16948
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 8º ano > Configurações do mundo no século XIX

Plano de aula - A marcha para o Oeste nos EUA e a carta do cacique Seattle

Plano de aula de História com atividades para 8º ano do EF sobre A marcha para o Oeste nos EUA e a carta do cacique Seattle

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Daniela Reis De Moraes

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagem, áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Drive, Google Meet, Padlet.

Contexto
Nesta aula você pode propor que os alunos trabalhem agrupados ou individualmente. Para trabalharem agrupados, podem se comunicar por meio de Whatsapp, e-mail, Facebook ou qualquer outra ferramenta. O importante é que troquem informações e se auxiliem na análise das fontes. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode separá-los em duplas, trios ou grupos produtivos, de acordo com o seu conhecimento sobre a turma.

Encaminhe o objetivo da aula, o documento do contexto com as fontes propostas e o questionamento. Se preferir, você pode enviar os links para que os alunos possam assistir aos dois episódios do desenho Pica-Pau usados na etapa. Utilize a ferramenta que considerar mais acessível: e-mail, WhatsApp, Google Sala de Aula ou outro meio de comunicação.

- Turma do pica-pau: Sioux sincopado (1940) - (disponível aqui).
- Pica-pau: Chefe Charlie Cavalo (1956) - (disponível aqui).

Peça para que os alunos reflitam sobre as questões, discutam com os colegas e respondam. Eles podem fazer isso no próprio grupo da sala, escrevendo ou mandando pequenos áudios ou vídeos. Se estiverem trabalhando individualmente, peça para que reflitam ou  discutam com os familiares e, então, respondam. Você pode encaminhar um pequeno áudio, vídeo ou texto esclarecendo dúvidas e acrescentando informações que achar necessárias.

Problematização
Nesta etapa da aula os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente.

Encaminhe o documento da problematização com as fontes propostas e o questionamento.

Segundo o texto, “a maioria [das terras indígenas] foi comprada dos índios por preços que variavam de um centavo a um dólar o acre”.

Um acre equivale a, aproximadamente, 4.047 m² (quatro mil e quarenta e sete metros quadrados).
Para ter uma noção, um quarteirão tem, em média, 100 m² (cem metros quadrados). Sabendo disso, responda?
- Parece um preço pagar menos de 1 dólar por um terreno de mais de quatro mil metros quadrados?
- Qual a principal diferença em relação ao valor e significado da terra na Política de Terras de 1862 e na carta do cacique Seattle, da tribo Suquamish?

Estabeleça um prazo para que os alunos/grupos possam refletir, debater e responder à questão. Você pode encaminhar pequenos textos, áudios ou vídeos esclarecendo dúvidas, chamando a atenção para informações presentes nas fontes que os alunos possam não ter percebido e acrescentando outras que achar necessárias.

Sistematização
Nesta etapa, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente. Encaminhe as orientações para que produzam cartas sobre como a Lei de Terras de 1862 prejudicou os indígenas norte-americanos. Eles podem fazer as cartas no caderno e enviar fotos, ou realizar a atividade no computador e smartphone. Eles podem utilizar imagens da internet para decorar as cartas ou fazer desenhos.

Você pode criar um mural no Padlet, para que os alunos postem as cartas, ou eles podem enviá-las por Whatsapp, Facebook ou Google Sala de Aula.

De qualquer forma, incentive-os a compartilharem as produções com colegas e comentarem as atividades uns dos outros.

Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as criações com familiares e amigos através das redes sociais.

As famílias podem conhecer um pouco mais sobre as tribos indígenas mais poderosas dos EUA lendo a matéria da Revista Super Interessante, disponível no endereço (disponível aqui).

Tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades):disponível aqui.
Google Sala de Aula (como criar uma turma): disponível aqui.
Google Drive (como organizar pastas): disponível aqui.
Google Meet (como criar uma reunião online): disponível aqui.
Google Apresentações (como usar): disponível aqui.
Padlet (como usar): disponível aqui.

Sugestão Enviada Por: Chayene Medeiros


Código: HIS8_27UND04

(EF08HI27) Identificar as tensões e os significados dos discursos civilizatórios, avaliando seus impactos negativos para os povos indígenas originários e as populações negras nas Américas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Configurações do mundo no século XIX do 8º ano:

MAIS AULAS DE História do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas