16937
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 8º ano > O Brasil no século XIX

Plano de aula - As diferentes versões sobre a Guerra do Paraguai

Plano de aula de História com atividades para 8º ano do EF sobre As diferentes versões sobre a Guerra do Paraguai

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: João Carlos De Melo Silva

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagem, áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Drive, Google Meet.

Contexto
Encaminhe o objetivo da aula, a manchete da reportagem e alguns questionamentos. Utilize a ferramenta que considerar mais acessível: e-mail, WhatsApp, Google Sala de Aula ou outro meio de comunicação.

Para facilitar a interpretação das fontes pelos estudantes de forma autônoma, algumas questões propostas no plano original podem ter sido alteradas ou excluídas, e novas incluídas neste material. Faça uso dos questionamentos da maneira que considerar mais eficiente para a turma.

- Você já ouviu falar sobre a Guerra do Paraguai? Sabe do que se trata?
- Por que será que, 150 anos depois, os historiadores ainda estão discutindo sobre qual seria a verdadeira razão para que este conflito tenha começado?
- Que motivos levam países a fazer guerras entre si?

Peça para que os alunos reflitam sobre as questões e discutam. Eles podem fazer isso no próprio grupo da sala, escrevendo ou mandando pequenos áudios ou vídeos. Você pode encaminhar um pequeno áudio ou texto, esclarecendo dúvidas e acrescentando informações que julgar convenientes.

Problematização
Nesta etapa da aula você pode propor que os alunos trabalhem agrupados ou individualmente. Para trabalharem agrupados, podem se comunicar por meio de Whatsapp, e-mail, Facebook ou qualquer outra ferramenta. O importante é que troquem informações e se auxiliem na análise das fontes. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode separá-los em duplas, trios ou grupos produtivos, de acordo com o seu conhecimento sobre a turma.

Encaminhe as três fontes e o modelo de mapa mental para ser preenchido e proponha que os alunos preencham as três colunas, cada uma relacionada a um dos três textos.
Você também pode distribuir as fontes entre os grupos ou alunos, de modo que um terço dos grupos leia a Fonte 1, outro a Fonte 2 e o último a Fonte 3, e solicitar que cada um preencha a coluna referente ao texto que recebeu. Se estiver utilizando o Google Sala de Aula, você consegue criar três atividades distintas, cada uma referente a um texto, e destiná-las aos alunos que escolher de maneira bem simples. Também é possível fazer isso através de e-mail, Whatsapp, Facebook etc.

Se você optar por dividir as fontes entre a turma, é muito importante que reserve um momento, que pode ser síncrono ou não, para que os alunos possam construir o quadro completo, compartilhando as respostas com os colegas que analisaram outras fontes. Eles podem enviá-las escritas no grupo da sala ou conversarem em uma reunião pelo Google Meet.

Estabeleça um prazo para que possam responder aos questionamentos. Você pode encaminhar pequenos áudios ou vídeos esclarecendo dúvidas, chamando a atenção para informações presentes nas fontes que os alunos possam não ter percebido e acrescentando outras.

Uma possibilidade é agendar um momento síncrono, para que os alunos possam compartilhar as respostas com você e o restante da turma, e construir o mapa completo juntos.

Sistematização
Para fazer o debate como proposto no plano, você pode propor que cada terço da turma defenda uma opinião sobre quem foi responsável pela Guerra do Paraguai, definir os papéis de cada um, estabelecer um prazo para que os alunos possam se preparar para o debate e, então, agendar uma reunião pelo Google Meet, por exemplo, para que debatam.

Você também pode propor que cada grupo produza um documento escrito, um áudio ou vídeo apresentando os argumentos. Essas produções podem ser enviadas pelo Google Sala de Aula, Facebook, Whatsapp etc.

Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as criações com familiares e amigos através das redes sociais.

Caso haja interesse, as famílias podem assistir aos episódios do documentário História do Brasil por Bóris Fausto, disponíveis no site da Tv Escola, que apresentam de maneira bastante didática, os principais aspectos de todos os períodos da História do Brasil (disponível aqui).

O site Era Virtual disponibiliza visitas virtuais a vários museus brasileiros, o que pode enriquecer muito o aprendizado da História de nosso país (disponível aqui).

Tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades):disponível aqui.
Google Sala de Aula (como criar uma turma): disponível aqui.
Google Drive (como organizar pastas): disponível aqui.
Google Meet (como criar uma reunião online): disponível aqui.

Sugestão Enviada Por: Chayene Medeiros


Código: HIS8_18UND02

(EF08HI18) Identificar as questões internas e externas sobre a atuação do Brasil na Guerra do Paraguai e discutir diferentes versões sobre o conflito.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE O Brasil no século XIX do 8º ano:

MAIS AULAS DE História do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas