Fontes do contexto
Plano de Aula
Plano de aula: Os negros na Guerra do Paraguai (1864-1870)
Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Guerra da Tríplice Aliança
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08H18, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários:
- Cópia da fonte da Contextualização https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/T2PMrjZ4w8gRRN478p4haTcZWfQqaRuGMHT4ZGQCBeGCSKKH9jKJ69phukxK/his8-18und01-fontes-do-contexto.pdf
- Fonte 1: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5eqyPwbdmVtD4nNvCR6ukya5492DUuFDZrBBdmpSYQYHqndux334xhU6YxvF/his8-18und01-copia-da-fonte-1.pdf
- Fonte 2: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kr9P9pSgJfn8f9AjU4dpApCSD8rRfMjFD6GrZXqZURkvJMrkVPwCv9bPEdsd/his8-18und01-fonte-2-da-problematizacao.pdf
- Fonte 3: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Hbm3p89ZAGuceBpYSfrDYChFDhH5aJzGHdRgMgbYPUAKtuqPXQ7vqkrXunyN/his8-18und01-fonte-3-da-problematizacao.pdf
- Fonte 4: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PB8ySEruZKtPhRaRDW6bt6UmBqgSP2gH7Une5AtzKPbcYWdRzRPcDWDZ9eew/his8-18und01-fonte-4-da-problematizacao.pdf
Para você saber mais:
SALLES, Ricardo. Guerra do Paraguai: escravidão e cidadania na formação do Exército. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1990.
CHIAVENATTO, Júlio José. Os Voluntários da Pátria e outros mitos.
SOUSA, Jorge Prata de. Escravidão ou morte: Os escravos brasileiros na Guerra do Paraguai. 2ª Ed. Rio de Janeiro: Editora Mauad, 1996.
https://www.cafehistoria.com.br/comprando-soldados-guerra-do-paraguai/
http://www.esquerdadiario.com.br/O-dilema-politico-sobre-a-participacao-do-negro-na-guerra-do-Paraguai-nos-anos-1864-a-1869
https://tormentopabulum.wordpress.com/2015/09/13/zuavo-baiano/
http://www.revistanavigator.com.br/navig21/dossie/N21_dossie7.pdf
São Paulo, Editora Global, 1983.
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40141995000200015
Vídeo - A Guerra do Paraguai (History Channel) https://www.youtube.com/watch?v=2lGEagENznE
Objetivo
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Leia o objetivo para os alunos.
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações:
- Divida a turma em grupos de três ou quatro alunos.
- Escreva no quadro o verso da música acima. Explique aos alunos que este é o enredo da escola de samba carioca Mangueira para o Carnaval de 2019. A letra do enredo propõe uma reflexão sobre as personalidades históricas que não são suficientemente conhecidas pelo público brasileiro. Se o professor preferir pode reproduzir a música em sala de aula e utilizar a letra completa por este link http://www.mangueira.com.br/carnaval-2019/sambaenredo, mas mantendo o destaque para esta estrofe.
- Dê 1 minuto para que os grupos leiam a estrofe e em seguida faça perguntas a cada um dos grupos.
- Qual o significado de “tem sangue retinto pisado” na História do Brasil? Os alunos deverão saber responder que a palavra “retinto” se refere à cor da pele e que o verso é uma alusão à escravidão, exploração das pessoas negras do Brasil pelo trabalho, mas o professor pode acrescentar que nas guerras que o Brasil realizou ao longo do Império, que foram inquestionavelmente decisivas para a nossa História, contaram com participação muito grande de pessoas negras que morreram nestas batalhas.
- Pergunte para o outro grupo: Quais seriam os “heróis emoldurados” que estão à frente do “sangue retinto pisado” referido na música?
Os alunos deverão responder que este verso se refere aos heróis mais conhecidos, aqueles que foram emoldurados, homenageados, ganharam ruas com seu nome, estátuas e feriados. Neste momento o professor deve aproveitar para citar o nome de Duque de Caxias e mostrar o próximo slide (se não for possível projetar utilize cópias impressas das imagens em tamanho grande.) (https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/T2PMrjZ4w8gRRN478p4haTcZWfQqaRuGMHT4ZGQCBeGCSKKH9jKJ69phukxK/his8-18und01-fontes-do-contexto.pdf), que, além de ter cidades, bairros, ruas em seu nome é o patrono do Exército brasileiro, nomeação que recebeu após seu desempenho na Guerra do Paraguai. Além disso. seu nome consta no livro de Heróis da Pátria. Duque de Caxias já era bastante reconhecido pelo Império brasileiro devido à sua atuação na repressão das revoltas populares da regência (ver plano HIS8_16UND01 que se debruça sobre a Revolta da Balaiada que foi massacrada por tropas sob o comando do Duque de Caxias). - Pergunte para um terceiro grupo: Mulheres, tamoios e mulatos” do terceiro verso da estrofe são suficientemente representados pelos livros de História e monumentos históricos do Brasil? Provavelmente os alunos dirão que não, salvo algumas exceções. O professor poderá complementar afirmando que as demandas por mais representatividade na História são recentes e que ainda vai levar um tempo para que isso seja efetivado nas escolas do país.
- Pergunte para o quarto grupo: O que significa querer um país que “não está no retrato” e de que formas podemos conseguir este objetivo? O grupo poderá dizer que um país que não está no retrato é um país que represente aqueles que não foram escolhidos no passado para ser homenageados, para ser a “cara” do brasil. E que isso pode mudar com um novo olhar sobre a História.
Obs: Se os alunos não responderem aos questionamentos como esperado, o professor complementa suas respostas. O ideal é não perder mais de 10 minutos nesta etapa da aula.
Para você saber mais:
Nessa página do site oficial da Mangueira tem uma explicação do enredo pelos próprios criadores. Pode ser útil como leitura prévia para incrementar na discussão http://www.mangueira.com.br/carnaval-2019/enredo
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações:
- Divida a turma em grupos de três ou quatro alunos.
- Escreva no quadro o verso da música acima. Explique aos alunos que este é o enredo da escola de samba carioca Mangueira para o Carnaval de 2019. A letra do enredo propõe uma reflexão sobre as personalidades históricas que não são suficientemente conhecidas pelo público brasileiro. Se o professor preferir pode reproduzir a música em sala de aula e utilizar a letra completa por este link http://www.mangueira.com.br/carnaval-2019/sambaenredo , mas mantendo o destaque para esta estrofe.
- Dê 1 minuto para que os grupos leiam a estrofe e em seguida faça perguntas a cada um dos grupos.
- Qual o significado de “tem sangue retinto pisado” na História do Brasil? Os alunos deverão saber responder que a palavra “retinto” se refere à cor da pele e que o verso é uma alusão à escravidão, exploração das pessoas negras do Brasil pelo trabalho, mas o professor pode acrescentar que nas guerras que o Brasil realizou ao longo do Império, que foram inquestionavelmente decisivas para a nossa História, contaram com participação muito grande de pessoas negras que morreram nestas batalhas.
- Pergunte a outro grupo: Quais seriam os “heróis emoldurados” que estão a frente do “sangue retinto pisado” referido na música? Os alunos deverão responder que este verso de refere aos heróis mais conhecidos, aqueles que foram emoldurados, homenageados, ganharam ruas com seu nome, estátuas e feriados. Neste momento o professor deve aproveitar para citar o nome de Duque de Caxias e mostrar o próximo slide (se não for possível projetar utilize cópias impressas das imagens em tamanho grande) (https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/T2PMrjZ4w8gRRN478p4haTcZWfQqaRuGMHT4ZGQCBeGCSKKH9jKJ69phukxK/his8-18und01-fontes-do-contexto.pdf) , que, além de ter cidades, bairros, ruas em seu nome é o patrono do Exército Brasileiro, nomeação que recebeu após seu desempenho na Guerra do Paraguai. Além disso. seu nome consta no livro de Heróis da Pátria. Duque de Caxias já era bastante reconhecido pelo Império brasileiro devido à sua atuação na repressão das revoltas populares da regência (ver plano HIS8_16UND01 que se debruça sobre a Revolta da Balaiada que foi massacrada por tropas sob o comando do Duque de Caxias.)
- Pergunte para um terceiro grupo: Mulheres, tamoios e mulatos” do terceiro verso da estrofe são suficientemente representados pelos livros de História e monumentos históricos do Brasil? Provavelmente os alunos dirão que não, salvo algumas exceções. O professor poderá complementar afirmando que as demandas por mais representatividade na História são recentes e que ainda vai levar um tempo para que isso seja efetivado nas escolas do país.
- Pergunte para o quarto grupo: O que significa querer um país que “não está no retrato” e de que formas podemos conseguir este objetivo?
O grupo poderá dizer que um país que não está no retrato é um país que represente aqueles que não foram escolhidos no passado para ser homenageados, para ser a “cara” do brasil. E que isso pode mudar com um novo olhar sobre a História.
Obs: Se os alunos não responderem aos questionamentos como esperado o professor deve complementar suas respostas.
O ideal é não perder mais de 10 minutos nesta etapa da aula.
Para você saber mais:
Nesta página do site oficial da Mangueira tem uma explicação do enredo pelos próprios criadores. Pode ser útil como leitura prévia para incrementar a discussão http://www.mangueira.com.br/carnaval-2019/enredo
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações:
- Distribua fontes diferentes para cada um dos grupos.
- Fonte 1: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5eqyPwbdmVtD4nNvCR6ukya5492DUuFDZrBBdmpSYQYHqndux334xhU6YxvF/his8-18und01-copia-da-fonte-1.pdf
- Fonte 2: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kr9P9pSgJfn8f9AjU4dpApCSD8rRfMjFD6GrZXqZURkvJMrkVPwCv9bPEdsd/his8-18und01-fonte-2-da-problematizacao.pdf
- Fonte 3: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Hbm3p89ZAGuceBpYSfrDYChFDhH5aJzGHdRgMgbYPUAKtuqPXQ7vqkrXunyN/his8-18und01-fonte-3-da-problematizacao.pdf
- Fonte 4: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PB8ySEruZKtPhRaRDW6bt6UmBqgSP2gH7Une5AtzKPbcYWdRzRPcDWDZ9eew/his8-18und01-fonte-4-da-problematizacao.pdf
- Os grupos deverão responder por escrito as perguntas que estão sendo feitas nas folhas de cada fonte. Como as folhas serão reutilizadas para os outros grupos eles devem responder no caderno.
- Passe esta etapa da aula indo até os grupos e orientado-os conforme a fonte que estão analisando.
- A cada 5 minutos os alunos deverão trocar as fontes com o grupo ao lado de forma que no fim dos 20 minutos todos os grupos tenham analisado todas as fontes.
Orientações para a fonte 1:
- Passe nos grupos e peça para que eles leiam atentamente ao trecho do artigo e ao decreto imperial.
- Peça para que eles respondam as perguntas abaixo das fontes. Na pergunta 1 eles deverão perceber que no artigo 1 do decreto está explícito que todo o corpo de Voluntários da Pátria é formado por cidadãos.
- Na pergunta 2 eles deverão perceber pela leitura do trecho que a prática de enviar pessoas escravizadas ou parentes para substituir o cidadão era relativamente comum, o que levou milhares de negros escravizados a lutar em uma guerra que não era deles.
Orientações para a fonte 2:
- Oriente os alunos a ler a legenda da charge e a referência da fonte. Desta forma, eles deverão perceber que a charge foi publicada em 1866 e que ela fala sobre uma situação no qual o senhor envia um homem escravizado para a guerra. Explique aos alunos que esta guerra à qual ele se referia era a Guerra do Paraguai, que durou de 1864 a 1870.
- Os alunos agora deverão responder por escrito no caderno a pergunta que está na fonte. As pergunta são: a) Que tipo de situação está sendo retratada na charge? Eles deverão responder que a charge retrata o ato de um senhor de escravo que mandou um homem escravizado por ele para lutar na guerra em seu lugar. b) É possível afirmar que a charge contém ironia? Os alunos deverão responder que a charge usa a linguagem irônica para condenar a atitude dos senhores de escravo de forma dissimulada, fazendo parecer ser um elogio.
Orientações para a fonte 3:
- Explique aos alunos que o termo negro liberto se refere a pessoas que já foram escravizadas.
- Faça a ressalva de que estes números vêm do relatório do Ministério da Guerra de 1868, e que segundo o historiador Ricardo Salles é seguro afirmar que o número de negros libertos que foram realmente para os campos de batalha é superior ao que foi documentado nesta fonte.
- Peça que cada grupo responda as perguntas que estão na folha da fonte por escrito. Na pergunta 1 eles deverão responder que a maioria destas pessoas foi enviada pelos seus donos para substituí-los ou como forma de doação para o império. Na pergunta 2 eles deverão responder que sim, pois a análise das fontes indica que cerca de 20% dos negros enviados para o front estavam substituindo seus senhores. Outros foram cedidos ou vendidos por estes.
Orientações para a fonte 4:
- Explique ao grupo que estes trechos foram retirados de livros de História que se dedicaram a analisar a Guerra do Paraguai.
- Oriente os alunos a responder as perguntas no caderno. A expectativa de resposta da pergunta 1 é pessoal de cada grupo, mas se espera que eles escolham palavras que expressem a quantidade majoritária de negros nos campos de batalha. Palavras como: maioria, protagonistas, soldados, guerreiros etc. Na pergunta 2 os alunos deverão responder que sim, uma vez que a maior parcela das tropas era formada por negros, portanto eles foram os mais atingidos pelas mortes.
Problematização
Orientações:
- Distribua fontes diferentes para cada um dos grupos.
- Fonte 1: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5eqyPwbdmVtD4nNvCR6ukya5492DUuFDZrBBdmpSYQYHqndux334xhU6YxvF/his8-18und01-copia-da-fonte-1.pdf
- Fonte 2: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kr9P9pSgJfn8f9AjU4dpApCSD8rRfMjFD6GrZXqZURkvJMrkVPwCv9bPEdsd/his8-18und01-fonte-2-da-problematizacao.pdf
- Fonte 3: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Hbm3p89ZAGuceBpYSfrDYChFDhH5aJzGHdRgMgbYPUAKtuqPXQ7vqkrXunyN/his8-18und01-fonte-3-da-problematizacao.pdf
- Fonte 4: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PB8ySEruZKtPhRaRDW6bt6UmBqgSP2gH7Une5AtzKPbcYWdRzRPcDWDZ9eew/his8-18und01-fonte-4-da-problematizacao.pdf
- Os grupos deverão responder por escrito as perguntas que estão sendo feitas nas folhas de cada fonte. Como as folhas serão reutilizadas para os outros grupos eles devem responder no caderno.
- Passe esta etapa da aula indo até os grupos e orientado-os conforme a fonte que estão analisando.
- A cada 5 minutos os alunos deverão trocar as fontes com o grupo ao lado de forma que no fim dos 20 minutos todos os grupos tenham analisado todas as fontes.
Orientações para a fonte 1:
- Passe nos grupos e peça para que eles leiam atentamente o trecho do artigo e do decreto imperial.
- Peça para que eles respondam as perguntas abaixo das fontes. Na pergunta 1 eles deverão perceber que no artigo 1 do decreto está explícito que todo o corpo de Voluntários da Pátria é formado por cidadãos.
- Na pergunta 2 eles deverão perceber pela leitura do trecho que a prática de enviar pessoas escravizadas ou parentes para substituir o cidadão era relativamente comum, o que levou milhares de negros escravizados a lutar em uma guerra que não era deles.
Orientações para a fonte 2:
- Oriente os alunos a ler a legenda da charge e a referência da fonte. Desta forma, eles deverão perceber que a charge foi publicada em 1866
e que ela fala sobre uma situação no qual o senhor envia um homem escravizado para a guerra. Explique aos alunos que esta guerra à qual ele se referia era a Guerra do Paraguai, que durou de 1864 a 1870. - Os alunos agora deverão responder por escrito no caderno a pergunta que está na fonte. As pergunta são: a) Que tipo de situação está sendo retratada na charge? Eles deverão responder que a charge retrata o ato de um senhor de escravo que mandou um homem escravizado por ele para lutar na guerra em seu lugar. b) É possível afirmar que a charge contém ironia? Os alunos deverão responder que a charge usa a linguagem irônica para condenar a atitude dos senhores de escravo de forma dissimulada, fazendo parecer ser um elogio.
Orientações para a fonte 3:
- Explique aos alunos que o termo negro liberto se refere a pessoas que já foram escravizadas.
- Faça a ressalva de que estes números vêm do relatório do Ministério da Guerra de 1868, e que segundo o historiador Ricardo Salles é seguro afirmar que o número de negros libertos que foram realmente para os campos de batalha é superior ao que foi documentado nesta fonte.
- Peça que cada grupo responda as perguntas que estão na folha da fonte por escrito. Na pergunta 1 eles deverão responder que a maioria destas pessoas foi enviada pelos seus donos para substituí-los ou como forma de doação para o Império. Na pergunta 2 eles deverão responder que sim, pois a análise das fontes indica que cerca de 20% dos negros enviados para o front estavam substituindo seus senhores. Outros foram cedidos ou vendidos por estes.
Orientações para a fonte 4:
- Explique ao grupo que estes trechos foram retirados de livros de História que se dedicaram a analisar a Guerra do Paraguai.
- Oriente os alunos a responder as perguntas no caderno. A expectativa de resposta da pergunta 1 é pessoal de cada grupo, mas se espera
que eles escolham palavras que expressem a quantidade majoritária de negros nos campos de batalha. Palavras como: maioria, protagonistas, soldados, guerreiros etc. Na pergunta 2 os alunos deverão responder que sim, uma vez que a maior parcela das tropas era formada por negros, portanto eles foram os mais atingidos pelas mortes.
Problematização
Orientações:
- Distribua fontes diferentes para cada um dos grupos.
- Fonte 1: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5eqyPwbdmVtD4nNvCR6ukya5492DUuFDZrBBdmpSYQYHqndux334xhU6YxvF/his8-18und01-copia-da-fonte-1.pdf
- Fonte 2: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kr9P9pSgJfn8f9AjU4dpApCSD8rRfMjFD6GrZXqZURkvJMrkVPwCv9bPEdsd/his8-18und01-fonte-2-da-problematizacao.pdf
- Fonte 3: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Hbm3p89ZAGuceBpYSfrDYChFDhH5aJzGHdRgMgbYPUAKtuqPXQ7vqkrXunyN/his8-18und01-fonte-3-da-problematizacao.pdf
- Fonte 4: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PB8ySEruZKtPhRaRDW6bt6UmBqgSP2gH7Une5AtzKPbcYWdRzRPcDWDZ9eew/his8-18und01-fonte-4-da-problematizacao.pdf
- Os grupos deverão responder por escrito as perguntas que estão sendo feitas nas folhas de cada fonte. Como as folhas serão reutilizadas para os outros grupos eles devem responder no caderno.
- Passe esta etapa da aula indo até os grupos e orientado-os conforme a fonte que estão analisando.
- A cada 5 minutos os alunos deverão trocar as fontes com o grupo ao lado de forma que no fim dos 20 minutos todos os grupos tenham analisado todas as fontes.
Orientações para a fonte 1:
- Passe nos grupos e peça para que eles leiam atentamente ao trecho do artigo e ao decreto imperial.
- Peça para que eles respondam as perguntas abaixo das fontes. Na pergunta 1 eles deverão perceber que no artigo 1 do decreto está explícito que todo o corpo de Voluntários da Pátria é formado por cidadãos.
- Na pergunta 2 eles deverão perceber pela leitura do trecho que a prática de enviar pessoas escravizadas ou parentes para substituir o cidadão era relativamente comum, o que levou milhares de negros escravizados a lutar em uma guerra que não era deles.
Orientações para a fonte 2:
- Oriente os alunos a ler a legenda da charge e a referência da fonte. Desta forma, eles deverão perceber que a charge foi publicada em 1866
e que ela fala sobre uma situação no qual o senhor envia um homem escravizado para a guerra. Explique aos alunos que esta guerra à qual ele se referia era a Guerra do Paraguai, que durou de 1864 a 1870. - Os alunos agora deverão responder por escrito no caderno a pergunta que está na fonte. As perguntas são: a) Que tipo de situação está sendo retratada na charge? Eles deverão responder que a charge retrata o ato de um senhor de escravo que mandou um homem escravizado por ele para lutar na guerra em seu lugar. b) É possível afirmar que a charge contém ironia? Os alunos deverão responder que a charge usa a linguagem irônica para condenar a atitude dos senhores de escravo de forma dissimulada, fazendo parecer ser um elogio.
Orientações para a fonte 3:
- Explique aos alunos que o termo negro liberto se refere a pessoas que já foram escravizadas.
- Faça a ressalva de que estes números vêm do relatório do Ministério da Guerra de 1868, e que segundo o historiador Ricardo Salles é seguro afirmar que o número de negros libertos que foram realmente para os campos de batalha é superior ao que foi documentado nesta fonte.
- Peça que cada grupo responda as perguntas que estão na folha da fonte por escrito. Na pergunta 1 eles deverão responder que a maioria destas pessoas foi enviada pelos seus donos para substituí-los ou como forma de doação para o Império. Na pergunta 2 eles deverão responder que sim, pois a análise das fontes indica que cerca de 20% dos negros enviados para o front estavam substituindo seus senhores. Outros foram cedidos ou vendidos por estes.
Orientações para a fonte 4:
- Explique ao grupo que estes trechos foram retirados de livros de História que se dedicaram a analisar a Guerra do Paraguai.
- Oriente os alunos a responder as perguntas no caderno. A expectativa de resposta da pergunta 1 é pessoal de cada grupo, mas se espera
que eles escolham palavras que expressem a quantidade majoritária de negros nos campos de batalha. Palavras como: maioria, protagonistas, soldados, guerreiros etc. Na pergunta 2 os alunos deverão responder que sim, uma vez que a maior parcela das tropas era formada por negros, portanto eles foram os mais atingidos pelas mortes.
Problematização
Orientações:
- Distribua fontes diferentes para cada um dos grupos.
- Fonte 1: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5eqyPwbdmVtD4nNvCR6ukya5492DUuFDZrBBdmpSYQYHqndux334xhU6YxvF/his8-18und01-copia-da-fonte-1.pdf
- Fonte 2: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kr9P9pSgJfn8f9AjU4dpApCSD8rRfMjFD6GrZXqZURkvJMrkVPwCv9bPEdsd/his8-18und01-fonte-2-da-problematizacao.pdf
- Fonte 3: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Hbm3p89ZAGuceBpYSfrDYChFDhH5aJzGHdRgMgbYPUAKtuqPXQ7vqkrXunyN/his8-18und01-fonte-3-da-problematizacao.pdf
- Fonte 4: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PB8ySEruZKtPhRaRDW6bt6UmBqgSP2gH7Une5AtzKPbcYWdRzRPcDWDZ9eew/his8-18und01-fonte-4-da-problematizacao.pdf
- Os grupos deverão responder por escrito as perguntas que estão sendo feitas nas folhas de cada fonte. Como as folhas serão reutilizadas para os outros grupos eles devem responder no caderno.
- Passe essa etapa da aula indo até os grupos e orientado-os conforme a fonte que estão analisando.
- A cada 5 minutos os alunos deverão trocar as fontes com o grupo ao lado de forma que ao final dos 20 minutos todos os grupos tenham analisado todas as fontes.
Orientações para a fonte 1:
- Passe nos grupos e peça para que eles leiam atentamente ao trecho do artigo e ao decreto imperial.
- Peça para que eles respondam as perguntas abaixo das fontes. Na pergunta 1 eles deverão perceber que no artigo 1 do decreto está explícito que todo o corpo de Voluntários da Pátria é formado por cidadãos.
- Na pergunta 2 eles deverão perceber pela leitura do trecho que a prática de enviar pessoas escravizadas ou parentes para substituir o cidadão era relativamente comum, o que levou milhares de negros escravizados a lutar em uma guerra que não era deles.
Orientações para a fonte 2:
- Oriente os alunos a ler a legenda da charge e a referência da fonte. Desta forma, eles deverão perceber que a charge foi publicada em 1866 e que ela fala sobre uma situação no qual o senhor envia um homem escravizado para a guerra. Explique aos alunos que esta guerra à qual ele se referia era a Guerra do Paraguai, que durou de 1864 a 1870.
- Os alunos agora deverão responder por escrito no caderno a pergunta que está na fonte. As pergunta são: a) Que tipo de situação está sendo retratada na charge? Eles deverão responder que a charge retrata o ato de um senhor de escravo que mandou um homem escravizado por
ele para lutar na guerra em seu lugar. b) É possível afirmar que a charge contém ironia? Os alunos deverão responder que a charge usa a linguagem irônica para condenar a atitude dos senhores de escravo de forma dissimulada, fazendo parecer ser um elogio.
Orientações para a fonte 3:
- Explique aos alunos que o termo negro liberto se refere a pessoas que já foram escravizadas.
- Faça a ressalva de estes números vêm do relatório do Ministério da Guerra de 1868, e que segundo o historiador Ricardo Salles é seguro afirmar que o número de negros libertos que foram realmente para os campos de batalha é superior ao que foi documentado nesta fonte.
- Peça que cada grupo responda as perguntas que estão na folha da fonte por escrito. Na pergunta 1 eles deverão responder que a maioria destas pessoas foi enviada pelos seus donos para substituí-los ou como forma de doação para o império. Na pergunta 2 eles deverão responder que sim, pois a análise das fontes indica que cerca de 20% dos negros enviados para o front estavam substituindo seus senhores. Outros foram cedidos ou vendidos por estes.
Orientações para a fonte 4:
- Explique ao grupo que estes trechos foram retirados de livros de História que se dedicaram a analisar a Guerra do Paraguai.
- Oriente os alunos a responder as perguntas no caderno. A expectativa de resposta da pergunta 1 é pessoal de cada grupo, mas se espera
que eles escolham palavras que expressem a quantidade majoritária de negros nos campos de batalha. Palavras como: maioria, protagonistas, soldados, guerreiros etc. Na pergunta 2 os alunos deverão responder que sim, uma vez que a maior parcela das tropas era formada por negros, portanto eles foram os mais atingidos pelas mortes.
Sistematização
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações:
- Oriente os grupos a desenhar uma charge sobre a participação de negros na Guerra do Paraguai.
- Estimule os alunos a utilizar as fontes para a criação. É interessante também que eles tentem criticar o apagamento histórico dos negros e a consagração de heróis oficiais que não representam os interesses da maioria da população.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagem, áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Drive, Google Meet, Google Apresentações, Padlet.
Contexto
Encaminhe o objetivo da aula, o documento com as imagens de Duque de Caxias e seu monumento e o trecho do samba-enredo. Se possível, envie também um link para que os alunos possam ouvir o samba-enredo completo no Youtube. Junto com as fontes, encaminhe os questionamentos propostos nas orientações dos slides. Utilize a ferramenta que considerar mais acessível: e-mail, WhatsApp, Google Sala de Aula ou outro meio de comunicação.
Peça para que os alunos reflitam sobre as questões e discutam. Eles podem fazer isso no próprio grupo da sala, escrevendo ou mandando pequenos áudios ou vídeos. Você pode encaminhar um pequeno áudio ou texto esclarecendo dúvidas e acrescentando informações que julgar convenientes.
Problematização
Nesta etapa da aula você pode propor que os alunos trabalhem agrupados ou individualmente. Para trabalharem agrupados, podem se comunicar por meio de Whatsapp, e-mail, Facebook ou qualquer outra ferramenta. O importante é que troquem informações e se auxiliem na análise das fontes. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode separá-los em duplas, trios ou grupos produtivos, de acordo com o seu conhecimento sobre a turma.
Você pode encaminhar as fontes com os respectivos questionamentos e um roteiro informando a melhor ordem para a análise.
Você também pode distribuir as fontes entre os grupos ou alunos, de modo que alguns grupos recebam uma ou mais fontes, mas não necessariamente todas. Você pode distribuí-las pela turma levando em consideração o nível de dificuldade de cada fonte e seu conhecimento sobre a turma. Neste caso, é muito importante que reserve um momento, que pode ser síncrono ou não, para que os alunos possam compartilhar as respostas com os colegas que analisaram outras fontes. Eles podem enviar as respostas escritas, em áudios ou vídeos para o grupo da sala, ou conversarem em uma reunião pelo Google Meet.
Estabeleça um prazo para que os alunos possam responder aos questionamentos. Você pode encaminhar pequenos áudios ou vídeos esclarecendo dúvidas, chamando a atenção para informações presentes nas fontes que os alunos possam não ter percebido e acrescentando outras.
Uma possibilidade é agendar um momento síncrono para que os alunos possam compartilhar as respostas com você e o restante da turma.
Sistematização
Nesta etapa, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente. Eles podem fazer as charges em papel sulfite ou no caderno e enviar fotografia das produções, ou fazê-las digitalmente, utilizando softwares ou apps que permitem edição de texto e imagem, como no Google Apresentações.
Você pode criar um mural no Padlet para que os alunos postem as charges, ou eles podem enviá-las no grupo da sala no Whatsapp, Facebook ou Google Sala de Aula.
De qualquer maneira, incentive-os a compartilharem as produções com os colegas e a comunidade.
Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as criações com familiares e amigos através das redes sociais.
Caso haja interesse, as famílias podem assistir aos episódios do documentário História do Brasil por Bóris Fausto, disponíveis no site da Tv Escola, que apresentam de maneira bastante didática, os principais aspectos de todos os períodos da História do Brasil (disponível aqui).
O site Era Virtual disponibiliza visitas virtuais a vários museus brasileiros, o que pode enriquecer muito o aprendizado da História de nosso país (disponível aqui).
O Documentário “Retornados”, disponível no site da Tv Escola, mostra histórias de ex-escravizados que retornaram à Africa e que desempenharam papel importante na formação das sociedades africanas e brasileiras (disponível aqui).
As famílias podem assistir ao desfile completo da Mangueira de 2019 no Youtube.
Tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades):disponível aqui.
Google Sala de Aula (como criar uma turma): disponível aqui.
Google Drive (como organizar pastas): disponível aqui.
Google Meet (como criar uma reunião online): disponível aqui.
Google Apresentações (como usar): disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: João Carlos de Melo Silva
Mentor: Aleteia Silva
Especialista: Sherol dos Santos
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 8ª ano do Ensino Fundamental.
Unidade temática: O Brasil do século XIX.
Objeto(s) de conhecimento: Territórios e fronteiras: a Guerra do Paraguai.
Habilidade(s) da BNCC: EF08HI18 Identificar as questões internas e externas sobre a atuação do Brasil na Guerra do Paraguai e discutir diferentes versões do conflito.
Palavras-chave: Negros, Paraguai, guerra.
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