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Plano de aula - Terrenos íngremes e águas pluviais

Plano de aula de Geografia com atividades para 3º ano do Fundamental sobre identificar cuidados com o solo para um melhor aproveitamento da água da chuva.

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Viviane Alves Ferreira

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03GE10 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Para os experimentos utilizaremos areia. Se a escola possuir parquinho de areia aproveite o espaço. Na etapa da Problematização inicia-se a observação do experimento e na Ação propositiva os alunos devem ser divididos em grupos com 6 alunos, onde cada grupo terá um monte de areia.

Materiais necessários: Caderno, lápis, areia, folhinhas secas, pedrinhas, grama, regador e água.

Material complementar:

Imagens da Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/KfDQgUjne6m3QNYurSKUrg7JYJXpaUkQDe5d6VCC96AszcgqCkp65mFaxNw8/geo3-10und01-imagens-da-contextualizacao.pdf

Orientações para experiência na Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kY8YdXR26kv9W4jekTYWXFkXF6GRyJ2ETnDVHER3qUPQBeYrJHvqytgqsfgF/geo3-10und01-experiencia-acao-propositiva.pdf

Atividade Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7k9dyakgnRNsqQDR9r6aSSwK7uc6G2byntfQbuk2tQxKw6BDtPJe4sD3ZCkX/geo3-10und01-atividade-de-sistematizacao.pdf

Para você saber mais:

Hidrologia básica: conceitos de infiltração e escoamento de água. Disponível em: <https://capacitacao.ead.unesp.br/dspace/bitstream/ana/66/2/Unidade_1.pdf>. Acesso em: 06 abr 2019.

MACHADO, Pedro L. A.; WADT, Paulo G. S. Boas práticas agrícolas: terraceamento. Embrapa. Disponível em: <https://www.embrapa.br/documents/10180/13599347/ID01.pdf>. Acesso em: 06 abr 2019.

PENA, Rodolfo F. Alves. Terraceamento. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/terraceamento.htm>. Acesso em: 06 abr 2019.

WESSLER, Luiz. Conservação de solo com curva de nível. 2016 (1min28seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Op3hgELmvL0>. Acesso em: 06 abr 2019.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete e leia o tema para a turma. Pergunte: Como acham que esse terreno se caracteriza?

Veja quais ideias os alunos possuem sobre o tema e diga que vamos verificar se estão corretos.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Esta seção apresenta dois slides com 3 minutos para uso total. Reserve tempo maior para a segunda imagem.

Projete as imagens, permitindo alguns segundos de observação pelos alunos. Pergunte:

  • O que conseguem ver? Continue auxiliando a observação questionando:
  • Há alterações feitas pelo homem nesta imagem? O que é possível enxergar nela?
  • Como é o formato da terra nessa região fotografada?

Ouça-os brevemente, passe para o próximo slide com uma segunda imagem e refaça as perguntas.

Ao fim das respostas nesta segunda imagem, explique que estas formas da superfície terrestre podem ser denominados como íngremes, que são áreas muito inclinadas as quais é difícil subir.

Caso não possa projetar, entregue as imagens impressas aos alunos. É possível desenhar a imagem 1 no quadro e citar algum relevo semelhante da sua região para melhor entendimento do conceito de relevo íngreme. Caso seja possível use também o Google Earth e projete a área mais inclinada que houver.

Imagens da Contextualização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/KfDQgUjne6m3QNYurSKUrg7JYJXpaUkQDe5d6VCC96AszcgqCkp65mFaxNw8/geo3-10und01-imagens-da-contextualizacao.pdf

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Esta seção apresenta dois slides com 3 minutos para uso total. Reserve tempo maior para a segunda imagem.

Projete as imagens, permitindo alguns segundos de observação pelos alunos. Pergunte:

  • O que conseguem ver? Continue auxiliando a observação questionando:
  • Há alterações feitas pelo homem nesta imagem? O que é possível enxergar nela?
  • Como é o formato da terra nessa região fotografada?

Ouça-os brevemente, passe para o próximo slide com uma segunda imagem e refaça as perguntas.

Ao fim das respostas nesta segunda imagem, explique que estas formas da superfície terrestre podem ser denominados como íngremes, que são áreas muito inclinadas as quais é difícil subir.

Caso não possa projetar, entregue as imagens impressas aos alunos. É possível desenhar a imagem 1 no quadro e citar algum relevo semelhante da sua região para melhor entendimento do conceito de relevo íngreme. Caso seja possível use também o Google Earth e projete a área mais inclinada que houver.

Imagens da Contextualização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/KfDQgUjne6m3QNYurSKUrg7JYJXpaUkQDe5d6VCC96AszcgqCkp65mFaxNw8/geo3-10und01-imagens-da-contextualizacao.pdf

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Projete e faça oralmente a questão:

  • Mas e quando chove o que pode acontecer nas áreas íngremes sem cobertura vegetal?

Deixe que alguns se expressem. Explique que antes da próxima etapa precisa verificar quem sabe o conceito de infiltrar e escoar. Veja se alguém conhece e peça que compartilhe com a turma. Reforce que infiltração é a entrada de água da superfície para o interior do solo. Já o escoamento diz respeito ao processo no qual a água se desloca na superfície terrestre.

Após pergunte a um aluno aleatoriamente:

  • Utilizando a mesma ideia de terreno com declividade o que acha que acontece com a água da chuva nas regiões muito inclinadas sem vegetação: infiltra ou escoa? Isso é bom ou ruim para a região?

Ouça a opinião dele, depois fale que depende de vários fatores e que vamos observar algumas situações.

Após leve-os ao espaço onde será realizada a experiência.

Orientações para a Experiência:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kY8YdXR26kv9W4jekTYWXFkXF6GRyJ2ETnDVHER3qUPQBeYrJHvqytgqsfgF/geo3-10und01-experiencia-acao-propositiva.pdf

Como adequar à sua realidade: Caso haja parquinho de areia, ou área externa com acesso ao solo peça aos grupos que façam os próprios montes de areia.

Para você saber mais:

Hidrologia básica: conceitos de infiltração e escoamento de água. Disponível em: <https://capacitacao.ead.unesp.br/dspace/bitstream/ana/66/2/Unidade_1.pdf>. Acesso em: 06 abr 2019.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 29 minutos

Orientações: Organizado o local, separe os grupos e oriente-os conforme instruções do documento.

Peça que imaginem que o monte de areia seja uma dessas áreas íngremes. Avise que o regador simulará a ação das chuvas e que a turma deve prestar muita atenção no que vai acontecer.

Sobre a areia em forma de monte, peça que virem o regador lentamente por alguns instantes.

Cada grupo com dois montinhos, fará a própria experiência. O primeiro monte é para observação da experiência e o segundo para comentar e demonstrar com a turma o que aconteceu.

Cada grupo será responsável por um desses itens apenas: serapilheira, gramíneas, pedrinhas e planificação do topo do monte.

Os grupos devem observar o que acontece ao derramar água do regador sobre estes materiais no monte de areia. Com o segundo monte apresentar oralmente com demonstração aos demais colegas o que apreenderam.

Orientações para experiência:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kY8YdXR26kv9W4jekTYWXFkXF6GRyJ2ETnDVHER3qUPQBeYrJHvqytgqsfgF/geo3-10und01-experiencia-acao-propositiva.pdf

Para você saber mais:

MACHADO, Pedro L. A.; WADT, Paulo G. S. Boas práticas agrícolas: terraceamento. Embrapa. Disponível em: <https://www.embrapa.br/documents/10180/13599347/ID01.pdf>. Acesso em: 06 abr 2019.

WESSLER, Luiz. Conservação de solo com curva de nível. 2016 (1min28seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Op3hgELmvL0>. Acesso em: 06 abr 2019.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Entregar a atividade para registro escrito de tudo o que foi observado durante a experiência. Os grupos respondem juntos, mas cada aluno com sua folha.

Após a entrega reforce que eles puderam representar o que pode ocorrer caso um fazendeiro deixe o solo exposto e desprotegido ao não utilizar seu terreno. Pode-ser perder tanto o solo que pode ser arrastado e levado pela água das chuva, como pela força do vento e a água com facilidade para escorrer pela fazenda não infiltrará, fazendo com o que os rios e aquíferos da região não sejam alimentados adequadamente podendo faltar água para o abastecimento humano.

Comente que muitos lugares os solos estão inclinados, então é necessário um cuidado especial para permitir que continue produzindo. Um bom exemplo é a agricultura desenvolvida na América do Sul antes da chegada dos colonizadores

Atividade disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7k9dyakgnRNsqQDR9r6aSSwK7uc6G2byntfQbuk2tQxKw6BDtPJe4sD3ZCkX/geo3-10und01-atividade-de-sistematizacao.pdf

Caso não seja possível a impressão sente-se em círculo com a turma e peça aos grupos que respondam oralmente as questões da atividade.

Para você saber mais:

Se possível, aprofunde o assunto falando um pouco sobre terraceamento utilizado na civilização Inca.

MACHADO, Pedro L. A.; WADT, Paulo G. S. Boas práticas agrícolas: terraceamento. Embrapa. Disponível em: <https://www.embrapa.br/documents/10180/13599347/ID01.pdf>. Acesso em: 06 abr 2019.

PENA, Rodolfo F. Alves. Terraceamento. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/terraceamento.htm>. Acesso em: 06 abr 2019.

Resumo da aula

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Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03GE10 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Para os experimentos utilizaremos areia. Se a escola possuir parquinho de areia aproveite o espaço. Na etapa da Problematização inicia-se a observação do experimento e na Ação propositiva os alunos devem ser divididos em grupos com 6 alunos, onde cada grupo terá um monte de areia.

Materiais necessários: Caderno, lápis, areia, folhinhas secas, pedrinhas, grama, regador e água.

Material complementar:

Imagens da Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/KfDQgUjne6m3QNYurSKUrg7JYJXpaUkQDe5d6VCC96AszcgqCkp65mFaxNw8/geo3-10und01-imagens-da-contextualizacao.pdf

Orientações para experiência na Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kY8YdXR26kv9W4jekTYWXFkXF6GRyJ2ETnDVHER3qUPQBeYrJHvqytgqsfgF/geo3-10und01-experiencia-acao-propositiva.pdf

Atividade Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7k9dyakgnRNsqQDR9r6aSSwK7uc6G2byntfQbuk2tQxKw6BDtPJe4sD3ZCkX/geo3-10und01-atividade-de-sistematizacao.pdf

Para você saber mais:

Hidrologia básica: conceitos de infiltração e escoamento de água. Disponível em: <https://capacitacao.ead.unesp.br/dspace/bitstream/ana/66/2/Unidade_1.pdf>. Acesso em: 06 abr 2019.

MACHADO, Pedro L. A.; WADT, Paulo G. S. Boas práticas agrícolas: terraceamento. Embrapa. Disponível em: <https://www.embrapa.br/documents/10180/13599347/ID01.pdf>. Acesso em: 06 abr 2019.

PENA, Rodolfo F. Alves. Terraceamento. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/terraceamento.htm>. Acesso em: 06 abr 2019.

WESSLER, Luiz. Conservação de solo com curva de nível. 2016 (1min28seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Op3hgELmvL0>. Acesso em: 06 abr 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete e leia o tema para a turma. Pergunte: Como acham que esse terreno se caracteriza?

Veja quais ideias os alunos possuem sobre o tema e diga que vamos verificar se estão corretos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Esta seção apresenta dois slides com 3 minutos para uso total. Reserve tempo maior para a segunda imagem.

Projete as imagens, permitindo alguns segundos de observação pelos alunos. Pergunte:

  • O que conseguem ver? Continue auxiliando a observação questionando:
  • Há alterações feitas pelo homem nesta imagem? O que é possível enxergar nela?
  • Como é o formato da terra nessa região fotografada?

Ouça-os brevemente, passe para o próximo slide com uma segunda imagem e refaça as perguntas.

Ao fim das respostas nesta segunda imagem, explique que estas formas da superfície terrestre podem ser denominados como íngremes, que são áreas muito inclinadas as quais é difícil subir.

Caso não possa projetar, entregue as imagens impressas aos alunos. É possível desenhar a imagem 1 no quadro e citar algum relevo semelhante da sua região para melhor entendimento do conceito de relevo íngreme. Caso seja possível use também o Google Earth e projete a área mais inclinada que houver.

Imagens da Contextualização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/KfDQgUjne6m3QNYurSKUrg7JYJXpaUkQDe5d6VCC96AszcgqCkp65mFaxNw8/geo3-10und01-imagens-da-contextualizacao.pdf

Slide Plano Aula

Orientações: Esta seção apresenta dois slides com 3 minutos para uso total. Reserve tempo maior para a segunda imagem.

Projete as imagens, permitindo alguns segundos de observação pelos alunos. Pergunte:

  • O que conseguem ver? Continue auxiliando a observação questionando:
  • Há alterações feitas pelo homem nesta imagem? O que é possível enxergar nela?
  • Como é o formato da terra nessa região fotografada?

Ouça-os brevemente, passe para o próximo slide com uma segunda imagem e refaça as perguntas.

Ao fim das respostas nesta segunda imagem, explique que estas formas da superfície terrestre podem ser denominados como íngremes, que são áreas muito inclinadas as quais é difícil subir.

Caso não possa projetar, entregue as imagens impressas aos alunos. É possível desenhar a imagem 1 no quadro e citar algum relevo semelhante da sua região para melhor entendimento do conceito de relevo íngreme. Caso seja possível use também o Google Earth e projete a área mais inclinada que houver.

Imagens da Contextualização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/KfDQgUjne6m3QNYurSKUrg7JYJXpaUkQDe5d6VCC96AszcgqCkp65mFaxNw8/geo3-10und01-imagens-da-contextualizacao.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Projete e faça oralmente a questão:

  • Mas e quando chove o que pode acontecer nas áreas íngremes sem cobertura vegetal?

Deixe que alguns se expressem. Explique que antes da próxima etapa precisa verificar quem sabe o conceito de infiltrar e escoar. Veja se alguém conhece e peça que compartilhe com a turma. Reforce que infiltração é a entrada de água da superfície para o interior do solo. Já o escoamento diz respeito ao processo no qual a água se desloca na superfície terrestre.

Após pergunte a um aluno aleatoriamente:

  • Utilizando a mesma ideia de terreno com declividade o que acha que acontece com a água da chuva nas regiões muito inclinadas sem vegetação: infiltra ou escoa? Isso é bom ou ruim para a região?

Ouça a opinião dele, depois fale que depende de vários fatores e que vamos observar algumas situações.

Após leve-os ao espaço onde será realizada a experiência.

Orientações para a Experiência:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kY8YdXR26kv9W4jekTYWXFkXF6GRyJ2ETnDVHER3qUPQBeYrJHvqytgqsfgF/geo3-10und01-experiencia-acao-propositiva.pdf

Como adequar à sua realidade: Caso haja parquinho de areia, ou área externa com acesso ao solo peça aos grupos que façam os próprios montes de areia.

Para você saber mais:

Hidrologia básica: conceitos de infiltração e escoamento de água. Disponível em: <https://capacitacao.ead.unesp.br/dspace/bitstream/ana/66/2/Unidade_1.pdf>. Acesso em: 06 abr 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 29 minutos

Orientações: Organizado o local, separe os grupos e oriente-os conforme instruções do documento.

Peça que imaginem que o monte de areia seja uma dessas áreas íngremes. Avise que o regador simulará a ação das chuvas e que a turma deve prestar muita atenção no que vai acontecer.

Sobre a areia em forma de monte, peça que virem o regador lentamente por alguns instantes.

Cada grupo com dois montinhos, fará a própria experiência. O primeiro monte é para observação da experiência e o segundo para comentar e demonstrar com a turma o que aconteceu.

Cada grupo será responsável por um desses itens apenas: serapilheira, gramíneas, pedrinhas e planificação do topo do monte.

Os grupos devem observar o que acontece ao derramar água do regador sobre estes materiais no monte de areia. Com o segundo monte apresentar oralmente com demonstração aos demais colegas o que apreenderam.

Orientações para experiência:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kY8YdXR26kv9W4jekTYWXFkXF6GRyJ2ETnDVHER3qUPQBeYrJHvqytgqsfgF/geo3-10und01-experiencia-acao-propositiva.pdf

Para você saber mais:

MACHADO, Pedro L. A.; WADT, Paulo G. S. Boas práticas agrícolas: terraceamento. Embrapa. Disponível em: <https://www.embrapa.br/documents/10180/13599347/ID01.pdf>. Acesso em: 06 abr 2019.

WESSLER, Luiz. Conservação de solo com curva de nível. 2016 (1min28seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Op3hgELmvL0>. Acesso em: 06 abr 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Entregar a atividade para registro escrito de tudo o que foi observado durante a experiência. Os grupos respondem juntos, mas cada aluno com sua folha.

Após a entrega reforce que eles puderam representar o que pode ocorrer caso um fazendeiro deixe o solo exposto e desprotegido ao não utilizar seu terreno. Pode-ser perder tanto o solo que pode ser arrastado e levado pela água das chuva, como pela força do vento e a água com facilidade para escorrer pela fazenda não infiltrará, fazendo com o que os rios e aquíferos da região não sejam alimentados adequadamente podendo faltar água para o abastecimento humano.

Comente que muitos lugares os solos estão inclinados, então é necessário um cuidado especial para permitir que continue produzindo. Um bom exemplo é a agricultura desenvolvida na América do Sul antes da chegada dos colonizadores

Atividade disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7k9dyakgnRNsqQDR9r6aSSwK7uc6G2byntfQbuk2tQxKw6BDtPJe4sD3ZCkX/geo3-10und01-atividade-de-sistematizacao.pdf

Caso não seja possível a impressão sente-se em círculo com a turma e peça aos grupos que respondam oralmente as questões da atividade.

Para você saber mais:

Se possível, aprofunde o assunto falando um pouco sobre terraceamento utilizado na civilização Inca.

MACHADO, Pedro L. A.; WADT, Paulo G. S. Boas práticas agrícolas: terraceamento. Embrapa. Disponível em: <https://www.embrapa.br/documents/10180/13599347/ID01.pdf>. Acesso em: 06 abr 2019.

PENA, Rodolfo F. Alves. Terraceamento. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/terraceamento.htm>. Acesso em: 06 abr 2019.

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