10306
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 3º ano > Grandezas e Medidas

Plano de aula - Como posso medir a parede da sala de aula?

Plano de aula de Matemática com atividades para 3º ano do Fundamental sobre medidas padronizadas e não padronizadas

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Cecilia Machado Dias

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT3_18GRM02

Recursos
- Necessários: estojo, papel ou caderno do aluno para que faça as anotações pertinentes.
Algum meio de comunicação com alunos: Zoom, Meet, Google sala de aula, WhatsApp, e-mail ou impressão.
Atividade principal
Régua ou fita métrica.

- Opcionais:
Celular, computador ou tablet
Artigo: Como medir tudo o que há
Jogo: Medidas e grandezas

Para este plano, foque na etapa da Atividade principal

Aquecimento
O foco do plano será a atividade principal, entretanto, vale a pena apresentar para os alunos a atividade de retomada, pois ela começa trazendo uma situação bastante concreta para os alunos: explorar a sua sala de aula e os objetos que há nela. Você pode enviar as sugestões para a exploração de forma remota, por WhatsApp, por exemplo, para que os alunos comecem a explorar e pensar sobre o tema. Caso os alunos não tenham tido muito contato com sua sala de aula, mude o ambiente e os objetos que devem ser explorado para o quarto do aluno ou a sala de sua casa, a cama ou o sofá ao invés das carteiras. Eles devem anotar as suas conclusões e trazer para a discussão na aula.

Atividade principal
O foco desta atividade principal é identificar e diferenciar unidades de medidas de comprimento padronizadas ou não, em situações reais de uso de medições. A atividade principal traz a situação em que uma turma quer medir o comprimento da corda que uma turma irá usar para montar um varal. Mostre os slides 4 a 6 se estiver em uma aula online pelo Meet ou Zoom ou tire um print das imagens dos slides ou envie o arquivo da atividade principal por WhatsApp para que os alunos consigam ler e discutir a atividade. Uma outra sugestão, é pedir que os alunos meçam a parede de um ambiente de sua casa utilizando dois instrumentos não convencionais diferentes, como as crianças da atividade fizeram e anotem as suas conclusões. Os alunos devem perceber que quando usamos medidas não convencionais, as unidades de medida saem diferentes, por isso a necessidade da utilização das medidas convencionais.

Discussão da solução
Antes de compartilhar o slide da discussão das soluções, peça que os alunos compartilhem as que eles chegaram. Depois, quando forem compartilhados, peça que os alunos comparem com suas respostas. Eles podem escrever textos ou gravar áudios, podem mesmo gravar vídeos. Devem também comentar se concordam ou discordam das soluções mostradas.

Sistematização do conceito
Retome resumidamente com a turma os conceitos explorados na aula. Os alunos devem copiar em seus cadernos para futuras consultas. Pergunte se eles gostariam de acrescentar alguma observação as anotações.

Raio X
A atividade do Raio X é bastante interessante para verificar se os alunos compreenderam e atingiram o objetivo da aula. Compartilhe as atividades de raio x e complementares por WhatsApp ou e-mail para que os alunos possam acessá-las.

Convite às famílias
O envolvimento das famílias nas atividades escolares juntos com os alunos é o ideal nesses momentos, principalmente na organização deles e de seus materiais. Envie uma mensagem para as famílias explicando o que você está trabalhando e a forma que eles podem ajudar seus filhos.
As famílias podem participar utilizando as medidas não convencionais como pés, palmos, polegares para medir objetos, ambientes e móveis e fazer a comparação e a análise dessas medidas.

Sugestão Enviada Por: Elisa Vilalta


Código: MAT3_18GRM02

(EF03MA17) Reconhecer que o resultado de uma medida depende da unidade de medida utilizada.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 3º ano:

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas, os alunos aprendem unidades não padronizadas e padronizadas de comprimento, capacidade e massas, transformações básicas de unidades de medida de comprimento, capacidade e massa (as mais usuais), comparação entre áreas e noção de medida de área.

MAIS AULAS DE Matemática do 3º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas