Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01GE10 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Equipamento necessário para projeção ou impressão dos textos caso não haja disponibilidade de projeção dos slides e folhas sulfite.
Material complementar:
Imagens para a ação propositiva: https://docs.google.com/document/d/1w88qzUQGJte9SmAoxMRVJkb6IhXtPybnG5OVu41bJG8/edit
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Apresente aos alunos o tema da aula e explique que nesta aula eles irão identificar de que forma a temperatura interfere em nossos hábitos. Como modificamos nossos hábitos alimentares, nossas vestimentas a partir das condições do tempo atmosférico encontradas em nosso cotidiano.
Contextualização
Tempo sugerido: 13 minutos
Orientações: Leia aos alunos a questão proposta no slide. Em seguida, faça uma tempestade de ideias, solicitando aos alunos que citem situações em que é possível observar uma mudança em nosso comportamento mediante a mudança de temperatura e anote-as no quadro.
Espera-se que os alunos identifiquem que está fazendo frio no local da foto. Entretanto, continue estimulando os alunos e peça para que eles se manifestem sobre os aspectos observados que os levaram a identificar a temperatura na imagem.
É importante que os alunos consigam observar que o fato de uma pessoa estar vestindo roupas mais pesadas e segurando uma bebida quente certamente tem relação com a temperatura do local.
Problematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Mostre aos alunos o slide e levante o questionamento proposto. É importante que os alunos possam relacionar as condições atmosféricas com os hábitos cotidianos. Neste sentido, aprofunde a discussão levantando exemplos a partir das condições do tempo encontradas no momento de ministração desta aula. Lance questionamentos como: o que estão vestindo? Quais alimentos serão consumidos por eles no decorrer do dia? Busque traçar um paralelo na discussão propondo que os alunos digam como provavelmente estariam vestindo ou se alimentando em condições de temperatura diferentes das encontradas no dado momento dos relatos.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 45 minutos
Orientações: Inicialmente separe a classe em dois grupos e explique que cada grupo ficará responsável por uma época do ano: Inverno (frio) e verão (calor). Em seguida, explique aos alunos que os personagens do slide combinaram de se encontrar na lanchonete e questione-os: Como eles devem se vestir?
Entregue aos alunos as imagens: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/m4ncNKW3w33SvnEA54DhxpZ85gb3nhxGkHWSwFspCMaKkptfvKuZcTMZMBdr/geo1-10und04-bonecos-de-papel-acao-propositiva.pdf
Explique que eles deverão recortar os personagens e vesti-los de acordo com a época do ano que o grupo está representando. É importante que nesse momento os alunos sejam capazes de identificar que nos dias de frio utiliza-se roupas para se aquecer como casaco, botas, gorro, etc. e em dias de calor é mais apropriado usar roupas leves como saia, short, sandálias, etc.
Após terminarem de vestir os personagens, passe para o próximo slide, que contém a segunda parte da ação propositiva.
Ação Propositiva
Orientações: Após vestirem os personagens com as roupas adequadas, explique que agora eles irão a uma lanchonete. Peça para que os alunos colem os personagens em uma folha sulfite e em seguida desenhe o que poderão pedir para comer.
É importante que nesse momento os alunos identifiquem que existem alimentos que são mais propícios para comer de acordo com o tempo. Exemplos: sopa, chá, chocolate quente, em dias de frio. Sorvete, sucos, açaí em dias de calor.
Sistematização
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações: Após os grupos apresentarem as conclusões aos quais chegaram, proponha para os alunos imaginar como seria se eles estivessem se arrumando para ir à lanchonete nesse dia.
Entregue uma folha sulfite para cada aluno e peça para que cada um se desenhe na folha, utilizando um tipo de roupa adequada de acordo com a temperatura que esteja fazendo nesse momento. Em seguida, solicite que façam o desenho de alimentos que seriam ideais para pedir na lanchonete.
O objetivo é fazer com que os alunos retomem a reflexão sobre a temperatura em seu local de vivência e reconheçam como ela interfere em nossos hábitos.