das duas cidades por estarem próximas. A construção de muro impedirá a entrada de imigrantes ilegais nos Estados Unidos?

Material complementar

Infográfico disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/9wxcbvaKFBCNvYSVt2bVyturEPkYeEWFbeBQxCNq3E6fmAnkjdUPU4MThfYH/geo8-11und02-problematizacao-infografico.pdf

Ação propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 20 minutos

Orientações: Projete o slide ou escreva no quadro. Entregue aos times a primeira pista do enigma, a partir dela, os times irão descobrir as outras 2 pistas que poderão estar escondidas em sala de aula.

Lembre-se, será necessário que as pistas estejam devidamente prontas e escondidas antes de começar a aula.

Explique aos times que terão tempo de 18 minutos para solucionar as pistas e desvendar o enigma e voltar com a chave que dará o acesso a próxima etapa que consistirá em uma auto-avaliação do desafio apresentado na aula.

Professor, oriente os times que é importante trabalharem em equipe, pois a ajuda de todos será de grande importância para conseguir executar o desafio dentro do prazo determinado.

Reserve 2 minutos finais para receber dos times a resposta do enigma. Aproveite para expor as resposta no mural.

Material complementar

Pistas. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bzcbKk3V5v7ReHMaez3XZfvX6Ne7h6VwqX6WRRNZjDDvDvd6y8m53pmdGpGV/geo8-11und02-acao-propositiva-pistas.pdf

Enigma. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/etqhgUb8J83sNt47R8P3NPSpyJEhRu27e2Djr99VyzggzcxwTxmmKMT3Q2Bd/geo8-11und02-acao-propositiva-enigmas.pdf

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Nesta etapa, projete ou entregue a chave de acesso para a próxima etapa.

Chame atenção dos alunos para a rubrica. Explique que farão uma auto-avaliação do desafio apresentado na aula.

Para cada critério, o aluno deverá escolher a opção que melhor representa seu desempenho ou conhecimento.

Explique as nomenclaturas escolhidas: “especialista”, “mestre” e “aprendiz” apresentam um número. Oriente os aluno a avaliar e contar os pontos e depois apresentá-lo ao time, que somarão o resultado de todos e apresentará para o professor.

Reserve 2 minutos finais para divulgar os resultados dos times. Pode ser apresentado em formato de tabela no quadro.

Material complementar

Tabela disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/dqnaYmZfgAzJbceAgtW2DgFVS3jQvvXUH8VURarT5qYdmD7Q6DwbjXfZYAKG/geo8-11und02-sistematizacao-tabela.pdf

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE11 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Esta habilidade propõe expandir o olhar para a relação do sujeito com contextos mais amplos, considerando temas políticos, econômicos e culturais do Brasil e do cenário internacional. Permitir que o estudante se entenda como produto de uma sociedade localizada em determinado tempo e espaço, mas também produtor dessa mesma sociedade.

Nesta aula, será proposto analisar as tensões e conflitos na fronteira entre México e EUA buscando compreender os impactos da ampliação do muro nas relações diplomáticas, bem como nas atividades comerciais do USMCA (Acordo Estados Unidos-México-Canadá) que substituiu o NAFTA.

A turma se organizará em times com a seguinte proposta: ler e interpretar imagens, mapas e pistas (em formato de game) com a finalidade de responder o enigma - A ampliação do muro separando as fronteiras entre EUA e México resolverá o problema da entrada de imigrantes ilegais ou ampliará as tensões e conflitos entre os dois países?

Após descobrirem as pistas, os times farão individualmente uma avaliação (em formato de rubrica) e por meio da soma dos resultados, a turma descobrirá o vencedor.

Materiais necessários: Uma folha sulfite por time (deverá ser entregue pelo professor), lápis preto, régua, borracha. Cópias dos slides ou equipamento para apresentação dos slides.

Material complementar:

Contextualização. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/M8DkB8nGU2CrfveEWVXYCqqpqVBqU2hPakg6Yb9ukNyET4yqJYbtPGQ96CZu/geo8-11und02-contextualizacao-imagem.pdf

Problematização. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/9wxcbvaKFBCNvYSVt2bVyturEPkYeEWFbeBQxCNq3E6fmAnkjdUPU4MThfYH/geo8-11und02-problematizacao-infografico.pdf

Ação Propositiva. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bzcbKk3V5v7ReHMaez3XZfvX6Ne7h6VwqX6WRRNZjDDvDvd6y8m53pmdGpGV/geo8-11und02-acao-propositiva-pistas.pdf

Enigmas. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/etqhgUb8J83sNt47R8P3NPSpyJEhRu27e2Djr99VyzggzcxwTxmmKMT3Q2Bd/geo8-11und02-acao-propositiva-enigmas.pdf

Sistematização. Disponível em:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/dqnaYmZfgAzJbceAgtW2DgFVS3jQvvXUH8VURarT5qYdmD7Q6DwbjXfZYAKG/geo8-11und02-sistematizacao-tabela.pdf

Para você saber mais:

Gamificação. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/10843/como-incentivar-a-leitura-atraves-da-gamificacao Acesso 05/02/2019.

Muro do México. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/muro-mexico.htm Acesso 05/02/2019.

Vídeo: Um Mundo de Muros: México e Estados Unidos

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=s6-UB4SiB8I&vl=pt Acesso 05/02/2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete ou escreva no quadro o tema para a turma. Peça que observem o mapa com a seta indicando a fronteira entre EUA e o México. Pergunte aos alunos o que sabem sobre as tensões e conflitos na fronteira entre os EUA e o México.

Aproveite para lembrá-los que a fronteira que separa o México dos Estados Unidos é conhecida pela grande presença de grupos migratórios ilegais – a maioria formada por mexicanos –, que se deslocam em direção ao norte em busca de melhores condições de vida. Por esse motivo, os EUA resolveram construir, a partir de 1994, um muro entre os dois países e dificultar o processo de entrada de imigrantes oriundos do sul no país. Essa construção é popularmente conhecida como Muro do México.

Uma das promessas de Donald Trump em 2016 era construir um muro ao longo da fronteira com o México, uma tentativa de impedir a entrada de imigrantes ilegais nos Estados Unidos. É interessante ressaltar que a construção e ampliação do muro deverá gerar dificuldade de acesso para manter as relações comerciais entre os dos países.

Explique que a sala de aula será dividida em times, com a finalidade de analisar imagens, mapas e infográfico sobre a ampliação do muro separando as fronteiras entre EUA e México. Por meio de um jogo, os times serão desafiados analisar, por meio de um caça pistas, se a construção do muro resolverá o problema da entrada de imigrantes ilegais ou ampliará as tensões e conflitos entre os dois países.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Peça a turma que formem times de 4 a 5 alunos. Projete o slide ou imprima a imagem.

Peça que observem a paisagem dos dois lados do muro.

Qual seria o lado dos Estados Unidos e do México? Peça que os times analise a imagem e apresentem as diferenças dos elementos da paisagem dos dois países.

É esperado que os alunos identifiquem a cidade densamente povoada Tijuana, no México, à direita na imagem. San Diego, nos Estados Unidos, fica no lado esquerdo da imagem. É importante ressaltar que está em curso a construção de uma vedação secundária que se estenderá da colina até ao Oceano Pacífico.

Material complementar

Imagem disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/M8DkB8nGU2CrfveEWVXYCqqpqVBqU2hPakg6Yb9ukNyET4yqJYbtPGQ96CZu/geo8-11und02-contextualizacao-imagem.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Projete o slide ou imprima o infográfico e entregue aos times.

Solicite que observem com atenção os quatro pontos marcados no mapa onde já existe o muro que separa os EUA do México.

Pergunte aos alunos sobre os problemas enfrentados pelos dois países com a criação do muro? Quais são os impactos na economia das duas cidades por estarem próximas. A construção de muro impedirá a entrada de imigrantes ilegais nos Estados Unidos?

Material complementar

Infográfico disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/9wxcbvaKFBCNvYSVt2bVyturEPkYeEWFbeBQxCNq3E6fmAnkjdUPU4MThfYH/geo8-11und02-problematizacao-infografico.pdf

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 20 minutos

Orientações: Projete o slide ou escreva no quadro. Entregue aos times a primeira pista do enigma, a partir dela, os times irão descobrir as outras 2 pistas que poderão estar escondidas em sala de aula.

Lembre-se, será necessário que as pistas estejam devidamente prontas e escondidas antes de começar a aula.

Explique aos times que terão tempo de 18 minutos para solucionar as pistas e desvendar o enigma e voltar com a chave que dará o acesso a próxima etapa que consistirá em uma auto-avaliação do desafio apresentado na aula.

Professor, oriente os times que é importante trabalharem em equipe, pois a ajuda de todos será de grande importância para conseguir executar o desafio dentro do prazo determinado.

Reserve 2 minutos finais para receber dos times a resposta do enigma. Aproveite para expor as resposta no mural.

Material complementar

Pistas. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bzcbKk3V5v7ReHMaez3XZfvX6Ne7h6VwqX6WRRNZjDDvDvd6y8m53pmdGpGV/geo8-11und02-acao-propositiva-pistas.pdf

Enigma. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/etqhgUb8J83sNt47R8P3NPSpyJEhRu27e2Djr99VyzggzcxwTxmmKMT3Q2Bd/geo8-11und02-acao-propositiva-enigmas.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Nesta etapa, projete ou entregue a chave de acesso para a próxima etapa.

Chame atenção dos alunos para a rubrica. Explique que farão uma auto-avaliação do desafio apresentado na aula.

Para cada critério, o aluno deverá escolher a opção que melhor representa seu desempenho ou conhecimento.

Explique as nomenclaturas escolhidas: “especialista”, “mestre” e “aprendiz” apresentam um número. Oriente os aluno a avaliar e contar os pontos e depois apresentá-lo ao time, que somarão o resultado de todos e apresentará para o professor.

Reserve 2 minutos finais para divulgar os resultados dos times. Pode ser apresentado em formato de tabela no quadro.

Material complementar

Tabela disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/dqnaYmZfgAzJbceAgtW2DgFVS3jQvvXUH8VURarT5qYdmD7Q6DwbjXfZYAKG/geo8-11und02-sistematizacao-tabela.pdf

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Unidade do 8º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08GE11 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano