16928
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - A preservação hídrica na agricultura

Plano de aula de Geografia com atividades para 3º ano do Fundamental sobre identificar formas de conservar água em práticas agrícolas

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Viviane Alves Ferreira

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03GE10 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

A turma deve estar organizada em duplas previamente.

Materiais necessários: Garrafa pet de 2 litros com água, 1 copo de 200ml, 1 copo de 50 ml, impressões de palavras e de atividade.

Material complementar:

Palavras para recorte da problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/dpRuYGjBM2gcJ8UewmJUhZvTfvgs26umfrGAq25YqYjZuuYZYBjHRpnQKjgF/geo3-10und03-palavras-problematizacao.pdf

Atividade ação propositiva:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nbyCY8hXQT8vUuPrdwWGs6wgncrUHwgSQey7DDJQWqeZyqF7wUBzv24rmkyP/geo3-10und03-atividade-acao-propositiva.pdf

Para você saber mais:

Agricultura: Cultivo do solo para produção de alimentos.

Aquíferos: Formação geológica na qual a porosidade e permeabilidade permite o acúmulo de água no subsolo.

DRUGOWICH, M. I. et al. A Água na Agricultura. Campinas, CATI 2017. 44p. Disponivel em: <https://agricultura.sp.gov.br/media/13375-uso-racional-da-%C3%A1gua-na-agricultura.pdf> Acesso em: 22 fev 2019.

SILVA JUNIOR, Lauro de Oliveira; CAETANO, Lúcio Carramillo. Aquíferos. Disponível em: <http://www.cprm.gov.br/publique/Redes-Institucionais/Rede-de-Bibliotecas---Rede-Ametista/Canal-Escola/Aquiferos-1377.html> Acesso em: 22 fev 2019

Situação da água no mundo. Agência Nacional de Águas. Disponível em: <http://www3.ana.gov.br/portal/ANA/panorama-das-aguas/agua-no-mundo>. Acesso em: 22 fev 2019.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Projete o tema da aula e peça aos alunos que leiam de forma conjunta o título desta aula.

Escreva o tema no quadro, caso esteja disponível um projetor.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Projete a imagem e peça a turma para ajudar a descrevê-la. Eles deverão listar tomates, cenouras, batatas, pimentões e etc. Peça que levante a mão quem já ingeriu algum deles. Depois para alguns que levantaram a mão pergunte quais comeram.

Peça que levante a mão quem desconhece alguma das verduras. E nomeie para a turma.

Pergunte se já plantaram ou viram em algum lugar uma horta.

Use a horta de sua escola, ou de sua comunidade para esta aula. É útil que possa levar os itens da imagem para a sala de aula e repassar entre os alunos. Para que sintam o cheiro, textura e se possível gosto.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Projete a tela e fale que é através da agricultura que os alimentos chegam em nossas casas. Tanto por meio do grande agricultor aquele que possui milhares de hectares de terras e equipamentos altamente tecnológicos, quanto através do pequeno agricultor, da agricultura familiar que produz em menor quantidade. Peça, então a um aluno da turma que leia o questionamento proposto.

Ouça alguns e pergunte se nossa turma pode produzir tomates? Peça para as duplas responderem entre si.

Distribua cópias das fichinhas de palavras entre as duplas. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/dpRuYGjBM2gcJ8UewmJUhZvTfvgs26umfrGAq25YqYjZuuYZYBjHRpnQKjgF/geo3-10und03-palavras-problematizacao.pdf

Oriente que dentre as palavras recebidas devem ser escolhidas as necessárias para uma produção de tomates, por exemplo. Formando assim, provavelmente, dois grupos de palavras. Fique de olho no tempo e se as duplas se realmente estão trabalhando de forma cooperativa.

As palavras que são necessárias e que devem ser escolhidas são: terra, adubo, luz do sol, água, minhocas, sementes.

Sobrarão as que não são utilizadas: açúcar, leite, pão, cadeira e mochila.

Uma vez separadas as palavras por grupo, faça a correção de uma a uma. Utilize o quadro, dividindo-o em duas partes, cada uma com um dos títulos de grupos de palavras. Pegue uma das fichas, com fita na parte de trás e entregue a um aluno para fazer a classificação, colando no lado adequado.

Peça a ajuda dos demais perguntando se está classificado do modo correto.

Em seguida, leia todas as palavras com a turma.

Pergunte se dos itens listados como importantes para a produção das plantas, quais seriam importantes para nós também. É esperado que citem a água, por exemplo.

Finalize perguntando novamente: É possível utilizar a água de forma mais consciente para que ela não se torne escassa?

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos

Orientações: Diga que um dos componentes essenciais para a vida é a existência de água.

Apresente a informação: de toda água doce disponível e acessível mais da metade é utilizada para a agricultura de um modo geral.

Para representar essa informação, mostre a garrafa pet de 2 litros cheia de água. Peça aos alunos para imaginarem que a água da garrafa é toda a água do planeta, incluindo a salgada. Em seguida pegue um copo de 20 ml e encha com a água da garrafa (copinho de remedio costuma ter 10ml, pode utilizar um para a dinâmica).

Apresente esta nova quantidade aos alunos e peça para imaginar que aquele copo corresponde a toda água doce do planeta.

Pode perguntar o que predomina: água doce ou salgada? É esperado que eles percebam que a água doce existe em menor quantidade. Em seguida, desta simulação de água doce, separe 2 ml, utilizando o copinho de remedio e diga que esse total seria o mais acessível ao homem e que desta quantidade, a maior parte (mais da metade/ grande quantidade/ 70%) é utilizada na agricultura.

Questione: Sabendo que utilizamos água e em grande quantidade para o cultivo, como não desperdiçar e promover que este bem dure para as futuras gerações?

Entregar a atividade que consiste em analisar as duas imagens de uso da água na agricultura comuns e nela os alunos devem propor soluções para evitar desperdício e uso mais eficiente do recurso.

Atividade Ação propositiva dísponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nbyCY8hXQT8vUuPrdwWGs6wgncrUHwgSQey7DDJQWqeZyqF7wUBzv24rmkyP/geo3-10und03-atividade-acao-propositiva.pdf

Fonte das imagens sugeridas:

FONSECA, José Reynaldo da. Irrigação manual de horta em pequena propriedade rural, Avaré, São Paulo, Brasil. Wikimedia commons. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/w/index.php?search=irriga%C3%A7%C3%A3o&title=Special%3ASearch&go=Go#/media/File:Horta_irriga%C3%A7%C3%A3o_manual_REFON.JPG>. Acesso em: 06 abr 2019.

Sistema de Irrigação na região da Água Verde. Wikimedia commons. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/w/index.php?search=irriga%C3%A7%C3%A3o&title=Special%3ASearch&go=Go#/media/File:Sistema_de_irriga%C3%A7%C3%A3o_em_Palm%C3%A1cia.jpg>. Acesso em: 06 abr 2019.

Como adequar à sua realidade: Caso tenha horta na escola, a turma pode propor soluções de economia para realização no local.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Cada dupla após a atividade deverá oralmente listar as medidas propostas para combate ao desperdício nas duas técnicas de irrigação. Se necessário conduza as observações das imagens, salientando que na imagem superior há o uso indiscriminado da mangueira, que não é possível ver se ela está em boas condições e na segunda imagem há o tempo nublado e o sistema de irrigação em provável funcionamento e etc.

Auxilie para que os alunos possam encontrar algumas medidas, tais como:

Na primeira imagem, pode ser possível apontar itens como:

  • prestar atenção no tempo em que a mangueira está jogando água.
  • Verificar se a mangueira está sem furos.
  • trocar a mangueira por um balde
  • colocar gatilho/esguicho na mangueira

Na segunda imagem, pode ser possível apontar itens como:

  • desligar o irrigador por um tempo.
  • utilizar em um momentos de maior incidência solar, por aumentar a evaporação
  • Trocar o sistema por gotejamento.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03GE10 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

A turma deve estar organizada em duplas previamente.

Materiais necessários: Garrafa pet de 2 litros com água, 1 copo de 200ml, 1 copo de 50 ml, impressões de palavras e de atividade.

Material complementar:

Palavras para recorte da problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/dpRuYGjBM2gcJ8UewmJUhZvTfvgs26umfrGAq25YqYjZuuYZYBjHRpnQKjgF/geo3-10und03-palavras-problematizacao.pdf

Atividade ação propositiva:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nbyCY8hXQT8vUuPrdwWGs6wgncrUHwgSQey7DDJQWqeZyqF7wUBzv24rmkyP/geo3-10und03-atividade-acao-propositiva.pdf

Para você saber mais:

Agricultura: Cultivo do solo para produção de alimentos.

Aquíferos: Formação geológica na qual a porosidade e permeabilidade permite o acúmulo de água no subsolo.

DRUGOWICH, M. I. et al. A Água na Agricultura. Campinas, CATI 2017. 44p. Disponivel em: <https://agricultura.sp.gov.br/media/13375-uso-racional-da-%C3%A1gua-na-agricultura.pdf> Acesso em: 22 fev 2019.

SILVA JUNIOR, Lauro de Oliveira; CAETANO, Lúcio Carramillo. Aquíferos. Disponível em: <http://www.cprm.gov.br/publique/Redes-Institucionais/Rede-de-Bibliotecas---Rede-Ametista/Canal-Escola/Aquiferos-1377.html> Acesso em: 22 fev 2019

Situação da água no mundo. Agência Nacional de Águas. Disponível em: <http://www3.ana.gov.br/portal/ANA/panorama-das-aguas/agua-no-mundo>. Acesso em: 22 fev 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Projete o tema da aula e peça aos alunos que leiam de forma conjunta o título desta aula.

Escreva o tema no quadro, caso esteja disponível um projetor.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Projete a imagem e peça a turma para ajudar a descrevê-la. Eles deverão listar tomates, cenouras, batatas, pimentões e etc. Peça que levante a mão quem já ingeriu algum deles. Depois para alguns que levantaram a mão pergunte quais comeram.

Peça que levante a mão quem desconhece alguma das verduras. E nomeie para a turma.

Pergunte se já plantaram ou viram em algum lugar uma horta.

Use a horta de sua escola, ou de sua comunidade para esta aula. É útil que possa levar os itens da imagem para a sala de aula e repassar entre os alunos. Para que sintam o cheiro, textura e se possível gosto.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Projete a tela e fale que é através da agricultura que os alimentos chegam em nossas casas. Tanto por meio do grande agricultor aquele que possui milhares de hectares de terras e equipamentos altamente tecnológicos, quanto através do pequeno agricultor, da agricultura familiar que produz em menor quantidade. Peça, então a um aluno da turma que leia o questionamento proposto.

Ouça alguns e pergunte se nossa turma pode produzir tomates? Peça para as duplas responderem entre si.

Distribua cópias das fichinhas de palavras entre as duplas. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/dpRuYGjBM2gcJ8UewmJUhZvTfvgs26umfrGAq25YqYjZuuYZYBjHRpnQKjgF/geo3-10und03-palavras-problematizacao.pdf

Oriente que dentre as palavras recebidas devem ser escolhidas as necessárias para uma produção de tomates, por exemplo. Formando assim, provavelmente, dois grupos de palavras. Fique de olho no tempo e se as duplas se realmente estão trabalhando de forma cooperativa.

As palavras que são necessárias e que devem ser escolhidas são: terra, adubo, luz do sol, água, minhocas, sementes.

Sobrarão as que não são utilizadas: açúcar, leite, pão, cadeira e mochila.

Uma vez separadas as palavras por grupo, faça a correção de uma a uma. Utilize o quadro, dividindo-o em duas partes, cada uma com um dos títulos de grupos de palavras. Pegue uma das fichas, com fita na parte de trás e entregue a um aluno para fazer a classificação, colando no lado adequado.

Peça a ajuda dos demais perguntando se está classificado do modo correto.

Em seguida, leia todas as palavras com a turma.

Pergunte se dos itens listados como importantes para a produção das plantas, quais seriam importantes para nós também. É esperado que citem a água, por exemplo.

Finalize perguntando novamente: É possível utilizar a água de forma mais consciente para que ela não se torne escassa?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos

Orientações: Diga que um dos componentes essenciais para a vida é a existência de água.

Apresente a informação: de toda água doce disponível e acessível mais da metade é utilizada para a agricultura de um modo geral.

Para representar essa informação, mostre a garrafa pet de 2 litros cheia de água. Peça aos alunos para imaginarem que a água da garrafa é toda a água do planeta, incluindo a salgada. Em seguida pegue um copo de 20 ml e encha com a água da garrafa (copinho de remedio costuma ter 10ml, pode utilizar um para a dinâmica).

Apresente esta nova quantidade aos alunos e peça para imaginar que aquele copo corresponde a toda água doce do planeta.

Pode perguntar o que predomina: água doce ou salgada? É esperado que eles percebam que a água doce existe em menor quantidade. Em seguida, desta simulação de água doce, separe 2 ml, utilizando o copinho de remedio e diga que esse total seria o mais acessível ao homem e que desta quantidade, a maior parte (mais da metade/ grande quantidade/ 70%) é utilizada na agricultura.

Questione: Sabendo que utilizamos água e em grande quantidade para o cultivo, como não desperdiçar e promover que este bem dure para as futuras gerações?

Entregar a atividade que consiste em analisar as duas imagens de uso da água na agricultura comuns e nela os alunos devem propor soluções para evitar desperdício e uso mais eficiente do recurso.

Atividade Ação propositiva dísponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nbyCY8hXQT8vUuPrdwWGs6wgncrUHwgSQey7DDJQWqeZyqF7wUBzv24rmkyP/geo3-10und03-atividade-acao-propositiva.pdf

Fonte das imagens sugeridas:

FONSECA, José Reynaldo da. Irrigação manual de horta em pequena propriedade rural, Avaré, São Paulo, Brasil. Wikimedia commons. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/w/index.php?search=irriga%C3%A7%C3%A3o&title=Special%3ASearch&go=Go#/media/File:Horta_irriga%C3%A7%C3%A3o_manual_REFON.JPG>. Acesso em: 06 abr 2019.

Sistema de Irrigação na região da Água Verde. Wikimedia commons. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/w/index.php?search=irriga%C3%A7%C3%A3o&title=Special%3ASearch&go=Go#/media/File:Sistema_de_irriga%C3%A7%C3%A3o_em_Palm%C3%A1cia.jpg>. Acesso em: 06 abr 2019.

Como adequar à sua realidade: Caso tenha horta na escola, a turma pode propor soluções de economia para realização no local.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Cada dupla após a atividade deverá oralmente listar as medidas propostas para combate ao desperdício nas duas técnicas de irrigação. Se necessário conduza as observações das imagens, salientando que na imagem superior há o uso indiscriminado da mangueira, que não é possível ver se ela está em boas condições e na segunda imagem há o tempo nublado e o sistema de irrigação em provável funcionamento e etc.

Auxilie para que os alunos possam encontrar algumas medidas, tais como:

Na primeira imagem, pode ser possível apontar itens como:

  • prestar atenção no tempo em que a mangueira está jogando água.
  • Verificar se a mangueira está sem furos.
  • trocar a mangueira por um balde
  • colocar gatilho/esguicho na mangueira

Na segunda imagem, pode ser possível apontar itens como:

  • desligar o irrigador por um tempo.
  • utilizar em um momentos de maior incidência solar, por aumentar a evaporação
  • Trocar o sistema por gotejamento.
Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Natureza, ambientes e qualidade de vida do 3º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 3º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03GE10 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano