16917
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 8º ano > Os processos de independência nas Américas

Plano de aula - A luta pela Independência de Cuba, último domínio colonial espanhol

Plano de aula de História com atividades para 8º ano do EF sobre A luta pela Independência de Cuba, último domínio colonial espanhol

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Guilherme Barboza De Fraga

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagens e áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Meets, Padlet, Google Apresentações.

Contexto
Para despertar a curiosidade da turma, você pode encaminhar a charge proposta junto com alguns questionamentos.Utilize a forma de comunicação que for mais conveniente para a turma: e-mail, Whatsapp, Google Sala de Aula ou outro meio de comunicação.
Para facilitar a interpretação das fontes pelos estudantes sozinhos, algumas questões propostas no plano original foram alteradas ou excluídas, bem como novas questões podem ter sido incluídas neste material. Faça uso dos questionamentos da maneira que considerar mais eficiente para a sua turma.

Questões para refletirem:
- Quem é o personagem vestido em tons mais escuros, ao fundo? Como ele está sendo representado? O que está escrito em seu chapéu?
- Quem é o personagem que aparece mais ao centro da figura? Como ele está sendo representado? O que está escrito no seu cinto?
- Quem é a mulher presente na imagem? Como ela está sendo representada? O que está escrito no seu cinto?

Questão para responderem:
- O que o autor quis representar nesta charge?

Estabeleça um prazo para que os estudantes enviem as respostas. Eles podem encaminhá-las por escrito, áudios ou vídeos, no próprio grupo da sala.
Então, encaminhe o objetivo da aula, os dois mapas, as informações que o segundo mapa traz e alguns questionamentos.

Questões para refletirem:
- Onde Cuba está localizada?
- Quantos habitantes tem o país?
- A maior parte da população pertence a qual etnia?

Questões para responderem:
- Cuba fica próximo dos Estados Unidos? O que isso tem a ver com a charge apresentada anteriormente?
- Qual o sistema político-econômico adotado por Cuba?
- Segundo o IDH, que mede o índice de desenvolvimento humano, como é a qualidade de vida da população de Cuba?

Dê um tempo para que os alunos possam responder estas novas questões, assim como nas questões sobre a reportagem.
Você pode encaminhar pequenos vídeos ou áudios pontuando questões que eles possam não ter percebido ou compreendido a respeito dos materiais apresentados e respondendo dúvidas que os alunos possam ter.

Outra alternativa para este momento pode ser encaminhar todas as fontes para a turma junto com o objetivo da aula e os questionamentos e pedir para que os alunos enviem as respostas para serem compartilhadas com os colegas. Outra possibilidade é marcar uma aula síncrona com a turma para ouvir as análises e fazer um debate, enquanto esclarece dúvidas que possam ter ficado e acrescenta informações.

Problematização
Nesta etapa da aula, você pode propor que os alunos trabalhem agrupados ou individualmente. Para trabalharem agrupados, eles podem se comunicar por meio de Whatsapp, e-mail, Facebook ou qualquer outra ferramenta. O importante é que troquem informações e se auxiliem na análise das fontes. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode separá-los em duplas, trios ou grupos, de acordo com o seu conhecimento sobre a turma.
Você pode encaminhar todas as fontes de uma vez, com todos os questionamentos, ou iencaminhá-las progressivamente, enviando uma fonte com os questionamentos, aguardando a resposta dos alunos e, então, enviando a próxima. Faça assim sucessivamente.
Outra alternativa pode ser distribuir as fontes entre os alunos, de acordo com o nível de dificuldade deles e seu conhecimento sobre a turma. Garanta que cada aluno ou grupo receba uma ou mais fontes, acompanhadas das respectivas questões, mas não necessariamente todas elas. Se você estiver utilizando o Google Sala de Aula, é possível criar atividades diferentes e designar cada uma para alunos diferentes.

Questões:
Trecho de do jornal Estado de S. Paulo
- O que o jornal quer dizer com esta frase: “Há uns pedaços da América que ainda não são americanos”?
- Qual o posicionamento do jornal em relação ao processo de Independência cubano? De que modo isso pode ser notado no texto?
- Qual o posicionamento do jornal em relação à Espanha? De que modo isso pode ser notado no texto?
Alerta de José Marí
- Qual a preocupação de José Martí expressa no texto?
- Quais seriam, segundo o autor, os interesses dos Estados Unidos no processo de Independência cubano?
- Explique a frase: “Chegou para a América espanhola a hora de declarar sua segunda Independência”:
Artigo sobre o apagamento da participação de negros na independência de Cuba
- De acordo com o texto, por que não houve uma “guerra das raças” em Cuba?
- Por que os negros tiveram seu protagonismo histórico apagado? De que modo isso foi feito?

Reserve um momento para que os alunos possam compartilhar uns com os outros as respostas às questões e o que aprenderam com a análise das fontes. Para isso, eles podem escrever um texto ou gravar um breve áudio ou vídeo e encaminhar para o restante da turma. Se possível, você pode marcar uma aula síncrona com a turma para que eles possam compartilhar as análises sobre as fontes.

Sistematização
Para a produção da charge, os alunos podem fazê-la em folha sulfite ou de caderno, e enviar fotografias das produções, ou fazê-la no computador ou celular, utilizando aplicativos ou programas que permitem edição de texto e imagem, como o Google Apresentações.
Você pode criar um mural no Padlet para que os alunos postem as charges.

Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as criações com os familiares e amigos através das redes sociais.
Para conhecer um pouco mais sobre a cultura da América Latina, as famílias podem fazer visitas virtuais ao Memorial da América Latina, através do aplicativo gratuito do memorial, disponível para smartphones Android e IOS.

Links para tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano:
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades).
Google Sala de Aula (como criar uma turma). 
Google Drive (como organizar pastas).
Google Meet (como criar uma reunião online).
Padlet (como usar). 
Google Apresentações.

Sugestão Enviada Por: Chayene Medeiros


Código: HIS8_11UND04

(EF08HI13) Analisar o processo de independência em diferentes países latino-americanos e comparar as formas de governo neles adotadas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Os processos de independência nas Américas do 8º ano:

MAIS AULAS DE História do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas