16929
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Água e a produção de energia elétrica.

Plano de aula de Geografia com atividades para 3º ano do Fundamental sobre identificar a importância do uso da água para a produção de energia elétrica.

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Viviane Alves Ferreira

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03GE10 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Os alunos trabalharão em duplas.

Materiais necessários:

Para cada dupla: 1 Rolha de madeira ou pedaço de isopor retangular (8 x 4 x 4,5)

1 Palito de churrasco (cerca de 12 cm)

2 Palito de dente

1 Canudo (o palito churrasco deve passar dentro dele)

4 Quadrados de 3x3 plásticos (use recortes de pasta L velha, tampa de margarina, cartão telefônico e etc)

Garrafa pet 2 lts (entregue já cortada ao meio com furo em U em lados lados opostos )

Fita crepe

Impressões instruções e atividade

Material complementar:

Instruções de montagem: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TB8WV3p9Jv9dSUVHy2GkC7rrCZeXaSUG8RXBqUCcCM2kcxJArZPASGwmNssR/geo3-10und04-manual-de-construcao-do-mini-moinho.pdf

Atividade Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Gqsx5x8TqGbDyxrEnsjZBMYEjp4fUsUeGpJ7FzAyfDkNSBPtVbNWNDxcgEDs/geo3-10und04-atividade-de-sistematizacao.pdf

Para você saber mais:

BRASIL, Agência Nacional de Energia Elétrica. Atlas de energia elétrica do Brasil. Brasília : ANEEL, 2002. 153 p. Disponível em: <http://www2.aneel.gov.br/arquivos/PDF/livro_atlas.pdf>. Acesso em: 25 fev 2019.

Como funciona uma usina hidrelétrica? 2009 (2min46seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=iYPMZamqSH4>. Acesso em: 31 mar 2019.

OLIVEIRA, Daniela et al. Roda Moinho d’água. Disponível em: <http://dica.ufu.br/dica_sys/pdf/P2014-38.pdf>. Acesso em: 23 fev 2019.

Roda d’água movida pela correnteza do rio em diferentes épocas do ano. 2016 (8min09seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=FXK3BKE7jSA> Acesso em: 25 jan 2019.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: O tema desta aula deve ser projetado e lido por todos simultaneamente.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete a imagem e peça a turma que a observe cuidadosamente. Pergunte se alguém conhece um equipamento semelhante na comunidade ou em outro lugar. Pergunte se sabem o nome. Ouça-os atentamente, em seguida comente que a água sempre foi utilizada ao longo da história para produzir energia através de um equipamento como este chamado de moinho ou roda d’água. Diga que o moinho utiliza a energia mecânica da água, principalmente para moer grãos, irrigar, e em alguns casos gerar energia elétrica.

Caso não possa projetar, Imprima a imagem e distribua entre os alunos.

Para você saber mais:

Roda d’água movida pela correnteza do rio em diferentes épocas do ano. 2016 (8min09seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=FXK3BKE7jSA> Acesso em: 25 jan 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Após comentar sobre o moinho, que é uma forma antiga de produção de energia, pergunte à turma como geramos energia atualmente utilizando água? O que seria necessário? Anote as sugestões no quadro.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Diga que neste momento vamos descobrir como podemos gerar energia utilizando água. Entregue uma cópia do manual de construção para as duplas e o material. Reforce que a construção do experimento será feita simultaneamente por todos e que cada dupla deve prestar muita atenção na montagem.

Caso a turma esteja em número ímpar, use alguém como seu ajudante. E se necessário coloque outros alunos para colaborar nas duplas com dificuldade. Apresente cada um dos materiais que serão utilizados por eles. Em seguida siga as orientações do arquivo para montar.

Instruções de montagem: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TB8WV3p9Jv9dSUVHy2GkC7rrCZeXaSUG8RXBqUCcCM2kcxJArZPASGwmNssR/geo3-10und04-manual-de-construcao-do-mini-moinho.pdf

Para você saber mais:

OLIVEIRA, Daniela et al. Roda Moinho d’água. Disponível em: <http://dica.ufu.br/dica_sys/pdf/P2014-38.pdf>. Acesso em: 23 fev 2019.

Roda d’água movida pela correnteza do rio em diferentes épocas do ano. 2016 (8min09seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=FXK3BKE7jSA> Acesso em: 25 jan 2019.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos

Orientações:

Nesta etapa há dois slides. Neste primeiro questione se a turma sabe o que é a imagem e se alguém pode comentar brevemente. Em seguida diga que a imagem é de uma Usina hidrelétrica e que vão entender melhor como funciona.

Para saber mais:

BRASIL, Agência Nacional de Energia Elétrica. Atlas de energia elétrica do Brasil. Brasília : ANEEL, 2002. pp.17-45. Disponível em: <http://www2.aneel.gov.br/arquivos/PDF/livro_atlas.pdf>. Acesso em: 25 fev 2019.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos

Orientações: Projete o vídeo Como funciona uma usina hidrelétrica? Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=iYPMZamqSH4

Depois diga que o esquema de funcionamento é bem parecido ao da roda d’água: há a formação de um grande lago, o reservatório, e é instalada turbinas com pás em um certo desnível, onde a água passará com certa força. A água então caindo sobre as pás da turbina a movimentará, transformando a energia potencial em energia mecânica. Esta energia mecânica é captada por um gerador de eletricidade e, finalmente, transformada em energia elétrica.

Instrua que com base em tudo que foi falado e visto agora faremos um resumo da aula.

Entregue a atividade e peça aos alunos para que escrevam tudo o que foi visto e feito nesta aula.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Gqsx5x8TqGbDyxrEnsjZBMYEjp4fUsUeGpJ7FzAyfDkNSBPtVbNWNDxcgEDs/geo3-10und04-atividade-de-sistematizacao.pdf

Para saber mais:

BRASIL, Agência Nacional de Energia Elétrica. Atlas de energia elétrica do Brasil. Brasília : ANEEL, 2002. pp.17-45. Disponível em: <http://www2.aneel.gov.br/arquivos/PDF/livro_atlas.pdf>. Acesso em: 25 fev 2019.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03GE10 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Os alunos trabalharão em duplas.

Materiais necessários:

Para cada dupla: 1 Rolha de madeira ou pedaço de isopor retangular (8 x 4 x 4,5)

1 Palito de churrasco (cerca de 12 cm)

2 Palito de dente

1 Canudo (o palito churrasco deve passar dentro dele)

4 Quadrados de 3x3 plásticos (use recortes de pasta L velha, tampa de margarina, cartão telefônico e etc)

Garrafa pet 2 lts (entregue já cortada ao meio com furo em U em lados lados opostos )

Fita crepe

Impressões instruções e atividade

Material complementar:

Instruções de montagem: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TB8WV3p9Jv9dSUVHy2GkC7rrCZeXaSUG8RXBqUCcCM2kcxJArZPASGwmNssR/geo3-10und04-manual-de-construcao-do-mini-moinho.pdf

Atividade Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Gqsx5x8TqGbDyxrEnsjZBMYEjp4fUsUeGpJ7FzAyfDkNSBPtVbNWNDxcgEDs/geo3-10und04-atividade-de-sistematizacao.pdf

Para você saber mais:

BRASIL, Agência Nacional de Energia Elétrica. Atlas de energia elétrica do Brasil. Brasília : ANEEL, 2002. 153 p. Disponível em: <http://www2.aneel.gov.br/arquivos/PDF/livro_atlas.pdf>. Acesso em: 25 fev 2019.

Como funciona uma usina hidrelétrica? 2009 (2min46seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=iYPMZamqSH4>. Acesso em: 31 mar 2019.

OLIVEIRA, Daniela et al. Roda Moinho d’água. Disponível em: <http://dica.ufu.br/dica_sys/pdf/P2014-38.pdf>. Acesso em: 23 fev 2019.

Roda d’água movida pela correnteza do rio em diferentes épocas do ano. 2016 (8min09seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=FXK3BKE7jSA> Acesso em: 25 jan 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: O tema desta aula deve ser projetado e lido por todos simultaneamente.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete a imagem e peça a turma que a observe cuidadosamente. Pergunte se alguém conhece um equipamento semelhante na comunidade ou em outro lugar. Pergunte se sabem o nome. Ouça-os atentamente, em seguida comente que a água sempre foi utilizada ao longo da história para produzir energia através de um equipamento como este chamado de moinho ou roda d’água. Diga que o moinho utiliza a energia mecânica da água, principalmente para moer grãos, irrigar, e em alguns casos gerar energia elétrica.

Caso não possa projetar, Imprima a imagem e distribua entre os alunos.

Para você saber mais:

Roda d’água movida pela correnteza do rio em diferentes épocas do ano. 2016 (8min09seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=FXK3BKE7jSA> Acesso em: 25 jan 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Após comentar sobre o moinho, que é uma forma antiga de produção de energia, pergunte à turma como geramos energia atualmente utilizando água? O que seria necessário? Anote as sugestões no quadro.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Diga que neste momento vamos descobrir como podemos gerar energia utilizando água. Entregue uma cópia do manual de construção para as duplas e o material. Reforce que a construção do experimento será feita simultaneamente por todos e que cada dupla deve prestar muita atenção na montagem.

Caso a turma esteja em número ímpar, use alguém como seu ajudante. E se necessário coloque outros alunos para colaborar nas duplas com dificuldade. Apresente cada um dos materiais que serão utilizados por eles. Em seguida siga as orientações do arquivo para montar.

Instruções de montagem: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TB8WV3p9Jv9dSUVHy2GkC7rrCZeXaSUG8RXBqUCcCM2kcxJArZPASGwmNssR/geo3-10und04-manual-de-construcao-do-mini-moinho.pdf

Para você saber mais:

OLIVEIRA, Daniela et al. Roda Moinho d’água. Disponível em: <http://dica.ufu.br/dica_sys/pdf/P2014-38.pdf>. Acesso em: 23 fev 2019.

Roda d’água movida pela correnteza do rio em diferentes épocas do ano. 2016 (8min09seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=FXK3BKE7jSA> Acesso em: 25 jan 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos

Orientações:

Nesta etapa há dois slides. Neste primeiro questione se a turma sabe o que é a imagem e se alguém pode comentar brevemente. Em seguida diga que a imagem é de uma Usina hidrelétrica e que vão entender melhor como funciona.

Para saber mais:

BRASIL, Agência Nacional de Energia Elétrica. Atlas de energia elétrica do Brasil. Brasília : ANEEL, 2002. pp.17-45. Disponível em: <http://www2.aneel.gov.br/arquivos/PDF/livro_atlas.pdf>. Acesso em: 25 fev 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos

Orientações: Projete o vídeo Como funciona uma usina hidrelétrica? Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=iYPMZamqSH4

Depois diga que o esquema de funcionamento é bem parecido ao da roda d’água: há a formação de um grande lago, o reservatório, e é instalada turbinas com pás em um certo desnível, onde a água passará com certa força. A água então caindo sobre as pás da turbina a movimentará, transformando a energia potencial em energia mecânica. Esta energia mecânica é captada por um gerador de eletricidade e, finalmente, transformada em energia elétrica.

Instrua que com base em tudo que foi falado e visto agora faremos um resumo da aula.

Entregue a atividade e peça aos alunos para que escrevam tudo o que foi visto e feito nesta aula.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Gqsx5x8TqGbDyxrEnsjZBMYEjp4fUsUeGpJ7FzAyfDkNSBPtVbNWNDxcgEDs/geo3-10und04-atividade-de-sistematizacao.pdf

Para saber mais:

BRASIL, Agência Nacional de Energia Elétrica. Atlas de energia elétrica do Brasil. Brasília : ANEEL, 2002. pp.17-45. Disponível em: <http://www2.aneel.gov.br/arquivos/PDF/livro_atlas.pdf>. Acesso em: 25 fev 2019.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Natureza, ambientes e qualidade de vida do 3º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 3º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03GE10 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano