10304
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 1º ano > Probabilidade e Estatística

Plano de aula - Comparação de dois eventos: um com probabilidade de ocorrência e um com impossível ocorrência

Plano de aula de Matemática com atividades para 1º ano do Fundamental sobre probabilidade e aleatoriedade

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Leandro Vitoriano da Silva

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

OBJETIVO select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Leandro Vitoriano da Silva

Mentor: Mara Elizabeth Mansani

Especialista de área: Rita de Cássia Batista da Silva

Habilidade da BNCC

(EF01MA20) Noção de aleatório - Classificar eventos envolvendo a aleatoriedade, tais como “acontecerá com certeza”, “talvez aconteça” e “é impossível de acontecer”



Objetivos específicos

-Comparar dois eventos: um com probabilidade de ocorrência e um com impossivel ocorrência;

Conceito-chave

Probabilidade; aleatoriedade.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas;
  • Dados.




Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: O professor deverá ler o objetivo aos alunos, explicando quais conhecimentos esperam que eles tenham ao final da aula. O professor pode ainda anotar na lousa este objetivo, para no final da aula discutir com os alunos se conseguiram atingi-lo, tal procedimento demonstra o compartilhamento do processo de ensino entre professor e aluno.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

RETOMADA select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 08 minutos.

Orientação: O professor deverá ler para os alunos o texto da retomada, é interessante ainda que o professor, peça aos alunos tentem explicar e comparar os conceitos:

  • Eventos que são prováveis de acontecer
  • Eventos que são impossíveis de acontecer

Favoreça a participação dos alunos, estes conteúdos estão disponíveis nas aulas MAT1_17PES01 e MAT1_17PES02

Propósito: Fazer uma retomada dos conteúdos que já conhecem, e introduzir os conteúdos a serem trabalhados nesta unidade.

Discuta com a turma:

  • Que coisas que sabemos que são prováveis de acontecer? E quais são impossíveis?

Materiais Complementares:

Sobre como agrupar seus alunos consulte https://novaescola.org.br/conteudo/366/as-trocas-que-fazem-a-turma-avancar

ATIVIDADE PRINCIPAL select-down

Slide Plano Aula

Título: Atividade principal

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: O professor deverá agrupar os alunos em duplas, depois entregar uma cópia do problema e um dado a cada uma, e pedir que eles tentem resolver o problema. Oriente aos alunos para que joguem o dado, assim terão os resultados prováveis, e em seguida peça que comparem com os números das tabelas para que assim descubram o número impossível de sair.

Estimule as mais diferentes formas de registros e as valorize.

Propósito: Resolver uma situação problema.

Discuta com a turma:

  • Quais números saíram?
  • Olhem para o problema, qual número não saiu?
  • Quem venceu o jogo?

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução da Atividade principal

Guia de intervenção

ATIVIDADE PRINCIPAL select-down

Slide Plano Aula

Título: Atividade principal

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: O professor deverá agrupar os alunos em duplas, depois entregar uma cópia do problema e um dado a cada uma, e pedir que eles tentem resolver o problema. Oriente aos alunos para que joguem o dado, assim terão os resultados prováveis, e em seguida peça que comparem com os números das tabelas para que assim descubram o número impossível de sair.

Estimule as mais diferentes formas de registros e as valorize.

Propósito: Resolver uma situação problema.

Discuta com a turma:

  • Quais números saíram?
  • Olhem para o problema, qual número não saiu?
  • Quem venceu o jogo?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: O professor deverá pedir para que as crianças digam os resultados encontrados, e registrá-o em lousa para que as crianças conheçam as inúmeras possibilidades, e os números da cartela que são impossíveis de sair.

É importante que o professor peça para as duplas socializarem como resolveram o problema, assim as crianças perceberão que existe mais de uma forma de resolução e que todas podem levar aos resultados. Valorize os erros dos alunos como forma de descobrir quais conjecturas eles trazem, e como constroem seus conhecimentos, bem como, que atividades você poderá pensar para fazer com que estes alunos se apropriem dos conceitos.

Propósito: Comparar as diferentes formas de resoluções dos alunos para a atividade principal.

Discuta com a turma:

  • Que números saíram?
  • Qual número não saiu? Por quê?

ENCERRAMENTO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Neste momento o professor irá consolidar os conhecimentos aprendidos no dia, para isso, deverá indagar as crianças sobre o que aprenderam na aula e registrar na lousa, poderá ainda ler a síntese da aula para as crianças. Agora também é hora de recuperar o objetivo da aula e conversam com os alunos para saber se eles acreditam ter atingido ou não, assim todos são partícipes ativos do processo.

Propósito: Fazer o encerramento da aula.

Discuta com a turma:

  • O que aprendemos hoje?
  • Será que nosso objetivo foi cumprido?

RAIO X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Entregue uma cópia da atividade para cada aluno a fim de avaliar o aprendizado dos conceitos do dia. Lembre-se que esta é a avaliação da aula e deve ser feita individualmente, portanto, este resultados servirá como forma de conhecer se as crianças se apropriaram ou não dos conteúdos propostos na aula. Não se esqueça que esta não deve ser a única forma de avaliação, considere também as atividades realizadas durante a aula.

Propósito: Realizar uma avaliação das aprendizagens do dia.

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: O professor deverá ler o objetivo aos alunos, explicando quais conhecimentos esperam que eles tenham ao final da aula. O professor pode ainda anotar na lousa este objetivo, para no final da aula discutir com os alunos se conseguiram atingi-lo, tal procedimento demonstra o compartilhamento do processo de ensino entre professor e aluno.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Leandro Vitoriano da Silva

Mentor: Mara Elizabeth Mansani

Especialista de área: Rita de Cássia Batista da Silva

Habilidade da BNCC

(EF01MA20) Noção de aleatório - Classificar eventos envolvendo a aleatoriedade, tais como “acontecerá com certeza”, “talvez aconteça” e “é impossível de acontecer”



Objetivos específicos

-Comparar dois eventos: um com probabilidade de ocorrência e um com impossivel ocorrência;

Conceito-chave

Probabilidade; aleatoriedade.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas;
  • Dados.



Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 08 minutos.

Orientação: O professor deverá ler para os alunos o texto da retomada, é interessante ainda que o professor, peça aos alunos tentem explicar e comparar os conceitos:

  • Eventos que são prováveis de acontecer
  • Eventos que são impossíveis de acontecer

Favoreça a participação dos alunos, estes conteúdos estão disponíveis nas aulas MAT1_17PES01 e MAT1_17PES02

Propósito: Fazer uma retomada dos conteúdos que já conhecem, e introduzir os conteúdos a serem trabalhados nesta unidade.

Discuta com a turma:

  • Que coisas que sabemos que são prováveis de acontecer? E quais são impossíveis?

Materiais Complementares:

Sobre como agrupar seus alunos consulte https://novaescola.org.br/conteudo/366/as-trocas-que-fazem-a-turma-avancar

Slide Plano Aula

Título: Atividade principal

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: O professor deverá agrupar os alunos em duplas, depois entregar uma cópia do problema e um dado a cada uma, e pedir que eles tentem resolver o problema. Oriente aos alunos para que joguem o dado, assim terão os resultados prováveis, e em seguida peça que comparem com os números das tabelas para que assim descubram o número impossível de sair.

Estimule as mais diferentes formas de registros e as valorize.

Propósito: Resolver uma situação problema.

Discuta com a turma:

  • Quais números saíram?
  • Olhem para o problema, qual número não saiu?
  • Quem venceu o jogo?

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução da Atividade principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Título: Atividade principal

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: O professor deverá agrupar os alunos em duplas, depois entregar uma cópia do problema e um dado a cada uma, e pedir que eles tentem resolver o problema. Oriente aos alunos para que joguem o dado, assim terão os resultados prováveis, e em seguida peça que comparem com os números das tabelas para que assim descubram o número impossível de sair.

Estimule as mais diferentes formas de registros e as valorize.

Propósito: Resolver uma situação problema.

Discuta com a turma:

  • Quais números saíram?
  • Olhem para o problema, qual número não saiu?
  • Quem venceu o jogo?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: O professor deverá pedir para que as crianças digam os resultados encontrados, e registrá-o em lousa para que as crianças conheçam as inúmeras possibilidades, e os números da cartela que são impossíveis de sair.

É importante que o professor peça para as duplas socializarem como resolveram o problema, assim as crianças perceberão que existe mais de uma forma de resolução e que todas podem levar aos resultados. Valorize os erros dos alunos como forma de descobrir quais conjecturas eles trazem, e como constroem seus conhecimentos, bem como, que atividades você poderá pensar para fazer com que estes alunos se apropriem dos conceitos.

Propósito: Comparar as diferentes formas de resoluções dos alunos para a atividade principal.

Discuta com a turma:

  • Que números saíram?
  • Qual número não saiu? Por quê?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Neste momento o professor irá consolidar os conhecimentos aprendidos no dia, para isso, deverá indagar as crianças sobre o que aprenderam na aula e registrar na lousa, poderá ainda ler a síntese da aula para as crianças. Agora também é hora de recuperar o objetivo da aula e conversam com os alunos para saber se eles acreditam ter atingido ou não, assim todos são partícipes ativos do processo.

Propósito: Fazer o encerramento da aula.

Discuta com a turma:

  • O que aprendemos hoje?
  • Será que nosso objetivo foi cumprido?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Entregue uma cópia da atividade para cada aluno a fim de avaliar o aprendizado dos conceitos do dia. Lembre-se que esta é a avaliação da aula e deve ser feita individualmente, portanto, este resultados servirá como forma de conhecer se as crianças se apropriaram ou não dos conteúdos propostos na aula. Não se esqueça que esta não deve ser a única forma de avaliação, considere também as atividades realizadas durante a aula.

Propósito: Realizar uma avaliação das aprendizagens do dia.

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Probabilidade e Estatística do 1º ano :

Com o plano de aula sobre probabilidade e estatística, os estudantes aprendem noção de evento aleatório, leitura de tabelas simples e gráficos em barras verticais simples, coleta e organização de dados (registros pessoais de comunicação; pesquisa).

MAIS AULAS DE Matemática do 1º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF01MA20 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano