Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02GE06 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Para a aplicação desta aula será necessária a impressão de um tabela avaliativa para os alunos individualmente classificarem os meios de transporte segundo alguns critérios: velocidade, quantidade, custo, poluição e período de funcionamento. O modelo está disponível nos materiais complementares, caso não seja possível a impressão você pode montar a tabela fixa no quadro e os alunos copiarem no caderno para responder ou completá-la coletivamente com eles no quadro.
Material complementar:
Gráfico dos meios de transporte: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/M9SnxxeDBqreJzsRan7rkVkB7MbBMK8Q2VTsC7b99WFsTRBSCpk8vKz3yRbK/geo2-06und03-grafico-da-contextualizacao.pdf
Para você saber mais:
Caso queira conhecer mais sobre os transportes do Brasil leia a matéria do link abaixo:
Transportes no Brasil. Toda Matéria. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/transportes-no-brasil/>. Acesso em: 10 abr 2019.
Tema da aula
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Comece a aula projetando o tema ou escrevendo no quadro e pergunte aos alunos se conhecem os meios de transporte. Após a exposição dos conhecimentos prévios sobre o assunto, defina o conceito de meios de transporte: são responsáveis pelo deslocamento de pessoas ou mercadorias nos lugares. Ao final pergunte aos alunos quais meios de transporte eles usam para chegar à escola e avalie se eles entenderam o conceito definido anteriormente.
Como adequar à sua realidade: Se sua escola for de difícil acesso, explore com os alunos este tema, por que ainda não foi criado um meio de transporte eficiente na cidade? Sabemos que pelo Brasil, muitas crianças andam quilômetros, atravessam rios e amassam muito barro até chegar à uma sala de aula.
Contextualização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: No gráfico disponível no slide e nos Materiais Complementares aparece os meios de locomoção mais utilizados no Brasil e uma relação com o custo por km ao dia. Pergunte para os alunos qual é o meio de transporte mais utilizado que aparece no gráfico, no caso o ônibus. Usando o questionamento da etapa anterior, o gráfico condiz com o meio de transporte utilizado pelas crianças para chegarem à escola? Comparando os custos, o carro é o meio mais caro, mas é o terceiro mais utilizado, por que isso acontece? Caso os alunos não citem, destaque que o carro apresenta mais conforto do que o ônibus para a maioria das pessoas.
Como adequar à sua realidade: Se os seus alunos citaram outros meios de transporte, como carroça ou barco, destaque que estes não aparecem no gráfico por não estarem entre os mais utilizados, mas que são meios de transporte também, utilizados em alguns locais com muita frequência.
Para você saber mais:
No link abaixo levantamento completo dos hábitos de transporte dos brasileiros, vale a pena a leitura para melhor exploração do gráfico.
Principal meio de locomoção dos brasileiros é andar de ônibus ou a pé. G1. Disponível em: <http://g1.globo.com/economia/noticia/2015/10/principal-meio-de-locomocao-dos-brasileiros-e-andar-de-onibus-ou-pe.html>. Acesso em: 10 abr 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Questione os alunos sobre o problema explicitado no slide. Deixe que manifestem livremente a solução para o problema de Julia.
Faça a mediação da situação de forma que sejam conduzidos para a ação propositiva onde irão avaliar algumas características dos meios de locomoção o que incluem o horário de funcionamento de alguns deles.
Questione também se sabem os motivos para restrições no funcionamento de alguns transportes.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Entregue a tabela impressa para os alunos individualmente avaliarem os meios de transporte de acordo com os critérios estipulados. Eles devem colocar uma classificação de 1 a 5 para cada critério, sendo 1 o melhor e 5 o pior. Por exemplo, no critério de velocidade o avião deve receber o número 1, pois, é o mais rápido, o trem, carro e navio ficarão com os números 2, 3 e 4, e a bicicleta por não ser motorizada com o 5, por ser mais devagar.
O critério mais importante desta tabela é o período de funcionamento, pois, o objetivo principal desta aula é relacionar o uso dos meios de transporte ao dia e a noite, desta maneira auxilie os alunos a perceberem que os meios de transporte não funcionam 24h. Os ônibus, por exemplo, tem o itinerário pré estabelecido e horário de funcionamento limitado (das 4h às 00h00). Caso alguém precise de transporte entre este período e não tenha carro, terá que usar outro meio disponível. Assim, os alunos devem classificar o período de funcionamento sendo o melhor aquele que não tem limitação de horário e o pior o que tem muita limitação.
Ao final, o meio de transporte que somar a menor nota seria o melhor nesta avaliação, pois, ficou em primeiro lugar em mais critérios. Caso os alunos ainda não dominem os números peça para que ele faça um X verde no melhor e um X vermelho no pior, o meio de transporte que ficar com mais verdes ou com menor número de vermelho, seria o melhor meio de transporte.
Como adequar à sua realidade: A avaliação dos meios de transporte depende da realidade local da sua cidade, pois se você for de uma cidade grande como São Paulo, a bicicleta pode ser mais rápida que o carro, por conta do trânsito. Além disso, se você quiser trocar algum meio de transporte da tabela por outro mais condizente com a sua realidade, você pode fazer a tabela no quadro e pedir para os alunos copiarem no caderno.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: No quadro avalie com os alunos os meios de locomoção de acordo com as considerações feitas por cada um, contabilize os melhores resultados e definam qual seria o melhor meio de transporte durante o dia e o melhor durante a noite. Pode ser que haja discordância entre os resultados, portanto permita que os alunos defendam suas posições e o restante da turma vota na melhor proposta de meio de transporte. É importante combinar que a maioria será levada em consideração para definir o resultado.