16928
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 3º ano > Natureza, ambientes e qualidade de vida

Plano de aula - A preservação hídrica na agricultura

Plano de aula de Geografia com atividades para 3º ano do Fundamental sobre identificar formas de conservar água em práticas agrícolas

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Viviane Alves Ferreira

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas

USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS

- Essenciais: WhatsApp ou e-mail e celular, tablet ou computador com webcam para gravação de vídeos

- Optativas: Google Classroom, Google Formulários, Youtube e Google Meet

Valor trabalhado

- Respeito ao ambiente

Apresentação do tema da aula (10 minutos)

O objetivo deste plano de aula é fazer com que os estudantes identifiquem formas de conservar água em práticas agrícolas. Sugere-se o uso de ferramentas tecnológicas como WhatsApp ou e-mail para envio das atividades. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Se preferir, você pode realizar a aula utilizando a ferramenta do Google Classroom. 

Envie aos alunos o slide desta etapa que você encontra no plano original.

Contextualização (30 minutos – assincronamente)

Após o anúncio do tema da aula, grave uma videoaula contextualizando e a envie junto com o slide original desta etapa aos estudantes.

No vídeo, peça à turma para ajudar a descrever a imagem apresentada. Eles deverão listar tomates, cenouras, batatas, pimentões e etc. Pergunte se eles já plantaram ou viram em algum lugar uma horta dessas plantas. As respostas deverão vir por mensagens de texto ou áudio. Diga que eles poderão usar a horta de suas casas, caso tenham. É útil que você utilize os itens das imagens para gravar a videoaula para os alunos.  

Problematização (40 minutos – assincronamente ou sincronamente)

Grave um vídeo. Nele, fale que é através da agricultura que os alimentos chegam em nossas casas, tanto por meio do grande agricultor (aquele que possui milhares de hectares de terras e equipamentos altamente tecnológicos) quanto através do pequeno agricultor (que produz em menor quantidade). Peça que leiam o questionamento proposto na imagem do plano original, que você deverá encaminhar por meio de uma foto.

Envie as fichas disponíveis aqui. Oriente que, entre as palavras recebidas, eles escolham as que são necessárias para a produção de tomates, por exemplo. Com isso, se formarão dois grupos: os termos que fazem referência ao que é preciso para plantar (terra, adubo, luz do sol, água, minhocas, sementes e etc) e aqueles que se referem a coisas que não são utilizadas em plantações (açúcar, leite, pão, cadeira e mochila).

Peça que eles registrem a atividade no caderno. Se preferir, organize a seleção de palavras por meio do Google Formulários, cujo tutorial de uso você encontra aqui.

Uma vez separadas as palavras, faça a correção de uma a uma. Pergunte quais dos itens listados como importantes para a produção das plantas são importantes para nós também. É esperado que citem a água, por exemplo. Finalize questionando novamente: é possível utilizar a água de forma mais consciente para que ela não se torne escassa?

Você pode organizar esta etapa de forma síncrona, utilizando o Google Meet. Para isso, veja o tutorial básico da ferramenta que está disponível aqui.

Ação propositiva (dois dias – assincronamente)

Grave uma videoaula com as orientações necessárias e envie aos alunos a atividade que consiste em analisar as duas imagens de uso da água na agricultura comuns. Ela encontra-se disponível aqui.

Nesta atividade, os alunos devem propor soluções para evitar desperdício e uso mais eficiente do recurso. Envie também as imagens do plano original. Se preferir, adapte para que as respostas sejam encaminhadas pelo Google Forms. 

Sistematização (30 minutos – assincronamente)

Na sistematização, envie um formulário pelo Google Formulários, no qual os estudantes deverão listar as medidas propostas para combater o desperdício nas duas técnicas de irrigação. Se necessário, conduza as observações, salientando que na imagem superior há o uso indiscriminado da mangueira e que não é possível ver se ela está em boas condições. Na segunda imagem, há o tempo nublado e o sistema de irrigação em provável funcionamento.

Convite às famílias

Oriente que as famílias auxiliem os estudantes nas ações de envio das respostas. Na sequência, peça que assistam ao seguinte vídeo que auxilia no complemento do conteúdo proposto:

- “O uso sustentável da água na agricultura”, disponível aqui

Sugestão Enviada Por: Cristian Oliveira


Código: GEO3_10UND03

(EF03GE10) dentificar os cuidados necessários para utilização da água na agricultura e na geração de energia de modo a garantir a manutenção do provimento de água potável.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Natureza, ambientes e qualidade de vida do 3º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 3º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas