16933
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 8º ano > Os processos de independência nas Américas

Plano de aula - Independência dos EUA e a noção de liberdade sob a ótica social

Plano de aula de História com atividades para 8º ano do EF sobre Independência dos EUA e a noção de liberdade sob a ótica social

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Daniele Shorne De Souza

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagens, áudio ou vídeo, com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Meets, Padlet.

Contexto
Envia o objetivo da aula, a manchete do jornal G1 e os questionamentos e peça para que os alunos debatam sobre elas. Utilize o meio que for mais adequado à sua realidade, por escrito, via e-mail, Whatsapp, Facebook, Google Sala de Aula etc. 
Para facilitar a interpretação das fontes pelos estudantes de forma autônoma, algumas questões propostas no plano original foram alteradas ou excluídas, bem como novas questões podem ter sido incluídas neste material. Faça uso dos questionamentos da maneira que considerar mais eficiente para a turma.

- Como são tratados os imigrantes considerados ilegais nos EUA?
- Qual pode ser o objetivo destas pessoas ao migrarem para os EUA?

Estabeleça um prazo para que os estudantes reflitam, enviem as respostas e debatam. Eles podem encaminhá-las por escrito, áudios ou vídeos, no próprio grupo da sala.

Problematização
Nesta etapa da aula, você pode propor que os alunos trabalhem agrupados ou individualmente. Para trabalharem agrupados, eles podem se comunicar por Whatsapp, e-mail, Facebook ou qualquer outra ferramenta. O importante é que troquem informações e se auxiliem na análise das fontes. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode dividí-los em duplas, trios ou grupos produtivos, de acordo com seu conhecimento sobre a turma.
Você pode encaminhar as fontes uma de cada vez, com os respectivos questionamentos, ou encaminhá-las todas de uma vez, incluindo um roteiro informando a melhor ordem para analisarem as fontes.

Questões para refletirem:
1º - Declaração de Independência dos EUA
- Quais eram os países ligados por “laços políticos” que seriam dissolvidos?
2º - Mapa dos principais grupos culturais nativos
- O que retrata este mapa? Qual período histórico?
- Com base no mapa, é possível afirmar que existiam pessoas vivendo no território dos atuais EUA, antes de os ingleses lá chegarem?
3º - Texto “Colonos, escravos e servos”
- Todas as pessoas que chegavam na América estavam convictas de imigrar e construir uma nova vida, ou muitos eram convencidos a isso?
- A migração para a Colônia poderia servir como pena alternativa aos condenados?
- Qual era o papel dos comandantes dos navios na migração para as colônias?
4º - Poema de Emma Lazarus
- Quem é “ela” que grita com lábios silenciosos, segundo o poema?
- Quais eram as antigas terras que manteriam sua pompa histórica?

Questões para responderem:
1º - Declaração de Independência dos EUA
- Qual causa está explícita na fonte que justifica a dissolução dos laços entre Inglaterra e EUA?
2º - Mapa dos principais grupos culturais nativos
- Quem eram os habitantes do território antes da colonização dos ingleses nos Estados Unidos?
- Os ingleses, quando chegaram para colonizar estes territórios, consideravam estas nações como “donas” do território?
3º - Texto “Colonos, escravos e servos”
- Como eram financiadas as passagens dos migrantes para as colônias?
- Como foi a vinda de pessoas escravizadas para a colônia?
- Por que era preciso que imigrantes fossem trabalhar nos EUA?
4º - Poema de Emma Lazarus
- Quais são as pessoas a quem está erguido o farol junto ao portal dourado, que representa o EUA?
- E hoje quem são estas pessoas a quem o poema da Estátua da Liberdade promete luz (farol) e abrigo (portal dourado)?

Estabeleça um prazo para que os alunos enviem as respostas aos questionamentos, escritas, através de áudios ou vídeos. Você pode encaminhar pequenos áudios ou vídeos esclarecendo dúvidas, chamando a atenção para informações presentes nas fontes que os alunos possam não ter percebido e acrescentando informações.

Outra possibilidade é agendar um momento síncrono para que os alunos possam compartilhar as respostas com você e com o restante da turma.

Sistematização
Na atividade de sistematização, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente. Você pode propor que eles se gravem recitando os poemas e postem nas redes sociais, utilizando uma hashtag para divulgar o trabalho. Outra opção é pedir para que eles enviem as poesias escritas para um mural no Padlet, que pode ser decorado com imagens, como a da Estátua da Liberdade.

Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as criações com os familiares e amigos através das redes sociais.
As famílias podem passear pelos arredores do monumento da Estátua da Liberdade e ver várias fotografias no Google Maps (disponíve aqui). 

Links pra tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades).
Google Sala de Aula (como criar uma turma).
Google Drive (como organizar pastas).
Google Meet (como criar uma reunião online).
Padlet (como usar).

 

Sugestão Enviada Por: Chayene Medeiros


Código: HIS8_13UND02

(EF08HI13) Analisar o processo de independência em diferentes países latino-americanos e comparar as formas de governo neles adotadas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Os processos de independência nas Américas do 8º ano:

MAIS AULAS DE História do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas