16909
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 2º ano > Mundo do trabalho

Plano de aula - Práticas do Campo e da Cidade

Plano de aula de Geografia com atividades para 2º ano do Fundamental sobre comparar atividades sociais desenvolvidas na cidade e no campo e relacioná-las relacionadas aos ritmos do dia e da noite.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Barbara Ribeiro Silva

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano

GEO2_06UND02

Ferramentas sugeridas

USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS

- Essenciais: E-mail, WhatsApp, celular, tablet, ou webcam de um computador para gravação de vídeo.

- Optativas: Google Classroom, Youtube.

Valor trabalhado

Cidadania

Apresentação do tema da aula (10 minutos)

O objetivo, deste plano de aula é que os estudantes comparem atividades sociais desenvolvidas na cidade e no campo e relacionadas aos ritmos do dia e da noite. Fica a sugestão das ferramentas tecnológicas, do WhatsApp, e-mail, para envio das atividades. Caso a escola esteja utilizando a plataforma do Google Classroom, esta pode ser uma ferramenta para envio de material. Envie o slide do plano original, por meio de uma foto. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Na apresentação do tema, grave um vídeo, e pergunte aos alunos sobre a situação do local onde vivem: estamos no campo ou na cidade? Perceba se os estudantes conseguem diferenciar esses dois espaços.

Contextualização (30minutos – assincronamente)

Após do anúncio do tema da aula, envie os slides do plano original aos estudantes, e uma videoaula, contextualizando. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona. Se preferir, envie as imagens por e-mail ou WhatsApp.

Inicie a conversa perguntando se eles sabem o que é “sesta”. Provavelmente lembrarão do dia da semana. Explique que a sesta é uma prática comum em países europeus como a Espanha, esta consiste em um cochilo depois do almoço. No Brasil a maioria das cidades que a praticam estão no interior ou áreas rurais. Estimule a curiosidade dos alunos lembrando que o restaurante estava fechado na hora do almoço, para as pessoas do local esta prática é natural, mas turistas com certeza sempre estranham.

Problematização (40 minutos - assincronamente)

Grave um vídeo com a problematização, permita que os alunos reflitam o porquê da inexistência desta prática da soneca depois do almoço em alguns lugares, é possível que alguém fale sobre a correria das grandes cidades ou o excesso de pessoas que exige serviços vinte e quatro horas por dia.Conduza os alunos a refletirem sobre os diferentes ritmos dos lugares, traga exemplos da rotina de seu lugar de vivência, demonstrando as diferenças dos hábitos sociais a partir da dinâmica espacial.

Envie aos alunos, o texto complementar da CULMINALE, Natália. Sesta, aos poucos, ganha espaço no Brasil. Revista Veja. Disponível em: <https://veja.abril.com.br/saude/sesta-aos-poucos-ganha-espaco-no-brasil/>. Acesso em 23/06/2020.

Ação propositiva (dois dias - assincronamente)

Grave uma videoaula com as orientações necessárias, utilize imagens que ilustram as práticas do campo e da cidade, disponível nos materiais complementares, para que os alunos divididos em duplas, trios ou grupos possam descrever as características das atividades da imagem recebida. Cada grupo, após discutir, descreve sua imagem para o restante da turma.

Oriente que eles encontrem-se por chamada de vídeo utilizando o WhatsApp.

     - Imagens para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tzXFRRVVRBP473JtmjK95hWqxuyn43pMJgtEYQHNFfCDjHTyJYcCDT82gB6D/geo2-06und02-imagens-para-imressao-acao-propositiva.pdf. Acesso em 24/06/2020.

Caso eles não consigam imprimir, peça que utilizem recortes de jornais e revistas sobre práticas do campo e da cidade.

Sistematização (35 minutos- assincronamente)

Grave outro vídeo para esta etapa, e peça que os estudantes produzam um desenho que retratem DIFERENÇAS NAS PRÁTICAS DO CAMPO E DA CIDADE.
Oriente que produzam frases criadas por eles e que relacionem as imagens que o grupo analisou na etapa anterior, podem aparecer frases do tipo “NO CAMPO O AR É LIMPO E PURO” ou “NA CIDADE AS PESSOAS ESTÃO SEMPRE CORRENDO”.

Peça que ao terminarem suas produções de frases e desenhos, enviem os registros no grupo de WhatsApp da turma.

Convite às famílias

Oriente que as famílias auxiliem os estudantes em todas as etapas do plano, principalmente na sistematização.

     - Deixe a sugestão do vídeo Zona Rural e Zona Urbana , que encontra-se no link: https://www.youtube.com/watch?v=wuggayV80eY. Acesso em 24/06/2020.

Sugestão Enviada Por: Cristian Oliveira


Código: GEO2_06UND02

(EF02GE06) Relacionar o dia e a noite a diferentes tipos de atividades sociais (horário escolar, comercial, sono etc.).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Mundo do trabalho do 2º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 2º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas