16926
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 2º ano > Mundo do trabalho

Plano de aula - Meios de Comunicação

Plano de aula de Geografia com atividades para 2º ano do Fundamental sobre identificar as diferentes formas de comunicação presentes nas atividades e rotinas sociais dos alunos que estão em locais e horários diferentes.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Barbara Ribeiro Silva

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano

GEO2_06UND04

Ferramentas sugeridas

USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS

- Essenciais: E-mail, WhatsApp, celular, tablet, ou webcam de um computador para gravação de vídeo.

- Optativas: Google Classroom, Youtube.

Valor trabalhado

Participação
Cidadania

Apresentação do tema da aula (10 minutos)

O objetivo, deste plano de aula é que os estudantes identifiquem as diferentes formas de comunicação presentes nas atividades e rotinas sociais dos alunos que estão em locais e horários diferentes. Fica a sugestão das ferramentas tecnológicas, do WhatsApp, e-mail, para envio das atividades. Caso a escola esteja utilizando a plataforma do Google Classroom, esta pode ser uma ferramenta para envio de material. Envie o slide do plano original, por meio de uma foto. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Na apresentação do tema, grave um vídeo, e pergunte aos alunos se eles conhecem exemplos de meios de comunicação? Caso os alunos não conheçam esse conceito explique que são instrumentos de transmissão de informações entre a sociedade, como o telefone, a televisão, o rádio, a internet, cinema, entre outros.

Contextualização (35 minutos – assincronamente)

Após do anúncio do tema da aula, envie os slides do plano original aos estudantes, e uma videoaula, contextualizando. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona. Se preferir, envie as imagens por e-mail ou WhatsApp.

Narre a situação descrita no slide para os alunos e depois pergunte se alguém tem parentes ou amigos que morem fora do Brasil. Caso tenham tido essa experiência, pergunte se realmente perceberam a diferença de horário e permita que o aluno conte aos outros colegas. Agora, se ninguém da sala passou por uma situação parecida, explique rapidamente que os países têm horários diferentes, pois a Terra é uma esfera e os raios do Sol batem em períodos diferentes em cada lugar da Terra.

Problematização (30 minutos - assincronamente)

Grave um vídeo com a problematização, envie o slide do plano original, e explique à turma que nesta aula eles terão que ajudar os dois primos a conseguirem comunicar-se da melhor maneira possível, eles terão que se colocar no lugar das personagens e pensarem em uma solução. Como os dois vão se comunicar de tão longe? Em qual período do dia (horário) os dois estarão disponíveis para conversar?

Ação propositiva (três dias - assincronamente)

Grave uma videoaula com as orientações necessárias, envie a atividade disponível nos Materiais Complementares e leia as informações necessárias para a tomada de decisão dos alunos. Aqui você deve gravar o passo para que eles possam fazer a atividade.

     - Envie a atividade. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EGA3jaEsBAb4Gc289bXamakc59kCspJaZVVgrSrfJRAa7EKumMfXd79t7BMb/geo2-06und04-acao-propositiva.pdf. Acesso em 25/06/2020.

Na atividade existem algumas informações relevantes para conseguirem decidir:

     - O CORREIO TEM HORÁRIO COMERCIAL, ABRE ÀS 9H00 E FECHA ÀS 17H00;

Você pode pedir para que os alunos citem outros locais que têm horário para abrir e fechar (escola, mercado, parques, entre outros)

     - NEM TODAS AS CASAS TÊM ACESSO À INTERNET;

Caso a casa de um deles não tenha internet, o que poderia acontecer? Para conversarem eles poderiam usar a internet na casa de um vizinho ou ir em uma lan house,

     - EXISTE DIFERENÇA DE HORÁRIO ENTRE AS CIDADES DOS PRIMOS, QUANDO SÃO 9H DA MANHÃ NO BRASIL SÃO 21H NA CIDADE DO PRIMO;

Eles precisam encontrar um horário intermediário para que um não esteja dormindo quando o outro deseja conversar.

     - A INTERNET PODE SER USADA LIVREMENTE TANTO DE DIA QUANTO A NOITE;

O maior benefício da internet é que uma vez paga ela não gera mais custos para os primos conversarem, existem vídeo-chamadas em alguns aplicativos de celulares e computadores que permitem uma boa conexão.

     - UMA CARTA DEMORA PARA CHEGAR ATÉ O DESTINATÁRIO;

A carta já foi muito utilizada, porém, hoje com a evolução da tecnologia o telefone e a internet apresentam melhores benefícios para a comunicação. Pergunte aos alunos se já receberam carta de alguém? O que costuma chegar na casa deles pelos correios?

     - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EGA3jaEsBAb4Gc289bXamakc59kCspJaZVVgrSrfJRAa7EKumMfXd79t7BMb/geo2-06und04-acao-propositiva.pdf. Acesso em 25/06/2020.

Sistematização (30 minutos- assincronamente)

Grave outro vídeo para esta etapa, e faça uma reflexão com a turma sobre as dificuldades na comunicação das pessoas, observe se os alunos compreenderam que o horário é um limitador desta relação. Peca que eles enviem respostas no grupo da turma.

Convite às famílias

Oriente que as famílias assistam aos vídeos que seguem como sugestão:

     - Meios de comunicação - https://www.youtube.com/watch?v=9_CQ-nrwqyU. Acesso em 25/06/2020.

Sugestão Enviada Por: Cristian Oliveira


Código: GEO2_06UND04

(EF02GE06) Relacionar o dia e a noite a diferentes tipos de atividades sociais (horário escolar, comercial, sono etc.).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Mundo do trabalho do 2º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 2º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas