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Plano de aula - Investigando unidades de medidas não padronizadas

Plano de aula de Matemática com atividades para 3º ano do Fundamental sobre medidas padronizadas e não padronizadas

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Cecilia Machado Dias

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Ana Cecilia Machado Dias

Mentora: Marcella de Oliveira Abreu Fontinele

Revisora Pedagógica: Eliane Zanin

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

(EF03MA17) Reconhecer que o resultado de uma medida depende da unidade de medida utilizada.

Objetivos específicos

Identificar e diferenciar unidades de medidas padronizadas ou não padronizadas.

Conceito-chave

Medidas padronizadas e não padronizadas.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 em branco;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • Impressão e recorte de uma régua de papel;
  • Impressão, recorte e montagem de uma fita métrica de papel.


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (slides 3 a 5).

Orientações: Cante com os alunos, a música do Palavra Cantada “Lavar as mãos”. https://www.youtube.com/watch?v=CaTXgmHyMSk ou assista ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=_NN-PMybEC0

Após as crianças ouvirem a música ou assistirem ao vídeo, o professor orientará a turma para que cada um observe as suas mãos. Faça as perguntas sugeridas abaixo. Eles devem concluir que muitas coisas cabem dentro da nossa mão, outras já são maiores, podem caber somente um pedacinho, uma pequena parte ou quase nada.

Propósito: Promover uma aproximação à temática a partir dessa sensibilização que leve os estudantes a observarem suas mãos.

Discuta com a turma:

  • Comparem a sua mão com a mão do colega ao lado. Há semelhanças? E diferenças?
  • Uma mão lava a outra e assim a mantemos limpa, distante das bactérias para uma boa saúde do nosso organismo.
  • Uma mão também carrega muita coisa. O que tem na sua mochila ou em cima da sua mesa que você pode pegar e segurar?
  • As mãos também podem sentir a textura das coisas, a temperatura, o peso e muito mais. Vamos observar e sentir o que vocês estão segurando?
  • Agora vamos guardar esse objeto e deixar as mãos livres. Pensem em alguma coisa que caiba dentro da sua mão. O que cada um pensou? Vamos falar para a turma ouvir?

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (slides 3 a 5).

Orientação: Após os estudantes observarem suas mãos, peça que cada um desenhe uma de suas mãos em uma folha de papel A4. Para traçar o contorno da mão na folha de papel, cada aluno deverá escolher uma das suas mãos, posicioná-la sobre a folha e com a outra mão fazer o contorno. Caso precisem de ajuda um estudante poderá contornar a mão do colega e vice versa.

Propósito: Desenhar a mão para poder observá-la em outra perspectiva.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (slides 3 a 5).

Orientação: Cada aluno irá pensar, analisar e escrever dentro da sua mão desenhada no papel:

“O que cabe dentro da minha mão”. O que eles escolherem, terá que caber totalmente dentro da palma da sua mão.

Nesse momento socialize as respostas e compare se o que cabe na mão de uma pessoa é igual ao que cabe na mão de todas as pessoas. A sua mão, professor, também será comparada aos dos alunos e suas respectivas respostas.Incentive a criatividade dos alunos para lembrarem de objetos que cabem totalmente dentro da palma de cada mão. Socialize algumas respostas e incentive a observação dos tamanhos de mãos dos alunos.

Propósito: Relacionar o tamanho de cada mão ao que consegue nela armazenar. Observar que há tamanhos diferentes de mãos.

Discuta com a turma:

  • O que cabe na palma da sua mão?
  • O que cabe dentro da sua mão, cabe na mão de qualquer pessoa?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 6 a 9)

Orientação: Compare as mãos e discuta semelhanças e diferenças. A partir do texto do slide 6 levar os alunos a constatarem que há diferentes tamanhos de mãos. Entregue a receita impressa aos alunos. Leia a receita e analise com a participação dos alunos os ingredientes e as medidas não padronizadas.Um dedo mindinho da mão direita bem esticado de asa de barata. Um braço bem esticado de teia de aranha. Um palmo direito de asa de mariposa.

Após a leitura da receita, peça para as crianças mostrarem através do seu corpo as medidas. Divida a turma em grupos com 4, 5 ou mais crianças. A partir das hipóteses das crianças analisar os dados levantados. Espera-se que as crianças concluam que a mão da bruxinha Filomena é menor do que a mão da sua bruxa avó Magnólia. A partir das observações das crianças, auxilie-os a pensarem em hipóteses para o erro da receita. Eles devem completar a nova receita, usando medidas padronizadas. Podem usar como apoio, a fita métrica e a régua disponibilizada para recorte, junto com atividade principal. Diga que depois irão compartilhar a nova receita com a turma. Acesse o Guia de Intervenção para planejar procedimentos de intervenções enquanto as crianças resolvem a atividade.

Propósito: Apresentar a situação- problema para análise e reflexão em busca de solução.

Discuta com a turma:

  • O que diferencia uma mão da outra?
  • Como vocês imaginam ser a mão da Bruxinha?
  • Incentive os alunos a apresentarem características possíveis para a mão da bruxinha Filomena.
  • Na sua opinião, por que a receita da poção mágica não estava dando certo?
  • De que forma a bruxinha Filomena conseguirá resolver essa situação?
  • O que você faria no lugar dela?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 6 a 9)

Orientação: Compare as mãos e discuta semelhanças e diferenças. A partir do texto do slide 6 levar os alunos a constatarem que há diferentes tamanhos de mãos. Entregue a receita impressa aos alunos. Leia a receita e analise com a participação dos alunos os ingredientes e as medidas não padronizadas.Um dedo mindinho da mão direita bem esticado de asa de barata. Um braço bem esticado de teia de aranha. Um palmo direito de asa de mariposa.

Após a leitura da receita, peça para as crianças mostrarem através do seu corpo as medidas. Divida a turma em grupos com 4, 5 ou mais crianças. A partir das hipóteses das crianças analisar os dados levantados. Espera-se que as crianças concluam que a mão da bruxinha Filomena é menor do que a mão da sua bruxa avó Magnólia. A partir das observações das crianças, auxilie-os a pensarem em hipóteses para o erro da receita. Eles devem completar a nova receita, usando medidas padronizadas. Podem usar como apoio, a fita métrica e a régua disponibilizada para recorte, junto com atividade principal. Diga que depois irão compartilhar a nova receita com a turma. Acesse o Guia de Intervenção para planejar procedimentos de intervenções enquanto as crianças resolvem a atividade.

Propósito: Apresentar a situação- problema para análise e reflexão em busca de solução.

Discuta com a turma:

  • O que diferencia uma mão da outra?
  • Como vocês imaginam ser a mão da Bruxinha?
  • Incentive os alunos a apresentarem características possíveis para a mão da bruxinha Filomena.
  • Na sua opinião, por que a receita da poção mágica não estava dando certo?
  • De que forma a bruxinha Filomena conseguirá resolver essa situação?
  • O que você faria no lugar dela?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 6 a 9)

Orientação: Compare as mãos e discuta semelhanças e diferenças. A partir do texto do slide 6 levar os alunos a constatarem que há diferentes tamanhos de mãos. Entregue a receita impressa aos alunos. Leia a receita e analise com a participação dos alunos os ingredientes e as medidas não padronizadas.Um dedo mindinho da mão direita bem esticado de asa de barata. Um braço bem esticado de teia de aranha. Um palmo direito de asa de mariposa.

Após a leitura da receita, peça para as crianças mostrarem através do seu corpo as medidas. Divida a turma em grupos com 4, 5 ou mais crianças. A partir das hipóteses das crianças analisar os dados levantados. Espera-se que as crianças concluam que a mão da bruxinha Filomena é menor do que a mão da sua bruxa avó Magnólia. A partir das observações das crianças, auxilie-os a pensarem em hipóteses para o erro da receita. Eles devem completar a nova receita, usando medidas padronizadas. Podem usar como apoio, a fita métrica e a régua disponibilizada para recorte, junto com atividade principal. Diga que depois irão compartilhar a nova receita com a turma. Acesse o Guia de Intervenção para planejar procedimentos de intervenções enquanto as crianças resolvem a atividade.

Propósito: Apresentar a situação- problema para análise e reflexão em busca de solução.

Discuta com a turma:

  • O que diferencia uma mão da outra?
  • Como vocês imaginam ser a mão da Bruxinha?
  • Incentive os alunos a apresentarem características possíveis para a mão da bruxinha Filomena.
  • Na sua opinião, por que a receita da poção mágica não estava dando certo?
  • De que forma a bruxinha Filomena conseguirá resolver essa situação?
  • O que você faria no lugar dela?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 6 a 9)

Orientação: Compare as mãos e discuta semelhanças e diferenças. A partir do texto do slide 6 levar os alunos a constatarem que há diferentes tamanhos de mãos. Entregue a receita impressa aos alunos. Leia a receita e analise com a participação dos alunos os ingredientes e as medidas não padronizadas.Um dedo mindinho da mão direita bem esticado de asa de barata. Um braço bem esticado de teia de aranha. Um palmo direito de asa de mariposa.

Após a leitura da receita, peça para as crianças mostrarem através do seu corpo as medidas. Divida a turma em grupos com 4, 5 ou mais crianças. A partir das hipóteses das crianças analisar os dados levantados. Espera-se que as crianças concluam que a mão da bruxinha Filomena é menor do que a mão da sua bruxa avó Magnólia. A partir das observações das crianças, auxilie-os a pensarem em hipóteses para o erro da receita. Eles devem completar a nova receita, usando medidas padronizadas. Podem usar como apoio, a fita métrica e a régua disponibilizada para recorte, junto com atividade principal. Diga que depois irão compartilhar a nova receita com a turma. Acesse o Guia de Intervenção para planejar procedimentos de intervenções enquanto as crianças resolvem a atividade.

Propósito: Apresentar a situação- problema para análise e reflexão em busca de solução.

Discuta com a turma:

  • O que diferencia uma mão da outra?
  • Como vocês imaginam ser a mão da Bruxinha?
  • Incentive os alunos a apresentarem características possíveis para a mão da bruxinha Filomena.
  • Na sua opinião, por que a receita da poção mágica não estava dando certo?
  • De que forma a bruxinha Filomena conseguirá resolver essa situação?
  • O que você faria no lugar dela?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Peça que os grupos apresentem as receitas com as medidas pensadas por eles. É esperado que, nesse caso, não tenham utilizado medidas não padronizadas como referência de quantidade para os ingredientes da receita. Discuta se as medidas apresentadas pelos grupos, são possíveis. No exemplo deste slide, o grupo 1 usa um metro de asa de mariposa. Neste caso, deveria-se questionar junto ao grupo, se é possível ter mariposa com esse tamanho de asa. Para isso, os recursos disponibilizados para medir, a régua e a fita métrica, devem ser aproveitados para análise das medidas apresentadas pelos grupos. Você deve usar para discussão, os exemplos apresentados por seus alunos. Use as sugestões de questões apresentadas no discuta. Ao final da discussão, todos devem concluir que usando-se medidas padronizadas, a receita das bruxas poderiam dar certo.

Propósito: Compartilhar as unidades de medidas padronizadas usadas na receita, criadas pelos grupos.

Discuta com a turma:

  • Por que a receita não estava dando certo?
  • Quais unidades de medida foram usadas pelos grupos?
  • Usando as medidas padronizadas, vocês acham que a receita poderia dar certo? Por quê?
  • A régua e a fita métrica ajudaram vocês a definirem a quantidade de ingredientes?

Material complementar:

Resolução da Atividade Principal

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.( slides 11 e 12)

Propósito: Apresentar informações conceituais aos alunos para ampliar o entendimento sobre a importância de medidas padronizadas.

Orientação: Leia a sistematização para os alunos. Esclareça as dúvidas e peça que registrem o texto em seus cadernos. Você pode projetar os slides, ou escrever o conteúdo deles no quadro.

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.( slides 11 e 12)

Propósito: Apresentar informações conceituais aos alunos para ampliar o entendimento sobre a importância de medidas padronizadas.

Orientação: Leia a sistematização para os alunos. Esclareça as dúvidas e peça que registrem o texto em seus cadernos. Você pode projetar os slides, ou escrever o conteúdo deles no quadro.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Propósito: Retomada do conceito trabalhado.

Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes a importância das unidades padronizadas de medidas.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Propósito: Diferenciar unidades de medidas padronizadas e não padronizadas.

Orientações: Oriente os alunos para que leiam a atividade e escolham unidades de medidas padronizadas e não padronizadas para medirem o que foi solicitado.

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

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Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Ana Cecilia Machado Dias

Mentora: Marcella de Oliveira Abreu Fontinele

Revisora Pedagógica: Eliane Zanin

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

(EF03MA17) Reconhecer que o resultado de uma medida depende da unidade de medida utilizada.

Objetivos específicos

Identificar e diferenciar unidades de medidas padronizadas ou não padronizadas.

Conceito-chave

Medidas padronizadas e não padronizadas.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 em branco;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • Impressão e recorte de uma régua de papel;
  • Impressão, recorte e montagem de uma fita métrica de papel.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (slides 3 a 5).

Orientações: Cante com os alunos, a música do Palavra Cantada “Lavar as mãos”. https://www.youtube.com/watch?v=CaTXgmHyMSk ou assista ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=_NN-PMybEC0

Após as crianças ouvirem a música ou assistirem ao vídeo, o professor orientará a turma para que cada um observe as suas mãos. Faça as perguntas sugeridas abaixo. Eles devem concluir que muitas coisas cabem dentro da nossa mão, outras já são maiores, podem caber somente um pedacinho, uma pequena parte ou quase nada.

Propósito: Promover uma aproximação à temática a partir dessa sensibilização que leve os estudantes a observarem suas mãos.

Discuta com a turma:

  • Comparem a sua mão com a mão do colega ao lado. Há semelhanças? E diferenças?
  • Uma mão lava a outra e assim a mantemos limpa, distante das bactérias para uma boa saúde do nosso organismo.
  • Uma mão também carrega muita coisa. O que tem na sua mochila ou em cima da sua mesa que você pode pegar e segurar?
  • As mãos também podem sentir a textura das coisas, a temperatura, o peso e muito mais. Vamos observar e sentir o que vocês estão segurando?
  • Agora vamos guardar esse objeto e deixar as mãos livres. Pensem em alguma coisa que caiba dentro da sua mão. O que cada um pensou? Vamos falar para a turma ouvir?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (slides 3 a 5).

Orientação: Após os estudantes observarem suas mãos, peça que cada um desenhe uma de suas mãos em uma folha de papel A4. Para traçar o contorno da mão na folha de papel, cada aluno deverá escolher uma das suas mãos, posicioná-la sobre a folha e com a outra mão fazer o contorno. Caso precisem de ajuda um estudante poderá contornar a mão do colega e vice versa.

Propósito: Desenhar a mão para poder observá-la em outra perspectiva.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (slides 3 a 5).

Orientação: Cada aluno irá pensar, analisar e escrever dentro da sua mão desenhada no papel:

“O que cabe dentro da minha mão”. O que eles escolherem, terá que caber totalmente dentro da palma da sua mão.

Nesse momento socialize as respostas e compare se o que cabe na mão de uma pessoa é igual ao que cabe na mão de todas as pessoas. A sua mão, professor, também será comparada aos dos alunos e suas respectivas respostas.Incentive a criatividade dos alunos para lembrarem de objetos que cabem totalmente dentro da palma de cada mão. Socialize algumas respostas e incentive a observação dos tamanhos de mãos dos alunos.

Propósito: Relacionar o tamanho de cada mão ao que consegue nela armazenar. Observar que há tamanhos diferentes de mãos.

Discuta com a turma:

  • O que cabe na palma da sua mão?
  • O que cabe dentro da sua mão, cabe na mão de qualquer pessoa?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 6 a 9)

Orientação: Compare as mãos e discuta semelhanças e diferenças. A partir do texto do slide 6 levar os alunos a constatarem que há diferentes tamanhos de mãos. Entregue a receita impressa aos alunos. Leia a receita e analise com a participação dos alunos os ingredientes e as medidas não padronizadas.Um dedo mindinho da mão direita bem esticado de asa de barata. Um braço bem esticado de teia de aranha. Um palmo direito de asa de mariposa.

Após a leitura da receita, peça para as crianças mostrarem através do seu corpo as medidas. Divida a turma em grupos com 4, 5 ou mais crianças. A partir das hipóteses das crianças analisar os dados levantados. Espera-se que as crianças concluam que a mão da bruxinha Filomena é menor do que a mão da sua bruxa avó Magnólia. A partir das observações das crianças, auxilie-os a pensarem em hipóteses para o erro da receita. Eles devem completar a nova receita, usando medidas padronizadas. Podem usar como apoio, a fita métrica e a régua disponibilizada para recorte, junto com atividade principal. Diga que depois irão compartilhar a nova receita com a turma. Acesse o Guia de Intervenção para planejar procedimentos de intervenções enquanto as crianças resolvem a atividade.

Propósito: Apresentar a situação- problema para análise e reflexão em busca de solução.

Discuta com a turma:

  • O que diferencia uma mão da outra?
  • Como vocês imaginam ser a mão da Bruxinha?
  • Incentive os alunos a apresentarem características possíveis para a mão da bruxinha Filomena.
  • Na sua opinião, por que a receita da poção mágica não estava dando certo?
  • De que forma a bruxinha Filomena conseguirá resolver essa situação?
  • O que você faria no lugar dela?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 6 a 9)

Orientação: Compare as mãos e discuta semelhanças e diferenças. A partir do texto do slide 6 levar os alunos a constatarem que há diferentes tamanhos de mãos. Entregue a receita impressa aos alunos. Leia a receita e analise com a participação dos alunos os ingredientes e as medidas não padronizadas.Um dedo mindinho da mão direita bem esticado de asa de barata. Um braço bem esticado de teia de aranha. Um palmo direito de asa de mariposa.

Após a leitura da receita, peça para as crianças mostrarem através do seu corpo as medidas. Divida a turma em grupos com 4, 5 ou mais crianças. A partir das hipóteses das crianças analisar os dados levantados. Espera-se que as crianças concluam que a mão da bruxinha Filomena é menor do que a mão da sua bruxa avó Magnólia. A partir das observações das crianças, auxilie-os a pensarem em hipóteses para o erro da receita. Eles devem completar a nova receita, usando medidas padronizadas. Podem usar como apoio, a fita métrica e a régua disponibilizada para recorte, junto com atividade principal. Diga que depois irão compartilhar a nova receita com a turma. Acesse o Guia de Intervenção para planejar procedimentos de intervenções enquanto as crianças resolvem a atividade.

Propósito: Apresentar a situação- problema para análise e reflexão em busca de solução.

Discuta com a turma:

  • O que diferencia uma mão da outra?
  • Como vocês imaginam ser a mão da Bruxinha?
  • Incentive os alunos a apresentarem características possíveis para a mão da bruxinha Filomena.
  • Na sua opinião, por que a receita da poção mágica não estava dando certo?
  • De que forma a bruxinha Filomena conseguirá resolver essa situação?
  • O que você faria no lugar dela?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 6 a 9)

Orientação: Compare as mãos e discuta semelhanças e diferenças. A partir do texto do slide 6 levar os alunos a constatarem que há diferentes tamanhos de mãos. Entregue a receita impressa aos alunos. Leia a receita e analise com a participação dos alunos os ingredientes e as medidas não padronizadas.Um dedo mindinho da mão direita bem esticado de asa de barata. Um braço bem esticado de teia de aranha. Um palmo direito de asa de mariposa.

Após a leitura da receita, peça para as crianças mostrarem através do seu corpo as medidas. Divida a turma em grupos com 4, 5 ou mais crianças. A partir das hipóteses das crianças analisar os dados levantados. Espera-se que as crianças concluam que a mão da bruxinha Filomena é menor do que a mão da sua bruxa avó Magnólia. A partir das observações das crianças, auxilie-os a pensarem em hipóteses para o erro da receita. Eles devem completar a nova receita, usando medidas padronizadas. Podem usar como apoio, a fita métrica e a régua disponibilizada para recorte, junto com atividade principal. Diga que depois irão compartilhar a nova receita com a turma. Acesse o Guia de Intervenção para planejar procedimentos de intervenções enquanto as crianças resolvem a atividade.

Propósito: Apresentar a situação- problema para análise e reflexão em busca de solução.

Discuta com a turma:

  • O que diferencia uma mão da outra?
  • Como vocês imaginam ser a mão da Bruxinha?
  • Incentive os alunos a apresentarem características possíveis para a mão da bruxinha Filomena.
  • Na sua opinião, por que a receita da poção mágica não estava dando certo?
  • De que forma a bruxinha Filomena conseguirá resolver essa situação?
  • O que você faria no lugar dela?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 6 a 9)

Orientação: Compare as mãos e discuta semelhanças e diferenças. A partir do texto do slide 6 levar os alunos a constatarem que há diferentes tamanhos de mãos. Entregue a receita impressa aos alunos. Leia a receita e analise com a participação dos alunos os ingredientes e as medidas não padronizadas.Um dedo mindinho da mão direita bem esticado de asa de barata. Um braço bem esticado de teia de aranha. Um palmo direito de asa de mariposa.

Após a leitura da receita, peça para as crianças mostrarem através do seu corpo as medidas. Divida a turma em grupos com 4, 5 ou mais crianças. A partir das hipóteses das crianças analisar os dados levantados. Espera-se que as crianças concluam que a mão da bruxinha Filomena é menor do que a mão da sua bruxa avó Magnólia. A partir das observações das crianças, auxilie-os a pensarem em hipóteses para o erro da receita. Eles devem completar a nova receita, usando medidas padronizadas. Podem usar como apoio, a fita métrica e a régua disponibilizada para recorte, junto com atividade principal. Diga que depois irão compartilhar a nova receita com a turma. Acesse o Guia de Intervenção para planejar procedimentos de intervenções enquanto as crianças resolvem a atividade.

Propósito: Apresentar a situação- problema para análise e reflexão em busca de solução.

Discuta com a turma:

  • O que diferencia uma mão da outra?
  • Como vocês imaginam ser a mão da Bruxinha?
  • Incentive os alunos a apresentarem características possíveis para a mão da bruxinha Filomena.
  • Na sua opinião, por que a receita da poção mágica não estava dando certo?
  • De que forma a bruxinha Filomena conseguirá resolver essa situação?
  • O que você faria no lugar dela?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Peça que os grupos apresentem as receitas com as medidas pensadas por eles. É esperado que, nesse caso, não tenham utilizado medidas não padronizadas como referência de quantidade para os ingredientes da receita. Discuta se as medidas apresentadas pelos grupos, são possíveis. No exemplo deste slide, o grupo 1 usa um metro de asa de mariposa. Neste caso, deveria-se questionar junto ao grupo, se é possível ter mariposa com esse tamanho de asa. Para isso, os recursos disponibilizados para medir, a régua e a fita métrica, devem ser aproveitados para análise das medidas apresentadas pelos grupos. Você deve usar para discussão, os exemplos apresentados por seus alunos. Use as sugestões de questões apresentadas no discuta. Ao final da discussão, todos devem concluir que usando-se medidas padronizadas, a receita das bruxas poderiam dar certo.

Propósito: Compartilhar as unidades de medidas padronizadas usadas na receita, criadas pelos grupos.

Discuta com a turma:

  • Por que a receita não estava dando certo?
  • Quais unidades de medida foram usadas pelos grupos?
  • Usando as medidas padronizadas, vocês acham que a receita poderia dar certo? Por quê?
  • A régua e a fita métrica ajudaram vocês a definirem a quantidade de ingredientes?

Material complementar:

Resolução da Atividade Principal

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Tempo sugerido: 5 minutos.( slides 11 e 12)

Propósito: Apresentar informações conceituais aos alunos para ampliar o entendimento sobre a importância de medidas padronizadas.

Orientação: Leia a sistematização para os alunos. Esclareça as dúvidas e peça que registrem o texto em seus cadernos. Você pode projetar os slides, ou escrever o conteúdo deles no quadro.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.( slides 11 e 12)

Propósito: Apresentar informações conceituais aos alunos para ampliar o entendimento sobre a importância de medidas padronizadas.

Orientação: Leia a sistematização para os alunos. Esclareça as dúvidas e peça que registrem o texto em seus cadernos. Você pode projetar os slides, ou escrever o conteúdo deles no quadro.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Propósito: Retomada do conceito trabalhado.

Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes a importância das unidades padronizadas de medidas.

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Tempo sugerido: 7 minutos.

Propósito: Diferenciar unidades de medidas padronizadas e não padronizadas.

Orientações: Oriente os alunos para que leiam a atividade e escolham unidades de medidas padronizadas e não padronizadas para medirem o que foi solicitado.

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

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