16949
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 9º ano > O nascimento da República no Brasil e os processos históricos até a metade do século XX

Plano de aula - A política na Primeira República

Plano de aula de História com atividades para 9º ano do EF sobre A política na Primeira República

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Monaquelly Carmo De Jesus

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagens, áudio ou vídeo, com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Padlet, Google Meets.

Contexto
Encaminhe o objetivo da aula e os materiais do contexto, imagens de urna eletrônica e cédula e urna antigas, bem como o verbete República/republicanismo. Utilize o meio que for mais adequado à sua realidade, por escrito, via e-mail, Whatsapp, Facebook, Google Sala de Aula etc.  

Questões para refletir:
- Quais diferenças você conhece entre o processo eleitoral do passado, como as fotos e agora? Como você acha que era a apuração? Quanto tempo levava?

Questões para responder:
- Segundo o texto, a ideia de república atual se aproxima da ideia de democracia, pois está associada à soberania popular. O que significa isso?

Estabeleça um prazo para que enviem as respostas a esta pergunta para você, através de mensagem pelo Whatsapp, criando uma pergunta no Google Sala de Aula ou por outra plataforma que estejam utilizando.
Você também pode marcar uma aula síncrona, através do Google Hangout ou outro meio, para que os estudantes compartilhem as impressões e respostas uns com os outros.
Outra opção, nesta aula, seria fazer a contextualização com a charge proposta na problematização.

Problematização
Encaminhe a charge para os estudantes. Você pode postar a charge no grupo de Whatsapp ou do Google Sala de Aula da turma, por exemplo, e pedir para que formulem hipóteses sobre quem são os personagens retratados nela e o que ela critica. Você pode encaminhar, juntamente, um pequeno vídeo ou áudio pedindo para que notem as palavras escritas nas roupas dos personagens. Os estudantes podem responder no próprio grupo, fazendo uma discussão.
Estabeleça um prazo para que façam as hipóteses ou façam a discussão e, então, encaminhe o texto sobre voto de cabresto e política dos governadores na Primeira República. Peça para que respondam se a hipótese se confirmou ou não e porquê. Os alunos podem, também, neste momento, responder no grupo da sala, de modo que possam comentar as respostas uns dos outros e fazer uma discussão.

Sistematização
A atividade de sistematização pode ser feita individualmente e encaminhada através do meio de comunicação que estejam utilizando. Neste caso, se possível, procure estimular os estudantes a lerem e comentarem os textos uns dos outros. Para isso, você pode utilizar o Google Sala de Aula ou um mural no Padlet.
Outra possibilidade é que os estudantes produzam um texto em conjunto, através de um documento de texto no Google Drive ou pelo Whatsapp.

Convite às famílias
Caso haja interesse, as famílias podem assistir aos episódios do documentário História do Brasil por Bóris Fausto, disponíveis no site da Tv Escola (disponível aqui).
O site Era Virtual disponibiliza visitas virtuais a vários museus brasileiros, o que pode enriquecer muito o aprendizado da História de nosso país (disponíel aqui).

Sugestão Enviada Por: Chayene Medeiros


Código: HIS9_01UND02

(EF09HI01) Descrever e contextualizar os principais aspectos sociais, culturais, econômicos e políticos da emergência da República no Brasil.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE O nascimento da República no Brasil e os processos históricos até a metade do século XX do 9º ano:

9º ano / História / O nascimento da República no Brasil e os processos históricos até a metade do século XX

MAIS AULAS DE História do 9º ano:

9º ano / História / Modernização, ditadura civil-militar e redemocratização: o Brasil após 1946

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas