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Plano de aula - Doutrina Monroe: a América para os americanos

Plano de aula de História com atividades para 8º ano do EF sobre Doutrina Monroe: a América para os americanos

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: João Paulo Pereira De Araújo

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagens e áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Meets, Padlet, Canva.

Contexto
Envie o objetivo da aula e as imagens do contexto. Junto com elas, envie questões para ajudar os estudantes a analisarem esta fonte. Utilize a forma de comunicação que for mais conveniente para a turma: e-mail, Whatsapp, Google Sala de Aula ou outro meio de comunicação.

Questões para refletirem:
- O que mais chama sua atenção na imagem?
- Qual deve ser o objetivo do muro neste local?
- O que este muro pode significar?
- Qual o assunto abordado na reportagem?

Questões para responder:
- O que poderia ter motivado a construção do muro da fotografia?
- Segundo o texto, qual o objetivo do governo de Trump?
- Quem seria este americano citado por Trump em seu discurso de posse?

Estabeleça um prazo para que os estudantes analisem as fontes e enviem as respostas. Eles podem encaminhá-las por escrito, áudios ou vídeos no próprio grupo da sala.
Você pode encaminhar pequenos vídeos ou áudios pontuando questões que eles possam não ter percebido ou compreendido a respeito do documento apresentado e respondendo dúvidas que os alunos possam ter.

Outra alternativa para este momento é marcar uma aula síncrona com a turma, para ouvir as respostas e fazer um debate, enquanto esclarece dúvidas e acrescenta informações.

Problematização
Nesta etapa da aula, você pode propor que os alunos trabalhem agrupados ou individualmente. Para trabalharem agrupados, eles podem se comunicar por meio de Whatsapp, e-mail, Facebook ou qualquer outra ferramenta. O importante é que troquem informações e se auxiliem na análise das fontes. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode dividí-los em duplas, trios ou grupos, de acordo com o seu conhecimento sobre a turma.

Encaminhe as fontes desta etapa com as perguntas que irão orientar a análise destes documentos.

Questões para refletirem:
- Quem os personagens da charge podem representar?
- Além dos personagens, o que mais você observa na charge?
- O que esta divisão representa? O que significa a expressão em inglês western hemisphere?
- O que é possível observar em cima do mapa da América?
- O que será que o chapéu na charge representa? O que se está escrito nele?
- O que o personagem da esquerda parece estar fazendo?
- Sobre o título do documento “Mensagem de Monroe”, quem seria Monroe?

Questões para responderem:
- O que quer dizer o trecho do texto “Julgamos propícia esta ocasião para afirmar como um princípio que afeta os direitos e interesses dos Estados Unidos, que os continentes americanos, em virtude da condição livre e independente que adquiriram e conservam, não podem mais ser considerados, no futuro, como suscetíveis de colonização por nenhuma potência européia”?
- A respeito da tentativa de potências europeias de intervir em países americanos que alcançaram a sua independência, qual a postura assumida pelos Estados Unidos de acordo com a

Doutrina Monroe?
- Como o texto trata os americanos do sul?
- Qual era o objetivo da Doutrina Monroe?

Estabeleça um prazo para que os alunos enviem as respostas, que podem ser dadas através de breves áudios ou vídeos, no grupo da sala, ou por escrito, por e-mail, Google sala de Aula, Padlet etc. Você pode responder as questões que surgirem e fazer intervenções com breves áudios ou vídeos, que podem ser compartilhados com a sala toda de uma vez.
Há, também, a opção de marcar uma aula síncrona para que os estudantes compartilhem as observações uns com os outros e com você, e para que você faça correções e retome pontos que achar necessário.

Sistematização
Para a produção da charge, você pode propor que os alunos trabalhem individualmente ou agrupados.
Eles podem desenhar a charge em papel e postar uma fotografia dela no grupo da sala, em um mural no Padlet ou nas redes sociais.
Também existem sites e aplicativos que permitem fazer charges online, como o Canva.

Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as criações com os familiares e amigos através das redes sociais.
Para conhecer um pouco mais sobre a cultura da América Latina, as famílias podem fazer visitas virtuais ao Memorial da América Latina, através do aplicativo gratuito do memorial, disponível para smartphones Android e IOS.

 

Sugestão Enviada Por: Chayene Medeiros


Código: HIS8_09UND02

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