Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: WhatsApp ou e-mail e celular, tablet ou computador com webcam para gravação de vídeos
- Optativas: Google Classroom, Google Docs e Youtube
Valores trabalhados
- Respeito ao ambiente
- Protagonismo
Apresentação do tema da aula (10 minutos)
O objetivo deste plano de aula é fazer com que os estudantes identifiquem a importância do uso da água para a produção de energia elétrica. Sugere-se o uso de ferramentas tecnológicas como WhatsApp ou e-mail para envio das atividades. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Se preferir, você pode realizar a aula utilizando a ferramenta do Google Classroom. Envie aos alunos o slide desta etapa que você encontra no plano original.
Contextualização (30 minutos – assincronamente)
Após o anúncio do tema da aula, grave uma videoaula contextualizando e a envie junto com o slide do plano original aos estudantes. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona.
Peça à turma que observem cuidadosamente a imagem. Pergunte se alguém conhece um equipamento semelhante na comunidade ou em outro lugar. Pergunte se sabem o nome. Diga que encaminhem suas respostas por mensagens de texto ou áudio.
Em seguida, comente que a água sempre foi utilizada ao longo da história para produzir energia através de um equipamento como o da imagem, chamado de moinho ou roda d’água. Diga que o moinho utiliza a energia mecânica da água principalmente para moer grãos, irrigar e, em alguns casos, gerar energia elétrica.
Problematização (40 minutos – assincronamente)
Grave um vídeo com a problematização e envie o slide do plano original aos estudantes. Comente sobre o moinho, que é uma forma antiga de produção de energia. Pergunte à turma como geramos energia atualmente utilizando água. O que seria necessário? Diga que as respostas devem ser enviadas no grupo da turma. Se preferir, utilize o Google Docs para isso.
Ação propositiva (quatro dias – assincronamente)
Grave uma videoaula com as orientações necessárias. Diga que neste momento vamos descobrir como podemos gerar energia utilizando água. Envie uma cópia do manual de construção que está disponível aqui para os alunos. Oriente-os que um adulto os auxiliem na confecção do mini-moinho e que sigam as orientações do arquivo para montar.
Sistematização (50 minutos – assincronamente)
Envie o vídeo “Como funciona uma usina hidrelétrica?”, que está disponível aqui, aos alunos. Diga que o esquema de funcionamento é bem parecido ao da roda d’água: há a formação de um grande lago, o reservatório, e são instaladas turbinas com pás em um certo desnível, onde a água passará com força.
A água, então, caindo sobre as pás da turbina, a movimenta, transformando a energia potencial em energia mecânica. Esta energia mecânica é captada por um gerador de eletricidade e, finalmente, transformada em energia elétrica.
Instrua que com base em tudo que foi falado e visto eles farão um resumo da aula. Encaminhe a atividade disponível aqui e peça aos alunos para que escrevam tudo o que foi visto e feito na aula.
Convite às famílias
Oriente que as famílias auxiliem as crianças em todas as etapas da construção do mini-moinho. Fica a sugestão do vídeo “Como fazer um brinquedo roda d'água em casa”, que está disponível aqui.