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Plano de aula - A importância da educação na construção da representatividade negra e indígena

Plano de aula de História com atividades para 8º ano do EF sobre A importância da educação na construção da representatividade negra e indígena

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Julia Bittencourt Barbosa Correa

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagens, áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Drive, Google Meet, Padlet.

Contexto
Para despertar a curiosidade da turma sobre o tema a ser estudado, você pode encaminhar apenas a questão disparadora “O que vocês acham que é representatividade?”, e estabelecer um tempo para que os alunos possam discutir o que entendem a respeito deste termo.

Utilize a ferramenta que for mais acessível para a turma, por escrito, via e-mail, Whatsapp, Facebook, Google Sala de Aula etc. Em seguida, encaminhe o objetivo da aula e o trecho proposto, que explica o que é representatividade. Questione, também no grupo da sala, se a definição do autor é diferente do que eles disseram.

Os alunos podem responder e discutir no próprio grupo da sala, escrevendo ou mandando pequenos áudios ou vídeos. Você pode encaminhar um pequeno áudio ou texto, esclarecendo dúvidas e acrescentando informações que julgar conveniente.

Problematização
Nesta etapa da aula, proponha que os alunos trabalhem agrupados ou individualmente. Para trabalharem agrupados, podem se comunicar por Whatsapp, e-mail, Facebook ou através de um documento compartilhado no Google Drive. O importante é que troquem informações e se auxiliem na análise das fontes. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode agrupá-separá-los em duplas, trios ou grupos produtivos, de acordo com seu conhecimento sobre a turma.

Encaminhe as fontes e alguns questionamentos. Para facilitar a interpretação das fontes pelos estudantes de forma autônoma, algumas questões propostas no plano original podem ter sido alteradas ou excluídas, e novas incluídas neste material. Faça uso dos questionamentos da maneira que considerar mais eficiente para a sua turma.

- Você já conhecia a atriz Whoopi Goldberg? Por que ela saiu gritando pela casa ao ver uma moça negra na tv quando era criança?
- O professor Daniel Munduruku diz que “aqui não há índios, há indígenas; não há tribos, mas povos”. O que isso significa?
- O trecho da lei, publicada em 2008, torna obrigatório o ensino da história da África e dos africanos, das lutas dos negros e dos povos indígenas nas escolas brasileiras. Por que será que só em 2008 houve uma preocupação em colocar estes temas como obrigatórios no ensino de história?
- De que forma o estudo destes temas está relacionado à representatividade das pessoas negras e indígenas no Brasil?

Estabeleça um prazo para que os alunos possam responder os questionamentos. Você pode encaminhar pequenos áudios ou vídeos esclarecendo dúvidas, chamando a atenção para informações presentes nas fontes que os alunos possam não ter percebido e acrescentando outras.

Outra possibilidade é agendar um momento síncrono, para que os alunos possam compartilhar as respostas com você e com o restante da turma.

Sistematização
Nesta etapa, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente. Para fazer a pesquisa proposta sobre representatividade, você pode propor que pesquisem propagandas em revistas que tenham em casa ou na internet. Podem produzir um texto, um poema, uma desenho etc. para responder o questionamento proposto nesta etapa:
- Como é a representatividade de diferentes grupos étnicos na sociedade e no ensino de história?

Você pode criar um mural no Padlet para que os alunos enviem as suas produções, ou eles podem enviá-las por Whatsapp, Facebook ou Google Sala de Aula.
De qualquer forma, incentive-os a compartilharem as produções com os colegas e comentarem as produções uns dos outros.

Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as criações com familiares e amigos através das redes sociais.

Caso haja interesse, as famílias podem assistir aos episódios do documentário História do Brasil por Bóris Fausto, disponíveis no site da Tv Escola, que apresentam de maneira bastante didática, os principais aspectos de todos os períodos da História do Brasil (disponível aqui).
O site Era Virtual disponibiliza visitas virtuais a vários museus brasileiros, o que pode enriquecer muito o aprendizado da História de nosso país (disponível aqui).

Tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades): disponível aqui.
Google Sala de Aula (como criar uma turma): disponível aqui.
Google Drive (como organizar pastas): disponível aqui.
Google Meet (como criar uma reunião online): disponível aqui.
Google Apresentações (como usar): disponível aqui.
Padlet (como usar): disponível aqui.

Sugestão Enviada Por: Chayene Medeiros


Código: HIS8_20UND02

(EF08HI22) Discutir o papel das culturas letradas, não letradas e das artes na produção das identidades no Brasil do século XIX.


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