10306
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Como posso medir a parede da sala de aula?

POR: Ana Cecilia Machado Dias 17/07/2018
Código: MAT3_18GRM02

3º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

PLano de Aula Alinhado à BNCC

(EF03MA17) Reconhecer que o resultado de uma medida depende da unidade de medida utilizada.

Plano de aula de Matemática com atividades para 3º ano do Fundamental sobre medidas padronizadas e não padronizadas

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora:Ana Cecilia Machado Dias

Mentora: Marcella de Oliveira Abreu Fontinele

Revisora Pedagógica: Eliane Zanin

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

(EF03MA17) Reconhecer que o resultado de uma medida depende da unidade de medida utilizada.

Objetivos específicos

Identificar e diferenciar unidades de medidas de comprimento padronizadas ou não, em situações reais de uso de medições.

Conceito-chave

Medidas padronizadas e não padronizadas de comprimento.

Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • Impressão e recorte de uma régua e de uma fita métrica de papel para montagem.
  • Folha no caderno ou papel A4, lápis e borracha. Materiais presente na mochila das crianças ou na sala de aula que possam servir de auxílio como unidade não padronizada de medida.

Tempo previsto: 7 minutos.

Orientações: Incentivar os alunos a observarem as carteiras da sala de aula, em especial a que está sentado. Oferecer um caderno ou folhas A4 para que possam desenhar sua carteira e registar as medidas encontradas em unidades de medida não padronizadas utilizada para medição. Como um lápis, um palmo, um braço etc…

Propósito: A partir da proposta para medir o tamanho do tampo, desafiar as crianças a encontrarem a solução em como medir e registrar o tamanho do tampo da sua carteira.

Discuta com a turma:

  • Observem as carteiras da nossa sala de aula. Como são? De que material? Em qual formato? E tamanho? Você acha que a sua carteira é leve ou pesada? O que na sua opinião teria a mesma altura da sua carteira? E peso?
  • Agora vamos medir o tampo da sua mesa/carteira? Como você poderia me informar seu tamanho?
  • Observe seu corpo, o material que você possui na sua mochila e escolha um instrumento, um objeto que possa lhe ajudar a definir uma medida para o tamanho do tampo da sua carteira?

Materiais complementares para impressão:

Resolução da Retomada

Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 4 a 6).

Orientações: Divida a turma em grupos de 4 alunos. Entregue a atividade impressa, ou projete este slide para eles acompanharem a atividade. Apresente o desafio às crianças e instigue-as a registrarem a medida necessária de corda para o varal da sala de aula refletindo sobre a situação- problema que envolve as medidas não padronizadas, como o cabo de vassoura e palmo da mão de uma criança. Peça que analisem as soluções encontradas e apresentadas no slide 5, pelas crianças, que consistiu em analisar e definir o tamanho necessário a ser comprado de barbante para fazer o varal na sala de aula. Auxilie a reflexão das crianças a partir das soluções apresentadas, de forma que compreendam a necessidade de uma medida padrão, para que todos cheguem a mesma medida, nesse caso o comprimento do barbante para o varal. Faça as perguntas sugeridas no discuta com a turma. Utilize também o guia e faça as intervenções necessárias. Fale que depois terão que explicar aos demais colegas como foi que pensaram para resolver.

Propósito: Analisar medidas não padronizadas como o cabo de vassoura e o palmo a fim de concluir a importância do uso de medidas padronizadas de comprimento, como o metro e centímetros.

Discuta com a turma:

  • Qual quantidade de corda/barbante você compraria para esticar um varal na sua sala de aula?
  • De que forma você pode registrar essa quantidade de corda/barbante?
  • Como o vendedor da loja irá saber a quantidade de corda/barbante que é preciso?
  • A medida encontrada pelo grupo das meninas é igual a medida encontrada pelos meninos?
  • Com a medida de 3 cabos de vassoura, como você levaria essa informação até a loja para comprar a corda?
  • Com a medida de 25 palmos da mão de Pedro, como você levaria essa informação até a loja para comprar a corda?
  • Qual medida você escolheria e por quê?
  • Qual a solução para essa medida?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Guia de intervenção

Como estamos trabalhando com o conceito de grandezas e medidas, sugiro a leitura do texto de apoio: Grandezas e medidas no ciclo de alfabetização - https://cdnbi.tvescola.org.br/contents/document/publicationsSeries/16532008_14_MedidaseGrandezasnociclodaalfabetizacao.pdf

Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 4 a 6).

Orientações: Divida a turma em grupos de 4 alunos. Entregue a atividade impressa, ou projete este slide para eles acompanharem a atividade. Apresente o desafio às crianças e instigue-as a registrarem a medida necessária de corda para o varal da sala de aula refletindo sobre a situação- problema que envolve as medidas não padronizadas, como o cabo de vassoura e palmo da mão de uma criança. Peça que analisem as soluções encontradas e apresentadas no slide 5, pelas crianças, que consistiu em analisar e definir o tamanho necessário a ser comprado de barbante para fazer o varal na sala de aula. Auxilie a reflexão das crianças a partir das soluções apresentadas, de forma que compreendam a necessidade de uma medida padrão, para que todos cheguem a mesma medida, nesse caso o comprimento do barbante para o varal. Faça as perguntas sugeridas no discuta com a turma. Utilize também o guia e faça as intervenções necessárias. Fale que depois terão que explicar aos demais colegas como foi que pensaram para resolver.

Propósito: Analisar medidas não padronizadas como o cabo de vassoura e o palmo a fim de concluir a importância do uso de medidas padronizadas de comprimento, como o metro e centímetros.

Discuta com a turma:

  • Qual quantidade de corda/barbante você compraria para esticar um varal na sua sala de aula?
  • De que forma você pode registrar essa quantidade de corda/barbante?
  • Como o vendedor da loja irá saber a quantidade de corda/barbante que é preciso?
  • A medida encontrada pelo grupo das meninas é igual a medida encontrada pelos meninos?
  • Com a medida de 3 cabos de vassoura, como você levaria essa informação até a loja para comprar a corda?
  • Com a medida de 25 palmos da mão de Pedro, como você levaria essa informação até a loja para comprar a corda?
  • Qual medida você escolheria e por quê?
  • Qual a solução para essa medida?

Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 4 a 6).

Orientações: Divida a turma em grupos de 4 alunos. Entregue a atividade impressa, ou projete este slide para eles acompanharem a atividade. Apresente o desafio às crianças e instigue-as a registrarem a medida necessária de corda para o varal da sala de aula refletindo sobre a situação- problema que envolve as medidas não padronizadas, como o cabo de vassoura e palmo da mão de uma criança. Peça que analisem as soluções encontradas e apresentadas no slide 5, pelas crianças, que consistiu em analisar e definir o tamanho necessário a ser comprado de barbante para fazer o varal na sala de aula. Auxilie a reflexão das crianças a partir das soluções apresentadas, de forma que compreendam a necessidade de uma medida padrão, para que todos cheguem a mesma medida, nesse caso o comprimento do barbante para o varal. Faça as perguntas sugeridas no discuta com a turma. Utilize também o guia e faça as intervenções necessárias. Fale que depois terão que explicar aos demais colegas como foi que pensaram para resolver.

Propósito: Analisar medidas não padronizadas como o cabo de vassoura e o palmo a fim de concluir a importância do uso de medidas padronizadas de comprimento, como o metro e centímetros.

Discuta com a turma:

  • Qual quantidade de corda/barbante você compraria para esticar um varal na sua sala de aula?
  • De que forma você pode registrar essa quantidade de corda/barbante?
  • Como o vendedor da loja irá saber a quantidade de corda/barbante que é preciso?
  • A medida encontrada pelo grupo das meninas é igual a medida encontrada pelos meninos?
  • Com a medida de 3 cabos de vassoura, como você levaria essa informação até a loja para comprar a corda?
  • Com a medida de 25 palmos da mão de Pedro, como você levaria essa informação até a loja para comprar a corda?
  • Qual medida você escolheria e por quê?
  • Qual a solução para essa medida?

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 7 e 8 ).

Orientações: Promova uma discussão para analisar as unidades de medidas não padronizadas apresentadas pelos dois grupos, a fim de que as crianças apresentem soluções para que compreendam a necessidade de uma medida padrão, e que todos cheguem ao mesmo entendimento de medida.

Propósito: Analisar as medidas apresentadas na situação- problema e mediar as respostas dos estudantes quanto a conclusão da importância de unidades de medidas padronizadas.

Discuta com a turma:

  • Na loja, diante dessas medidas, como o vendedor medirá a corda/barbante para a venda?
  • Qual medida é a mais adequada para ser informada ao vendedor da loja?
  • Como o vendedor fará para medir e cortar o comprimento necessário de corda para o varal?
  • Existe outra sugestão que faça o vendedor compreender o comprimento da corda que será vendido?
  • Qual quantidade de corda é necessário comprar para fazer o varal?
  • Qual unidade de medida possibilitou a compra da corda para o varal?
  • Vocês acham que uma medida padrão facilita a circulação da informação? Ajuda a todos a compreenderem o tamanho sugerido?

Material Complementar:

Resolução da Atividade Principal

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 7 e 8 ).

Orientações: Promova uma discussão para analisar as unidades de medidas não padronizadas apresentadas pelos dois grupos, a fim de que as crianças apresentem soluções para que compreendam a necessidade de uma medida padrão, e que todos cheguem ao mesmo entendimento de medida.

Propósito: Analisar as medidas apresentadas na situação- problema e mediar as respostas dos estudantes quanto a conclusão da importância de unidades de medidas padronizadas.

Discuta com a turma:

  • Na loja, diante dessas medidas, como o vendedor medirá a corda/barbante para a venda?
  • Qual medida é a mais adequada para ser informada ao vendedor da loja?
  • Como o vendedor fará para medir e cortar o comprimento necessário de corda para o varal?
  • Existe outra sugestão que faça o vendedor compreender o comprimento da corda que será vendido?
  • Qual quantidade de corda é necessário comprar para fazer o varal?
  • Qual unidade de medida possibilitou a compra da corda para o varal?
  • Vocês acham que uma medida padrão facilita a circulação da informação? Ajuda a todos a compreenderem o tamanho sugerido?

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientações: Leia o slide e comente com a classe sobre a unidade de medida para comprimento padronizada utilizada: metro e centímetro. Peça que registrem em seus cadernos esta síntese.

Propósito: Resumir o conceito de unidades de medidas padronizadas.

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Incentivar aos alunos que realizem medições para a proposta utilizando a régua ou a fita métrica construída de papel. Esta é uma atividade para avaliar a aprendizagem , por isso, deixe que façam sozinhos. Verifique o desempenho de cada aluno. Depois que terminarem, retome a atividade e faça as perguntas sugeridas no discuta com a turma.

Propósito: Avaliar se houve aprendizagem, através de medições a partir de unidades de medidas padronizadas.

Discuta com a turma:

  • Como você fez para medir o seu braço? Você utilizou a régua? Por quê? Você utilizou a fita métrica? Por quê? É mais fácil medir o comprimento de um braço com a régua ou com a fita métrica? Por quê?
  • Como você fez para medir a altura do seu caderno? Você utilizou a régua? Por quê? Você utilizou a fita métrica? Por quê? É mais fácil medir o comprimento de um braço com a régua ou com a fita métrica? Por quê?
  • Como você fez para medir o lápis? Você utilizou a régua? Por quê? Você utilizou a fita métrica? Por quê? É mais fácil medir o comprimento de um braço com a régua ou com a fita métrica? Por quê?

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora:Ana Cecilia Machado Dias

Mentora: Marcella de Oliveira Abreu Fontinele

Revisora Pedagógica: Eliane Zanin

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

(EF03MA17) Reconhecer que o resultado de uma medida depende da unidade de medida utilizada.

Objetivos específicos

Identificar e diferenciar unidades de medidas de comprimento padronizadas ou não, em situações reais de uso de medições.

Conceito-chave

Medidas padronizadas e não padronizadas de comprimento.

Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • Impressão e recorte de uma régua e de uma fita métrica de papel para montagem.
  • Folha no caderno ou papel A4, lápis e borracha. Materiais presente na mochila das crianças ou na sala de aula que possam servir de auxílio como unidade não padronizada de medida.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

AULAS DESSA UNIDADE:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes