16918
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Problemas ambientais com o plástico

Plano de aula de Geografia com atividades para 3º ano do Fundamental sobre identificar os problemas do plástico no dia-a-dia da população e propor estratégias.

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Beatriz Da Silva Gomes

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03GEO8 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

A turma deverá ser dividida em oito grupos.

Materiais necessários: Folha de papel sulfite A4.

Para você saber mais:

MENDONÇA, F. Geografia e Meio Ambiente. 7ª ed. São Paulo: Contexto, 2004.

MORIN, Edgar. A Cabeça Bem-Feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 8ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Fale com os alunos: Em um jogo de vôlei, o técnico sempre grita para o time “VAIIII!!”. Hoje iremos refletir e compreender melhor sobre os problemas ambientais do nosso planeta. Antes de começar, preciso saber se somos uma equipe e se estamos prontos. Grita comigo: VAI PLANETA!

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Converse com os alunos em uma roda de conversa: você sabia que dia 5 de junho é o dia mundial do meio ambiente? Este dia foi escolhido , depois de uma conferência onde vários países participaram. O objetivo principal dessa conferência, era de chamar atenção que para os problemas ambientais que afetam a população e os recursos naturais.

Essa conferência aconteceu em 1972, já se passaram aproximadamente 47 anos. Algumas leis foram criadas como tentativa de proteger o meio ambiente e impedir mais problemas.

  • O que você tem feito pelo meio ambiente?
  • E o que fará?
  • Conhece alguma mudança que tivemos que tomar para preservar o meio ambiente e evitar mais problemas?

Explore o título e a imagem do slide no processo de mediação das falas de cada aluno.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Fale com os alunos: Durante essa semana o quanto dos materiais presentes no slide vocês utilizaram? O que está escrito embaixo de cada imagem é o tempo que cada um deles demora para entrar em decomposição no meio ambiente. Cada grupo deverá pensar em uma estratégia para que esses materiais não sejam jogados no meio ambiente e responder a seguinte questão:

  • Por que devemos refletir bem antes de comprar um produto e descartá-lo?

Por fim apresentar para a turma.

Temos oito materiais então divida a turma em oito grupos.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Fale com os alunos: Assim como vocês, alguns estados criaram estratégias e fizeram com que elas se transformassem em leis. É uma boa ideia transformar estratégias em lei? Por quê?

Mantendo os mesmos grupos, explique aos alunos que eles terão que transformar às estratégias em um projeto de lei. Comente que você será o prefeito e irá avaliar se a lei tem um nome, um objetivo e o quão ela será efetiva para todos na escola. Peça para que sejam convincentes!

Para saber mais:

Como fazer um projeto de lei? Disponível em: <https://plenarinho.leg.br/index.php/2017/02/10/como-fazer-seu-projeto-de-lei-2/>. Acesso em: 30 mar 2019.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Fale com os alunos: Vamos juntos criar um grito de guerra para nos incentivar a seguir no caminho do bem em prol do meio ambiente, e tudo isso começa aqui na sala de aula, cuidando do nosso lixo.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03GEO8 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

A turma deverá ser dividida em oito grupos.

Materiais necessários: Folha de papel sulfite A4.

Para você saber mais:

MENDONÇA, F. Geografia e Meio Ambiente. 7ª ed. São Paulo: Contexto, 2004.

MORIN, Edgar. A Cabeça Bem-Feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 8ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Fale com os alunos: Em um jogo de vôlei, o técnico sempre grita para o time “VAIIII!!”. Hoje iremos refletir e compreender melhor sobre os problemas ambientais do nosso planeta. Antes de começar, preciso saber se somos uma equipe e se estamos prontos. Grita comigo: VAI PLANETA!

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Converse com os alunos em uma roda de conversa: você sabia que dia 5 de junho é o dia mundial do meio ambiente? Este dia foi escolhido , depois de uma conferência onde vários países participaram. O objetivo principal dessa conferência, era de chamar atenção que para os problemas ambientais que afetam a população e os recursos naturais.

Essa conferência aconteceu em 1972, já se passaram aproximadamente 47 anos. Algumas leis foram criadas como tentativa de proteger o meio ambiente e impedir mais problemas.

  • O que você tem feito pelo meio ambiente?
  • E o que fará?
  • Conhece alguma mudança que tivemos que tomar para preservar o meio ambiente e evitar mais problemas?

Explore o título e a imagem do slide no processo de mediação das falas de cada aluno.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Fale com os alunos: Durante essa semana o quanto dos materiais presentes no slide vocês utilizaram? O que está escrito embaixo de cada imagem é o tempo que cada um deles demora para entrar em decomposição no meio ambiente. Cada grupo deverá pensar em uma estratégia para que esses materiais não sejam jogados no meio ambiente e responder a seguinte questão:

  • Por que devemos refletir bem antes de comprar um produto e descartá-lo?

Por fim apresentar para a turma.

Temos oito materiais então divida a turma em oito grupos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Fale com os alunos: Assim como vocês, alguns estados criaram estratégias e fizeram com que elas se transformassem em leis. É uma boa ideia transformar estratégias em lei? Por quê?

Mantendo os mesmos grupos, explique aos alunos que eles terão que transformar às estratégias em um projeto de lei. Comente que você será o prefeito e irá avaliar se a lei tem um nome, um objetivo e o quão ela será efetiva para todos na escola. Peça para que sejam convincentes!

Para saber mais:

Como fazer um projeto de lei? Disponível em: <https://plenarinho.leg.br/index.php/2017/02/10/como-fazer-seu-projeto-de-lei-2/>. Acesso em: 30 mar 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Fale com os alunos: Vamos juntos criar um grito de guerra para nos incentivar a seguir no caminho do bem em prol do meio ambiente, e tudo isso começa aqui na sala de aula, cuidando do nosso lixo.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Natureza, ambientes e qualidade de vida do 3º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 3º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03GE08 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano