16955
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 9º ano > O nascimento da República no Brasil e os processos históricos até a metade do século XX

Plano de aula - O mito da democracia racial no Brasil

Plano de aula de História com atividades para 9º ano do EF sobre O mito da democracia racial no Brasil

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Roberta Duarte Da Silva

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagens, áudio ou vídeo, com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Padlet, Google Meet.

Contexto
Para despertar a curiosidade da turma, envie apenas a música “A carne”, interpretada por Elza Soares, acompanhada da letra, no grupo da sala no Whatsapp, Facebook, Google Sala de Aula ou outro. Questione:

- Qual questão social brasileira é abordada na música?
- Qual a intenção da letra ao afirmar que “a carne mais barata do mercado é a carne negra”?
- Quais os problemas sociais enfrentados pela população negra no Brasil?
- Por que vocês acreditam que estes problemas sociais envolvendo a população negra no Brasil ainda persistem?

Dê um tempo para que os alunos possam discutir as interpretações sobre a música e, então, encaminhe o objetivo da aula e a imagem de Elza Soares.
Questione se os alunos já conheciam esta cantora e apresente a biografia dela, que consta nas orientações deste plano de aula.

Problematização
Encaminhe os textos da problematização, acompanhados dos questionamentos, para auxiliar a leitura e compreensão.
Os alunos podem trabalhar individualmente ou agrupados. Para trabalharem agrupados, podem se comunicar por Whatsapp, e-mail, Facebook ou qualquer outra ferramenta. O importante é que troquem informações e se auxiliem na análise do texto. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode dividí-los em duplas, trios ou grupos, de acordo com seu conhecimento sobre a turma.
Outra alternativa é dividir os textos entre a turma, de forma que metade leia o texto de Gilberto Freyre e a outra metade o texto de Bernardino. Depois, solicite que troquem as informações que encontraram com a outra parte da turma, escrevendo um texto, gravando um áudio ou vídeo, e postando no grupo da sala.

Texto de Gilberto Freyre
- O que seria miscigenação para Gilberto Freyre?
- Qual o papel da miscigenação, segundo Gilberto Freyre, na construção da sociedade brasileira?
- Gilberto Freyre enxerga a miscigenação como algo positivo ou negativo?
Texto de Joaze Bernardino
- De acordo com o autor, o que seria o “mito da democracia racial”?
- Qual seria a obra responsável por divulgar este mito?
- Segundo este autor, como este “mito” foi retratado na obra de Gilberto Freyre?

Estabeleça um prazo para que enviem as respostas às duas perguntas sobre o texto. Elas podem ser enviadas por escrito ou através de áudios e vídeos. Incentive os alunos a trocarem impressões sobre o texto com os colegas. Você pode encaminhar pequenos vídeos ou áudios para esclarecer dúvidas, complementar informações e chamar a atenção para características das fontes que podem ter passado despercebidas pelos estudantes.
Se houver a possibilidade, marque um momento síncrono para que os alunos possam dividir as análises e para que você possa fazer correções e pontuar informações.

Sistematização
Para a atividade de sistematização, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente. Eles podem enviar áudios ou vídeos das paródias, para que os colegas possam assistir. Você pode propor que os alunos gravem “videoclipes”, interpretando as paródias, usando objetos que tenham em casa e filtros de aplicativos, como Instagram e Snapchat. Também podem criar uma hashtag para compartilhar as produções com os familiares e a comunidade.

Convite às famílias
Permita que os alunos contem com a ajuda de familiares para a gravação das paródias, desde que a autoria deles seja respeitada. Incentive-os a compartilharem as produções com os familiares.
O vídeo "Entenda o Mito da Democracia Racial", do Canal Preto, discute temas relacionados aos discutidos na aula de maneira didática e simples (disponível aqui).
O Documentário “Retornados”, disponível no site da Tv Escola, mostra histórias de ex-escravizados que retornaram à Africa e que desempenharam papel importante na formação das sociedades africanas e brasileiras (disponível aqui).

 

Sugestão Enviada Por: Chayene Medeiros


Código: HIS9_08UND01

(EF09HI08) Identificar as transformações ocorridas no debate sobre as questões da diversidade no Brasil durante o século XX e compreender o significado das mudanças de abordagem em relação ao tema.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE O nascimento da República no Brasil e os processos históricos até a metade do século XX do 9º ano:

9º ano / História / O nascimento da República no Brasil e os processos históricos até a metade do século XX

MAIS AULAS DE História do 9º ano:

9º ano / História / Modernização, ditadura civil-militar e redemocratização: o Brasil após 1946

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas