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Plano de aula > História > 8º ano > O Brasil no século XIX

Plano de aula - Cotas raciais: reparação histórica ou privilégio?

Plano de aula de História com atividades para 8º ano do EF sobre Cotas raciais: reparação histórica ou privilégio?

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Julia Bittencourt Barbosa Correa

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagens, áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Drive, Google Meet.

Contexto
Encaminhe o objetivo da aula, o texto proposto no contexto, sobre a lei de cotas, e alguns questionamentos. Utilize a ferramenta que for mais acessível para a turma, por escrito, via e-mail, Whatsapp, Facebook, Google Sala de Aula etc.
Para facilitar a interpretação das fontes pelos estudantes de forma autônoma, algumas questões propostas no plano original podem ter sido alteradas ou excluídas, e novas foram incluídas neste material. Faça uso dos questionamentos da maneira que considerar mais eficiente para a turma.

- Qual a porcentagem de vagas reservada para candidatos pelas cotas e qual a porcentagem de vagas de ampla concorrência, ou seja, que todos podem disputar?
- Quem pode se candidatar às vagas reservadas pelas cotas?

Estabeleça um prazo para que os alunos possam refletir e responder, escrevendo ou mandando pequenos áudios ou vídeos. Você pode encaminhar um pequeno áudio ou texto esclarecendo dúvidas e acrescentando informações que julgar convenientes.

Problematização
Nesta etapa da aula, proponha que os alunos trabalhem agrupados ou individualmente. Para trabalharem agrupados, podem se comunicar por Whatsapp, e-mail, Facebook ou através de um documento compartilhado no Google Drive. O importante é que troquem informações e se auxiliem na análise das fontes. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode agrupá-separá-los em duplas, trios ou grupos produtivos, de acordo com seu conhecimento sobre a turma.

Encaminhe as fontes e alguns questionamentos.

- De acordo com o infográfico, qual a porcentagem de pessoas brancas e de negras com ensino fundamental incompleto (não terminaram o 9º ano)? E qual a porcentagem de pessoas brancas e de negras com superior completo (fizeram faculdade)? Por que será que os números são tão diferentes?
- Segundo o texto, quais eram as dificuldades para o sucesso das crianças negras na escola, após a abolição da escravidão?
- A escravidão no Brasil durou 388 e deixou de existir há menos de 150 anos. De que forma o histórico da escravidão está relacionado às diferenças no acesso à educação das pessoas negras no Brasil? Como as cotas podem ajudar a remediar essa desigualdade?

Estabeleça um prazo para que os alunos possam responder aos questionamentos. Você pode encaminhar pequenos áudios ou vídeos esclarecendo dúvidas e chamando a atenção para informações presentes nas fontes que os alunos possam não ter percebido, e acrescentando outras.

Outra possibilidade é agendar um momento síncrono para que os alunos possam compartilhar as respostas com você e o restante da turma.

Sistematização
Nesta etapa, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente. Eles podem escrever um pequeno texto abordando o consenso sobre a importância da política de cotas no país. Eles podem enviá-los por Whatsapp, Facebook ou Google Sala de Aula.
Incentive os alunos a compartilharem as produções com os colegas e comentarem as atividades uns dos outros.

Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as criações com os familiares e amigos através das redes sociais.

Caso haja interesse, as famílias podem assistir aos episódios do documentário História do Brasil por Bóris Fausto, disponíveis no site da Tv Escola, que apresentam de maneira bastante didática, os principais aspectos de todos os períodos da História do Brasil (disponível aqui).
O site Era Virtual disponibiliza visitas virtuais a vários museus brasileiros, o que pode enriquecer muito o aprendizado da História de nosso país (disponível aqui).
O Documentário “Retornados”, disponível no site da Tv Escola, mostra histórias de ex-escravizados que retornaram à Africa e que desempenharam papel importante na formação das sociedades africanas e brasileiras (disponível aqui).

Tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades): disponível aqui.
Google Sala de Aula (como criar uma turma): disponível aqui.
Google Drive (como organizar pastas): disponível aqui.
Google Meet (como criar uma reunião online): disponível aqui.

 

 

Sugestão Enviada Por: Chayene Medeiros


Código: HIS8_20UND03

(EF08HI20) Identificar e relacionar aspectos das estruturas sociais da atualidade com os legados da escravidão no Brasil e discutir a importância de ações afirmativas.


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