16941
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 8º ano > O Brasil no século XIX

Plano de aula - Indianismo: a imagem indígena no romantismo brasileiro

Plano de aula de História com atividades para 8º ano do EF sobre Indianismo: a imagem indígena no romantismo brasileiro

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Julia Bittencourt Barbosa Correa

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
HIS8_22UND03

Ferramentas sugeridas
     - Essenciais: PDF com documentos de texto e imagens e áudio ou vídeo com orientações do professor.
     - Optativas: Google Sala de Aula, Google Drive, Google Meet.

Contexto
Por escrito, via e-mail, Whatsapp, Facebook, Google Sala de Aula ou outra ferramenta que estejam utilizando para se comunicar com a turma, encaminhe o objetivo da aula, as duas coletâneas, sobre Iracema e Sônia Guajajara, e os questionamentos propostos na etapa. Você pode propor que alunos discutam no próprio grupo da sala ou pode enviar alguns questionamentos para que eles respondam, por escrito ou através de áudio ou vídeo.

Dê um tempo para que os alunos possam refletir sobre os questionamentos e discutir ou respondê-los. Você pode encaminhar um pequeno vídeo, áudio ou texto esclarecendo dúvidas e acrescentando informações que julgar conveniente.

Problematização
Nesta etapa da aula você pode propor que os alunos trabalhem agrupados ou individualmente. Para trabalharem agrupados eles podem se comunicar por meio de Whatsapp, e-mail, Facebook ou através de um documento compartilhado no Google Drive. O importante é que troquem informações e se auxiliem na análise das fontes. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode agrupá-los em duplas, trios ou grupos produtivos, de acordo com o seu conhecimento sobre a turma.

Para facilitar a interpretação das fontes pelos estudantes sozinhos, algumas questões propostas no plano original podem ter sido alteradas ou excluídas, e novas questões podem ter sido incluídas neste material. Faça uso dos questionamentos da maneira que considerar mais eficiente para a sua turma.

     - Miriam Pereira Cardosi, autora do 1º texto, diz que “o [autor] romântico não via as coisas como eram, mas projetava como deveriam ser, idealizou um universo de sentidos em que o indianismo favoreceu uma ‘produção’ de nação”. De que maneira essa idealização dos indígenas pode ter sido uma coisa ruim para estas populações?

     - No segundo texto, o que pensa o professor Daniel Munduruku a respeito da palavra índio e dos significados atribuídos a ela no Brasil? Ele gosta de ser chamado de ser chamado de índio? Por quê?

Estabeleça um prazo para que os alunos possam responder aos questionamentos. Você pode encaminhar pequenos áudios ou vídeos esclarecendo dúvidas, chamando a atenção para informações presentes nas fontes que os alunos possam não ter percebido e acrescentando informações.

Sistematização
Nesta etapa, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente. Você pode enviar o modelo do quadro comparativo para que eles imprimam e preencham ou para que façam o próprio quadro, baseado no modelo. Eles podem enviar as suas produções para que você a turma vejam, através do Whatsapp, Facebook, Google Sala de Aula etc.

Incentive os alunos ou grupo a compartilharem os seus quadros com os colegas e a comentarem as produções uns dos outros.

Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as suas criações com os seus familiares e amigos através das redes sociais.

Para saber mais sobre José de Alencar, as famílias podem assistir ao episódio sobre o autor da série de documentários Mestres da Literatura, disponível no site da Tv Escola: https://tvescola.org.br/videos/mestres-da-literatura-jose-de-alencar-o-multiplo/

Também no site da Tv Escola está disponível o documentário Entre a Fé e a Espada, que aborda as relações dos brancos com indígenas no Brasil colonial: https://tvescola.org.br/videos/500-anos-o-brasil-colonia-na-tv-entre-a-fe-e-a-espada/

Tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades): https://youtu.be/UkAkcYOYmDU?t=7200 
Google Sala de Aula (como criar uma turma): https://support.google.com/edu/classroom/answer/6020273?hl=pt-BR&ref_topic=9049977 
Google Drive (como organizar pastas): https://youtu.be/CI_jN0ieQCw 
Google Meet (como criar uma reunião online): https://youtu.be/UkAkcYOYmDU?t=7200 

Sugestão Enviada Por: Chayene Medeiros


Código: HIS8_22UND03

(EF08HI22) Discutir o papel das culturas letradas, não letradas e das artes na produção das identidades no Brasil do século XIX.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE O Brasil no século XIX do 8º ano:

MAIS AULAS DE História do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas