GEO3_10UND01 - Imagens da Contextualização
Plano de Aula
Plano de aula: Terrenos íngremes e águas pluviais
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Usos da água e impactos socioamebientais.
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03GE10 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Para os experimentos utilizaremos areia. Se a escola possuir parquinho de areia aproveite o espaço. Na etapa da Problematização inicia-se a observação do experimento e na Ação propositiva os alunos devem ser divididos em grupos com 6 alunos, onde cada grupo terá um monte de areia.
Materiais necessários: Caderno, lápis, areia, folhinhas secas, pedrinhas, grama, regador e água.
Material complementar:
Imagens da Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/KfDQgUjne6m3QNYurSKUrg7JYJXpaUkQDe5d6VCC96AszcgqCkp65mFaxNw8/geo3-10und01-imagens-da-contextualizacao.pdf
Orientações para experiência na Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kY8YdXR26kv9W4jekTYWXFkXF6GRyJ2ETnDVHER3qUPQBeYrJHvqytgqsfgF/geo3-10und01-experiencia-acao-propositiva.pdf
Atividade Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7k9dyakgnRNsqQDR9r6aSSwK7uc6G2byntfQbuk2tQxKw6BDtPJe4sD3ZCkX/geo3-10und01-atividade-de-sistematizacao.pdf
Para você saber mais:
Hidrologia básica: conceitos de infiltração e escoamento de água. Disponível em: <https://capacitacao.ead.unesp.br/dspace/bitstream/ana/66/2/Unidade_1.pdf>. Acesso em: 06 abr 2019.
MACHADO, Pedro L. A.; WADT, Paulo G. S. Boas práticas agrícolas: terraceamento. Embrapa. Disponível em: <https://www.embrapa.br/documents/10180/13599347/ID01.pdf>. Acesso em: 06 abr 2019.
PENA, Rodolfo F. Alves. Terraceamento. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/terraceamento.htm>. Acesso em: 06 abr 2019.
WESSLER, Luiz. Conservação de solo com curva de nível. 2016 (1min28seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Op3hgELmvL0>. Acesso em: 06 abr 2019.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete e leia o tema para a turma. Pergunte: Como acham que esse terreno se caracteriza?
Veja quais ideias os alunos possuem sobre o tema e diga que vamos verificar se estão corretos.
Contextualização
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Esta seção apresenta dois slides com 3 minutos para uso total. Reserve tempo maior para a segunda imagem.
Projete as imagens, permitindo alguns segundos de observação pelos alunos. Pergunte:
- O que conseguem ver? Continue auxiliando a observação questionando:
- Há alterações feitas pelo homem nesta imagem? O que é possível enxergar nela?
- Como é o formato da terra nessa região fotografada?
Ouça-os brevemente, passe para o próximo slide com uma segunda imagem e refaça as perguntas.
Ao fim das respostas nesta segunda imagem, explique que estas formas da superfície terrestre podem ser denominados como íngremes, que são áreas muito inclinadas as quais é difícil subir.
Caso não possa projetar, entregue as imagens impressas aos alunos. É possível desenhar a imagem 1 no quadro e citar algum relevo semelhante da sua região para melhor entendimento do conceito de relevo íngreme. Caso seja possível use também o Google Earth e projete a área mais inclinada que houver.
Imagens da Contextualização:
Contextualização
Orientações: Esta seção apresenta dois slides com 3 minutos para uso total. Reserve tempo maior para a segunda imagem.
Projete as imagens, permitindo alguns segundos de observação pelos alunos. Pergunte:
- O que conseguem ver? Continue auxiliando a observação questionando:
- Há alterações feitas pelo homem nesta imagem? O que é possível enxergar nela?
- Como é o formato da terra nessa região fotografada?
Ouça-os brevemente, passe para o próximo slide com uma segunda imagem e refaça as perguntas.
Ao fim das respostas nesta segunda imagem, explique que estas formas da superfície terrestre podem ser denominados como íngremes, que são áreas muito inclinadas as quais é difícil subir.
Caso não possa projetar, entregue as imagens impressas aos alunos. É possível desenhar a imagem 1 no quadro e citar algum relevo semelhante da sua região para melhor entendimento do conceito de relevo íngreme. Caso seja possível use também o Google Earth e projete a área mais inclinada que houver.
Imagens da Contextualização:
Problematização
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientações: Projete e faça oralmente a questão:
- Mas e quando chove o que pode acontecer nas áreas íngremes sem cobertura vegetal?
Deixe que alguns se expressem. Explique que antes da próxima etapa precisa verificar quem sabe o conceito de infiltrar e escoar. Veja se alguém conhece e peça que compartilhe com a turma. Reforce que infiltração é a entrada de água da superfície para o interior do solo. Já o escoamento diz respeito ao processo no qual a água se desloca na superfície terrestre.
Após pergunte a um aluno aleatoriamente:
- Utilizando a mesma ideia de terreno com declividade o que acha que acontece com a água da chuva nas regiões muito inclinadas sem vegetação: infiltra ou escoa? Isso é bom ou ruim para a região?
Ouça a opinião dele, depois fale que depende de vários fatores e que vamos observar algumas situações.
Após leve-os ao espaço onde será realizada a experiência.
Orientações para a Experiência:
Como adequar à sua realidade: Caso haja parquinho de areia, ou área externa com acesso ao solo peça aos grupos que façam os próprios montes de areia.
Para você saber mais:
Hidrologia básica: conceitos de infiltração e escoamento de água. Disponível em: <https://capacitacao.ead.unesp.br/dspace/bitstream/ana/66/2/Unidade_1.pdf>. Acesso em: 06 abr 2019.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 29 minutos
Orientações: Organizado o local, separe os grupos e oriente-os conforme instruções do documento.
Peça que imaginem que o monte de areia seja uma dessas áreas íngremes. Avise que o regador simulará a ação das chuvas e que a turma deve prestar muita atenção no que vai acontecer.
Sobre a areia em forma de monte, peça que virem o regador lentamente por alguns instantes.
Cada grupo com dois montinhos, fará a própria experiência. O primeiro monte é para observação da experiência e o segundo para comentar e demonstrar com a turma o que aconteceu.
Cada grupo será responsável por um desses itens apenas: serapilheira, gramíneas, pedrinhas e planificação do topo do monte.
Os grupos devem observar o que acontece ao derramar água do regador sobre estes materiais no monte de areia. Com o segundo monte apresentar oralmente com demonstração aos demais colegas o que apreenderam.
Orientações para experiência:
Para você saber mais:
MACHADO, Pedro L. A.; WADT, Paulo G. S. Boas práticas agrícolas: terraceamento. Embrapa. Disponível em: <https://www.embrapa.br/documents/10180/13599347/ID01.pdf>. Acesso em: 06 abr 2019.
WESSLER, Luiz. Conservação de solo com curva de nível. 2016 (1min28seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Op3hgELmvL0>. Acesso em: 06 abr 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Entregar a atividade para registro escrito de tudo o que foi observado durante a experiência. Os grupos respondem juntos, mas cada aluno com sua folha.
Após a entrega reforce que eles puderam representar o que pode ocorrer caso um fazendeiro deixe o solo exposto e desprotegido ao não utilizar seu terreno. Pode-ser perder tanto o solo que pode ser arrastado e levado pela água das chuva, como pela força do vento e a água com facilidade para escorrer pela fazenda não infiltrará, fazendo com o que os rios e aquíferos da região não sejam alimentados adequadamente podendo faltar água para o abastecimento humano.
Comente que muitos lugares os solos estão inclinados, então é necessário um cuidado especial para permitir que continue produzindo. Um bom exemplo é a agricultura desenvolvida na América do Sul antes da chegada dos colonizadores
Atividade disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7k9dyakgnRNsqQDR9r6aSSwK7uc6G2byntfQbuk2tQxKw6BDtPJe4sD3ZCkX/geo3-10und01-atividade-de-sistematizacao.pdf
Caso não seja possível a impressão sente-se em círculo com a turma e peça aos grupos que respondam oralmente as questões da atividade.
Para você saber mais:
Se possível, aprofunde o assunto falando um pouco sobre terraceamento utilizado na civilização Inca.
MACHADO, Pedro L. A.; WADT, Paulo G. S. Boas práticas agrícolas: terraceamento. Embrapa. Disponível em: <https://www.embrapa.br/documents/10180/13599347/ID01.pdf>. Acesso em: 06 abr 2019.
PENA, Rodolfo F. Alves. Terraceamento. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/terraceamento.htm>. Acesso em: 06 abr 2019.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: WhatsApp ou e-mail e celular; tablet ou computador com webcam para gravação de vídeos e Google Meet (ou outra ferramenta que faça videochamadas)
- Optativas: Google Classroom, Google Earth e Youtube
Valores trabalhados
- Cidadania
- Respeito ao ambiente
- Participação
- Protagonismo
Apresentação do tema da aula (10 minutos)
O objetivo deste plano de aula é fazer com que os estudantes identifiquem cuidados com o solo para um melhor aproveitamento da água da chuva. Sugere-se o uso de ferramentas tecnológicas como WhatsApp ou e-mail para envio das atividades. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Se preferir, você pode realizar a aula utilizando a ferramenta do Google Classroom.
Contextualização (40 minutos – assincronamente)
Após o anúncio do tema da aula, grave uma videoaula contextualizando e a envie junto com o slide do plano original aos estudantes. Este momento pode ser organizado de forma síncrona, utilizando o Google Meet como ferramenta. Pergunte aos alunos o que eles conseguem ver. Continue auxiliando a observação questionando:
- Há alterações feitas pelo homem nesta imagem? O que é possível enxergar nela?
- Como é o formato da terra nessa região fotografada?
Ouça-os brevemente, por meio dos áudios ou mensagens de texto enviados.
Passe para o próximo slide com uma segunda imagem e refaça as perguntas. Ao fim das respostas nesta segunda imagem, explique que estas formas da superfície terrestre podem ser denominados como íngremes, que são áreas muito inclinadas as quais é difícil subir.
Caso não possa projetar no Google Meet, envie as imagens no grupo de WhatsApp da turma. Caso seja possível use também o Google Earth e projete a área mais inclinada que houver. As imagens da contextualização estão disponíveis aqui.
Problematização (50 minutos – assincronamente)
Grave um vídeo com a problematização, envie o slide do plano original aos estudantes. Pergunte a eles: mas e quando chove o que pode acontecer nas áreas íngremes sem cobertura vegetal? Reforce que infiltração é a entrada de água da superfície para o interior do solo. Já o escoamento diz respeito ao processo no qual a água se desloca na superfície terrestre.
Em seguida, pergunte: utilizando a mesma ideia de terreno com declividade, o que vocês acham que acontece com a água da chuva nas regiões muito inclinadas e sem vegetação? Ela infiltra ou escoa? Isso é bom ou ruim para a região?
Ouça a opinião deles. Depois, fale que isso depende de vários fatores e que vamos observar algumas situações. Envie como subsídio aos estudantes o material “Hidrologia básica: conceitos de infiltração e escoamento de água”, que se encontra disponível aqui.
Ação propositiva (quatro dias – assincronamente)
Grave uma videoaula com as orientações necessárias. Fale para os alunos que eles farão um experimento em suas residências, com o auxílio dos seus familiares. O vídeo não deve passar de 20 minutos. Se necessário, simule a atividade de um dos grupos.
Peça que imaginem que o monte de areia seja uma dessas áreas íngremes. Avise que o regador simulará a ação das chuvas e que deverão prestar muita atenção no que vai acontecer. Sobre a areia em forma de monte, peça que virem o regador lentamente por alguns instantes.
O primeiro monte é para observação da experiência e o segundo para comentar e demonstrar com a turma o que aconteceu. Cada estudante poderá ficar responsável por um desses itens apenas: serapilheira, gramíneas, pedrinhas e planificação do topo do monte. Os estudantes devem observar o que acontece ao derramar água do regador sobre estes materiais no monte de areia.
ORIENTAÇÕES DO EXPERIMENTO
A) Os alunos podem usar avental para não sujar a roupa (devem contar com o auxílio de um adulto)
B) Divida a turma em grupos. Exemplo: se a sala tiver 25 alunos, cada grupo ficará com cinco. A prática, porém, será feita de forma individual
C) Oriente-os que gravem o experimento com o auxílio de um familiar
D) Quantidade
- Uma bacias plástica para massa quadrada ou retangular
- Areia
- Um regador com água
- Um desses elementos: serapilheira (restos de folhas, galhos e frutos), pedrinhas (como brita) e touceiras de grama
Peça que façam ao menos um monte de areia, de 20 centímetros de altura dentro da bacia plástica, sendo um monte para cada aluno. Eles irão precisar de um regador com água e o material a ser colocado sobre o monte de areia. Caso não tenham regador, podem usar uma garrafa pet, com vários furinhos.
E) Para o primeiro monte, peça que realizem as seguintes instruções abaixo, prestando bastante atenção ao que acontece com a água e com o monte de areia:
- O grupo 1 apenas deixará a água do regador cair sobre o monte, simulando uma chuva e observará o que acontece
- O grupo 2 fará manualmente a planificação do topo do monte e, em seguida derramará água sobre ele
- O grupo 3 colocará a serapilheira sobre o monte de areia e depois a água
- O grupo 4 colocará as pedrinhas em seu monte de areia e depois a água
- O grupo 5 colocará as touceiras de grama sobre seu monte de areia e depois a água
O tutorial do experimento encontra-se disponível aqui.
Sistematização (40 minutos – assincronamente)
Envie a atividade para registro de tudo o que foi observado durante a experiência. Ela encontra-se disponível aqui.
Peça que os estudantes encaminhem vídeos das suas experiências no grupo da turma. Reforce que eles representaram o que pode ocorrer caso um fazendeiro deixe o solo exposto e desprotegido ao não utilizar seu terreno. Pode-se perder tanto o solo, que pode ser arrastado e levado pela água das chuva, como pela força do vento e a água com facilidade para escorrer pela fazenda não infiltrará, fazendo com o que os rios e aquíferos da região não sejam alimentados adequadamente podendo faltar água para o abastecimento humano.
Convite às famílias
Neste plano de aula, as famílias serão determinantes para que acompanhem os estudantes na ação propositiva, auxiliando-os a realizar o experimento. Envie também, textos que podem complementar as informações:
- “Boas práticas agrícolas: terraceamento”, disponível aqui
- “Conservação de solo com curva de nível”, disponível aqui
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Viviane Ferreira
Mentor: Marina Lisboa
Especialista: Maria Edney Ferreira da Silva
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 3°ano
Unidade temática: Natureza, ambientes e qualidade de vida
Objeto(s) de aprendizagem: Identificar cuidados com o solo para um melhor aproveitamento da água da chuva.
Habilidade (s) da Base: (EF03GE10) Identificar os cuidados necessários para utilização da água na agricultura e na geração de energia de modo a garantir a manutenção do provimento de água potável.
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