16952
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 9º ano > O nascimento da República no Brasil e os processos históricos até a metade do século XX

Plano de aula - O Teatro Experimental do Negro (TEN) como local de reafirmação de identidades

Plano de aula de História com atividades para 9º ano do EF sobre O Teatro Experimental do Negro (TEN) como local de reafirmação de identidades

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Talita Seniuk

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagens, áudio ou vídeo, com orientações do professor.
- Optativas: Google Formulários, Google Sala de Aula, Padlet.

Contexto
Para engajar a atenção dos estudantes, você pode, primeiramente, enviar a fotografia do contexto no próprio grupo da sala e convidar os alunos a tentarem responder:

- Você sabe quem são estas pessoas?
- O que estas pessoas estão fazendo?
- De quando deve ser esta fotografia?

Dê um tempo para que os estudantes possam tentar responder, levando em consideração vestimentas, posturas, o fato de a fotografia ser em preto e branco etc.
Encaminhe o objetivo da aula, a imagem da Folha Carioca e o trecho transcrito, acompanhado de questões para orientarem a análise.

- De onde é este jornal? Qual a data dele?
- Sobre o que trata a matéria?
- Com base neste jornal você consegue identificar quem são as pessoas representadas na fotografia e o que estão fazendo?

Estabeleça um prazo para que enviem as respostas a esta pergunta para você, através do Whatsapp, Google Sala de Aula ou outra plataforma que estejam utilizando. Você pode esclarecer dúvidas, chamar a atenção para características das fontes que possam ter passado despercebidas pelos alunos, e acrescentar informações enviando pequenos áudios ou vídeos no grupo da turma.
Outra alternativa é agendar uma aula síncrona, para que os alunos possam compartilhar as respostas uns com os outros e para que você faça correções e pontuações.

Problematização
Encaminhe os documentos da problematização, junto com perguntas para ajudá-los na análise dos textos e da imagem, através do Whatsapp, e-mail, Google Sala de Aula, Facebook ou outra ferramenta. Eles podem trabalhar individualmente ou agrupados.

Questões para refletir:
- Na fotografia, Abdias do Nascimento está vestido como Othello ou Otelo, personagem da peça teatral de mesmo nome do famoso dramaturgo inglês, Willian Shakespeare (1564-1616). Apesar de Otelo ser um general mouro (árabe), ele era sempre representado por atores brancos. Você consegue imaginar por que isso ocorria?
- Por que o autor do texto afirma que, no exterior, a elite brasileira tem uma face primeiramente europeia na representação do país no mundo, e que propagandeia uma imagem distorcida da nossa realidade étnica?

Questões para responder:
- Qual a ligação de Abdias do Nascimento com o Teatro Experimental do Negro - TEN?
- Quem compunha o elenco do TEN?
- Quais eram os principais objetivos do TEN segundo o texto?

Estabeleça um prazo para que os estudantes enviem as respostas, que podem ser encaminhadas por escrito, através de e-mail, Whatsapp, Google Sala de Aula, Padlet, entre outros. As respostas também podem ser encaminhadas por meio de pequenos áudios ou vídeos.
Você pode, também, e se houver possibilidade, marcar um momento síncrono, para que eles possam dividir as respostas e debater com os colegas, enquanto você faz correções, pontua informações e media o debate.

Sistematização
Para a produção das esquetes desta etapa, você pode propor que os alunos trabalhem individualmente, com a ajuda de familiares, para gravarem as cenas.
Se quiser propor que os alunos trabalhem agrupados, eles podem se comunicar através do Whatsapp, Google Hangouts, e-mail etc., para combinarem os diálogos e ambientações das cenas. Eles podem gravarem separadamente e depois editar os vídeos, para formar as cenas. Aplicativos gratuitos para o celular, como o Tik Tok, permitem editar pequenos vídeos no próprio celular. Eles podem, também, gravar a esquete através de uma videoconferência, com todos juntos.
Incentive-os a utilizarem objetos que tenham em casa para fazerem a ambientação, assim como filtros de redes sociais, como instagram e snapchat, com os quais eles podem se “fantasiar” de criança, mulher, homem, velho, entre tantos outros.
Se for possível, peça ajuda ao professor de artes da turma, para ajudar os alunos a se planejarem para as esquetes.

Convite às famílias
Os alunos podem postar as esquetes nas redes sociais, para que os familiares, amigos e colegas possam assistir, comentar e compartilhar. Eles também podem criar uma hashtag para divulgar os vídeos e o TEN, nas próprias redes sociais e as da escola.
O documentário “O Teatro Experimental do Negro - Ocupação Abdias do nascimento” do Itaú Cultural está disponível no Youtube (disponível aqui).

Sugestão Enviada Por: Chayene Medeiros


Código: HIS9_04UND01

(EF09HI04) Discutir a importância da participação da população negra na formação econômica, política e social do Brasil.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE O nascimento da República no Brasil e os processos históricos até a metade do século XX do 9º ano:

9º ano / História / O nascimento da República no Brasil e os processos históricos até a metade do século XX

MAIS AULAS DE História do 9º ano:

9º ano / História / Modernização, ditadura civil-militar e redemocratização: o Brasil após 1946

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas