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Plano de aula > História > 9º ano > O nascimento da República no Brasil e os processos históricos até a metade do século XX

Plano de aula - Representação indígena nas políticas governamentais após a Proclamação da República

Plano de aula de História com atividades para 9º ano do EF sobre Representação indígena nas políticas governamentais após a Proclamação da República

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Roberta Duarte Da Silva

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagens, áudio ou vídeo, com orientações do professor.
- Optativas: Google Formulários, Google Sala de Aula, Padlet.

Contexto
Encaminhe o objetivo da aula, as fontes propostas no contexto e as perguntas para nortear a análise das fontes no grupo de Whatsapp, Facebook, Google Sala de Aula ou através de outra ferramenta que estejam utilizando para se comunicar com a turma. Em seguida, questione:

- Como os indígenas são apresentados nas fotografias?
- Vocês observam alguma tentativa de modificar o modo como se vestem?
- Por que vocês acham que isso acontecia?
- Que relação podemos estabelecer entre as fotografias e os termos contato cultural e aculturação?

Dê um tempo para que os alunos possam discutir as percepções a respeito das fotos e dos termos uns com os outros, para formularem as suas hipóteses.

Problematização
Encaminhe o texto da problematização acompanhado das questões.

- Como os indígenas eram vistos pela Comissão Rondon?
- Quais eram os ideais de integração e de cultura indígena defendidos na época?

Os alunos podem trabalhar individualmente ou agrupados. Para trabalharem agrupados, eles podem se comunicar por Whatsapp, e-mail, Facebook ou qualquer outra ferramenta. O importante é que troquem informações e se auxiliem na análise do texto. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode dvidí-los em duplas, trios ou grupos, de acordo com seu conhecimento sobre a turma.

Estabeleça um prazo para que enviem as respostas às duas perguntas sobre o texto. Elas podem ser enviadas por escrito ou através de áudios e vídeos. Incentive os alunos a trocarem impressões sobre o texto com os colegas. Você pode encaminhar pequenos vídeos ou áudios para esclarecer dúvidas, complementar informações e chamar a atenção para características das fontes que podem ter passado despercebidas pelos estudantes.
Se houver a possibilidade, marque um momento síncrono para que os alunos possam dividir as análises e para que você possa fazer correções e pontuar informações.

Sistematização
Na sistematização, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente.
Eles podem produzir as cartas e enviá-las por e-mail, Whatsapp ou Google Sala de Aula. Outra alternativa é propor que postem as cartas em um mural no Padlet.
Incentive os estudantes a compartilharem as cartas com os colegas e comentarem os trabalhos uns dos outros.

Convite às famílias
Para saber mais sobre a Comissão Rondon e o SPI, existem alguns documentários bastante interessantes no Youtube:
Fragmentos de filmes produzidos pela Comissão Rondon (disponível aqui).
Rondon - A Construção do Brasil e a Causa Indígena da Funai (disponível aqui).
Como era a aproximação de Rondon com os indígenas do Canal Brasil (disponível aqui).
Como foi a aproximação entre Rondon e Darcy Ribeiro (disponível aqui).

 

 

Sugestão Enviada Por: Chayene Medeiros


Código: HIS9_07UND02

(EF09HI07) Identificar e explicar, em meio a lógicas de inclusão e exclusão, as pautas dos povos indígenas, no contexto republicano (até 1964), e das populações afrodescendentes.


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