Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: WhatsApp ou e-mail e celular; tablet ou computador com webcam para gravação de vídeos e Google Meet ou outra ferramenta que possibilite um momento síncrono
- Optativas: Google Classroom
Valores trabalhados
- Cidadania
- Respeito ao ambiente
- Desigualdades sociais
Apresentação do tema da aula (20 minutos)
O objetivo deste plano de aula é que os estudantes percebam as alterações nas paisagens provocadas pela ação antrópica. Sugere-se o uso de ferramentas tecnológicas como WhatsApp ou e-mail para envio das atividades. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Se preferir, você pode realizar a aula utilizando a ferramenta do Google Classroom.
Envie aos alunos o slide desta etapa que você encontra no plano original. Para a apresentação do tema, grave um vídeo e explique que vocês conversarão sobre as transformações das paisagens provocadas pelo ser humano quando ele precisa suprir alguma necessidade, seja de moradia, lazer, segurança, saúde, transporte etc. Você pode explorar a imagem do slide do plano original, perguntando aos alunos quais transformações dessa paisagem foram promovidas pela ação humana e com qual finalidade.
Por exemplo: qual a função da ponte na cidade de São Paulo? É possível que os alunos respondam que ela tem a função de melhorar a travessia das pessoas e dos automóveis, o que está correto. Outras respostas podem surgir relacionadas à necessidade de locomoção, economia de tempo etc.
Contextualização (20 minutos)
Após o anúncio do tema da aula, envie o slide do plano original aos estudantes, e uma videoaula, contextualizando. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona.
Explique para os alunos que apesar das fotos não serem do mesmo lugar, elas demonstram como uma paisagem natural pode sofrer alterações antrópicas com a finalidade de atender necessidades humanas.
Problematização (40 minutos – assincronamente)
Grave um vídeo com toda a problematização, envie a imagem do plano original aos estudantes. Inicialmente, pergunte se eles conhecem essa paisagem, seja pessoalmente ou pela televisão. Em caso negativo, explique a qual lugar ela pertence.
Em seguida, estabeleça a problematização a partir das seguintes questões:
- Como essa paisagem foi alterada pelas pessoas?
- Por que as alterações foram feitas?
Peça que as respostas sejam encaminhadas por mensagens de texto ou áudio.
Ação propositiva (um dia – assincronamente)
Grave uma videoaula com todas as orientações necessárias. Com a turma dividida em quatro grupos, faça um sorteio com os enigmas, de modo que todos possam participar da atividade. Cada grupo receberá um enigma por vez. Você deverá encaminhá-los individualmente e os grupos irão se encontrar de forma virtual, marcando uma videochamada pelo Google Meet, WhatsApp ou outra ferramenta que permita um momento síncrono. Os enigmas estão disponíveis aqui.
Peça que as respostas sejam encaminhadas no dia seguinte, onde cada grupo terá a oportunidade de contar o que descobriram. As respostas devem ser enviadas no grupo da turma.
Sistematização (30 minutos – sincronamente)
Por meio do recurso do Google Meet, ao final do jogo dos enigmas, reúna a turma para que possam conversar sobre as perguntas que responderam, decifrando as charadas. Como forma de sistematizar, questione: nos enigmas que resolvemos, foi possível atender às necessidades humanas apenas com o uso dos elementos naturais? Por quê? Eles responderão oralmente, ligando seus microfones.
Convite às famílias
Oriente que as famílias assistam com as crianças ao vídeo que segue como sugestão:
- “Transformação da paisagem”, disponível aqui